Conselho e Finanças Públicas

Conselho e Finanças Públicas

Défice do 1.º trimestre é indicação positiva

O Conselho das Finanças Públicas considerou que o défice orçamental obtido no primeiro trimestre (2,1% do PIB) é uma "indicação positiva" para o cumprimento da meta fixada para 2017.
Governo

Dois economistas nomeados para o CFP

O Governo nomeou os economistas Paul de Grauwe e Miguel St. Aubyn para vice-presidente e vogal executivo do conselho superior do Conselho de Finanças Públicas, respetivamente.
Fact Check

Fact Check/ CFP. PS violou o acordo com o PSD?

Passos Coelho acusou Costa de violar um acordo entre os dois partidos nas nomeações para o Conselho de Finanças Públicas. Mas foi o PSD que legislou para os nomes serem aprovados pelo Governo.
Programa de Estabilidade

Resultados de 2016 são positivos, mas não chegam

135
Presidente do Conselho de Finanças Públicas avisa: execução de 2016 beneficiou de circunstâncias especiais e políticas que não se devem repetir. Resultado é positivo, mas não garante metas de 2021.
Programa de Estabilidade

Previsões prováveis para 2017. Riscos em 2018

Conselho das Finanças Públicas considera que previsões do Governo no Programa de Estabilidade são prováveis e até prudentes para 2017, mas assinala riscos a partir de 2018, na procura externa.
PSD

"Governo cumpriu metas porque mudou de estratégia"

PSD reage a relatório do Conselho de Finanças Públicas, que diz que Governo conseguiu défice de 2,5% sem medidas extraordinárias. É "positivo", mas só foi alcançado à custa de "mudança de estratégia".
Governo

Casos que nos deviam preocupar

1.042
O Governo inviabilizou as escolhas para o Banco de Portugal e do Conselho de Finanças Públicas. Assim se fragilizam as poucas instituições fortes que temos e se condena um país ao subdesenvolvimento.
Conselho e Finanças Públicas

Investimento com a execução mais baixa em 20 anos

214
O investimento caiu 21,8% nos primeiros nove meses de 2016 e deverá "ficar aquém" do previsto no orçamento de 2016. Conselho de Finanças Públicas diz que é o grau de execução "mais baixo" desde 1995.
Conselho e Finanças Públicas

CFP: Governo vai falhar défice. Mas por pouco

682
CFP alerta que meta acordada com Bruxelas não deverá ser cumprida. Descida do IVA na restauração, impacto das 35 horas e conjuntura internacional são factores de pessimismo para o segundo semestre.
Teodora Cardoso

As duras críticas de Teodora Cardoso ao Governo

1.284
O Conselho de Finanças Públicas fez, provavelmente, a mais dura avaliação ao executivo de António Costa apoiado pelo Bloco e o PCP. Mais do que os números, são as frases que são cortantes.
Conselho e Finanças Públicas

"Mudar impostos a cada 6 meses tira confiança" 

355
A presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP), Teodora Cardoso, criticou que o Governo altere impostos de "seis em seis meses", considerando que essa postura tira a confiança aos investidores, e pediu estabilidade fiscal.
Programa de Estabilidade

Previsões optimistas dão "muito mau resultado"

696
O Conselho das Finanças Públicas mantém as críticas ao Programa de Estabilidade. Teodora Cardoso responde a João Galamba: não é ideologia, é "racionalidade económica".
Programa de Estabilidade

Galamba: “CFP avalia com base em doutrina"

512
João Galamba, deputado socialista, lembra que o organismo liderado por Teodora Cardoso só achou credível o “plano falhado de Vítor Gaspar, de 2012”. E que tem por base uma determinada ideologia.
Marcelo Rebelo de Sousa

"Com o devido respeito, só Bruxelas interessa"

294
PR sai em defesa de Costa e desvaloriza os alertas vermelhos que soaram no Conselho de Finanças Públicas sobre as previsões económicas do Governo. "Com o devido respeito, só Bruxelas interessa", diz.
Conselho e Finanças Públicas

Banco mau para o malparado? Não agora, diz Teodora

A presidente do CFP afirmou que criar um "banco mau" para o crédito malparado "é uma decisão muito difícil de tomar", considerando que é mais complicado fazê-lo agora do que teria sido no início do programa de resgate.
Conselho e Finanças Públicas

Constituição. Mais rigor a financiar despesa

A presidente do Conselho das Finanças Públicas, Teodora Cardoso, disse que seria "mais claro, estável e credível" se a Constituição portuguesa consagrasse de forma mais rigorosa a associação das receitas à capacidade de financiamento da despesa.
Banif

Aviso. Banif pode voltar a penalizar défices

O Conselho de Finanças Públicas, liderado por Teodora Cardoso, avisa que impacto adicional pode resultar da garantia do Estado às obrigações e de prejuízos no veículo que ficou com ativos maus.
Conselho e Finanças Públicas

O cinto tem de continuar apertado, alerta o CFP

1.131
Pode ter efeitos "insustentáveis" medidas como a eliminação em 2016 da sobretaxa de IRS e a devolução integral dos salários da Função Pública. Novas projeções económicas são mais pessimistas.
Economia

Teodora:"Estímulo à procura já mostrou ineficácia"

443
Presidente do Conselho de Finanças Públicas diz que foi por se ter levado "longe demais o estímulo à procura" que Portugal perdeu competitividade.
Conselho e Finanças Públicas

Medidas em aberto põem em causa contas do Governo

Medidas incertas no Programa de Estabilidade põem em causa medidas do Governo, diz Conselho de Finanças Públicas. Exemplos: corte nas pensões e limite a apoios sociais.
Legislativas 2015

Holanda já analisa propostas eleitorais há 25 anos

1.449
PSD quer cenário macroeconómico do PS avaliado pela UTAO. Os socialistas rejeitam e dizem que é ilegal. Mas, na Holanda, por exemplo, é prática comum há mais de duas décadas.
Legislativas 2015

Especial/ 14 temas inevitáveis do ano político (e eleitoral)

Prepare-se: goste ou não de política, vem aí um ano cheio de eleições, de incógnitas, de riscos. Mas também de argumentos que vão definir o futuro do país. Eis um guia, para o orientar na discussão.
Conselho e Finanças Públicas

Medidas que estão no TC valem 0,1% do produto

Alargamento da Contribuição Extraordinária de Solidariedade e o aumento da ADSE valem quase 187 milhões de euros, sendo esse o valor do 'buraco' orçamental se forem chumbadas.
Impostos

Mais 1,1 milhões de declarações de IRS em maio

O Ministério das Finanças garante que o portal para a entrega de declarações está operacional, apesar do afluxo de movimento.
Conselho e Finanças Públicas

Governo mantém carga fiscal até 2018

A previsão do Conselho de Finanças Públicas baseia-se no Documento de Estratégia Orçamental apresentado pelo Executivo em abril.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site