Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Impostos

Impostos ambientais. Cobrança mais alta em 10 anos

612
Receita com impostos ambientais, combustíveis e automóveis, subiu 10,5% no ano passado para 4.796 milhões de euros. Taxas ambientais, lixo e saneamento, renderam o valor mais alto em 10 anos.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Combustíveis. Neutralidade ou "saque fiscal"?

Promessa de neutralidade fiscal nos combustíveis foi cumprida? Governo diz que foi o único a baixar o imposto. PSD fala em "saque fiscal". CDS diz que neutralidade vale mais 250 milhões para o Estado.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Gasóleo profissional. Estado devolveu 3,2 milhões

O fisco reembolsou 3,2 milhões de euros de imposto petrolífero aos transportadores de mercadorias, até ao mês de fevereiro. O gasóleo profissional chega a 70% dos postos do país.
Governo

Governo não vai reduzir imposto sobre combustíveis

249
Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais afastou a possibilidade de diminuir Imposto sobre os Produtos Petrolíferos. CDS notou que Governo "mentiu" ao prometer neutralidade nesse imposto.
Impostos

Estado teve ganho de 250 milhões nos combustíveis

385
As contas dos técnicos do Parlamento mostram que a cobrança adicional no imposto petrolífero mais do que compensou a perda da receita em IVA. Em 2016, o Estado teve um ganho fiscal de 250 milhões.
Orçamento do Estado

Governo não mudará preço da gasolina este ano

125
O Governo vai deixar este ano de fazer a reavaliação trimestral do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), ao contrário do que aconteceu em 2016.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Preço do gasóleo cai um cêntimo

151
O Governo baixou o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos no gasóleo. Descida de um cêntimo vai ter impacto no preço final.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Imposto. Governo "dá" 1 cêntimo na gasolina

148
Ministério das Finanças manteve o imposto petrolífero, apesar das contas apontaram para um aumento de um cêntimo na gasolina. Decisão é justificada pelo maior nível de tributação deste combustível.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Gasóleo profissional. Governo avisa petroliferas

O governo não vai criar um gasóleo com desconto para o transporte de mercadorias para que as petroliferas aumentem as suas margens, avisou o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

ACP: "Quem 'empocha' seriamente" é a Galp

O presidente do ACP afirmou no parlamento que "quem 'empocha' seriamente não é o Governo, é a Galp", referindo-se às revisões trimestrais do Imposto sobre Produtos Petrolíferos.
Orçamento do Estado

Receita fiscal registada em 2015 passa para 2016

511
Uma parte da receita fiscal dos combustíveis e tabaco que foi contabilizada em dezembro, foi depois transferida para janeiro com um despacho do Governo. Em causa estão 149 milhões de euros.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Gasóleo profissional aprovado, mas só para 2017

O Conselho de Ministro aprovou proposta de lei para criar gasóleo profissional para camiões com preço igual a Espanha. Medida avança para já em quatro localidades e só será geral em 2017.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Combustível. Estado cobra mais 1,6 milhões por dia

849
Cobrança de impostos sobre combustíveis disparou. Até abril, a receita subiu 43% para mais de mil milhões. Excluindo mudança contabilística, o Estado está a cobrar mais 1,6 milhões de euros por dia.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Desconto no gasóleo pode custar até 150 milhões

102
Desconto no gasóleo profissional para transportes pesados de mercadorias pode custar até 150 milhões por ano, mas governo espera recuperar 100 milhões com o regresso dos abastecimentos a Portugal.
Fact Check

Havia margem para baixar mais o imposto?

Com aumentos de preços na casa dos 10 cêntimos, soube a pouco a descida do imposto petrolífero em apenas um cêntimo por litro. Estado ainda fica a ganhar, mas não o suficiente para descer mais o ISP.
Combustível

PSD critica "brincadeira" nos combustíveis

O PSD criticou o que diz ser uma "brincadeira" do Governo em torno do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), declarando que a descida em um cêntimo frustra a "expectativa dos portugueses e dos fiscalistas".
Combustível

Preço subiu 11 cêntimos, imposto baixa 1 cêntimo

3.115
Ministério das Finanças anunciou descida de um cêntimo no imposto sobre a gasolina e o gasóleo, três meses depois de imposto ter subido 6 cêntimos. Os preços finais subiram 11 cêntimos por litro.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Combustíveis: Governo promete revisão do imposto

O Governo comprometeu-se esta quarta-feira a rever trimestralmente o valor imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (ISP) em função da variação do preço do petróleo.
Gasóleo

Camiões em marcha lenta contra subida do imposto

Mais de 2.000 empresas de transporte de mercadorias, com cerca de 15 mil camiões, vão realizar na quarta-feira uma marcha lenta contra o aumento do imposto sobre os combustíveis.
Orçamento do Estado

Quando desce o imposto sobre os combustíveis?

591
Caso se mantenha a tendência de recuperação do preço do petróleo, os portugueses ver-se-ão muito rapidamente confrontados com máximos históricos no preço dos combustíveis que têm de suportar.
Combustível

Gasolina. Portugal tem 2ª maior carga fiscal da UE

148
Um estudo da Deloitte, que incorpora o poder de compra, conclui que a carga fiscal da gasolina portuguesa é a segunda maior na União Europeia. O gasóleo nacional tem o 5º nível de impostos mais alto.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Transportadoras querem impostos diferentes

As transportadoras rodoviárias de mercadorias pedem uma maior diferenciação no Imposto Único de Circulação (IUC) entre o transporte particular e o profissional, através de uma penalização do particular, para compensar o aumento do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP).
Fact Check

Fact check. Combustíveis, impostos e promessas

538
Começou por ser uma medida de "neutralidade fiscal": imposto subia para compensar menos receita no IVA. Mas já é mais que isso. Descida só se o Estado não perder. Benefícios fiscais ainda não há.
Orçamento do Estado

Subida do imposto apanha de surpresa petrolíferas

O aumento do imposto sobre os combustíveis, em vigor esta sexta-feira, apanhou de surpresa petrolíferas e consumidores. Governo antecipa medida do Orçamento do Estado para cobrar mais receita.
Orçamento do Estado

Poluição, rendimento e fiscalidade verde

292
Ao poluirmos um pouco mais poderíamos diminuir o desemprego e aumentar o rendimento mais depressa, sem por isso sacrificarmos grandemente nem a saúde dos portugueses, nem a qualidade ambiental.
Orçamento do Estado

Combustíveis e TSU. Pedras no sapato da esquerda

252
O Governo tem ouvido críticas pelo aumento do impostos sobre os combustíveis e sobre a não descida da Taxa Social Única para os trabalhadores mais pobres. Partidos da esquerda querem mais. PS, também.
Orçamento do Estado

PwC. Consumidores e empresas penalizados

371
No Orçamento do Estado para 2016, são outros impostos sobre o consumo a assumir o papel principal que, noutros anos, foi desempenhado pelo IVA. A análise da consultora PwC.
Orçamento do Estado

Imposto volta a subir. Culpa é do petróleo barato

8.521
A descida do preço do petróleo e o impacto negativo na receita do IVA cobrado nos combustíveis servem de mote a novo aumento do imposto. É o maior em mais de uma década e vai travar baixa dos preços.
Energia

Combustíveis aumentaram 3 a 4 cêntimos

Tal como antecipado, o preço médio dos combustíveis aumentou quatro cêntimos no gasóleo e 3,2 cêntimos na gasolina no primeiro dia de 2015. É o resultado da subida do imposto petrolífero
Economia

Um quinto das seguradoras aquém das novas regras

Quase 20% das empresas seguradoras portuguesas não cumprem ainda as novas regras de solvência que vão entrar em vigor em 2016. ISP recomenda empresas a diversificar as carteiras de ativos.
Comissão de Inquérito BES

Salgado na mira: as suspeitas dos reguladores

A par da justiça, também os três reguladores já têm em curso várias investigações a Salgado e sua administração. Coimas podem ir até até cinco milhões de euros por condenação.
Comissão de Inquérito BES

Penhor sobre Tranquilidade feito à revelia do ISP

O Instituto de Seguros de Portugal não foi informado de que a Tranquilidade tinha sido dada como penhor. O ISP poderia ter avisado o Banco de Portugal que a seguradora nunca poderia valer 700 milhões
Economia

Inquérito ao BES ouve sete pessoas em três dias

O primeiro dia será dominado pelo Banco de Portugal, com três responsáveis e serem ouvidos. Seguem-se os presidentes do ISP e CMVM na terça. Quarta é a vez de Teixeira dos Santos e Maria Luís.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site