Dívidas

Moçambique

Dívidas ocultas. FMI pede informação a Moçambique

O Fundo Monetário Internacional voltou a pedir informação a Moçambique sobre o escândalo das dívidas ocultas de dois milhões de dólares. O primeiro-ministro diz que o Governo não está a pagar a dívida
Moçambique

Pagamento de dívidas depende dos credores

O primeiro-ministro moçambicano disse que o pagamento do serviço da dívida decorrente dos avales prestados pelo Governo entre 2013 e 2014 depende do diálogo em curso com os credores.
Economia

Novo relatório do FMI tem conselhos para Portugal

123
O FMI defende que os países europeus com dívidas públicas, como Portugal, devem aproveitar a recuperação económica para criar 'almofadas' orçamentais e reduzir o endividamento.
Moçambique

FMI admite programa com Moçambique

O FMI mantém a possibilidade de celebrar um programa com Moçambique em 2018, disse quinta-feira o representante do fundo, que espera por acusações criminais no escândalo das dívidas ocultas.
Venezuela

Venezuela. Reestruturação de dívida está acordada

A Venezuela e a Rússia chegaram a acordo para a reestruturação da dívida que Caracas mantém por conta do fornecimento de produtos industriais e outros.
Empresas

Galp emite 500 milhões de euros de dívida

A Galp fixou os termos de uma emissão de dívida no montante de 500 milhões de euros, com maturidade em fevereiro de 2023 e um cupão de 1,0%.
Venezuela

Venezuela. Chumbada reestruturação da dívida

A Assembleia Nacional venezuelana, onde a oposição detém a maioria, aprovou um acordo contra a reestruturação e refinanciamento da dívida externa anunciada a 2 de novembro passado por Nicolás Maduro.
Crise em Moçambique

Moçambique. Negociações demoradas com os credores

Os analistas financeiros que acompanham a economia moçambicana acreditam que o governo do país não quer ajudar externa e que as negociações com os credores vão ser demoradas.
PT

PT/Oi. Termina prazo para lesados receberem dívida

O prazo para os lesados da PT/Oi com investimentos até cerca de 13 mil euros tratarem da documentação para poderem reaver esses montantes aplicados termina esta segunda-feira.
DECO

Pedidos de ajuda de famílias sobreendividadas

A Deco recebeu pedidos de ajuda de 26.080 famílias sobreendividadas até 25 de outubro. Este número corresponde a mais 50 pedidos face ao período homólogo de 2016.
Moçambique

Moçambique. China perdoa dívida e apoia aeroporto

O Governo chinês anunciou esta quinta-feira um perdão de dívida de 36 milhões de dólares a Moçambique e doou 15 milhões de dólares para a construção de um novo aeroporto.
Oi

Oi. Há nova oportunidade para os credores

Advogados que representam centenas de obrigacionistas saudaram o adiamento da assembleia-geral da Oi, considerando que dá oportunidade a novas adesões ao Programa de Acordo com Credores.
PT

Programa para lesados PT/Oi termina quinta-feira

Os lesados da PT/Oi têm até quinta-feira para aderir ao Programa para Acordo com Credores da empresa, que lhes permite recuperar parte da dívida, num montante até 50 mil reais (13.372 euros).
Orçamento do Estado

Nova unidade vai controlar contas dos hospitais

Em agosto as dívidas em atraso na saúde ultrapassavam os 900 milhões, mais 200 do que há um ano. O Governo vai injetar dinheiro para pagar aos fornecedores e criar uma unidade para controlar contas.
Oi

Oi apresenta plano para reduzir dívida

A Oi, vai tentar reduzir a dívida de 65,4 mil milhões de reais através de um aumento de capital de nove mil milhões. A Oi esteve envolvida num processo de fusão com a PT.
Aviação

Monarch deixa hoteleiros do Algarve com dívidas

459
A companhia aérea era uma das principais a atuar no sul do país e, em agosto e setembro, levou 80 mil turistas ao Algarve através de operadoras turísticas que não pagaram.
Autarquias

Dez câmaras concentram 40% das dívidas

173
As câmaras estão cada vez mais endividadas e a demorar cada vez mais tempo a pagar as suas contas. Oito em cada dez das autarquias mais endividadas são socialistas.
Dívidas

Moody's alerta Moçambique por incumprimento

O incumprimento no pagamento da dívida de Moçambique pode levar a "perdas consideráveis para os credores privados". O alerta vem da Moody's que diz que o país não paga desde o início do ano.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Perdoar não é necessariamente ajudar

111
Passados 5 anos os devedores que renegociaram a dívida estavam tão insolventes como os que não o fizeram. O estudo defende que o problema não era a dívida, mas a tomada de decisões financeiras erradas
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Sobre a crise da dívida na Europa

572
Endividámo-nos para construir estradas inúteis no meio do nada e proteger sectores ineficientes, e agora a dívida é trocada pela melhor propriedade nas nossas cidades e pelas empresas mais eficientes.
Economia

Atenção ao regresso da dívida

3.795
O endividamento está de volta. É preciso lembrar erros cometidos na primeira década do século XXI, pois a festa está boa. A dívida não desaparece. É com ela que os países caem nas mãos dos credores.
Estado

Portugal coloca até mil milhões de euros em dívida

O Estado português volta esta quarta-feira aos mercados com "dois leilões das Obrigações do Tesouro com maturidades em 14 de abril de 2027 e em 15 de fevereiro de 2045", afirma IGCP.
Evasão Fiscal

Dívidas fiscais prescritas duplicaram em 2016

O valor das dívidas fiscais prescritas totalizou 306,3 milhões de euros em 2016, mais do que duplicando face aos 136,5 milhões de euros do ano anterior.
Dívidas

EUA pede "ações concretas" a Moçambique

O Governo norte-americano pediu às autoridades moçambicanas que tomem "ações concretas após o relatório da auditoria internacional independente às chamadas dívidas ocultas de Moçambique".
Dívidas

Estado tinha mil milhões em atraso até maio

As administrações públicas tinham, no final de maio, 1.007 milhões de euros em dívidas por pagar há mais de 90 dias, menos 71 milhões que no período homólogo.
Cristiano Ronaldo

Há uma petição para perdoar a dívida de Ronaldo

1.102
"Queremos que Ronaldo fique, não queremos saber do dinheiro" é o mote da petição aberta pelo change.org, que conta já com mais de 600 assinaturas.
Fundo Monetário Internacional

Moçambique. Auditoria às dívidas "é importante"

Os resultados da auditoria às dívidas ocultas de Moçambique vão ser um "elemento importante" aguardado com anseio nas negociações em curso entre o FMI e o governo.
Moçambique

Moçambique. Investimentos "estão seguros"

O Presidente de Moçambique garantiu esta quinta-feira que os investimentos do país "estão seguros" e que há medidas em curso para que o caso das dívidas ocultas do Estado nunca mais se repita.
Dívidas

Suécia acredita no trabalho da PGR moçambicana

A embaixada da Suécia em Maputo manifestou confiança na forma como a Procuradoria-Geral da República de Moçambique está a tratar dos resultados da auditoria às dívidas ocultas.
Tribunal

Orange proibida de contactar cliente

127
A empresa de telecomunicações Orange está impedida de contactar com um cliente, depois de uma queixa levada a tribunal. O cliente alega não ter qualquer dívida por pagar à companhia.
Dívidas

Cobrança de dívidas vai ter consulta eletrónica 

108
Os cidadãos vão poder, a partir de segunda-feira, consultar eletronicamente os seus processos pessoais de cobrança de dívidas, à semelhança do que já acontece com os advogados e os solicitadores.
Madeira

Dívida diminuiu 1,2 mil milhões face a 2012

O secretário regional das Finanças da Madeira, Rui Gonçalves, recordou na Assembleia Legislativa que, no final de 2016, a dívida global da região autónoma era de 5,4 mil milhões de euros.
Impostos

"Perdão Fiscal". 10 mil tinham dívidas incobráveis

Entre os 90 mil contribuintes que aderiram ao PERES (Programa Especial de Redução do Endividamento ao Estado), dez mil tinham dívidas consideradas incobráveis pelo fisco.
Reestruturação da Dívida

Reestruturar a dívida ou adiar problemas?

441
O que fica daquilo que é exequível na proposta dos nove economistas não é nenhuma reestruturação de dívida mas sim a busca de folga orçamental para adiar medidas impopulares.
Dívida Pública

Uma proposta radical para reduzir o peso da dívida

739
O que tem efeitos recessivos não é manter os saldos orçamentais, mas sim melhorá-los. Mas, caramba, se em poucos anos reduzimos o défice de 11 para 2%... Já só falta um bocadinho para chegar ao zero.
Assunção Cristas

Cristas. Relatório sobre dívida "pariu um rato"

191
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, disse que a "montanha" do relatório de PS e BE sobre a dívida portuguesa "pariu um rato", porque " aquilo que é bom no relatório já foi feito".
Política Económica

Os riscos dos erros e incompetências na governação

375
A primeira década do século XXI foi para Portugal rica em ilusões que se traduziram numa pesada factura. Resta-nos esperar que estes últimos dois anos não estejam a agravar a conta já muito elevada.
Fundo Monetário Internacional

FMI desaconselha São-Tomé a contrair empréstimos

O FMI disse esta quinta-feira que a dívida pública são-tomense é superior a 50% do Produto Interno Bruto (PIB), desaconselhando, por isso, a contração de empréstimos que não sejam concessionais.
Famalicão

Famalicão reduz endividamento líquido

145
A Câmara de Vila Nova de Famalicão reduziu entre 2013 e 2016 o endividamento líquido em 12 milhões de euros (43%), atingindo o "maior nível de autonomia financeira de sempre", fixado nos 73,7%.
Peru

Odebrecht quer vender os seus ativos no Peru

A empreiteira brasileira Odebrecht quer vender os seus ativos no Peru para pagar aos seus fornecedores e iniciar a reparação civil pelo seu envolvimento em casos de corrupção, afirmou Mauricio Cruz.
Fact Check

Fact Check/ Nível da dívida dos hospitais idêntico ao de 2016?

A líder do CDS/PP confrontou o primeiro-ministro com o aumento da dívida dos hospitais, durante o debate quinzenal. Costa respondeu que o endividamento é "idêntico" ao de 2016. Não mentiu.
Moçambique

Moçambique. Auditoria à dívida vai ser divulgada

O diretor do departamento de comunicação do Fundo Monetário Internacional (FMI) garantiu que a auditoria aos empréstimos das empresas públicas de Moçambique"vai ser divulgada".
Moçambique

Moçambique negocia dívida de 120 milhões

Moçambique está a negociar com os credores "melhores condições" no dia em que a Proindicus falhou uma prestação de 119,2 milhões de dólares do empréstimo.
Banco de Portugal

Endividamento do Estado e das famílias aumentou

O endividamento do setor não financeiro (Estado, famílias e empresas não financeiras) aumentou em janeiro para os 714,7 mil milhões de euros, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).
Zona Euro

Euro. Balança Comercial com défice de 600 milhões

A zona euro registou em janeiro um défice de 600 milhões de euros na balança comercial externa, face a um excedente de 4,8 mil milhões no mês homólogo de 2016, segundo o Eurostat.
São Tomé e Príncipe

PM são-tomense em Washington para discutir dívida

O primeiro-ministro são-tomense viajou para os Estados Unidos para discutir o problema da dívida pública e novos financiamentos para as infraestruturas.
Reino Unido

Reino Unido deve dois mil milhões à UE

O Reino Unido deve ao orçamento da União Europeia dois mil milhões de euros por ter ignorado um esquema de importadores chineses, indicou o departamento antifraude da UE.
Jogos Santa Casa

Casa da Sorte. Montepio tenta recuperar créditos

168
A maior empresa portuguesa de comercialização de lotarias e apostas mútuas, Casa da Sorte, é visada em dois processos em tribunal devido a dividas de valor superior a 51 milhões de euros.
Marcelo Rebelo de Sousa

Portugal faz bem a financiar-se a prazo mais curto

O Presidente da República manifestou-se a favor da estratégia de se colocar dívida a cinco e sete anos porque "tudo o que seja embaratecer a dívida mais longa nos mercados secundários é bom".
Moçambique

Moçambique. Ajuda prossegue, mesmo com 'default'

O FMI disse à Lusa que o incumprimento financeiro de Moçambique ('default') não inviabiliza um eventual programa de apoio por parte do Fundo, cujas discussões vão continuar na primeira metade deste an
Dívidas

Deco. Mais famílias endividadas pediram ajuda

Quase 30 mil famílias sobreendividadas pediram no ano passado ajuda ao Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado da Deco, mais 474 do que em 2015. Menos de 3.000 reestruturam dívidas.
Parque Escolar

Parque Escolar. Dívida diminui 54 milhões de euros

O endividamento da Parque Escolar baixou de 1.140 milhões de euros em 2013 para 1.086 milhões de euros em 2015, apurou o Tribunal de Contas numa auditoria cujas conclusões foram divulgadas.
Dívidas

Portugal leiloa hoje até 1,5 mil milhões de dívida

Portugal vai fazer dois leilões, esta quarta-feira, para colocar entre 1.250 e 1.500 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a seis e 12 meses.
Dívidas

Tem até hoje para pagar dívidas à Segurança Social

Os contribuintes que aderiram ao PERES têm até esta sexta-feira para pagar as dívidas à Segurança Social. O prazo de adesão ao programa terminou a 23 de dezembro, depois de estar previsto para dia 20.
UEFA

UEFA. Benfica tem a segunda maior dívida da Europa

769
A UEFA publicou esta quinta-feira o relatório anual refentre às contas dos clubes no ano de 2015. O Benfica detém a segunda maior dívida, enquanto que o Sporting surge na tabela dos lucros liquidos.
Juros

Governo baixa juros de mora por dívidas ao Estado

Governo baixou a taxa de juros de mora por dívidas ao Estado e a outras entidades públicas pelo sexto ano seguido: passou para 4,966% este ano.
Segurança Social

Segurança Social. Prolongado prazo para dívidas

Prazo para pagamento de dívidas à Segurança Social terminava esta sexta-feira, mas contribuintes que aderiram ao PERES até dia 23 vão ter mais até ao dia 13 de janeiro para regularizar dívidas.
Bombeiros

Governo diz pagar dívidas aos bombeiros este ano

O Ministério da Saúde admitiu que possa regularizar até final do ano as dívidas que tem para com as corporações de bombeiros, no valor de 4,3 milhões de euros.
Orçamento do Estado

Adesão ao 'perdão fiscal' termina hoje

O período de 'perdão fiscal' começou no dia 4 de novembro e inicialmente terminava na terça-feira, mas o Governo decidiu prolonga-lo até esta sexta-feira devido à grande procura dos contribuintes.
Dívidas

Termina período para adesão ao perdão fiscal

O período de adesão ao Programa Especial de Redução do Endividamento ao Estado (PERES) teve início a 4 de novembro e vai terminar esta terça-feira, tendo aderido mais de 65.000 contribuintes.
Cuba

Cuba quer pagar dívida de 246 milhões com rum

Cuba deve 264 milhões à República Checa desde o tempo da Guerra Fria e agora quer pagar tudo com garrafas de rum. Os checos já disseram que preferiam dinheiro.
Segurança Social

15 milhões com regime de regularização de dívidas

Governo informou que aderiram ao programa de regularização de dívidas mais de 29 mil contribuintes com uma dívida total de 161 milhões de euros, dos quais 15 milhões foram já cobrados.
Dívidas

Afinal como funciona o perdão fiscal?

Tire as dúvidas com a ajuda destas 11 perguntas e respostas sobre o programa especial que vai permitir aos contribuintes regularizarem as suas dívidas ao Fisco e à Segurança Social.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site