Finanças

Impostos

Crédito fiscal. Deduções de 1.300 milhões a mais

Auditoria ao crédito fiscal ao investimento, aprovado em 2013, aponta para falhas no controlo do Fisco. Empresas deduziram 1,3 mil milhões em excesso à coleta do IRC e só 400 milhões foram corrigidos.
Orçamento do Estado

OE: 10 coisas que vão mexer com a sua carteira

Há muitas novidades incluídas no Orçamento do Estado para 2018. E há pelo menos dez decisões que vão mexer diretamente com o seu bolso. Saiba quais são e comece a fazer contas.
Angola

Angola. Presidente admite mau cenário económico

O Presidente angolano, João Lourenço, admitiu que o país está numa "situação difícil" em termos económicos e financeiros, tendo registado um crescimento real do PIB praticamente nulo.
Mário Centeno

Cativações são “instrumento essencial” de controlo

212
Ministro das Finanças admite reforçar o recurso às cativações para cumprir défice de 1% em 2018. Centeno concorda com Marcelo e defende indemnizações às vitimas de Pedrógão Grande.
Orçamento do Estado

O milagre da multiplicação do investimento público

108
Numa semana, entre versões do Orçamento, a despesa prevista pelo Governo com investimento subiu 950 milhões. Não foi o único "milagre". Gasto com pessoal desceu, apesar de cedências nas carreiras.
Orçamento do Estado

IRS. Fizemos 46 simulações: uma delas é o seu caso

233
O Governo decidiu introduzir alterações no IRS em 2018. Consulte as 46 simulações elaboradas pela consultora PwC, encontre o seu caso e verifique se o fisco vai ser generoso no próximo ano.
Orçamento do Estado

Guia. Em 12 ministérios, qual ganha mais 75%?

Em vários pontos, explicamos os gastos previstos para cada ministério. Há um ministro que vai ter quase o dobro do orçamento, em parte por causa de 'swaps'. E só dois perdem dinheiro.
Orçamento do Estado

Fotogaleria. As últimas horas do Orçamento

O dia do Orçamento do Estado 2018 acabou por entrar na noite desta sexta-feira 13. Houve atraso na entrega do documento no Parlamento e na conferência. Pelo meio, uma secretária de Estado caiu.
Orçamento do Estado

Centeno: "Não é um orçamento eleitoralista" - como aconteceu

118
Ministro das Finanças explicou o Orçamento desenhado para 2018 numa conferência que começou perto da meia noite, com quase duas horas de atraso. Não é um orçamento "eleitoralista", garantiu.
Moçambique

"Empresas públicas são viáveis se houver vontade"

O advogado que representa as empresas públicas acusadas de contrair empréstimos escondidos diz que as mesmas são viáveis, mas não há vontade política. O caso atirou o país para uma enorme crise.
Orçamento do Estado

Especial/ Tudo o que já se sabe - e o que ainda falta saber

133
Mais dois escalões no IRS, um novo mínimo de existência, um aumento extraordinário das pensões, a economia a crescer... as novidades do Orçamento para o próximo ano que é conhecido esta sexta-feira.
Moçambique

"Empréstimos escondidos" eram, afinal, "públicos"

Os advogados das três empresas públicas envolvidas no maior escândalo financeiro da história recente de Moçambique dizem que as operações sempre foram públicas. O FMI exige a divulgação do relatório.
Venda do Novo Banco

Venda concluída nos próximos dias, dizem Finanças

O Ministério das Finanças disse que a venda do Novo Banco ao fundo Lone Star será "concluída nos próximos dias", após a Comissão Europeia ter aprovado o plano de reestruturação da instituição.
Dívida Pública

Fora de "lixo", Portugal paga juros mais baixos

O Estado português financiou-se esta quarta-feira às taxas mais baixas desde 2015, numa emissão dupla de dívida a cinco e 10 anos. Títulos saíram com uma taxa de 2,33%. Há um mês, foi 2,79%.
Orçamento do Estado

Governo prevê economia a crescer 2,6% este ano

O Governo entrega novas projeções para a economia na sexta-feira. Economia cresce este ano ao ritmo mais alto desde 2000, mas deve abrandar em 2018. Meta do défice mantém-se em 1%.
Finanças

Schäuble ilustra final feliz com êxito português

182
O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, que participa na sua última reunião do Eurogrupo, apontou Portugal como "prova do sucesso da política de estabilização do euro".
Empresas Públicas

Empresa do Estado reclama mil milhões ao fisco

A Infraestruturas de Portugal mantém um diferendo com o fisco por causa da arrecadação de IVA sobre uma receita própria que já supera 940 milhões em impostos e juros.
Montepio

Montepio. Fim da sociedade aberta e saída de bolsa

Este é o ponto único da reunião que se realiza esta segunda-feira. A 14 de setembro, a Caixa Económica Montepio Geral passou a ser uma sociedade anónima para facilitar entradas no capital.
Wolfgang Schäuble

Schäuble avisa para risco de nova crise financeira

512
Wolfgang Schäuble, o ainda ministro das Finanças alemão, disse ao Financial Times que a escalada global da dívida e o excesso da liquidez podem levar a nova crise.
Impostos

Bagão: sistema fiscal está "cheio de incoerências"

"O sistema fiscal português está cheio de incoerências, está cheio de buracos, é uma espécie de pedra pomes, (...) e exige uma espécie de armistício fiscal", disse o antigo ministro das Finanças.
Novo Banco

PCP chama Centeno ao Parlamento

119
Comunistas querem que o ministro das Finanças explique o acordo-quadro com o Fundo de Resolução e em que termos o Governo vai disponibilizar recursos financeiros na operação de venda do Novo Banco
Economia

DBRS admite melhoria da dívida portuguesa

A agência de notação DBRS admitiu esta quarta-feira melhorar a perspetiva de longo prazo da dívida pública portuguesa se houver recuperação sustentável das finanças e reforço do crescimento económico.
Benefícios Fiscais

Empresas receberam 2,4 mil milhões em benefícios

Várias empresas e entidades portuguesas, como as câmaras de Lisboa e do Porto, receberam milhões em benefícios fiscais. De 2016 para 2017, mais 7.200 empresas entraram na lista do Fisco.
Finanças Públicas

Dívida pública supera os 250 mil milhões de euros

7.640
O valor total da dívida pública voltou a aumentar em agosto e superou, pela primeira vez, a fasquia dos 250 mil milhões de euros.
Finanças Públicas

Estratégias Orçamentais: respostas aos críticos

Felizmente vivemos numa sociedade aberta e livre em que tudo, e o seu contrário, pode ser dito, tendo-se lido ou não o estudo. Importa pois clarificar o seu objeto e desmistificar algumas ideias.
Autoridade Tributária

Fisco recebe 1.899 mil reclamações sobre AIMI

A Autoridade Tributária e Aduaneira recebeu 1.899 reclamações relativas ao Adicional ao IMI, cujo prazo de pagamento termina no sábado.
Execução Orçamental

Especial/ Orçamento: Governo com margem para "descativar"

Execução orçamental continua em bom ritmo: ainda há margem para “descativar” mais este ano e metas de redução da despesa em 2018 podem ser um pouco mais relaxadas. Mas a folga acaba em dezembro.
Burla

Trio de burlões rouba milhões a entidades públicas

320
Através de esquemas de homebanking e da criação de emails falsificados, três homens conseguiram roubar quase três milhões de euros a empresas públicas. Hospitais e câmaras municipais entre os lesados.
Tribunal de Contas

"Responsabilidade financeira carece de adequação"

O presidente do Tribunal de Contas, Vítor Caldeira, disse à Lusa que o regime de responsabilidade financeira carece de adequação.
Conselho e Finanças Públicas

Ministro da Economia: "Há uma enorme melhoria"

O ministro da Economia considerou que as projeções do Conselho de Finanças Públicas são o reconhecimento de que há uma enorme melhoria e que a economia portuguesa está no bom caminho.
António Costa

Conselho de Finanças Públicas "é mais otimista"

António Costa, congratulou-se por o Conselho de Finanças Públicas habitualmente mais pessimista que o Governo, agora ser mais otimista nas previsões de crescimento económico.
Conselho e Finanças Públicas

Economia cresce 2,7% e défice desce para 1,4%

O Conselho de Finanças Públicas está mais otimista e projeta agora que a economia cresça 2,7% este ano e que o défice orçamental fique nos 1,4% do PIB este ano, ligeiramente abaixo da meta do Governo.
Banco de Portugal

Capitais das empresas portuguesas mais rentáveis

A rendibilidade dos capitais próprios das empresas portuguesas tem aumentado desde 2012, em contraciclo com outros países europeus.
Simplex

Simplex. Onze medidas pouparam 570 milhões em 2016

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa apresentou o resultado de uma análise da Universidade Nova. Para além das empresas, o Estado também poupou 60 mil dias de trabalho.
Autoridade Tributária

Ficam "notificados" por email ao fim de 5 dias

601
Os contribuintes que ativaram notificações eletrónicas pela Via CTT são considerados notificados 5 dias após a chegada da informação à caixa postal eletrónica, "independentemente da data do acesso".
Banco de Portugal

"Objetivo dos bancos centrais é evitar crises"

Carlos Costa falou esta terça-feira sobre a independência dos bancos centrais. Declarações que surgem depois de outras, esta segunda-feira, em que dizia que "há sempre tentações de tirar o tesouro".
Banco de Portugal

Finanças reagem a receios de Costa: "Lamentável"

Governador do Banco de Portugal receia a tentação de interferência nos bancos centrais e deixou aviso. Finanças acusaram o toque e querem que Costa corrija as declarações. Voltou clima de tensão.
Défice

INE revê em baixa défice do ano passado para 2%

A revisão foi feita com base em nova informação. Os dados de 2015 são definitivos mas os de 2016 são ainda de natureza provisória.
Défice

Centeno: CGD "não terá impacto" para Bruxelas

O ministro das Finanças disse não estar preocupado com uma eventual contabilização da recapitalização da Caixa Geral de Depósitos no défice, considerando que "não terá impacto na avaliação".
Défice

INE divulga esta sexta-feira o valor do défice

O INE divulga esta sexta-feira o valor do défice do primeiro semestre deste ano, em contas nacionais, sendo que o objetivo do Governo para o conjunto do ano é reduzi-lo para 1,5% do PIB.
Economia

Analistas. Rating deverá atrair investidores

Vários analistas ficaram surpreendidos com a saída de Portugal do nível 'lixo' e acham que vai aumentar o interesse dos investidores em Portugal. Antecipam ainda a redução das taxas de juro da dívida.
Orçamento do Estado

Passos acusa Centeno de "habilidadezinha"

O presidente do PSD acusou o ministro das Finanças de "uma habilidadezinha de comunicação" ao parecer que está anunciar uma novidade em termos fiscais.
IMI

Taxa adicional gera vaga de reclamações

A duas semanas do prazo limite para pagar o adicional do IMI, o Fisco não consegue responder à vaga de pedidos de atualização das matrizes. Contribuintes estarão a ser aconselhados a pagar já.
IRS

Centeno promete: IRS desce em todos os escalões

340
Em entrevista à RTP, o ministro das Finanças avançou que irá haver um "desagravamento fiscal" no próximo ano e garantiu que a "maior redução de dívida pública" dos últimos 19 anos está para breve.
Mercados Financeiros

Ações europeias podem dar 30% em três anos

Gestora Schroders diz que a normalização das taxas de juro em níveis baixos e a previsível melhoria das margens de lucro das empresas criam uma oportunidade para investir nas ações europeias.
Enfermeiros

Centeno entende enfermeiros mas lembra orçamento

Ministro das Finanças garante que percebe as exigências dos enfermeiros, mas relembra "responsabilidade orçamental". Os enfermeiros cumprem esta sexta-feira o último dia de greve.
Mário Centeno

Centeno admite conversas sobre chefia do Eurogrupo

143
O ministro das Finanças confirmou que a possibilidade de se candidatar à presidência do Eurogrupo está em cima da mesa. Entretanto, o atual presidente Dijsselbloem disse que vai cumprir o mandato.
Autarquias

Dez câmaras concentram 40% das dívidas

173
As câmaras estão cada vez mais endividadas e a demorar cada vez mais tempo a pagar as suas contas. Oito em cada dez das autarquias mais endividadas são socialistas.
Moçambique

Moçambique. Bebidas alcoólicas fiscalizadas

A Autoridade Tributária de Moçambique já fiscalizou milhares de garrafas de bebidas alcoólicas. Em maio, a instituição tornou obrigatório o uso do selo fiscal.
Orçamento do Estado

Dívida. Banif, Caixa, IP e swaps são maus da fita

157
O facto de a dívida pública estar a crescer mais do que o défice revela que o Governo se tem dedicado à "desorçamentação"? O economista Joaquim Miranda Sarmento diz que não.
Orçamento do Estado

Especial/ Orçamento: entrar com o pé direito nas negociações

A aplicação, em 2018, de medidas que impliquem um aumento substancial da despesa deve ser feita de forma cuidada. A aparente “folga” orçamental pode transformar-se num “buraco”.
Finanças

Adicional ao IMI. Casais podem corrigir informação

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai permitir que os casais corrijam a informação conjunta patrimonial e assim possam rever o pagamento do adicional ao IMI.
Huawei

Huaweigate. Fisco e Saúde abrem inquérito

A Autoridade Tributária (AT) e o Ministério da Saúde estão a conduzir um inquérito sobre as circunstâncias que levaram destacados funcionários do Estado a aceitar uma viagem à China.
Orçamento do Estado

Défice baixa à custa de mais receitas fiscais

Receitas fiscais registaram uma aceleração e permitiram reduzir o défice público em mais de 1.150 milhões de euros durante os primeiros sete meses de 2017.
Offshores

Offshores. Alterar lista exige parecer do Fisco

A decisão do Governo de retirar ou acrescentar países à lista negra de 'offshore' passa a exigir parecer prévio da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) a partir de hoje.
Finanças

Serviços têm de indicar até 5 medidas de poupança 

O Ministério das Finanças quer que os serviços indiquem, na orçamentação para 2018, "uma a cinco iniciativas" de poupança de despesa. Estas iniciativas podem dar direito a prémios.
Impostos

Lista negra do fisco perde 3.400 contribuintes

171
Entre julho de 2016 e o início deste mês, a lista negra de devedores ao fisco perdeu 3.410 nomes. O "perdão fiscal" do PERES, lançado por Centeno no ano passado, é uma das razões.
Neymar

Transferência de Neymar é "jackpot" para França

O jornal Le Figaro calcula que Neymar poderá receber até 300 milhões de euros em impostos e contribuições, ao longo dos anos que durará o contrato com o PSG, caso venha mesmo a ser assinado.
Orçamento do Estado

Especial/ Execução orçamental: CGD pode estragar a 'pintura'

Tudo está bem encaminhado para o défice público não ultrapassar os 1,6% previstos no Orçamento do Estado. Isto sem contar com os custos de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos.
Autoridade Tributária

Raide nos restaurantes dá origem a 650 processos

249
Autoridade Tributária e ASAE fizeram raide nacional na restauração. Fiscalização de mais de três mil restaurantes deu origem a 600 processos do fisco e 50 da ASAE. E quatro processos crime.
Swiss Leaks

Inspetora apanhada no Swissleaks audita PPP

244
Inspeção-Geral de Finanças justifica a recondução da inspetora ao longo dos últimos dois anos com um parecer da PGR e o "princípio constitucional da presunção de inocência".
Protestos

Frente Comum "acampa" junto às Finanças

A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública realiza na sexta-feira uma ação de luta em frente ao Ministério das Finanças. O protesto decorre entre as 16h30 e as 21h30.
Banco de Portugal

Deputados adiam votação de Elisa Ferreira

Os deputados da comissão de orçamento e finanças adiaram as votações do relatório da audição de Elisa Ferreira, nomeada como vice-governadora do Banco de Portugal.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site