771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Finanças

Boa moeda, má moeda

Aberto o prazo para reclamar das deduções no IRS

Até ao dia 31 de Março estão disponíveis para consulta os valores das deduções à coleta do IRS apurados pela Autoridade Tributária e, se for caso disso, para reclamarem se deles discordarem.
Boa moeda, má moeda

Crédito bancário: 13% é pedido por estrangeiros

Cerca de 13% das pessoas que obtiveram novos créditos eram estrangeiras, maioritariamente de nacionalidade brasileira. Os dados do Banco de Portugal traçam o perfil dos pedidos de crédito.
Boa moeda, má moeda

Crédito bancário: 13% é pedido por estrangeiros

Cerca de 13% das pessoas que obtiveram novos créditos eram estrangeiras, maioritariamente de nacionalidade brasileira. Os dados do Banco de Portugal traçam o perfil dos pedidos de crédito.
Noticiário

8h. TdC fala em atrasos na prestação de contas

O Tribunal de Contas alerta que os atrasos na entrada de contas e a falta injustificada da prestação não permite o cumprimento pleno dos princípios de rigor e transparência.
Boa moeda, má moeda

Cuidado com a burla eletrónica a clientes da CGD

O alerta foi feito pelo Ministério Público: está em curso uma campanha de apropriação indevida dos dados de acesso de clientes da Caixa Geral de Depósitos.
Finanças

IGCP coloca 1.001 milhões em dívida  

O IGCP tinha anunciado, esta quarta-feira, a realização de dois leilões de OT com maturidades de cerca de sete e 18 anos, com um montante indicativo global entre 1.000 e 1.250 milhões de euros .
Boa moeda, má moeda

Governo aumenta técnicos privados em 7,89%

O Governo fez aumentos salariais próximos de 8% a mais de 104 mil trabalhadores do setor privado não abrangidos por instrumentos de regulamentação coletiva.
Boa moeda, má moeda

Amortizar casa com PPR tem limitações

Até ao final deste ano é possível utilizar montantes colocados em PPR para amortizar o empréstimo da casa até cerca de 520 euros por mês. Mas só podem ser utilizadas as poupanças colocadas em PPR até Junho de 2023, diz a Autoridade Tribu...
Autoridade Tributária

Pagamentos transfronteiriços ao Fisco em breve

A nova legislação de combate à fraude obriga os prestadores de serviços de pagamentos transfronteiriços a guardar, por 3 anos, informação do beneficiário, como NIF e a comunicar à AT essa informação.
Boa moeda, má moeda

Juros dos depósitos já estão em queda

A taxa de juro média dos novos depósitos a prazo de particulares diminuiu em janeiro, passando de 3,08% em dezembro para 2,90%. Esta foi a primeira redução desde setembro de 2022.
Autoridade Tributária

Controlo apertado a benefícios automáticos no IMT

Entre as medidas de combate à fraude e evasão fiscais para 2024, o plano da AT inclui ainda o reforço do controlo sobre as declarações em falta relativamente ao IUC, IMT e Imposto do Selo.
Europa

Despesas essenciais são 56% do rendimento do mês

Portugal ocupa o penúltimo lugar no ranking europeu de consumidores relativamente ao impacto dos problemas financeiros na sua saúde mental. No país, fontes de rendimento adicionais são frequentes.
Algarve

Projetos de património algarvio recebem 37 milhões

Entre os projetos aprovados, destaca-se o da remodelação, modernização e dinamização do Museu Municipal Dr. José Formosinho, em Lagos, apoiado em três milhões por fundos comunitários.
Fraude

Fisco emite alerta sobre SMS fraudolentas

Mensagem refere ter "sido detetado um acesso não autorizado" ao banco, pedindo que os cidadãos liguem para um número onde lhes atende um falso operador da AT.
Boa moeda, má moeda

Onde é investido o fundo da Segurança Social?

O Fundo de reserva para as pensões tem, de momento, 23 mil milhões de euros. As acções são quase 20% e a carteira inclui algumas das maiores empresas globais.
Boa moeda, má moeda

Pensões vão ser cada vez mais baixas

Valor das pensões no futuro vai ser cada vez mais baixo quando comparado com o último ordenado recebido na vida activa. A poupança ao longo da vida atenua a perda de rendimentos na altura da reforma.
PPR

PPR: resgate limitado a medidas em vigor

O regime que foi alvo de várias alterações, que entraram em vigor em momentos diferentes, vem agora ser esclarecido pela Autoridade Tributária. Pode beneficiar do regime até 27 de junho de 2023.
Saúde

Medicamentos genéricos geraram poupança recorde

Escolha dos genéricos deve-se, em grande parte, ao papel do farmacêutico na sua promoção e aconselhamento. Financiamento em 2023 foi o maior em 13 anos contabilizados.
Bombeiros

Incêndios: diretiva financeira aumenta 5% este ano

Diretiva financeira estabelece comparticipação do Estado às despesas resultantes das intervenções dos corpos de bombeiros, nomeadamente nos incêndios. Este ano aumenta 4,9% em relação a 2023.
Execução Orçamental

Excedente orçamental de 1,2 mil milhões em janeiro

No arranque do ano, as Finanças revelam um saldo das administrações públicas positivo em janeiro, mas inferior ao de 2023. Despesa efetiva subiu 15,7% e receitas estagnaram.
Finanças Públicas

Finanças Públicas sem dados de contas das empresas

O relatório do Conselho de Finanças Públicas refere que a "ausência desta informação levanta algumas questões acerca da efetividade do ciclo de accountability [responsabilização] da gestão pública".
Empresas Públicas

Cerca de 1/3 das empresas públicas em falência

As empresas não financeiras do setor empresarial do Estado continuaram a demonstrar um desequilíbrio económico apesar de melhorarem resultados. O setor da saúde foi o que acumulou mais prejuízos.
IRS

Termina prazo para validar faturas

O prazo acabava na segunda-feira mas foi prolongando por mais dois dias, depois de nesse dia a funcionalidade do e-fatura do Portal das Finanças ter registado constrangimentos e limitações no acesso.
Noticiário

7h. IRS. Termina hoje prazo para validar faturas

O processo devia ter terminado na segunda-feira mas foi alargado depois do e-fatura ter registado constrangimentos. Ainda neste jornal, Carris lança aplicação para carregar os passes pelo telemóvel.
Noticiário

14h. Montenegro associa"insegurança" a imigração

O líder da AD concorda com Passos Coelho relativamente aos problemas de segurança associados à imigração. Ainda neste jornal, o prazo de validar as faturas do IRS foi estendido até amanhã.
Boa moeda, má moeda

Avaliação de casas cai nas zonas mais caras

O valor de avaliação bancária das casas caiu em janeiro em vários concelhos. De acordo com o INE, são 24 os municípios onde o valor atual é inferior ao registado há um ano.
Impostos

Prazo para amortecer créditos vai até 2025 

A possibilidade de os ganhos resultantes da venda de imóveis não serem tributados está prevista na lei do Mais Habitação. Venda tem de decorrer entre 2022 e 2024 e amortecer o empréstimo da habitação.
IRS

Muitos acessos, mas AT afasta falha no e-Fatura

Autoridade Tributária justifica eventuais dificuldades na validação de faturas com elevado número de acessos. E lembra que para além do site e-Fatura, contribuintes podem usar a aplicação.
IRS

Constrangimentos à funcionalidade do e-fatura

Muitos dos contribuintes que durante a manhã desta segunda-feira tentaram validar as faturas, não o conseguiram fazer. Prazo para validação das faturas termina esta segunda-feira.
IRS

Prazo para validar faturas acaba segunda-feira

O prazo para validar as faturas que servem de base ao cálculo das deduções no IRS termina esta segunda-feira. A data limite para a entrega da declaração do IRS é em 30 de junho.
Finanças

Literacia financeira para Totós

Põe-se assim uma questão: não estarão as políticas tributárias dos governos da contribuir para a descapitalização dos portugueses, não só nesta vida, mas também na futura?
Finanças Públicas

Novo Governo herda maior excedente da democracia

O superavit orçamental irá superar os 0,1% alcançados pelo ex-ministro das Finanças, Mário Centeno, em 2019. Apesar da resistência da economia, espera-se um novo arrefecimento este ano.
Boa moeda, má moeda

Prémio salarial para jovens até Maio

Licenciados ou mestrados com idade até 35 anos já podem pedir o chamado prémio salarial, de 697 ou 1500 euros.
Boa moeda, má moeda

Certificados de aforro estão a perder brilho

O saldo líquido de poupança em Certificados de Aforro é negativo há cinco meses. Em Janeiro, a saída foi de 214 milhões de euros.
Autoridade Tributária

Fisco realizou 41% das penhoras por dívidas

Diferença entre a marcação de penhoras e a sua efetiva execução justifica-se pelo pagamento dos impostos em atraso depois do primeiro aviso. Maioria das penhoras incidiu sobre saldos bancários.
Boa moeda, má moeda

Desemprego sobe há sete meses

O número de desempregados registados no Instituto de Emprego e Formação Profissional subiu em Janeiro. O indicador sobe há sete meses consecutivos, uma série pouco comum.
Boa moeda, má moeda

Abono de família com comunicação automática

A Segurança Social passou a enviar proactivamente uma comunicação com o valor de abono de família atribuído a um bebé, após o nascimento. A atualização de dados na Segurança Social é fundamental.
Finanças

Último dia para confirmar o seu agregado familiar

Atualização é importante sobretudo para famílias que registaram alterações: óbitos, nascimentos, divórcios, etc. Se não atualizar, serão considerados para efeitos de IRS os dados do ano passado.
Boa moeda, má moeda

Luz e fim do IVA zero aumentam inflação

Os dados detalhados sobre a evolução de preços em janeiro mostram que o aumento da eletricidade (14,8%) e dos produtos alimentares (2,7%) explicam uma boa parte da subida da inflação.
Boa moeda, má moeda

Pagar com dinheiro ou cartão?

Uma nova associação defende multas para quem não aceitar pagamentos em dinheiro. A tendência é eletrónica, mas em Portugal há muitos comerciantes que só aceitam pagamentos em dinheiro.
Finanças Pessoais

«Todos os estudos dizem que...»

O ensino secundário oficial deve proporcionar literacia financeira a quem vai, mais cedo ou mais tarde, precisar de um crédito à habitação ou ao consumo, ou fazer uma aplicação financeira.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos