Finanças

Euro

Ministro das Finanças do Euro "não resolve" nada

O primeiro-ministro considerou que a criação de um ministro das Finanças da zona euro só faz sentido se for resultado de outras reformas de fundo do espaço da moeda única.
Mercados Financeiros

Gestora-robô. Lusos entre os principais clientes

Portugal é um dos cinco principais mercados da ETFmatic, a primeira gestora robótica de patrimónios a operar em território nacional. Foi uma surpresa para a firma, que tem clientes em 32 mercados.
Recibos Verdes

Trabalhadores descontam menos, patrões pagam mais

198
Acordo entre Governo e Bloco de Esquerda reduz contribuições de 250 mil recibos verdes para a Segurança Social. Em contrapartida, encargos dos patrões aumentam.
Moçambique

Moçambique. Crescimento abaixo dos 4% até 2020

O relatório das Nações Unidas considera que o incumprimento financeiro e as tensões políticas limitam o investimento em Moçambique. O país vai crescer abaixo dos 4% até 2020.
Crédito à Habitação

Banco de Portugal pode apertar a malha ao crédito

138
No relatório sobre estabilidade financeira, o BdP anuncia que está a "ponderar" adotar medidas para levar os bancos a avaliar o melhor possível a capacidade creditícia no crédito à habitação.
Penhora

Leviatã, o fisco, o contribuinte e o seu cavaleiro

966
O Estado permite que se use a Autoridade Tributária como o Cobrador do Fraque. Na verdade é ainda pior, porque a AT tem um poder de coerção mais forte do que os tipos da máfia com um taco de beisebol.
Fundo Monetário Internacional

Portugal tenciona pagar 500 milhões ao FMI

O secretário de Estado das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, está convicto de que Portugal consegue pagar 500 milhões de euros ao FMI, reduzindo, assim, o custo da dívida.
Eurogrupo

Quem manda, como funciona: 6 perguntas e respostas

França e Itália saíram de cena e o português começou a ser comentado também em Bruxelas. Agora são 19 a escolher o próximo presidente do Eurogrupo. Sabe que poderes tem e como funciona?
Orçamento do Estado

Especial/ Crescimento garante a redução do défice em 2017

A receita elaborada pelo Governo para cumprir o défice de 2017 parece ter apenas uma pequena parte de mérito próprio. A via para o sucesso parece ser, sem sombra de dúvidas, o crescimento económico.
Eurogrupo

Centeno avança e é favorito ao Eurogrupo

878
Ministro das Finanças tem o apoio das quatro maiores economias da zona euro - Alemanha, França, Itália e Espanha - e é nesta altura quem está melhor posicionado. Candidatura é entregue hoje
Mário Centeno

FT: Centeno é favorito para Eurogrupo

120
O jornal Financial Times aponta o português como favorito à liderança do Eurogrupo. Prazo para entregar candidaturas termina esta quinta-feira, às 11 horas.
Moçambique

Governo moçambicano nega ter dado isenções fiscais

O ministro da Economia e Finanças de Moçambique negou que o Governo tenha oferecido isenções fiscais às multinacionais petrolíferas, afirmando que apenas concedeu incentivos sobre a taxa de produção.
BCP

BCP. Gestoras de fundos fora da emissão de dívida

Várias gestoras de fundos de investimento anunciaram que não vão participar na emissão de dívida do BCP. As empresas consideram que os riscos associados "são proibitivos".
Pierre Moscovici

Moscovici: confiança não invalida pedir esforços

Pierre Moscovici garante que a Comissão Europeia tem confiança em Portugal mas que isso não invalida eventuais pedidos de esforços. O comissário europeu reconhece que há um desempenho económico forte.
Economia

Ilha de Man comunica saldos de portugueses

144
A Ilha de Man comunicou a Portugal os saldos de 1.172 contas de residentes em Portugal, em 2017, totalizando cerca de 4 mil milhões de euros naquele território.
Orçamento do Estado

Centeno: versão final do Orçamento é a melhor

O ministro das Finanças não tem dúvidas de que a versão final do Orçamento do Estado é a melhor. "Todos os debates em democracia tendem a melhorar os objetos sujeitos a debate", afirmou.
Orçamento do Estado

Subida das receitas fiscais baixa o défice

360
A cobrança de impostos segue a um ritmo elevado e este comportamento foi decisivo para a redução do défice até outubro, de acordo com dados da execução orçamental.
Angola

Angola passa barreira dos 10 mil milhões em dívida

A dívida pública colocada por Angola na terceira semana de novembro aumentou 66%, para 108,5 mil milhões de kwanzas (556 milhões de euros).
Banco Central

Estado. Reembolsos ao FMI reduziram financiamento

O financiamento das administrações públicas foi de 1.400 milhões de euros entre janeiro e setembro, menos de metade do valor do mesmo período de 2016 devido aos reembolsos antecipados ao FMI.
Angola

Deputados angolanos querem 194 milhões

Os deputados angolanos querem ver o orçamento da Assembleia Nacional crescer em 2018, de forma a poderem manter as "condições mínimas do desenvolvimento da atividade parlamentar".
Orçamento do Estado

Assembleia vota OE e alterações dos partidos

A Assembleia da República começa esta quarta-feira a votar na especialidade o Orçamento do Estado e as propostas de alteração dos partidos. A votação final global é na segunda-feira.
Professores

A cedência aos professores tem um preço muito alto

591
Foi assim que chegámos à primeira bancarrota, e à segunda, e à terceira. Mas é assim que António Costa tem pago a factura do apoio do Bloco e do PCP. Os portugueses pagarão o preço deste clientelismo.
Angola

Angola. Ministério tem denunciado casos suspeitos

O ministro das Finanças angolano afirmou esta segunda-feira que foi o próprio ministério a detetar e participar às autoridades casos suspeitos de desvio de fundos públicos.
Concertação Social

Salário mínimo: patrões querem menos impostos

176
A atualização do salário mínimo para 2018, que começa a ser discutida esta semana, parte de um patamar de 580 euros. Empresários admitem subir, mas querem menos impostos em troca.
Mercados Financeiros

Especial/ "Mercados vão voltar a evitar os mais endividados"

514
Economista-chefe da Schroders acredita que tudo ficará bem se o "céu continuar azul" na economia europeia, mas quando o BCE sair de cena os investidores voltarão a desconfiar de quem tem mais dívida.
Angola

Angola. Governo tem um mês para entregar Orçamento

O Governo angolano tem um mês para entregar no parlamento a proposta de lei do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2018, prazo mais dilatado devido às eleições gerais de agosto.
Economia

Portugal reembolsa antecipadamente o FMI

Portugal reembolsou antecipadamente o Fundo Monetário Internacional em mais 2,78 mil milhões de euros, anunciou esta sexta-feira o Ministério das Finanças em comunicado.
Angola

É necessário diversificar a economia

120
O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento considera que a "absolutamente necessária" diversificação económica em Angola não implica um aumento da despesa pública.
Finanças Públicas

Carga portuária atinge 73,4 milhões de toneladas

A carga movimentada nos portos do continente atingiu cerca de 73,4 milhões de toneladas entre janeiro e setembro deste ano, mais 5,4% do que no mesmo período de 2016.
Municípios

Lei das Finanças Locais "não é cumprida"

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses admitiu, no parlamento, que a Lei das Finanças Locais "não é cumprida" na proposta de Orçamento do Estado para 2018.
Economia

Quando investir torna a sociedade melhor

Chegou a Portugal o primeiro fundo de investimento que promove o respeito pelos direitos humanos, a justiça social e a gestão ambiental - o Fundo Caixagest Investimento Socialmente Responsável.
Economia

Centeno alerta para taxas de juro mais elevadas

O ministro das Finanças, Mário Centeno, alertou para o ciclo de taxas de juro "mais elevadas" que pode estar a chegar, em consequência de uma melhoria da economia da Europa.
Venezuela

Venezuela falha pagamento de juros de título

105
A Venezuela entrou em 'default' ao falhar o pagamento dos juros de um título de 650 milhões de dólares (560 milhões de euros) da empresa elétrica estatal Corpoelec.
Moçambique

Credores prontos para avançar com negociações

Os credores moçambicanos dizem estar "preparados para avançar com as negociações" sobre os pagamentos em falta e resolver o 'default'.
Angola

Angola. Demitidos administradores dos media

João Lourenço exonerou as administrações de todas as empresas públicas de comunicação social, tendo nomeado novos administradores para os cargos designados por José Eduardo dos Santos.
Orçamento do Estado

O Orçamento não promove uma economia de sucesso

132
Se o objectivo fosse promover o crescimento e a produção nacional, ter-se-iam introduzido reformas (administração pública, segurança social) que tornariam mais racional e eficiente a despesa pública.
Autoridade Tributária

Caso das viagens. Fisco arquiva inquérito

A Autoridade Tributária arquivou o inquérito interno que realizou às viagens de funcionários à China e aos EUA a convite das empresas tecnológicas Huawei e Oracle. Mas enviou relatório para o DIAP.
Orçamento do Estado

Centeno "muito otimista" com previsões de Bruxelas

O ministro das Finanças disse acreditar que as previsões económicas de outono que a Comissão Europeia divulgará na quinta-feira estarão em linha com as do Governo.
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal a cair de novo

Os juros da dívida portuguesa estavam, na manhã desta terça-feira, a descer para mínimos a dois, cinco e dez anos.
Evasão Fiscal

Bruxelas espera esforço de Estados-membros

O vice-presidente da Comissão Europeia disse esta segunda-feira esperar que as novas revelações dos chamados ´Paradise Papers' levem os Estados-membros a redobrar o combate à evasão fiscal.
Finanças

Portugal avaliado com "nota máxima" pelo GAFI/FAFT

O sistema português de prevenção e combate ao branqueamento de capitais "foi avaliado com nota máxima" no plenário do organismo internacional que supervisiona esta área, anunciou o Governo.
Agências de Rating

Portugal. DBRS vai analisar melhoria do 'rating'

A economista da DBRS Adriana Alvarado afirmou esta segunda-feira à Lusa que vai "analisar na próxima avaliação" a Portugal uma eventual melhoria do 'rating'.
Forças Armadas

Forças Armadas vão ter 4.613 promoções

269
Os ministérios das Finanças e da Defesa autorizaram 4.613 promoções nas Forças Armadas. As promoções abrangem 4.613 militares, a maioria do Exército.
Finanças

Poder político não tem tratado bem das finanças

O secretário de Estado Adjunto e das Finanças diz que a supervisão financeira "não tem sido tratada pelo poder político com a devida relevância" e considera que o assunto foi afastado de debate.
Fundo Monetário Internacional

Portugal pagou mil milhões antecipadamente ao FMI

595
O Estado português pagou antecipadamente mil milhões de euros ao FMI e prevê reembolsar mais dois mil milhões até ao final do ano. Este valor diz respeito a parcelas que venciam em 2020.
Orçamento do Estado

Mário Centeno: cativações e outras questões

Ainda que, pelo menos no papel, Mário Centeno não tenha sido tão mãos largas como muitos na maioria (incluindo no PS) desejariam, a consolidação orçamental é pouco ambiciosa e não é sustentável.
Orçamento do Estado

Centeno cativa quase 1.800 milhões de euros no OE

895
Depois da polémica das cativações durante o verão, Centeno volta a cativar quase 1800 milhões de euros em despesa. 590 milhões já são contados para a redução do défice de 2018.
Orçamento do Estado

Orçamento não chega para cumprir regras europeias

171
Medidas no orçamento do próximo ano só valem 0,44% do PIB, metade dos 0,9% exigidos pelas regras europeias, diz a UTAO. Comissão deve dar indicação ao Governo que deve tomar mais medidas.
Dívida Pública

Juros a cair a dois e 10 anos para mínimos 

Os juros da dívida portuguesa estavam hoje de manhã a descer, a dois anos para mínimos de sempre e a dez anos para mínimos desde 2 de dezembro de 2015.
Dívida Pública

Portugal põe 1750 milhões em dívida a 3 e 11 anos

Esta quarta-feira realizam-se dois leilões de Bilhetes do Tesouro com maturidades em janeiro de 2018 e setembro de 2018. A 16 de agosto, Portugal colocou mil milhões de euros em dívida.
Impostos

Crédito fiscal. Deduções de 1.300 milhões a mais

Auditoria ao crédito fiscal ao investimento, aprovado em 2013, aponta para falhas no controlo do Fisco. Empresas deduziram 1,3 mil milhões em excesso à coleta do IRC e só 400 milhões foram corrigidos.
Orçamento do Estado

OE: 10 coisas que vão mexer com a sua carteira

Há muitas novidades incluídas no Orçamento do Estado para 2018. E há pelo menos dez decisões que vão mexer diretamente com o seu bolso. Saiba quais são e comece a fazer contas.
Angola

Angola. Presidente admite mau cenário económico

102
O Presidente angolano, João Lourenço, admitiu que o país está numa "situação difícil" em termos económicos e financeiros, tendo registado um crescimento real do PIB praticamente nulo.
Mário Centeno

Cativações são “instrumento essencial” de controlo

217
Ministro das Finanças admite reforçar o recurso às cativações para cumprir défice de 1% em 2018. Centeno concorda com Marcelo e defende indemnizações às vitimas de Pedrógão Grande.
Orçamento do Estado

O milagre da multiplicação do investimento público

108
Numa semana, entre versões do Orçamento, a despesa prevista pelo Governo com investimento subiu 950 milhões. Não foi o único "milagre". Gasto com pessoal desceu, apesar de cedências nas carreiras.
Orçamento do Estado

IRS. Fizemos 46 simulações: uma delas é o seu caso

234
O Governo decidiu introduzir alterações no IRS em 2018. Consulte as 46 simulações elaboradas pela consultora PwC, encontre o seu caso e verifique se o fisco vai ser generoso no próximo ano.
Orçamento do Estado

Guia. Em 12 ministérios, qual ganha mais 75%?

Em vários pontos, explicamos os gastos previstos para cada ministério. Há um ministro que vai ter quase o dobro do orçamento, em parte por causa de 'swaps'. E só dois perdem dinheiro.
Orçamento do Estado

Fotogaleria. As últimas horas do Orçamento

O dia do Orçamento do Estado 2018 acabou por entrar na noite desta sexta-feira 13. Houve atraso na entrega do documento no Parlamento e na conferência. Pelo meio, uma secretária de Estado caiu.
Orçamento do Estado

Centeno: "Não é um orçamento eleitoralista" - como aconteceu

118
Ministro das Finanças explicou o Orçamento desenhado para 2018 numa conferência que começou perto da meia noite, com quase duas horas de atraso. Não é um orçamento "eleitoralista", garantiu.
Moçambique

"Empresas públicas são viáveis se houver vontade"

O advogado que representa as empresas públicas acusadas de contrair empréstimos escondidos diz que as mesmas são viáveis, mas não há vontade política. O caso atirou o país para uma enorme crise.
Orçamento do Estado

Especial/ Tudo o que já se sabe - e o que ainda falta saber

133
Mais dois escalões no IRS, um novo mínimo de existência, um aumento extraordinário das pensões, a economia a crescer... as novidades do Orçamento para o próximo ano que é conhecido esta sexta-feira.
Moçambique

"Empréstimos escondidos" eram, afinal, "públicos"

Os advogados das três empresas públicas envolvidas no maior escândalo financeiro da história recente de Moçambique dizem que as operações sempre foram públicas. O FMI exige a divulgação do relatório.
Venda do Novo Banco

Venda concluída nos próximos dias, dizem Finanças

O Ministério das Finanças disse que a venda do Novo Banco ao fundo Lone Star será "concluída nos próximos dias", após a Comissão Europeia ter aprovado o plano de reestruturação da instituição.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site