Macroeconomia

Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre em terreno positivo

A Bolsa de Lisboa abriu, esta segunda-feira, com o principal índice (PSI20) a subir 0,08%. A Sonae Capital liderou os ganhos e avançou 7,13% para 1,05 euros por ação.
Mercado Imobiliário

Preços das casas. Portugal com 3ª maior subida

Entre junho e setembro últimos, os preços das habitações subiram, em termos homólogos, 4,1% na zona euro e 4,6% na UE. A quarta maior subida foi observada em Portugal (3,5%).
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre em terreno positivo 

A Bolsa de Lisboa abriu com o principal índice PSI20 a subir 0,26%, depois de na quarta-feira a subida ter sido muito ligeira -- 0,09%. O BCP liderou as subidas, seguido da Jerónimo Martins.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a subir

A Bolsa de Lisboa abriu, esta quarta-feira, em terreno positivo, depois de na terça-feira o PSI20 ter encerrado com uma descida de 0,13% para 5.613,58 pontos.
Economia

CFP prevê défice abaixo de 1,4%

Num relatório divulgado pelo Conselho de Finanças Públicas, este antecipa "um défice interior a 1,4% do PIB no conjunto de 2017", valor que, para o Governo já ponto assente.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa em terreno positivo

O principal índice (PSI20) estava esta terça-feira a subir 0,02%, depois de na segunda-feira ter fechado no vermelho pela terceira sessão consecutiva, ao recuar uns ligeiros 0,04%.
OCDE

OCDE manteve perspetiva de "crescimento estável"

Segundo os indicadores divulgados pela OCDE, que sinalizam possíveis alterações no ciclo económico nos próximos seis a nove meses, a média dos países membros subiu em novembro para os 100,2 pontos.
Wall Street

Bolsa de Wall Street termina em forte alta

Os três principais índices da Bolsa de Wall Street, Dow Jones industrial, S&P 500 e Nasdaq, atingiram recorde, esta sexta-feira, ao subirem para novos máximos de sempre.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa encerra em terreno negativo

O principal índice da Bolsa de Lisboa, PSI20, encerrou esta sexta-feira em terreno negativo. Os CTT lideraram as quedas enquanto a Jerónimo Martins se destacou nas subidas.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa encerra em terreno negativo

O principal índice da Bolsa de Lisboa, PSI20 recuou 0,24%. Das 18 bolsas europeias cotadas, que integram o PSI20, 11 desceram e sete subiram. As bolsas terminam assim sem uma tendência definida.
Orçamento do Estado

Governo gastou um terço da "almofada financeira"

Segundo a Unidade Técnica de Apoio Orçamental, dos 968,6 milhões de euros da almofada financeira de segurança estimada para 2017, o Governo usou 332,7 milhões de euros nos primeiros 11 meses de 2017.
Bolsa de Lisboa

PSI20 encerra com ligeira subida

Valorização de 1,58% da Galp apoiou o encerramento do principal índice da Bolsa de Lisboa com ligeira subida de 0,07%. Londres subiu esta quarta-feira mas Paris e Frankfurt desceram.
Banco Mundial

Banco Mundial revê em alta crescimento global

A revisão em alta face à estimativa de crescimento de 2,8% em 2018 calculada anteriormente é impulsionada por uma atividade económica superior à prevista em 2017.
Wall Street

Bolsa de Wall Street encerra em alta

Os três principais índices da Bolsa de Wall Street encerraram esta terça-feira em terreno positivo, com o Dow Jones a subir 0,41%, o S&P 500 a avançar 0,13% e o Nasdaq a progredir 0,09%.
Economia

PSI20 a subir, com Sonae Capital a liderar

O principal índice da bolsa de Lisboa está em terreno positivo, tendo encerrado com um ganho de 0,15%. A Sonae Capital registou a maior subida, de 1,95%.
Juros da Dívida

Juros da dívida descem em todos os prazos

Os juros da dívida de Portugal estavam, esta sexta-feira, a descer em todos os prazos, alinhados com os de Espanha, Grécia e Itália. Na Irlanda os juros da dívida subiam no prazo de dois anos.
Bolsa

Bolsa do Japão abre em terreno positivo

A Bolsa do Japão abriu em terreno positivo, esta sexta-feira, com o principal índice a subir 0,49%. No mesmo sentido esteve também o índice Topix.
Emprego

Recuperação económica acentua precariedade 

Os dados mostram que a recuperação económica do país não alterou o número de contratos permanentes assinados desde 2013, que, a juntar aos baixos salários cria uma situação de precariedade.
Economia

Bolsas europeias seguem positivas

As bolsas europeias seguem em altas, esta quinta-feira, com o euro a valorizar até aos 1,2028 dólares, o seu nível mais alto em três anos.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a subir

A Bolsa de Lisboa abriu esta quinta-feira em terreno positivo, com o principal índice, PSI20, a subir 0,64%. Na quarta-feira, o PSI20 tinha encerrado em máximos, desde novembro de 2015.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem a cinco e dez anos

Os juros da dívida portuguesa estavam a subir a cinco e dez anos, esta manhã. No prazo a dois anos, os valores caminhavam no sentido inverso.
Agências de Rating

Moody's decide se sobe 'rating' de lixo em abril

A Standard & Poor's será a primeira a agência de notação financeira a pronunciar-se sobre Portugal este ano. A Moody's é a única que ainda mantém Portugal num nível de 'lixo'.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa em terreno positivo

A Bolsa de Lisboa abriu esta terça-feira em alta, depois de ter encerrado com uma subida de 0,36% na sexta-feira. O PSI20 fechou 2017 com uma valorização de 15%.
Mercados Financeiros

Especial/ Os 10 temas que vão fazer mexer a economia em 2018

Vai começar o desmame dos estímulos na zona euro e em Itália há eleições potencialmente desestabilizadoras. Também em 2018, os investidores receiam uma guerra "perigosa" com a Coreia do Norte.
Economia

Bolsas europeias seguem negativas

As bolsas europeias seguiam maioritariamente negativas. As principais estavam a transacionar entre os ligeiros ganhos de 0,02% de Madrid e as perdas de 0,10% de Frankfurt.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre em terreno negativo 

A Bolsa de Lisboa abriu a descer na penúltima sessão deste ano, depois de na quinta-feira também ter recuado. O principal índice, o PSI20, encerrou a cair 0,19%.
Estados Unidos da América

EUA. Confiança dos consumidores desce em dezembro

A média dos analistas consultados pela agência de informação financeira Bloomberg esperava que este indicador se situasse nos 128 pontos no último mês deste ano.
Défice

Défice de 2.084 milhões de euros até novembro 

Num comunicado, o Ministério das Finanças justifica que esta redução do défice se deveu a um crescimento da receita de 4,3% e a uma "contenção da despesa", que cresceu 0,8%.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa encerra em terreno negativo

A Bolsa de Lisboa encerrou em terreno negativo. A Corticeira Amorim liderou as descidas, com uma queda de 3,04%, e a Mota-Engil liderou as subidas com uma valorização de 1,66% para 3,68 euros.
Economia

Estado arrecada 37.800 milhões de euros

Segundo a síntese de execução orçamental, a receita fiscal líquida do subsetor Estado totalizou 37.766,3 milhões de euros até novembro. Nos mesmos 11 meses de 2016 somou 35.802 milhões de euros.
Preços

Especial/ Prepare a carteira. 10 coisas mais caras em 2018

533
Banco de Portugal, Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Ministério das Finanças esperam uma inflação perto de 1,5% em 2018. Saiba o que mais irá pesar no seu orçamento no próximo ano.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa encerra em terreno negativo

O índice de referência da Bolsa de Lisboa, PSI20, encerrou esta sexta-feira com uma descida de 0,24%. A Sonae SGPS liderou as perdas, com uma desvalorização de 2,23%.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa encerra em terreno negativo

A bolsa de Lisboa encerrou esta quinta-feira em queda, com o índice PSI20 a descer 0,19% para 5.396,53 pontos. A Pharol liderou as descidas e a Jerónimo Martins liderou as subidas.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa encerra em queda

A Bolsa de Lisboa encerrou esta quarta-feira em terreno negativo. A Corticeira Amorim liderou as descidas com um recuo de 3% e os CTT lideraram as subidas.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa encerra em terreno positivo

Os CTT lideraram as valorizações, pelo segundo dia consecutivo, depois de ter sido anunciada a venda definitiva dos imóveis onde funcionava a antiga sede dos correios nacionais.
Angola

Governo arrecada mais de 15 milhões em impostos

A previsão consta da proposta do Orçamento geral do Estado (OGE) para 2018, que o Governo entregou na sexta-feira na Assembleia Nacional, em Luanda.
Bolsa de Nova Iorque

Índice de Nasdaq ultrapassa os sete mil pontos

O índice Nasdaq, dominado por empresas do setor tecnológico, subia 0,97% ultrapassando pela primeira vez os sete mil pontos, na Bolsa de Nova Iorque.
Economia

Portugal paga mais mil milhões ao FMI

De acordo com a tutela, "o plano de amortizações antecipadas do FMI continuará a ser implementado no próximo ano, como previsto no programa de financiamento da República".
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre em terreno negativo

O PSI20 recuou 0,08% esta quinta-feira, depois de na quarta-feira o índice de referência da Bolsa de Lisboa ter encerrado com uma descida de 0,51%.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a subir

Esta quinta-feira, a Bolsa de Lisboa abriu a subir, depois de na quarta-feira ter encerrado com o índice PSI20 desceu 0,27%.
Economia

Especial/ Empresas "zombie" dão emprego a 14,3% das pessoas

233
São empresas em situação débil, dependentes dos bancos e incapazes de cumprirem as suas obrigações financeiras. Pré-publicação do estudo coordenado por Fernando Alexandre, da Universidade do Minho.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a cair

A bolsa de Lisboa abriu esta quarta-feira em terreno negativo, depois de ter encerrado com uma subida de 0,65% na terça-feira.
Guiné-Bissau

FMI aprova empréstimo de 1,5 milhões à Guiné

O Fundo Monetário Internacional aprovou um empréstimo de 1.575 mil euros ao governo guineense. A aprovação do programa acontece depois da quarta revisão do FMI ao desempenho macroeconómico do país.
Exportações

Importações de bens aumentam 21,4% em outubro

189
As exportações continuam a crescer, mas muito abaixo do ritmo de crescimento das importações. A culpa é da importação dos combustíveis, que cresceu 33,6% em comparação com outubro de 2016.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a subir

A bolsa de Lisboa abriu esta segunda-feira com o principal índice, o PSI20, a subir 0,19% para os 5.370,32 pontos.
Mercados Financeiros

Especial/ 2018. Ruína da bitcoin, mais 9 previsões insólitas

265
Aí está a edição de 2018 das "Previsões Insólitas" do Saxo para a economia e finanças. No ano passado, o banco previu a escalada da bitcoin – este ano poderá ser o do descalabro (e nas bolsas também).
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal a descer

Os juros da dívida de Portugal a dez, cinco e dois anos estavam na manhã desta quarta-feira a descer. Os de Itália e Grécia também desciam em todos os prazos.
Fundo Monetário Internacional

Portugal tenciona pagar 500 milhões ao FMI

O secretário de Estado das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, está convicto de que Portugal consegue pagar 500 milhões de euros ao FMI, reduzindo, assim, o custo da dívida.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a subir

A Bolsa de Lisboa abriu esta terça-feira a subir 0,09% para os 5.368,18 pontos, depois de ter encerrado na segunda-feira com uma subida de 0,24%.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre em terreno positivo

A Bolsa de Lisboa abriu esta segunda-feira a subir 0,59%, depois de na sexta-feira ter encerrado com uma descida de 0,23%
Economia

Economia portuguesa cresce no 3º trimestre

A economia portuguesa cresceu 2,5% no terceiro trimestre deste ano, segundo a estimativa rápida das contas nacionais divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Moçambique

Pagamento de dívidas depende dos credores

O primeiro-ministro moçambicano disse que o pagamento do serviço da dívida decorrente dos avales prestados pelo Governo entre 2013 e 2014 depende do diálogo em curso com os credores.
Brasil

Economia do Brasil cresce em 2018, estima OCDE

A economia brasileira deverá crescer 1,9% em 2018 e 2,3% no ano seguinte, segundo a OCDE, que também prevê que a economia global cresça 3,6% neste ano, 3,7% em 2018 e 3,6% em 2019.
Economia

OCDE prevê crescimento da economia portuguesa

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) português cresça 2,6% este ano e 2,3% em 2018 e 2019.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre em terreno positivo

A Bolsa de Lisboa abriu a subir, com o principal índice (PSI20) a subir 0,26% para os 5.276,10 pontos.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a descer

A Bolsa de Lisboa abriu esta segunda-feira em terreno negativo, com o principal índice a cair para os 5.269,65 pontos.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a cair

A Bolsa de Lisboa abriu em terreno negativo. O principal índice (PSI20) caiu para os 5.303,83 pontos.
Brexit

Brexit: empresas pedem enquadramento económico

As empresas europeias precisam de um enquadramento económico urgente, para que possam planear e trabalhar ao longo do processo Brexit. O Reino Unido deverá deixar a UE a 29 de março de 2019.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a subir

A Bolsa de Lisboa abriu esta terça-feira em terreno positivo, com o principal índice (PSI20) a subir 0,22%. Das 18 bolsas cotadas, 13 terminaram em terreno positivo e cinco desceram.
Economia

Economia volta a estabilizar

O indicador de clima económico em Portugal e o indicador de atividade económica mantiveram-se estáveis, segundo divulgações do Instituto Nacional de Estatística.
Bolsa

Bolsas europeias em baixa

As Bolsas europeias arrancaram esta semana em baixa. A Bolsa de Lisboa seguia com o principal índice, o PSI20 a cair 0,05%.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa abre a cair

A Bolsa de Lisboa abriu esta segunda-feira em terreno negativo depois de na sexta-feira ter encerrado em baixa.
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal a subir

Os juros da dívida portuguesa estavam na manhã desta sexta-feira a subir em todos os prazos, depois de terem terminado na quinta-feira num novo mínimo a cinco anos.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site