Fundo Monetário Internacional

Angola

Angola não descarta apoio do FMI com financiamento

Angola está a avaliar a possibilidade de pedir uma assistência técnica ao Fundo Monetário Internacional, eventualmente com financiamento, face às necessidades que o país enfrenta.
Moçambique

"Empréstimos escondidos" eram, afinal, "públicos"

Os advogados das três empresas públicas envolvidas no maior escândalo financeiro da história recente de Moçambique dizem que as operações sempre foram públicas. O FMI exige a divulgação do relatório.
Dominique Strauss-Kahn

Ex-diretor do FMI casa-se em segredo em Marrocos

No mesmo ano que foi acusado de crimes sexuais, surgiram rumores de que Dominique Strauss-Kahn tinha uma relação com Myriam L'Aouffir. Quatro anos depois, casaram-se em Marrocos, em segredo.
Angola

Angola. FMI prevê recessão de 0,7%

O Fundo Monetário Internacional divulgou uma previsão que contrasta com a do governo angolano. Os preços em Angola deverão aumentar este ano 30,9%.
Economia

FMI revê em alta crescimento do Brasil para 0,7%

O Fundo Monetário Internacional reviu esta terça-feira em alta a previsão de crescimento económico do Brasil, antecipando agora uma expansão da economia de 0,7%, e não de 0,2%, como anunciou em abril.
Fundo Monetário Internacional

Portugal cresce 2,5% este ano, mas trava em 2018

Fundo Monetário Internacional mantém a revisão em alta das projeções de crescimento de Portugal para 2017 e 2018. No entanto, volta a esperar uma travagem para o próximo ano.
Fundo Monetário Internacional

FMI. "Políticos não devem desperdiçar bom momento"

"Os responsáveis políticos devem aproveitar o atual momento", de juros baixos e mercados serenos, para aumentar a competitividade e a produtividade e baixar a dívida, avisa o FMI.
Timor-Leste

Timor vai ter crescimento de 3% do PIB

O Fundo Monetário Internacional refere que este é um "crescimento moderado" que se relaciona com a desaceleração da economia. Os campos petrolíferos de Timor vão estar esgotados em 2022.
Fundo Monetário Internacional

Previsões de crescimento serão "mais otimistas"

O Fundo Monetário Internacional vai apresentar, na próxima semana, previsões de crescimento global "mais otimistas" do que as de julho, anunciou na quinta-feira a diretora-geral da organização.
Guiné-Bissau

FMI elogia progressos nas reformas da Guiné

O Fundo Monetário Internacional diz que a Guiné-Bissau registou progressos consideráveis no que toca às reformas estruturais no país.
Fundo Monetário Internacional

Guiné. FMI diz que crescimento deve ser potenciado

O FMI defende que o crescimento económico guineense, que tem estado acima do registado na África subsaariana nos últimos três anos, deve ser potenciado.
Economia

Salários crescem abaixo dos níveis pré-crise

O crescimento dos salários continua abaixo dos níveis pré-crise de 2008 na maioria das economias desenvolvidas e pode manter-se assim até que o emprego involuntário a tempo parcial diminua.
Orçamento do Estado

Centeno: valorização salarial é para manter

O ministro das Finanças desvalorizou a recomendação do FMI de contenção da despesa com salários na Administração Pública, garantindo que a aposta na valorização salarial é inquestionável.
Orçamento do Estado

FMI pede contenção nos salários da Função Pública

1.153
Numa altura em que Governo e partidos à esquerda discutem como vão descongelar progressões, FMI avisa: tem de haver contenção nos salários da Função Pública - ainda estão acima do privado.
Orçamento do Estado

FMI vê economia a crescer 2,5%, pede mais reformas

Portugal fez progressos notáveis, a economia está a acelerar, mas é preciso cortar o défice de forma a proteger o investimento. Défice estrutural não cairá como exigem as regras europeias.
Crise em Moçambique

Autoria a Moçambique é fundamental para nova ajuda

O Fundo Monetário Internacional diz que a divulgação da totalidade da auditoria aos empréstimos escondidos em Moçambique é "peça-chave" para a negociação de um novo programa financeiro e técnico.
Fundo Monetário Internacional

Subir Lall deixa missão do FMI para Portugal

109
O FMI decidiu mudar a liderança da missão para Portugal. Subir Lall vai passar a ser chefe da missão para o Egito. Para o seu lugar chegará o mexicano Alfredo Cuevas, chefe de missão para o Brasil
Fundo Monetário Internacional

FMI deixa alerta a Moçambique

O economista-chefe da consultora Eaglestone considerou que uma melhoria na consolidação orçamental e mais informação sobre os empréstimos escondidos.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Troika nem sempre protegeu os mais frágeis

135
O organismo de avaliação independente do FMI concluiu que as medidas aplicadas pela 'troika' em Portugal nem sempre protegeram as pessoas com menos rendimentos.
Fundo Monetário Internacional

Portugal já pagou 60% ao FMI

186
A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública reembolsou ao FMI mais cerca de 1.750 milhões de euros em julho, o que significa que Portugal já pagou 60% do empréstimo.
Moçambique

FMI apela à supressão das lacunas nas dívidas

O FMI apelou que o Governo de Moçambique tomasse medidas para suprimir as "lacunas de informação essencial" no uso de dinheiro das dívidas públicas.
Guiné-Bissau

FMI liberta 3,5 milhões em apoio à Guiné

Angola não apresentou qualquer objeção à revisão do programa do Fundo Monetário Internacional na Guiné-Bissau e à libertação de um apoio financeiro de 3,5 milhões de euros.
Fundo Monetário Internacional

Moçambique. FMI termina missão de dívidas ocultas

O FMI termina esta quarta-feira a missão a Moçambique, nove dias após ter chegado ao país. A agenda de encontros não foi divulgada e as reuniões vão decorrer à porta fechada.
Emmanuel Macron

FMI saúda reformas "ambiciosas" de Macron

O Fundo Monetário Internacional saudou as reformas "ambiciosas" e "corajosas" anunciadas pelo presidente Emmanuel Macron e pelo Governo francês.
Moçambique

Antiga PM otimista num reatamento com o FMI

A antiga primeira-ministra moçambicana, Luísa Diogo, manifestou-se otimista num reatamento do programa do Fundo Monetário Internacional com Moçambique.
Crise em Moçambique

Moçambique. FMI discute dívidas ocultas até dia 19

O Fundo Monetário Internacional vai ficar em Moçambique até dia 19 para discutir a auditoria às dívidas ocultas do país. A instituição diz que ainda persistem "lacunas de informação".
Fundo Monetário Internacional

FMI: recuperação económica está "no bom caminho"

A diretora executiva do FMI disse este sábado que a recuperação económica está "no bom caminho", mas advertiu contra a "complacência" e os riscos de reversão.
Moçambique

Moçambique. Emails mostram que não houve dívida

A troca de emails entre o FMI e o Governo moçambicano mostra que em 2015 o país garantiu à agência de notação financeira que não havia dívidas ocultas. A confirmação vem da agência Bloomberg.
Fundo Monetário Internacional

FMI em Moçambique. Nyusi fala em "grande desafio"

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, afirmou que a incerteza sobre o programa de assistência do FM) é um "grande desafio" para o país.
Moçambique

Moçambique. FMI é fulcral para os próximos passos

A Economist Intelligence Unit considera que será o FMI a definir se o argumento da segurança nacional isenta Moçambique de aprofundar o destino dos empréstimos escondidos ou não.
Fundo Monetário Internacional

Grécia. FMI não participará em programa de resgate

O Fundo Monetário Internacional não vai participar mais em qualquer programa de resgate grego, revelou o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, numa entrevista publicada este sábado.
Fundo Monetário Internacional

FMI prevê evolução "bastante mais positiva"

O primeiro-ministro realçou que as previsões do Fundo Monetário Internacional sobre o crescimento da economia portuguesa são "mais otimistas".
Fundo Monetário Internacional

Portugal pagou mais mil milhões antecipados ao FMI

Portugal efetuou o pagamento antecipado de mais mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional e pretende pagar mais 2.600 milhões de euros, até agosto.
Fundo Monetário Internacional

FMI revê em baixa previsão de crescimento dos EUA

O Fundo Monetário Internacional reviu em baixa a previsão de crescimento da economia dos Estados Unidos para 2,1% em 2017 e em 2018.
Fundo Monetário Internacional

Missão do FMI em Cabo Verde para avaliação anual

Uma equipa técnica do Fundo Monetário Internacional iniciou esta terça-feira, na cidade da Praia, os primeiros contactos da missão anual de avaliação a Cabo Verde.
Fundo Monetário Internacional

Venezuela. Inflação pode superar os 2000% em 2018

O FMI estima que a crise económica venezuelana se intensifique nos próximos meses e atinja o ponto mais crítico em 2018, quando a inflação seja superior a 2.000 por cento, segundo a imprensa local.
Fundo Monetário Internacional

Governo quer pagar mil milhões ao FMI até julho

O ministro das Finanças revelou esta sexta-feira que Portugal tenciona pagar antecipadamente, até ao final de junho, mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional.
Fundo Monetário Internacional

Schäuble: Resgate é "história de sucesso"

165
O ministro das Finanças alemão considerou que "o programa de [assistência a] Portugal é uma história de sucesso" por causa da intenção de pagar antecipadamente 10 mil milhões de euros ao FMI.
Fundo Monetário Internacional

Moçambique. Auditoria às dívidas "é importante"

Os resultados da auditoria às dívidas ocultas de Moçambique vão ser um "elemento importante" aguardado com anseio nas negociações em curso entre o FMI e o governo.
Fundo Monetário Internacional

FMI prevê que Moçambique cresça 4,5% este ano

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que a economia de Moçambique cresça 4,5% ou mais este ano, graças ao aumento do preço mundial do carvão.
Fundo Monetário Internacional

FMI pretende negociar com Moçambique

O Fundo Monetário Internacional pretende negociar com Moçambique um programa estrutural e de longo prazo, disse esta quarta-feira o representante da instituição em Maputo.
Fundo Monetário Internacional

Portugal pede para pagar 10 mil milhões ao FMI

O Governo português pediu autorização aos seus parceiros europeus no Conselho Ecofin, em Bruxelas, para pagar antecipadamente ao Fundo Monetário Internacional cerca de 10 mil milhões de euros.
Fundo Monetário Internacional

FMI promete vigiar situação no Brasil

O Fundo Monetário Internacional avisou que vai "monitorizar" de perto a situação no Brasil depois de as suspeitas de corrupção se estenderem ao Presidente, Michel Temer.
Fundo Monetário Internacional

Mário Centeno volta a atacar o FMI

3.410
O ministro acusou o FMI de fazer previsões erradas que custam muito à economia portuguesa e deixa a sugestão: concentrem-se em melhorar os modelos de previsões, em vez de fazer sugestões de reformas.
Economia

Portugal deve tentar mudar as regras europeias

Algumas políticas defendidas pelo ex-diretor do FMI para Portugal podem chocar com limites europeus para défice, dívida e banca, mas Blanchard defende que Portugal deve tentar as mudar as regras.
Economia

Ex-FMI. Défice pode subir se for para limpar banca

Portugal não deve acelerar a redução do défice, sob risco de agravar os problemas e sem grandes ganhos à vista, defende Olivier Blanchard. Défice até poderá subir, se for para fazer reformas.
Dívida Pública

Estado antecipa mais 7,2 mil milhões ao FMI

A UTAO antecipa que o Estado português vai fazer pagamentos antecipados ao FMI de pelo menos 7,2 mil milhões de euros em 2018 e 2019. Presidente do IGCP já tinha admitido continuar estratégia.
Fundo Monetário Internacional

FMI pede à Alemanha para gastar mais

O Fundo Monetário Internacional criticou os excedentes alemães e incitou o país a baixar os impostos e investir para estimular a procura interna e as economias dos parceiros comerciais.
Angola

Angola. FMI diz que economia vai crescer

A economia angolana deverá recuperar da estagnação do ano passado e crescer 1,3% este ano , segundo o FMI, que atribui este crescimento ao aumento da despesa pública em ano de eleições.
Grécia

Representantes dos credores regressam à Grécia

Os representantes dos credores da Grécia regressam a Atenas para terminar a avaliação das reformas aplicadas por Atenas, um requisito para a assistência financeira ao país continuar.
Comércio

FMI. Promessa de luta contra protecionismo caiu

Os países membros do FMI comprometeram-se a trabalhar para acabar com as desigualdades do comércio mundial, mas retiraram a promessa de lutar contra o protecionismo económico.
Wolfgang Schäuble

FMI está cansado de lidar com problemas europeus

352
Ministro das Finanças da Alemanha defende que a Europa deve fazer resgates sem apoio do FMI, que diz estar cansado de lidar com problemas europeus, e passar essa função para o MEE.
Grécia

Atenas quer acordo entre Alemanha e FMI

A Grécia pediu à Alemanha e ao Fundo Monetário Internacional para chegarem a um "compromisso" sobre o alívio da sua dívida pública, por ocasião da reunião anual do FMI em Washington.
Programa de Estabilidade

FMI contraria Governo. Défice sobe depois de 2018

Departamento liderado por Vítor Gaspar está mais otimista quanto ao défice deste ano e do próximo, mas, ao contrário do Governo, só vê o défice a subir a partir de 2018.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Bancos portugueses têm muitos funcionários

O Fundo Monetário Internacional considera que o setor bancário europeu está sobredimensionado em alguns países, referindo que em Portugal há demasiados funcionários e balcões.
Banca

FMI. Banca portuguesa reduziu pouco o malparado

Relatório de estabilidade financeira do FMI diz que redução do crédito malparado em bancos portugueses e italianos foi relativamente pequena. Limpar perdas no crédito pode demorar ainda seis anos.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Economia portuguesa vai abrandar em 2018

109
Projeção do FMI para 2017 está praticamente alinhada com as expetativas do Governo. Para o próximo ano, as previsões são divergentes. Executivo antecipa uma aceleração, o Fundo espera um abrandamento.
Fundo Monetário Internacional

Baixar dívida é mais difícil em governos frágeis 

465
Governos minoritários ou apoiados em coligações tendem a aumentar mais a despesa pública e a acumular mais dívida, apurou a equipa de Vítor Gaspar no FMI, que analisou 90 países ao longo de 50 anos.
Christine Lagarde

Christine Lagarde exorta governos a investirem em

107
Durante uma visita a Berlim, Christine Lagarde, diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, incentivou os governos a investirem em educação.
Fundo Monetário Internacional

FMI recomenda "bastante cuidado" a São Tomé

O Fundo Monetário Internacional recomendou o governo são-tomense para ter "bastante cuidado" e não contrair dívidas sem "uma componente de donativo de 35%" nos projetos a financiar.
Grécia

Tsipras: mais austeridade só com redução da dívida

195
As negociações com os credores internacionais arrastam-se há meses. Em entrevista a um jornal grego, o primeiro-ministro avisou que sem "passos significativos" na redução da dívida não há acordo.
Moçambique

Moçambique deve renegociar ajuda do FMI

A agência de notação financeira Standard & Poor's considera que Moçambique deve negociar um programa de ajuda do FMI antes de regressar às emissões de dívida nos mercados financeiros internacionais.
Fundo Monetário Internacional

FMI desaconselha São-Tomé a contrair empréstimos

O FMI disse esta quinta-feira que a dívida pública são-tomense é superior a 50% do Produto Interno Bruto (PIB), desaconselhando, por isso, a contração de empréstimos que não sejam concessionais.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site