IGCP

Dívida Pública

IGCP emite dívida de curto prazo a juros mínimos

Tesouro português emitiu 1.750 milhões de euros em dívida a seis e 12 meses, com as taxas negativas recorde – mais fruto da política monetária do BCE do que da saída de "lixo" na S&P.
Dívida Pública

Portugal paga juros mais baixos do ano a 10 anos

Emissão de dívida a 10 anos saiu com os juros mais baixos dos últimos meses, a beneficiar as decisões favoráveis das agências de "rating" e da expectativa em torno do programa de compras do BCE.
Dívida Pública

Rating: sair de 'lixo' pode demorar mais um ano

A presidente do IGCP acredita que a agência Fitch não melhore o rating de Portugal já este ano. Mas considera que a economia mostra indicadores que já justificam essa subida, defendeu em entrevista.
IGCP

Portugal paga menos de 4% por dívida a 28 anos

154
IGCP emitiu apenas 315 milhões de euros no prazo mais longo, o que ajudou a manter a taxa de juro abaixo de 4%. No prazo a 10 anos, os juros subiram.
Dívida Pública

Juros em queda? Risco da dívida é o dobro de 2015

361
Estado fez nova emissão de dívida de longo prazo e as taxas saíram abaixo de 3%. Numa análise mais alongada, porém, a diferença face à dívida alemã ainda é o dobro de 2015.
Dívida Pública

IGCP receia travão súbito nas compras do BCE

545
Um diretor da agência que gere a dívida portuguesa admite preocupação com a fraca liquidez das obrigações nacionais e com o efeito de uma paragem súbita no programa de compras do BCE.
Mercados Financeiros

Estado paga juros de 3,4% por dívida a 10 anos

O Estado português pagou uma taxa de 3,4% para emitir dívida a 10 anos, longe dos valores mais elevados do início do ano (4,2%) mas com os "ratings" de "lixo" a travar uma queda maior nos juros.
IGCP

Portugal paga juro mais baixo de sempre a 12 meses

295
Nas emissões a curto prazo, os custos de financiamento do Estado continuam a cair. IGCP emitiu mil milhões em dívida a 12 meses com uma taxa negativa de -0,112%.
IGCP

IGCP quer arrecadar até 1.500 milhões

Portugal vai na quarta-feira ao mercado para arrecadar até 1.500 milhões de euros através de dois leilões de Bilhetes de Tesouro, a seis e a 12 meses.
Dívida Pública

IGCP sobre o rating: "Já não fazemos prognósticos"

Em entrevista ao Público, Cristina Casalinho adianta que Portugal vai pedir à UE para continuar pagamentos antecipados ao FMI. Presidente do IGCP não arrisca data para a subida do rating do país.
Dívida Pública

Estado espera antecipar reembolso de 1,7 mil ME

O Estado português espera reembolsar antecipadamente 1,7 mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI) este ano, um valor que está acima do previsto em janeiro, de acordo com uma nota do IGCP.
Marcelo Rebelo de Sousa

Portugal faz bem a financiar-se a prazo mais curto

O Presidente da República manifestou-se a favor da estratégia de se colocar dívida a cinco e sete anos porque "tudo o que seja embaratecer a dívida mais longa nos mercados secundários é bom".
Finanças Públicas

Portugal volta a emitir dívida de longo prazo

IGCP agenda leilão duplo de dívida a longo prazo, a realizar na próxima quarta-feira. O Tesouro quer financiar-se em até 1.250 milhões de euros.
Mercados Financeiros

Portugal paga juros negativos por dívida a um ano

Em prazos curtos, não há sinais de incerteza. Estado voltou a emitir dívida a seis e 12 meses com taxas negativas, uma consequência da política monetária de juros baixos na zona euro.
Dívida Pública

Dívida mais cara desde antes de a troika ir embora

811
As condições finais da primeira emissão de dívida pública do ano já foram publicadas: o Estado irá pagar cerca de 4,2% a 10 anos. Há um ano, juro ficou abaixo de 3%. Foram emitidos três mil milhões.
IGCP

IGCP marca leilão de dívida com montante baixo

Está confirmado que será na próxima semana o último leilão de dívida de longo prazo de 2016. Mas o IGCP optou por definir um montante entre 500 milhões e 750 milhões de euros, um sinal de cautela.
Mercados Financeiros

IGCP emite 1.250 milhões em dívida de curto prazo

O IGCP, Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, vai realizar, esta quarta-feira, dois leilões das linhas de Bilhetes de Tesouro (BT) com o objetivo de angariar até 1250 milhões de euros.
IGCP

IGCP prevê mais um ou dois leilões de OT 

O IGCP anunciou que prevê realizar no quarto trimestre deste ano um a dois leilões de Obrigações do Tesouro (OT), sendo esperadas colocações de 750 a 1.000 milhões de euros por operação.
IGCP

Portugal vai hoje ao mercado com dois leilões

O Governo espera arrecadar até 1.750 milhões de euros nos dois leilões de Bilhetes de Tesouro, que se realizam esta quarta-feira.
Dívida Pública

IGCP preparado para qualquer "surpresa" no défice

Presidente do IGCP diz em entrevista ao "Negócios" que a equipa que segue a execução orçamental acredita que está "dentro da margem de erro". Mas se houver uma "surpresa", é bom saber quanto antes.
Mercados Financeiros

Portugal nos mercados para angariar 1000 milhões

Portugal volta aos mercados com uma emissão de obrigações de longo prazo. A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública realiza dois leilões de Obrigações do Tesouro.
IGCP

IGCP. Dinheiro do FMI pode cobrir uma derrapagem

375
Cristina Casalinho diz que o IGCP conta emitir 2,6 mil milhões para reembolsar antecipadamente o FMI. Mas se o governo falhar venda do Novo Banco, esse dinheiro pode ser usado "noutros objetivos".
Mercados Financeiros

Portugal paga mais de 3% em emissão a 10 anos

1.445
Tesouro pagou juros superiores a 3% para emitir dívida a 10 anos, um pouco mais do que no último leilão com prazo longo. Isto no mesmo dia em que a Alemanha paga juros negativos no mesmo prazo.
Mercados Financeiros

IGCP vai ao mercado emitir dívida de longo prazo

Portugal regressa hoje ao mercado de dívida internacional e espera angariar até 1.250 milhões de euros através da emissão de dívida a seis e a dez anos.
IGCP

IGCP realiza dois leilões de Obrigações do Tesouro

O IGCP anunciou que vai realizar na próxima quarta-feira dois leilões de Obrigações do Tesouro (OT), com um montante indicativo global entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros.
IGCP

IGCP realiza operação de troca de obrigações

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública propõem aos investidores que compraram dívida com maturidades entre 2017 e 2019 que a troquem por dívida com maturidade em 2025 e 2037.
IGCP

Portugal nos mercados para angariar mil milhões

Portugal realiza hoje dois leilões de Bilhetes do Tesouro para angariar nos mercados financeiros entre 750 e mil milhões de euros, anunciou o IGCP - Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública
Mercados Financeiros

Portugal paga mais caro por dívida de longo prazo

144
Num dia em que os investidores pedem uma taxa de 0,03% para emprestar à Alemanha a 10 anos, o Tesouro português paga 2,86% para emitir dívida pública com um prazo semelhante.
Mercados Financeiros

Estado espera arrecadar até mil milhões em dívida 

O Estado regressa hoje ao mercado e espera arrecadar até 1.000 milhões de euros através de dois leilões de Obrigações do Tesouro (OT) a cinco e a nove anos.
Panama Papers

Offshores. Operações sujeitas a autorização prévia

Ministério das Finanças confirma três entidades públicas com aplicações financeiras que passaram por offshores: CP, IGCP e o fundo da Segurança Social. Novas operações terão de ser aprovadas.
Mercados Financeiros

Portugal emite dívida a três meses a juro negativo

171
Tesouro português tira partido dos novos estímulos monetários lançados pelo BCE e volta a emitir dívida de curto prazo com uma taxa abaixo de zero.
Dívida Pública

Portugal paga juros mais baixos em leilão a 5 anos

IGCP emitiu 504 milhões a cinco anos e mais 503 milhões numa linha "ultra-longa" para 2030. Os juros na emissão de referência, a 5 anos, caíram face ao início do mês. "Resultado notável", diz analista
Tesouro

Portugal vai ao mercado na próxima semana

Portugal pretende arrecadar, na próxima semana, até 1.500 milhões de euros através de dois leilões de Bilhetes de Tesouro, com maturidades de seis meses e um ano, anunciou o IGCP.
Finanças Públicas

Portugal paga mais caro apesar de "boleia" do BCE

298
Expectativa de mais estímulos monetários, já amanhã, tem feito cair os juros de todos os países da zona euro. Apesar disso, Portugal pagou mais caro do que na última emissão. Como ler os resultados?
Dívida Pública

IGCP antecipa reembolso de 1.075 milhões em dívida

O Tesouro português aliviou as necessidades de reembolso dos próximos três anos com a recompra de 1.075 milhões de euros em obrigações que estavam no mercado.
IGCP

Portugal já reembolsou 36% da dívida ao FMI

234
Tesouro pagou mais dois mil milhões de euros ao FMI em fevereiro, mês em que também fez uma colocação privada de 1,8 mil milhões por causa do Banif.
Dívida Pública

IGCP lança recompras para antecipar reembolsos

Juros da dívida estão a cair, sobretudo nos títulos que o IGCP vai disponibilizar-se para recomprar – antecipando o seu reembolso.
Dívida Pública

Juros sobem em emissão de dívida de curto prazo

171
O Tesouro português não conseguiu, desta vez, emitir dívida a juros negativos. Títulos a 3 e 11 meses foram colocados com taxas de 0,008% e 0,1%, respetivamente.
IGCP

IGCP faz leilão de menos dívida do que o previsto

Portugal faz esta manhã emissão de dívida, títulos que devido ao prazo curto (3 e 11 meses) dificilmente irão refletir as condições mais difíceis para Portugal no mercado. Mas IGCP reduziu o valor.
Mercados Financeiros

Especial/ O "sucesso" que deixou uma fatura de mil milhões

1.932
Fevereiro de 2011. Última emissão longa do governo Sócrates. Um analista lembra que foi arrancada "a ferros" para "adiar o inevitável" – a ajuda da troika. A 6,4%, custou ao país mil milhões em juros.
Dívida Pública

3%. Emissão de dívida ao juro mais alto desde 2014

1.829
Emissão sindicada resulta num encaixe de quatro mil milhões. Investidores vão receber uma rendibilidade de quase 3%. Há um ano, dívida a 10 anos custava pouco mais de 2%.
Dívida Pública

Portugal contrata bancos para emissão de dívida

Cinco bancos internacionais e o CaixaBI foram contratados para uma emissão de dívida a 10 anos, que poderá avançar "no futuro próximo". Tipicamente, avança logo no dia seguinte a este anúncio.
Dívida Pública

IGCP vende país com medidas que governo quer mudar

A venda de 61% do capital da TAP no capítulo das privatizações e a redução do número de feriados são medidas do anterior governo que estão na apresentação feita a investidores de dívida pública.
Défice

Défice de 2016 equivale a 5,2 mil milhões de euros

Portugal terá, em 2016, necessidades líquidas de financiamento de 7,2 mil milhões de euros, a que se somam 6,6 mil milhões relativos a dívida pública e mais 3,3 mil milhões de euros para o FMI.
Fundo Monetário Internacional

Reembolso ao FMI em 2016 será um terço do previsto

Dos 10 mil milhões de euros que Portugal deveria reembolsar ao FMI, apenas serão entregues 3,3 mil milhões de euros. Os pagamentos para 2017, 2018 e 2019 também serão alterados.
Dívida Pública

Dívida. Estado vai precisar de sete mil milhões

107
Necessidades líquidas de financiamento de Portugal este ano deverão situar-se em sete mil milhões de euros. IGCP autorizado a emitir dívida sem Orçamento do Estado de 2016.
Leilão De Dívida

Portugal paga mais caro. O que dizem os resultados

380
IGCP suporta juros mais elevados para emitir dívida a 10 anos, apesar da expectativa de mais estímulos por parte do BCE. Dívida foi emitida com uma taxa de 2,43%.
Dívida Pública

Portugal arrisca leilão de dívida a dez anos

Portugal volta ao mercado na próxima quarta-feira para uma emissão de dívida de longo prazo. É o primeiro leilão a dez anos depois da queda do governo da coligação. Mil milhões é o objetivo.
Dívida Pública

Leilão mais caro: 5 pontos para perceber porquê

1.355
Emissão de dívida a 10 anos saiu com taxas mais caras do que a última operação comparável, em fevereiro. Além dos números da operação, apresentamos aqui 5 pontos que explicam o contexto desta emissão.
Economia

Particulares vão poder negociar dívida pública

113
Governo vai lançar um novo produto de financiamento do Estado. As Obrigações do Tesouro de rendimento variável serão subscritas em bancos, mas podem ser negociadas em bolsa por particulares.
Dívida Pública

Portugal garante 90% do financiamento anual

116
IGCP obtém três mil milhões de euros numa emissão de dívida a três anos. Procura foi quase o dobro. Necessidades de financiamento para 2015 e pré-financiamento para 2016 estão quase garantidos.
Dívida Pública

Portugal prepara emissão de dívida a sete anos

O IGCP pode voltar nos próximos dias às emissões sindicadas de dívida pública, depois dos vários leilões feitos nos últimos meses.
Dívida Pública

Portugal paga taxa negativa em leilão a seis meses

2.098
Portugal vendeu esta quarta-feira 300 milhões de euros em dívida a reembolsar em novembro. A taxa foi negativa: -0,002%
Finanças Públicas

Portugal vai emitir dívida a 10 e 30 anos

Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública vai avançar com emissões de dívida pública a 10 e a 30 anos, através de um sindicato bancário composto por seis instituições.
Economia

Dívida. Portugal alivia reembolsos de 2017 e 2018

Investidores aceitaram trocar mais de 4.500 milhões de euros em dívida que teria de ser paga em 2017 e 2018 por títulos que só terão, assim, de ser devolvidos pelo Estado em 2024 e 2030.
Dívida Pública

Portugal paga juros de 0,007% por dívida a 3 meses

Tesouro emite 300 milhões de euros em dívida a três meses a uma taxa de 0,007%. Apesar do mínimo histórico na taxa, procura superou em mais de quatro vezes a oferta.
Dívida Pública

Portugal paga menos de 0,1% por dívida a um ano

105
Estado português paga os juros mais baixos de sempre para se financiar a curto prazo. Estímulos monetários do BCE continuam a comprimir os custos de financiamento na zona euro.
Mercados Financeiros

2,04%. Portugal volta a financiar-se mais barato

188
Tesouro português emite 1.500 milhões de euros em dívida a 10 anos. Juros voltaram a baixar, para pouco mais de 2%, um novo mínimo histórico.
Dívida Pública

Investimento em certificados bateu recorde mensal

Investimento das famílias em dívida pública atingiu valor recorde de 1940 milhões em janeiro, antes de entrarem em vigor o corte nas remunerações dos certificados. Certificados do Tesouro lideraram
Mercados Financeiros

Juros de Portugal a caminho dos 2% a 10 anos

Um mínimo histórico. Investidores estão a pedir uma rendibilidade de 2,1% para comprar dívida portuguesa a 10 anos. BCE está prestes a intervir no mercado e Portugal será um dos maiores beneficiados.
Dívida Pública

Portugal paga juro mais baixo de sempre a 12 meses

483
Tesouro vendeu 1250 milhões de euros a três e 12 meses. Juros a três meses baixaram para menos de metade, a 12 meses baixaram para mínimos históricos. Procura aumentou nas duas linhas.
Dívida Pública

2,5% a 10 anos. Leilão a juro mais baixo de sempre

589
Crise na Grécia não perturba emissão de dívida pública em Portugal. Títulos a 10 anos saíram com uma taxa de 2,5%, menos quase meio ponto percentual do que foi pedido pelos investidores há um mês.
Certificados de Aforro

Governo corta a fundo nos juros dos certificados

Os juros máximos dos novos certificados do Tesouro baixam para 3,75%, contra os 5% . A taxa média anual passa de 4,25% para 2,25%. A remuneração dos certificados de aforro também cai. A banca agradece

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site