771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Liberalismo

Reforma do Estado

Além da Economia: 5 mil milhões de oportunidades

Portugal está diante de uma oportunidade única de transformação que, pela primeira vez, vai permitir focar na eficiência dos serviços públicos e assim diminuir os impostos e aumentar o poder de compra
Liberalismo

As perigosas ideias “aventureiras” liberais 

Esta ideia «correta» da paz e do sossego que aparece se o Estado tomar conta de tudo encosta-nos, enquanto sociedade, à parede.
Liberalismo

O liberalismo como ideia de governo

É possível que os partidos portugueses troquem o socialismo, a social-democracia e o populismo  pelo liberalismo, enquanto ideia que abarca várias tendências, seja social, conservadora ou económica.
Liberalismo

A Grande Aldeia – Passar para a Frente

A atitude do Estado tem de mudar, para passar a ser, não um agente de perseguição e punição, mas um parceiro no cumprimento de obrigações.
Oficina da Liberdade

Se isto é um liberal?

A grande maioria das pessoas não deixou de ser socialista. Simplesmente não querem ser lembradas disso e preferem que as chamem por outro nome.
Liberalismo

O que é isso de “ser liberal”?

Ser liberal não é “ser de direita”. Esta dicotomia do espectro político clássico não traduz a verdadeira abrangência do que é “ser liberal”.
Argentina

Milei: um moderado que não propõe nada de novo

Nenhum dos princípios que Milei defende é radical, pelo contrário. São princípios que permitem às nações crescerem e prosperar, nutrindo uma classe média avessa a radicalismos e amante da democracia.
Argentina

Argentina: está tudo doido ou nem por isso?

O cabelo e a quantidade de palavrões que usa corporizaram uma série de propostas “revolucionárias”. Milei precisa de um discurso mais frugal para conseguir governar e dar estabilidade à Argentina.
Argentina

Os socialistas e o medo da mudança na Argentina

É Milei um liberal? Infelizmente não será. Um liberal não proporia revogar a interrupção voluntária da gravidez nem o direito à eutanásia. Mas é pior ou melhor do que os candidatos seus adversários?
Política

O regresso de Miguel Morgado à Academia Observador

O professor e ex-deputado está de volta para falar sobre o Liberalismo.
Liberalismo

O país que a IL quer construir

Imaginem um Natal com a nossa família em que o tema central não seja para onde vamos emigrar no próximo ano ou a degradação completa dos nossos serviços e instituições.
Oficina da Liberdade

Por aqui, a Liberdade não avança

A Direita vergonhosa e cobardemente evita posicionar-se sobre o fenómeno Milei e refugia-se em epítetos difamatórios que ilustram a sua néscia preguiça intelectual e o seu oportunismo táctico.
Argentina

Milei, o anti Gramsci

A vitória de Milei permitiu lançar a semente da batalha cultural. O liberalismo puro vai fazer parte do jogo. Acabou o pensamento único que classifica tudo o que é diferente de extrema-direita.
EFACEC

A Efacec e o regresso do Estado à economia

É verdade que os governos tendem a fazer asneiras quando salvam empresas. Mas desta vez pode ser diferente. Porque a Efacec é diferente e os ventos estão a favor do intervencionismo.
Liberalismo

Política fiscal e crises económicas

O que as sucessivas crises deixaram muito claro é que o modelo socialista só sobrevive com permanentes ajudas. Que seria de nós sem a bazuca dos liberais do centro e norte da Europa? E mesmo assim!
Liberalismo

A tragédia do liberalismo

Não se deve esquecer princípios liberais fundamentais como o de as instituições e as regras sociais legadas pelas gerações anteriores serem cruciais para a autodisciplina e para uma vivência pacífica.
Liberalismo

Socialismo ou Liberalismo? Social-democracia!

A mentira de que o Governo de Passos Coelho tinha características neoliberais parece ter entrado na cabeça de muitos militantes do PSD. Reduzir a obesidade mórbida do Estado não significa ser liberal.
Iniciativa Liberal

Eis o Liberalismo

Se a Iniciativa Liberal é de facto um partido de ideias e não de pessoas, os seus princípios e valores estarão agora em jogo.
JMJ 2023

JMJ: o que pensam os liberais católicos?

 O liberalismo é, e tem de ser, muito mais do que a redução da carga fiscal ou a liberdade individual. Menosprezar a importância que as JMJ assumem na valorização da pessoa humana é um erro.
Liberalismo

O futuro dos Açores é liberal

A Estónia conseguiu o milagre de em 2000 contar com cerca de 33% do PIB per capita  que se registava em Portugal, para em 2021 se encontrar 12% à sua frente.
Liberalismo

Adam Smith era de esquerda?

Smith ter-se-ia mostrado bastante cético se visse como hoje os governos da Europa e dos EUA estão a intervir cada vez mais na economia e os políticos cada vez se acham mais espertos do que o mercado.
Liberalismo

Pelo liberalismo 

A solução que preconizo? Aproveitando a oferta partidária existente da direita ao centro-esquerda (do Chega ao PSD), criar ou fortalecer a difusão dos ideais liberais no seu interior. 
Ensaios do Observador

Morte do Ciudadanos: vidas efémeras do liberalismo

Em Espanha, o padrão parece imutável desde o século XIX: desentendimentos, egolatrias e erros iliberais impuseram a projectos políticos promissores uma vida efémera. Ensaio de Diogo Noivo.
Parlamento

"Bloco central é credível para os portugueses"

Para Augusto Santos Silva, o sistema eleitoral português tem registado uma lógica de alternância, que se faz ao centro e não nos seus extremos. A 2.ª figura do Estado enalteceu o liberalismo do PS.
Direto ao Assunto

IL. Ideologia de género foi "gota de água"

14 militantes da Iniciativa Liberal vão defiliar-se. "Estão a condicionar a liberdade individual", diz Mariana Nina, uma das militantes de saída do partido. "O rumo do partido não é o liberalismo".
Liberalismo

Normandos, confusões e liberalismos

A esquerda marxista quer libertar os povos do capitalismo, a direita reacionária quer libertar os povos da influência globalista. O impulso e a vontade para “libertar” vendem politicamente.
Iniciativa Liberal

Last call: A Bonis Bona disce

Os liberais perceberam que a génese do seu movimento está em perigo se se teimar em não assimilar o liberalismo no seio de um partido liberal.
Eutanásia

Eutanásia, uma visão liberal

A autodeterminação é um direito fundamental. O direito à eutanásia não deve ser referendado. A sua legalização deve ser decidida pelo parlamento, com base na lei fundamental e nos valores do país.
Iniciativa Liberal

A IL e as suas agitadas convenções

Será que para esses «liberais» o wokismo, reconhecidamente iliberal e anti-universalista, não é considerado uma das muitas ameaças existentes à igualdade de direitos e às liberdades do indivíduo?
Relações Internacionais

O liberal que saiu do frio

Ikenberry quis dizer-nos que de um lado está um sistema liberal, e do outro, um sistema autocrático, cuja formação depende de critérios geográficos e é dominada por pulsões imperiais.
Iniciativa Liberal

Liberalismo popular

Quero poder dizer à Maria, à Raquel e ao Manuel que temos respostas concretas para os seus problemas, quero que a nossa IL chegue a todos os portugueses, de todos o país, todas as idades e rendimentos
Liberalismo

Fundamentação ética de um Liberal Clássico

Ser Liberal Clássico implica a aceitação do outro enquanto Ser Humano único que procura a felicidade, e que os limites são apenas relativamente aos que tentam impor os seus quadros morais aos demais.
Democracia

(n)A Democracia da Obediência

Passámos da obediência ao chefe do regime para a obediência ao líder partidário. Ambas são corrosivas e indesejáveis em democracia.
Perceber a História

República: como caiu o regime?

As diferentes fações e caminhos que surgiram depois de 1910 levaram ao fim da I República. O historiador Rui Ramos explica como se criaram as condições para o salazarismo – e para o Estado Novo.
Desigualdade

Desigualdade e o liberalismo económico

Países com maior índice de liberdade económica tendem a ser menos desiguais. O aumento de rendimentos é impulsionado pela liberdade económica e tendencialmente conduz a uma redução das desigualdades.
Liberalismo

Liberalismo de Estado

Às vezes parece que a IL nos quer libertar de tudo o que não lhe compete, nem tem poder para isso, nem está nas suas mãos. Se a IL não servir para nos libertar do Estado, então serve para quê?
Perceber a História

República: podia ter sido diferente?

Em 1917 Sidónio Pais anunciou a restauração da “república generosamente proclamada em 5 de Outubro e miseravelmente atraiçoada por uma casta política”. O historiador Rui Ramos explica o que se seguiu.
Iniciativa Liberal

O dilema liberal do ovo e da galinha

Se, ao contrário do que muitos militantes da IL acreditam, já havia em Portugal liberais, a própria IL, em muitos aspetos, está longe de poder ser considerada um depositário fiel do que é ser liberal.
Perceber a História

República: uma guerra civil permanente

O confronto entre radicais e conservadores agudizava-se. Os “traidores à república” passaram a ser “traidores à pátria” e Afonso Costa era visto como “um tirano à latino-americana”, escreve Rui Ramos.
Perceber a História

República: a autocracia de um partido

Com direita republicana derrotada, os direitos dos cidadãos foram sendo mais apertados pelo governo de Afonso Costa, escreve o historiador Rui Ramos. As diferenças ideológicas vincavam-se a cada dia.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos