Macroeconomia

Orçamento do Estado

"Cenário económico é confortável e risonho"

Dois economistas afirmam que o cenário previsto pelo governo no OE 2018 não é demasiado otimista, mas sim razoável. Ainda assim, acreditam que o ajuste orçamental devia ser superior.
Crescimento Económico

O problema do excesso de sucesso (na economia)

114
Há riscos no excesso de optimismo como no excesso de pessimismo. Um sublinhado do FMI que se aplica bem à economia portuguesa.
Fundo Monetário Internacional

Portugal cresce 2,5% este ano, mas trava em 2018

Fundo Monetário Internacional mantém a revisão em alta das projeções de crescimento de Portugal para 2017 e 2018. No entanto, volta a esperar uma travagem para o próximo ano.
Prémio Nobel

Especial/ Nobel. Porque fazemos o que é mau para nós?

1.038
Richard Thaler, norte-americano distinguido com o Nobel da Economia esta segunda-feira, é um académico que dedicou a carreira a mostrar a razão por que as teorias económicas falham tantas vezes.
Economia

Atenção ao regresso da dívida

3.795
O endividamento está de volta. É preciso lembrar erros cometidos na primeira década do século XXI, pois a festa está boa. A dívida não desaparece. É com ela que os países caem nas mãos dos credores.
Brasil

Brasil com maior défice de sempre no 1º trimestre

As contas do Governo do Brasil registaram um défice de 56 mil milhões de reais (15,2 mil milhões de euros) de janeiro a junho, o pior resultado desde 1997.
Fact Check

Fact Check/ Está a haver "criação de confiança" no país?

Há uma "decisiva criação de confiança nos agentes económicos", diz Costa. A "confiança dos consumidores está nos máximos de sempre e o clima económico está em máximos dos últimos 15 anos". É assim?
Universidade Católica

"Inequívoca recuperação cíclica" na economia

Laboratório de previsões económicas da Católica, o NECEP, prevê um crescimento de 2,7% da economia em 2017, o crescimento mais intenso desde 2000 e superando os 2,5% observados em 2007.
UTAO

UTAO estima que economia pode crescer 2,5%

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental estima que, se o crescimento económico dos próximos trimestres for em linha com o projetado pelo Governo do Programa de Estabilidade, o PIB cresça 2,5% este ano.
Entrevista

Especial/ "Fico fascinado com o país que Portugal se tornou"

1.468
Economista Kenneth Rogoff tinha 22 anos quando, em Portugal, trabalhou com Silva Lopes – "um homem maravilhoso". Um dia, Silva Lopes riu-se na sua cara e, hoje, Rogoff já percebeu porquê.
Moçambique

Moçambique. Crescimento revisto em alta

A economia moçambicana cresceu 3,8% no ano passado, prevendo uma expansão económica de 2,9% no primeiro trimestre deste ano face ao período homólogo de 2016.
União Europeia

Olhos de Almada, ou uma história de procedimentos

Hoje, ao contrário do que escreveu Almada em 1917, os portugueses possuem qualidades suficientes para sustentar essa civilidade, essa modernidade. Conseguimos fazer. Queremos ser um povo completo.
Macroeconomia

PIB revisto em alta: economia cresceu 2%

464
Os dados do INE divulgados hoje confirmam revisão em alta do crescimento da economia: PIB cresceu 2% no quarto trimestre do ano passado. Taxa de desemprego é a mais baixa desde março de 2009.
Orçamento do Estado

Especial/ "Há sempre tentativas de retratar divisões"

Em entrevista ao Observador, o vice-presidente da Comissão Europeia garante união nas decisões e pede mais reformas a Portugal. Deixa elogios e garante que os países têm margem para fazer escolhas.
Macroeconomia

Quanto cresceu a economia? INE responde hoje

O INE divulga hoje o valor do crescimento da economia portuguesa em 2016. Comissão Europeia e economistas contactados pela Lusa estimam uma subida do PIB de 1,3%.
Economia

Gestores defendem aumento do salário mínimo

Gestores inquiridos para o Barómetro de dezembro da Acege defendem, na sua maioria, o aumento do salário mínimo. O Brexit e o resultado do referendo em Itália vão travar a economia.
Macroeconomia

Um bom trimestre: com ou sem aviões. E 2017?

Depois das medidas do último ano, Portugal está ainda mais exposto a choques externos. Se o “mundo mudar” e as yields subirem ainda mais, a “culpa” não será só da conjuntura externa.
Fundo Monetário Internacional

FMI pede mais medidas a Portugal. 900 milhões

370
Fundo Monetário Internacional pede mais medidas de consolidação orçamental em 2017 em áreas como salários, pensões e saúde. E alerta para risco de espiral negativa vinda da banca, economia ou défice.
Leilão De Dívida

Portugal emite mil milhões de euros em dívida

Portugal emitiu mil milhões de euros em obrigações a cinco e a 10 anos, conseguindo uma taxa de juro ligeiramente mais baixa na emissão de maturidade mais longa.
Economia

INE revê em alta: Economia cresceu 0,3%

750
O INE reviu em alta o crescimento da economia portuguesa no segundo trimestre do ano de 0,2% para 0,3%, face à estimativa que deu a conhecer a 12 de agosto. Em termos homólogos cresceu 0,9%.
PSD

Políticas do PS vão levar a "penoso ajustamento"

503
Maria Luís Albuquerque já viu este filme: aposta no consumo já foi testada e só resulta no aumento das importações. Numa aula dada a jovens do PSD, ex-ministra recusa falar na sucessão de Passos.
Governo

O plano macroeconómico do PS e a realidade

1.522
António Costa está a cumprir perante as suas clientelas políticas mais poderosas e os partidos de extrema-esquerda mas, para o fazer, está a falhar os objectivos que o próprio PS delineara para o país
Macroeconomia

PIB alemão cresceu 0,4% no segundo trimestre

O Produto Interno Bruto alemão registou no segundo trimestre do ano um crescimento de 0,4 por cento em relação aos primeiros três meses de 2016 informou hoje o Gabinete Federal de Estatística.
Empresas

Empresas públicas influenciam cada vez mais rating

Financiamento das empresas públicas com garantias do Estado influencia cada vez mais a avaliação dos 'ratings' dos países emergentes, como Brasil e Moçambique.
Moçambique

FMI foi “complacente” com Moçambique

O economista e coordenador de investigação do Instituto de Estudos Sociais e Económicos de Moçambique critica o Fundo Monetário Internacional e diz que agora o país é alvo de “descrédito e chacota".
Economia

Stiglitz. Austeridade? Um fracasso para Portugal

984
A austeridade fiscal foi um fracasso para a economia portuguesa, disse o Nobel da Economia. A baixa perspetiva de crescimento da economia portuguesa é uma "calmaria antes da tempestade".
Economia

FMI pede plano B mundial para a economia crescer

252
O crescimento é demasiado lento há demasiado tempo e por isso não há mais margem de erro, defende o FMI. Para Portugal mantêm-se as previsões de há 11 dias, com menos crescimento: apenas 1,4% em 2016.
Economia

Portugal produziu mais do que gastou em 2015

1.105
Capacidade líquida de financiamento da economia foi de 1,1% do PIB em 2015, informou esta quinta-feira o INE. Resultado seria ainda mais positivo se não fosse o efeito Banif.
Comissão Europeia

Bruxelas anuncia hoje decisão sobre desequilíbrios

Portugal e outros Estados-membros vão conhecer hoje a decisão da Comissão Europeia em relação aos procedimentos a adotar por causa dos desequilíbrios macroeconómicos.
Macroeconomia

Portugal regressa aos mercado com dois leilões

Portugal vai regressar aos mercados na quarta-feira com dois leilões de Obrigações do Tesouro, com um montante global até 1.250 milhões de euros.
Macroeconomia

Carlos Moedas: o relatório da CE é "positivo"

O Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação considerou hoje que o relatório da Comissão Europeia sobre os desequilíbrios macroeconómicos em Portugal faz uma apreciação positiva do caminho que o país tem seguido para os corrigir.
Orçamento do Estado

CES alerta para riscos elevados do Orçamento

O Concelho Económico e Social alerta para os riscos elevados de concretização e de conciliação do cenário macroeconómico do OE 2016 com os objetivos de consolidação orçamental.
Orçamento do Estado

Marcelo e Centeno: a relação deles começou agora

153
Marcelo Rebelo de Sousa e Mário Centeno encontraram-se segunda-feira. Os dois homens nunca se conheceram e o Presidente eleito, como comentador, era parco nas palavras sobre o ministro das Finanças
Orçamento do Estado

Mário Centeno reafirma que carga fiscal vai descer

264
O ministro das Finanças reafirmou hoje, em Faro, que a carga fiscal vai diminuir em 2016, contrariando as acusações feitas pelos partidos de Direita de um aumento do peso dessa receita sobre o PIB.
Consumo

DECO exige maior prazo para e-fatura

A DECO quer extensão do prazo de validação das faturas, apelando ao Ministério das Finanças que crie as "condições necessárias" para ajudar os contribuintes a cumprir as suas obrigações fiscais.
Economia

INE deve confirmar crescimento de 1,5% em 2015

O INE deve confirmar que a economia portuguesa cresceu 1,5% em 2015, em linha com o previsto pelo Governo e antecipado por analistas contactados pela agência Lusa.
Fundo Monetário Internacional

Sem reformas nem perdão, Grécia pode sair do euro

215
FMI reiterou o aviso de que "os medos sobre a saída da Grécia do euro vão ressurgir" se não for aplicado um "sólido e credível" plano de reformas, complementado com o alívio da dívida.
Orçamento do Estado

Schäuble: Mercados já estão a ficar nervosos

1.276
Ministro das Finanças da Alemanha diz que Portugal tem de continuar a trajetória de ajustamento e que pode ser muito perigoso para o país se der a impressão que quer recuar nesse caminho.
Orçamento do Estado

Eurogrupo discute hoje o Orçamento português

Os ministros das Finanças da zona euro vão discutir, em Bruxelas, o plano orçamental português para 2016, à luz da opinião da Comissão Europeia, que na semana passada aprovou o documento.
Exportações

Exportações subiram 3,6% em 2015

As exportações portuguesas aumentaram 3,6% em 2015, face ao ano anterior, ao passo que as importações subiram 1,9% no último ano, determinando uma taxa de cobertura de 82,9%, revelou o Instituto Nacional de Estatística.
Orçamento do Estado

UTAO: Despesas com pessoal aumentam sem explicação

1.624
Mesmo retirando custo da devolução dos salários, despesa com pessoal aumenta face ao que o Governo previa há duas semanas. Há mais de 300 milhões de euros de aumento por explicar, diz a UTAO.
OCDE

Taxa de desemprego da OCDE desce para 6,8% em 2015

A taxa de desemprego nos países da OCDE terminou em 2015 em 6,8%, menos 0,6 pontos percentuais do que em 2014 e que se traduz num total de 41,4 milhões de desempregados, indicou a organização.
Orçamento do Estado

Eurogrupo discute orçamento português quinta-feira

Os ministros das Finanças da zona euro discutem quinta-feira, em Bruxelas, o orçamento português, depois da luz verde de Bruxelas na sexta-feira passada, após intensas negociações com o Governo.
Comércio Externo

Exportações alemãs subiram 6,4% em 2015

As exportações alemãs aumentaram para 1,1958 biliões de euros em 2015, mais 6,4% do que no ano anterior, superando assim o valor máximo de sempre de 2014.
Orçamento do Estado

Défice excessivo? Só terminará em 2017

O secretário de Estado do Orçamento, João Leão, admitiu que o Governo tem dúvidas de que Portugal saia do Procedimento por Défices Excessivos (PDE) este ano, garantindo que isso acontecerá, "sem dúvida", em 2017.
Orçamento do Estado

Centeno: "Temos de ser muito, muito exigentes" - como aconteceu

732
Em entrevista à SIC, o ministro das Finanças fez o rescaldo da apresentação do Orçamento. Disse que sabe que terá de cumprir o Procedimento por Défice Excessivos e por isso vai monitorizar as contas.
Orçamento do Estado

Santos Silva "muito confiante" com ok de Bruxelas

O ministro dos Negócios Estrangeiros manifestou-se, em Amesterdão, "muito confiante" relativamente ao parecer da Comissão Europeia sobre o projeto de plano de Orçamento.
Orçamento do Estado

IVA. Saber se é pai paga como produto de luxo

100
O Fisco determinou que os testes de paternidade e de perfil genético e os diagnósticos a animais de estimação são sujeitos a tributação em sede de IVA, à taxa de 23%, não beneficiando de qualquer isenção daquele imposto.
Orçamento do Estado

Bruxelas prevê défice bem maior: 3,4% este ano

389
Novas previsões contando apenas com o Esboço do Orçamento apontam para menor crescimento económico e um défice superior ao previsto pelo Governo, mas a grande diferença está no défice estrutural.
Governo

IRS. Tem mais uns dias para apresentar declarações

O Governo prolongou até ao dia 19 de fevereiro o prazo para a entrega, em sede de IRS, das declarações relativas aos encargos com rendas, saúde, formação e educação e com lares, "sem quaisquer acréscimos ou penalidades".
Futuro da Grécia

Grécia. Credores avaliam 3.º resgate

Os representantes das instituições credoras da Grécia começam em Atenas a primeira revisão do terceiro resgate, com vastos assuntos ainda pendentes e a revolta na rua contra o décimo primeiro pacote de cortes.
Juros

Tem Euribor a 3 e 6 meses? Renda baixa 6€ este mês

Os clientes com empréstimos à habitação indexados à Euribor a três e seis meses vão pagar menos pela prestação da casa ao banco a partir de fevereiro, poupando mais de seis euros em ambos os casos.
Dívida Pública

Dívida pública aumentou 5,3 mil milhões em 2015

138
A dívida pública caiu no último mês do ano mesmo com a operação do Banif porque o Estado recorreu aos seus depósitos para pagar a operação, mas no balanço anual cresceu 5,3 mil milhões.
Orçamento do Estado

OE. Ainda há "grandes diferenças", diz Bruxelas

308
A Comissão Europeia diz que ainda há "grandes diferenças" nas discussões com o Governo português sobre o projeto de Orçamento de Estado para 2016. A discussão será terça.
China

China. Há 3 anos que produção não era tão baixa

O índice de produção industrial na China continuou a descer em janeiro para 49,4 pontos. Este é o nível mais baixo dos últimos três anos.
Preços

Taxa de inflação sobe para 0,4% na zona euro

A taxa de inflação homóloga na zona euro subiu 0,2 pontos percentuais para os 0,4% em janeiro, face a dezembro de 2015, segundo uma estimativa rápida hoje divulgada pelo Eurostat.
Energia

Petróleo. Resgate para países afetados? 

O FMI e o Banco Mundial preparam um empréstimo de 4 mil milhões de dólares que pode ser o primeiro de uma série de resgates financeiros a países afetados pelo petróleo barato.
Rating

Fitch. Rating só sobe se houver empenho no défice

Fitch alerta que só vai melhorar o 'rating' de Portugal quando estiver "confiante de que as autoridades estão empenhadas" em cumprir os objetivos orçamentais.
Juros

Países lusófonos: duplicaram juros da dívida

Os juros exigidos pelos investidores para transacionarem dívida pública dos países lusófonos estão mais caros. Baixo preço do petróleo, abrandamento chinês e dólar mais caro explicam.
Banco Central

Fed mantém taxas de juro inalteradas

A Reserva Federal norte-americana decidiu hoje manter inalteradas as taxas de juro de referência, entre os 0,25% e os 0,50%.
Mundo

Crescimento da Alemanha revisto em baixa para 1,7%

O Governo alemão reviu o crescimento do PIB para 1,7% em 2016, idêntico ao alcançado em 2015 e ligeiramente abaixo da anterior estimativa do executivo, de 1,8%.
Orçamento do Estado

Troika avalia reversão da austeridade

107
A primeira missão da 'troika' com o Governo PS termina na próxima semana. Em avaliação estará a reversão de medidas de austeridade, apesar dos pedidos de cautela do FMI e de Bruxelas.
Orçamento do Estado

Maria Luís."Também gostaria de receber sobretaxa" 

207
Ex-ministra considerou que a ausência de devolução em crédito fiscal, nem sequer parcial, da sobretaxa de IRS paga pelos portugueses ao longo do ano passado é uma desilusão.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site