Supervisão Bancária

Inovação

Vêm aí grandes mudanças na sua relação com a banca

135
Dentro de dois meses entra em vigor uma nova diretiva na UE. As instituições financeiras vão perder o monopólio dos seus dados e pagamentos. Veja o que vai mudar na sua relação com os bancos.
Inovação

A banca como a conhecemos acaba no início do ano

2.693
No início de 2018 entra em vigor a diretiva europeia que vai regular as novas tecnologias na banca. "Alguns Davides podem vencer certos Golias", disse o comissário europeu Carlos Moedas em Lisboa.
Supervisão Bancária

BdP critica proposta para nova supervisão

Apesar de concordar "em termos genéricos" com as principais propostas do grupo de trabalho liderado por Carlos Tavares, o Banco de Portugal defende que não incorpora totalmente as regras europeias.
Banca

O BES e o novo modelo de supervisão

110
Os casos BES e Banif não teriam acontecido se já tivéssemos o novo modelo de supervisão bancária em discussão pública? As arquitecturas de governação não mudam as pessoas nem alteram os incentivos.
Banca

Resolução bancária. PSD receia governamentalização

Intervenção do governo em decisões de resolução bancária preocupa o PSD nas propostas para a reforma da supervisão financeira. PS lembra que tem sido o Estado a pagar a fatura dos bancos resolvidos.
Supervisão Bancária

Supervisão. Gestores nomeados após concurso

Administradores nomeados só depois de seleção por concurso e governador do Banco de Portugal nomeado pelo Presidente da República, são propostas para mudar a supervisão financeira.
Supervisão Bancária

Especial/ O que pode mudar na fiscalização dos bancos

A banca e a sua supervisão voltam a estar em debate no Parlamento. O Observador foi ver quais os problemas que se foram colocando nos últimos anos e as soluções que os partidos agora apresentam.
Supervisão Bancária

BdP perde resolução e supervisão macro

487
O novo modelo de supervisão financeira, revelado por Mário Centeno, prevê criação de nova entidade independente que ficará com supervisão macro e a resolução de bancos, que estão no Banco de Portugal.
Banco de Portugal

Do Banco de Portugal para a CGD: só 6 meses depois

O diretor de supervisão nomeado em 2014 sai para o setor financeiro. Carlos Albuquerque deverá ir para a Caixa, mas tem de esperar pelo menos seis meses. O BCE decide.
Supervisão Bancária

Supervisão bancária deve adaptar-se à tecnologia

O secretário de Estado do Tesouro, Ricardo Mourinho Félix, defendeu que a supervisão do sistema bancário terá de "ser reformada e utilizar as novas tecnologias de processamento de dados e de informação em seu benefício".
Banco de Portugal

Um banco grande demais para cair é grande demais

Luís Máximo dos Santos, nome proposto para o Banco de Portugal, alerta para os riscos da concentração bancária. Defende que capital estrangeiro deve ser o mais diversificado possível.
Novo Banco

Bancos não terão "desconto" se preço for baixo - como aconteceu

Se o Novo Banco for vendido a um preço baixo, os bancos não terão "desconto" dos contribuintes. À chefe da supervisão europeia, Costa diz que o Estado não pede "privilégios" para recapitalizar a CGD.
Banco de Portugal

Elisa Ferreira. Convite veio do governador

Elisa Ferreira revela que o convite para integrar administração do Banco de Portugal veio do governador. A eurodeputada socialista alerta para as falhas da união bancária europeia.
Supervisão Bancária

Banco de Portugal abriu mais 155 processos em 2015

Supervisor fala em aumento muito expressivo do número de processos de contraordenação que são de especial dimensão e complexidade. Gestores com idoneidade reavaliada quase triplicaram para 33.
Banca

Chefe da supervisão bancária em conferência da TVI

Associação Portuguesa de Bancos organiza, em parceria com a TVI, uma conferência sobre os desafios do setor bancário. Além de Daniele Nouy, participam o Presidente da República e o primeiro-ministro.
Autoridade da Concorrência

Tribunal suspende investigação à banca

O processo teve início a 29 de maio de 2015, quando a AdC acusou quinze instituições bancárias por suspeita de prática concertada. A suspensão decorre de despacho de 30 de março do tribunal.
Banco de Portugal

Governador acumula supervisão após saída de Varela

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, vai ficar com o pelouro da supervisão prudencial, depois de António Varela ter renunciado ao mandato a 7 de março.
Banco de Portugal

Caso BES. Avaliação aponta falhas desde Constâncio

510
A autoavaliação do Banco de Portugal, feita com apoio da BCG, à atuação no caso BES, aponta falhas à atuação do regulador desde Vítor Constâncio, diz Jornal de Negócios. BdP recusou dar documento.
Banco de Portugal

Supervisão. O "mais bem preparado" demitiu-se

O elogio da ex-ministra das Finanças a António Varela quando assumiu a pasta da supervisão terá caído mal junto de altos quadros do BdP. São já quatro os administradores a substituir este ano.
Banco de Portugal

António Varela demite-se da supervisão do BdP

556
Administrador pediu a demissão de administrador do Banco de Portugal com o pelouro da supervisão. A informação já foi confirmada.
BPI

Contra-relógio para evitar multa diária do BCE

BPI tem 40 dias para resolver o problema criado pelo BCE quanto à exposição excessiva a Angola. O Negócios confirma que banco já foi avisado: multa pode superar três milhões de euros por dia.
Banca

Banca. Uns falam do passado, outros só do futuro

Duas conferências, o mesmo tema. Na Faculdade de Direito discutiram-se os dramas da banca nacional. Na Católica, os oradores só quiseram falar do futuro.
Banif

Exigências de Catarina. O que se pode ou não fazer

113
Bloco impõe duas condições para viabilizar o Retificativo e a solução para o Banif. Retirar poderes ao Banco de Portugal é possível, mas não vender o Novo Banco vai contra as decisões de Bruxelas.
Supervisão Bancária

Banco de Portugal denuncia Montepio à PGR

369
O Banco de Portugal denunciou a Caixa Económica Montepio Geral ao Ministério Público por não comunicar operações suspeitas de branqueamento de capitais que tiveram origem no Finibanco.
Supervisão Bancária

Auditores. Mais limites e sanções até 5 milhões

A supervisão dos auditores e ROC passa para a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários. Sanções mais pesadas, regras mais exigentes para evitar conflitos de interesse e mais poder para acionistas.
Banca

BdP investiga administradores do Montepio

192
O Banco de Portugal está a investigar os administradores do Montepio e a avaliar a sua idoneidade, no âmbito dos processos de investigação à Caixa Económica Montepio Geral, avançou a TVI.
Supervisão Bancária

CMVM inspeciona 12 instituições. Uma é o Montepio

O Montepio vai ser inspecionado presencialmente pela CMVM, como avançou, esta tarde, o Sol. O supervisor da bolsa esclarece que se trata de uma ação anual programada e sem caráter extraordinário.
Banca

Explicador/ O que vai mudar no Montepio?

No ano em que comemora 175 anos, o grupo Montepio atravessa um dos períodos mais decisivos da sua história. Mudanças, dúvidas, desconfianças e algumas respostas.
Supervisão Bancária

Parem as rotativas: o Banco de Portugal mexeu-se

124
Finalmente uma auditoria interna no Banco de Portugal. Finalmente erros assumidos e a promessa de uma supervisão menos medrosa. Agora só falta passar à prática.
Sistema Financeiro

Banca. Maioria vai viabilizar projetos do PS

Maioria PSD/CDS vai viabilizar as duas propostas do PS e uma do BE. Propostas comunistas vão ser todas chumbadas. Redução da exigência de auditorias de empresas por quotas divide maioria e oposição.
Banco de Portugal

Um erro dispensável

189
O Governo esteve mal ao reconduzir Carlos Costa da forma como o fez. A quatro meses de eleições, consensualizar um nome com o PS seria um gesto de maioridade democrática e não de fragilidade política.
Supervisão Bancária

Especial/ BCE senta delegado nas administrações dos bancos

Representante do novo supervisor europeu vai tomar notas sobre o que se passa nas reuniões dos conselhos de administração e, depois, fazer relatórios com recomendações sobre o que deve mudar.
Banca

Banco central recebeu 1.200 reclamações por mês

Relatório de supervisão comportamental revela que o Banco de Portugal levantou, em 2014, 64 processos de contraordenação e que aplicou coimas no valor de 500 mil euros.
Branqueamento de Capitais

Suspensas empresas por branqueamento de capitais

As operações da Money One - Sociedade de Pagamento e Câmbios e da Transfex – Instituição de Pagamentos foram suspensas por suspeita de ligações de branqueamento de capitais. PJ fez detenções.
Banca

Banco de Portugal força mudanças no Montepio

245
Supervisor está a passar contas a pente fino e vai obrigar a alterações na gestão do banco. Reduzir ligações à Associação Mutualista, que, tal como o GES, escapa ao escrutínio do Banco de Portugal.
Supervisão Bancária

Ajudem o Banco de Portugal a reformar-se

186
Olhando para tudo o que se sabe sobre o comportamento do Banco de Portugal nos caos BPN e BES é legítimo suspeitar que se mais não falhou é porque mais não houve onde pudesse falhar
Banca

UE analisa vantagens ilegais a bancos portugueses

Bruxelas está a ponderar avançar com uma investigação às novas regras de ativos por impostos diferidos em Portugal, Grécia, Espanha e Itália, para saber se os bancos estão a ter apoios ilegais.
Supervisão Bancária

Banco central alerta sobre concessão de crédito

Banco de Portugal emitiu um alerta sobre três entidades que "não se encontram habilitadas" para exercer "a atividade de concessão de crédito ou qualquer outra atividade financeira.
Supervisão Bancária

FMI inicia missão em Angola

Uma missão de assistência técnica do Fundo Monetário Internacional iniciou, em Luanda, reuniões de trabalho com o Executivo angolano, no âmbito da supervisão financeira.
Estados Unidos da América

Moody's investigada por sobreavaliar ratings

As autoridades norte-americanas estão a investigar a agência de notação financeira Moody's por alegadamente ter sobreavaliado obrigações hipotecárias de alto risco antes da crise de 2008.
Comissão de Inquérito BES

Angola fora da primeira análise ao crédito do BES

Técnica do Banco de Portugal que esteve na equipa de inspeção no Banco Espírito Santo diz que não encontrou indícios que apontassem para o desfecho que levou ao fim do BES.
Carlos Costa

Banco de Portugal diz que está "mais intrusivo"

A banca portuguesa está bem capitalizada e é resiliente, como comprovam os resultados dos recentes testes de stress europeus, escreve Carlos Costa, governador do Banco de Portugal.
Explicador

Explicador/ Testes de stress à banca europeia? O que vem aí?

Domingo, 26 de outubro, são divulgados os testes de stress à banca europeia. Um passo decisivo para que o BCE assuma, finalmente, a supervisão dos maiores bancos europeus. O que está em jogo?
Crise no GES

Salgado demorou dois meses a contar buraco ao BdP

Troca de cartas entre Ricardo Salgado e o Banco de Portugal mostra que passaram dois meses e meio até que o buraco de 1,3 mil milhões na ESI fosse comunicado. Promessa de resolução não foi cumprida.
Economia

João Costa Pinto vai para o Banco de Portugal

O antigo presidente da Caixa Agrícola foi nomeado para liderar o conselho de auditoria do Banco de Portugal, um cargo até abril ocupado por Rui Vilar, que passou para o conselho consultivo.
Supervisão Bancária

Governo dá poderes inéditos ao Banco de Portugal

190
O Banco de Portugal tem reclamado mais poderes e o Governo vai dar-lhe mais poder de intervenção nos bancos e maior capacidade para recusar autorização a gestores na banca. Prescrições e multas sobem.
Crise no GES

Draghi: Foi graças ao BCE que detetaram problemas

282
Draghi falou pela primeira vez sobre a situação do BES. Foi numa sessão no Parlamento Europeu, em resposta à eurodeputada socialista Elisa Ferreira.
Novo Banco

Mira Amaral lembra BPN para defender venda rápida

"A experiência do BPN mostra-nos que o Novo Banco deve ser vendido atempadamente e não deve ser protelada uma decisão de alienação", disse Luís Mira Amaral à Lusa.
Crise no GES

Soares: Governo quis atirar o BES "ao charco"

4.834
Numa reportagem da RTP, Mário Soares disse que o Governo quis atirar o BES "ao charco" e que arranjou um problema. E que quando Ricardo Salgado falar as coisas vão ser "diferentes".
Crise no GES

Auditoria Forense ao BES só em outubro

A auditoria forense que dirá que culpas teve a administração Salgado só estará pronta daqui a um mês. Banco central tem investigações em curso e quer evitar atrasos maiores.
Supervisão Bancária

Carlos Costa muda a supervisão de mãos no BdP

Vice-governador perde pelouro de supervisão bancária e António Varela fica com a supervisão prudencial. Maioria PSD/CDS bate palmas.
Crise no GES

Vice-governador diz que KPMG não fala a verdade

224
O que a auditora disse a 16 de julho ao Banco de Portugal foi uma "breve referência" e não um alerta consubstanciado do novo buraco que levou o BES ao fundo, garante o vice-governador, Duarte Neves.
Banco de Portugal

Carlos Costa muda pelouros no Banco de Portugal

Nomeação de Hélder Rosalino e António Varela para a administração vai levar Banco de Portugal a mudar algumas áreas de mãos. A supervisão é uma das hipóteses que fica em aberto.
Banca

Banqueiros portugueses reuniram-se com o BCE

Os principais banqueiros portugueses reuniram-se na terça-feira com uma alta responsável do Banco Central Europeu para preparar a supervisão bancária única.
Reino Unido

Os banqueiros devem fazer um juramento de boa-fé?

No Reino Unido está para ser divulgado um relatório sobre a revisão dos padrões da banca que pede mais supervisão. Um juramento de boa conduta, como o que fazem os médicos, está em cima da mesa.
Crise no GES

CMVM comunicou à Justiça indícios de crime no GES 

Carlos Tavares disse esta quarta-feira, na AR, ter aberto 20 processos de contra-ordenação contra entidades do GES. Alegados abusos de confiança e de informação privilegiada seguiram para o MP.
Crise no GES

GES investigado em Lisboa e Panamá

Ministério Público esteve ontem nas instalações do Grupo Espírito Santo, informa o Público. E o supervisor financeiro americano voltou a entrar no ES Bank Miami, no âmbito da auditoria à governação.
Supervisão Bancária

Ana Gomes denuncia irregularidades no GES ao BCE

122
Em carta ao presidente do Banco Central Europeu, a eurodeputada pede a investigação das irregularidades no Grupo Espírito Santo (GES) e do comportamento das entidades supervisoras de Portugal.
BES

O contabilista diz que Salgado sabia de tudo

Francisco Machado da Cruz disse ao Banco de Portugal que a administração do Grupo Espírito Santo sabia do buraco financeiro e decidiu com ele como o tapar, noticia o Expresso.
Supervisão Bancária

Grandes bancos pagarão 15 milhões ao BCE

O BCE vai gastar, em 2015, 260 milhões de euros com os custos de passar a supervisionar diretamente os bancos. As taxas que lhe vai cobrar podem atingir os 15 milhões de euros.
Supervisão Bancária

Bancos centrais devem garantir estabilidade

Vitor Constâncio, defendeu hoje, em Sintra, que os bancos centrais têm de reforçar a responsabilidade pela estabilidade financeira.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site