Défice

Orçamento do Estado

"Cenário económico é confortável e risonho"

Dois economistas afirmam que o cenário previsto pelo governo no OE 2018 não é demasiado otimista, mas sim razoável. Ainda assim, acreditam que o ajuste orçamental devia ser superior.
Eletricidade

Eletricidade vai baixar 0,2% em 2018

1.157
A eletricidade vai baixar 0,2% no próximo ano. Proposta apresentada pelo regulador da energia aponta para a primeira descida de preços este século. Mas nem todos os cortes anunciados valem já em 2018.
Economia

Exportações aumentam 14,3% e importações 12,8%

O aumento das exportações e das importações agravou o défice da balança comercial em 105 milhões de euros. Os combustíveis e os lubrificantes contribuíram em larga escala para este aumento.
Montepio

Montepio alinha estimativa do défice com o Governo

O Montepio melhorou a estimativa para o défice orçamental deste ano, acreditando agora que o Governo vai alcançar a meta de 1,5%, depois de o INE ter divulgado dados referentes ao primeiro semestre.
Futuro da Grécia

Grécia. UE fecha procedimento por défice excessivo

O Conselho da União Europeia encerrou esta segunda-feira formalmente o Procedimento por Défice Excessivo à Grécia, seguindo a recomendação adotada em julho passado pela Comissão Europeia.
Moçambique

Moçambique espera reduzir défice orçamental em 1%

Governo de Moçambique espera reduzir o défice orçamental de 10,7% (2017) para 9,7% (2018) do PIB, deixando em aberto o leque de acordos de financiamento externo.
Défice

INE revê em baixa défice do ano passado para 2%

A revisão foi feita com base em nova informação. Os dados de 2015 são definitivos mas os de 2016 são ainda de natureza provisória.
Défice

Centeno: CGD "não terá impacto" para Bruxelas

O ministro das Finanças disse não estar preocupado com uma eventual contabilização da recapitalização da Caixa Geral de Depósitos no défice, considerando que "não terá impacto na avaliação".
Défice

Jerónimo. Défice é razão para mais rendimentos

O secretário-geral comunista considerou os dados sobre o défice uma "evolução positiva" que confirma os benefícios da devolução de rendimentos e direitos aos portugueses.
Défice

Cristas quer melhoria "nas coisas essenciais"

Assunção Cristas saudou todas as notícias positivas para a economia portuguesa e desafiou António Costa a aproveitar os sinais positivos para "coisas essenciais para as populações".
Défice

INE divulga esta sexta-feira o valor do défice

O INE divulga esta sexta-feira o valor do défice do primeiro semestre deste ano, em contas nacionais, sendo que o objetivo do Governo para o conjunto do ano é reduzi-lo para 1,5% do PIB.
Dívida Pública

Costa. Portugal começa a reduzir dívida em Outubro

684
Primeiro-ministro declarou este domingo, em Trancoso, que, depois do défice, é hora de começar a reduzir a dívida pública do país.
Défice

Tudo indica que valor do défice "vai ser cumprido"

202
O Presidente da República disse que "tudo parece indicar que o valor previsto para o défice vai ser cumprido no final do ano", realçando que a subida de receitas é uma boa notícia para o país.
Economia

Exportações sobem 12,1% no 1º semestre

As exportações aumentaram 12,1% no primeiro semestre deste ano e as importações cresceram 14,5%, segundo dados divulgados, esta quarta-feira, pelo INE.
Contas Públicas

Divulgada execução orçamental até junho

A Direção-Geral do Orçamento divulga esta terça-feira a síntese de execução orçamental em contas públicas até junho. A estimativa do Governo aponta para uma redução do défice para os 1,5% do PIB.
Eurostat

Eurostat decide em setembro sobre impacto da Caixa

O Eurostat só vai decidir em setembro se exclui a recapitalização da CGD do cálculo do défice para Portugal. No primeiro trimestre, esse valor ficou nos 0,5% do PIB.
Banco de Portugal

Défice das balanças corrente e capital agrava-se

O conjunto das balanças corrente e de capital apresentou um défice de 447 milhões de euros até maio, mais 110 milhões de euros em comparação com o mesmo período de 2016.
Grécia

Moscovici diz que toda a UE vira uma página

O comissário europeu dos Assuntos Económicos considerou que "não é apenas a Grécia que vira hoje uma página", com a recomendação da saída do país do Procedimento por Défice Excessivo.
Défice

Bruxelas recomenda saída da Grécia do PDE

A Comissão Europeia recomenda ao Conselho Ecofin o encerramento do Procedimento por Défice Excessivo contra a Grécia, depois dos "esforços substanciais" feitos pelo país.
Orçamento do Estado

A vida para além do défice é o SIRESP

839
Nas PPP à portuguesa, o Estado, em vez de levar para a mesa das negociações a sua capacidade de financiamento a baixo custo, leva a sua incapacidade, ficando refém do financiamento do parceiro privado
Economia

Antes do debate, qual é o estado da nação?

Portugal tem menos défice e menos desemprego e a atividade económica está a crescer mais, mas a dívida pública continua a subir e a taxa de poupança das famílias está em mínimos históricos.
Governo

O ilusionista desmascarado

2.119
Esta é a ocasião de restituir verdade ao debate político, e de admitir que, ao contrário do que disse a actual maioria, não há escolhas sem custos e sem riscos. As "cativações" tiveram um preço.
Défice

Questionar a redução do défice é oportunismo?

"Como foi reduzido o défice? À custa de quê? Não perguntar isto seria, em nome de um falso conceito de pudor político, negar as dúvidas. Isso é que seria escandaloso", comenta Rui Ramos.
Orçamento do Estado

BE exige saber valor discriminado das cativações

2.037
"O Governo entendeu ir além da meta estabelecida para fazer o número do défice mais baixo da história". BE exige que Governo descrimine valor das cativações em 2016 e em que áreas foram feitas.
Défice Público

Reembolsos do IRS fazem subir défice

156
Défice das contas públicas fixou-se em 698 milhões de euros em maio. Finanças explicam o agravamento de 359 milhões face a 2016 com a subida de reembolsos do IRS. Efeito será diluído, acrescentam.
Orçamento do Estado

Analistas. Meta de 1,5% para défice é alcançável

INE divulgou que o défice das administrações públicas foi de 2,1% do PIB. Analistas dizem que o compromisso do Governo de reduzir o défice para os 1,5% "continua a ser alcançável".
Orçamento do Estado

Défice cai para 2,1%, impacto da CGD por decidir

167
Mais receita chegou para reduzir o défice dos 3,3% que se verificavam há um ano, mesmo com a despesa a crescer, diz o INE. Decisão sobre impacto da recapitalização da CGD ainda por tomar.
Défice

INE divulga défice do primeiro trimestre

O INE divulga esta sexta-feira o valor do défice do primeiro trimestre deste ano em que Portugal já está fora dos défices excessivos.
Défice

BE: Saída do PDE deve-se a políticas diferentes

Para coordenadora do BE, saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo deve-se à determinação dos que lutaram por políticas diferentes das que foram seguidas pelo anterior Governo.
Défice

"Hoje é dia de celebrar, amanhã de trabalhar"

219
O Ecofin confirmou a saída de Portugal do Procedimento por Défices Excessivos. Valdis Dombrovskis, vice-presidente da Comissão Europeia, congratula decisão mas insiste nas reformas.
Finanças Públicas

Saída de Portugal do PDE formalizada hoje

O Conselho de ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) deverá formalizar hoje, numa reunião no Luxemburgo, a saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo.
Défice

UTAO estima défice de 2,4% até março

UTAO (unidade técnica do Parlamento) estima que o défice orçamental tenha ascendido a 2,4% do PIB no primeiro trimestre, em contas nacionais. É uma melhoria face a 2016, mas fica aquém da meta anual.
Orçamento do Estado

Especial/ Execução orçamental de abril. Nada menos que tudo

Portugal mantém-se no bom caminho para atingir o défice de 2017. O saldo positivo de 1,3% em 2021 implica uma consolidação que poderá trazer graves consequências.
União Europeia

Regras da UE "precisam de ser reformadas"

O economista Joseph Stiglitz afirmou esta terça-feira que a UE trata os números do défice e da dívida "como se tivessem sido dados por Deus", defendendo que as regras "precisam de ser reformadas".
Tribunal de Contas

Tribunal de Contas chumbou 156 milhões de despesa

Em 2016, o Tribunal recusou 41 contratos que custariam 156 milhões de euros ao Estado por ilegalidades, como por exemplo a falta de concurso. Valor dos chumbos desceu para menos de metade.
António Costa

Agências têm de subir rating para ser "credíveis"

3.012
Governo encontrou "preconceito ideológico" na Europa, mas provou que há um caminho melhor. Em entrevista a jornal alemão, António Costa avisa agências que devem subir o rating de Portugal em breve.
Défice

Moedas: "Temos credibilidade para levantar a voz"

O comissário europeu Carlos Moedas diz que com a saída do Procedimento por Défice Excessivo Portugal ganhou credibilidade para poder "levantar a voz na Europa" e influenciar reformas e decisões.
Finanças Públicas

Défice. Não se deve ter "leitura triunfalista"

Guilherme d'Oliveira Martins disse que não se deve ter uma "leitura triunfalista" da recomendação para a saída de Portugal do procedimento por défice excessivo.
Política

Já não há vida para além do défice

445
O plano é claro: viabilizar o regime português, não através da iniciativa dos cidadãos em Portugal, mas das transferências europeias, confiando na velha complacência de Bruxelas.
Finanças

Centeno: "Estou focado em trabalhar em Portugal"

199
"Portugal é que tem desempenhado um papel de Cristiano Ronaldo na Europa", disse Centeno numa entrevista à RTP3. Dívida pode estar em 100% do PIB em dez anos, prevê o ministro.
Orçamento do Estado

Défice aumenta 314 milhões de euros até abril

712
De acordo com os dados avançados pelo Governo, o défice subiu devido ao processamento mais rápido dos reembolsos de IVA e IRS. Efeito deve dissipar-se e "não coloca em causa o saldo orçamental".
Rating

Moody's sinaliza maior confiança em Portugal

Recomendação de saída do Procedimento por Défice Excessivo e um desempenho fiscal "acima das expectativas" vão reforçar a confiança dos investidores e condições de financiamento, diz a Moody's.
Mário Centeno

Resposta errada à crise desacreditou reformas

Mário Centeno critica, em artigo no Público, insistência em reformas estruturais durante a crise. Agora, diz, é o tempo de desenhar políticas na zona euro para apoiar desempregados e limpar bancos.
Finanças Públicas

Dos défices públicos à Portugal Telecom

1.246
Temos tido lideranças que enriquecem empobrecendo o país. As elites ou são incompetentes ou são medíocres, cobardes e populistas. Há um grupo que nem o 25 de Abril destruiu que vive e viveu de rendas
Economia

Correia de Campos: ainda "é preciso ter cuidado"

O presidente do Conselho Económico e Social alerta e pede cautela: "O Estado está um bocadinho melhor e as finanças públicas podem fazer um bocadinho mais, mas com muito juízo".
Défice

Schauble. Centeno "é o Ronaldo do Ecofin"

622
De acordo com a newsletter europeia da revista Politico, o ministro alemão, tantas vezes crítico das autoridades portuguesas (incluíndo do Governo atual) terá apelidado Centeno de "Ronaldo do Ecofin".
Défice

UE só decide em junho saída de Défice Excessivo

A recomendação da Comissão Europeia de tirar Portugal do Procedimento dos Défices Excessivos só será discutida na reunião dos ministros das Finanças da União Europeia a 16 de junho, no Luxemburgo.
Défice

"Tem de ser a última vez que passamos por isto"

1.064
António Costa diz que a saída de Portugal do Procedimento por Défices Excessivos é um "ponto de viragem", que resulta da "persistência das famílias, empresas e de um país que não desistiu".
UGT

UGT saudou recomendação de saída do PDE

A UGT saudou a recomendação de saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo, considerando ser "o reconhecimento dos enormes sacrifícios impostos aos portugueses".
Défice

Presidente: mérito é dos "dois governos"

178
Marcelo Rebelo de Sousa considerou esta segunda-feira que o mérito da saída de Portugal do procedimento por défice excessivo é "dos dois" governos, o atual e o anterior.
Bruxelas

Bruxelas recomenda fecho dos PDE nacionais

A Comissão Europeia recomendou o encerramento de dois Procedimentos por Défice Excessivo, a Portugal e à Croácia.
Défice

Comissão mantém pressão sobre Portugal

A Comissão recomendou o fim do Procedimento dos Défices Excessivos mas já avisou que Portugal precisa de mais medidas para cumprir as regras orçamentais deste ano e de um esforço substancial em 2018.
Comissão Europeia

Moedas. "Com ou sem CGD, importa a trajetória"

Proposta da Comissão Europeia de retirar Portugal da lista de países em Procedimento por Défice Excessivo é mérito "dos portugueses" e de "todos os governos desde 2011", diz o Comissário Europeu.
PSD

Passos "satisfeito", lembra fantasma de Sócrates

507
Passos está "satisfeito", embora não concorde com método. Felicita portugueses mas lembra que, com Sócrates, país saiu do défice excessivo e voltou logo a entrar. Por isso, agora tem de ser diferente.
Défice

"Temos de manter trajetória de rigor e exigência"

131
Ministro das Finanças diz que a saída dos défices excessos mostra que as políticas seguidas estavam certas, mas avisa: "Temos de manter trajetória de rigor e exigência nas contas públicas".
Défice

Governo garantiu contenção do impacto da CGD à CE

Valdis Dombrovskis e Pierre Moscovici disseram que o Governo português deu garantias que o eventual impacto no défice do aumento de capital da CGD seria contido. Decisão sobre saída do PDE foi unânime
Défice

Marcelo divide louros. "Boa notícia" menos para PC

143
O Presidente fez uma nota a felicitar Costa e Passos pela saída do Procedimento por Défice Excessivo. Para evitar a disputa pelos louros. Todos os partidos falaram em boa notícia, menos os comunistas.
Défice

Comissão saúda feito de Portugal mas deixa avisos

281
Vice-presidente da Comissão Europeia diz que a saída do Procedimento dos Défices Excessivos é um feito do povo português, mas diz que é preciso fazer mais para controlar custos com pensões e saúde.
Défice

Comissão vai propor saída dos défices excessivos

190
A Comissão vai propor segunda-feira a revogação do Procedimento dos Défices Excessivos a Portugal apurou o Observador. Governo enviou carta a reforçar compromisso com reformas estruturais.
Défice

Comissão Europeia fala na 2ª feira sobre défice

A Comissão Europeia anunciará na próxima segunda-feira a sua decisão relativamente ao Procedimento por Défice Excessivo a Portugal. As autoridades portuguesas esperam mudanças para Portugal.
Economia

Portugal deve tentar mudar as regras europeias

Algumas políticas defendidas pelo ex-diretor do FMI para Portugal podem chocar com limites europeus para défice, dívida e banca, mas Blanchard defende que Portugal deve tentar as mudar as regras.
Comissão Europeia

Bruxelas prevê mais défice que Governo

A Comissão Europeia estima que o défice orçamental português continue a descer, para 1,8% este ano e para 1,6% no próximo, mas valores são acima dos previstos pelo Governo.
Bruxelas

Bruxelas divulga previsões económicas 

A Comissão Europeia divulga hoje as suas previsões económicas da primavera, as últimas projeções de Bruxelas antes de o executivo comunitário tomar uma decisão sobre o encerramento do PDE a Portugal.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site