771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Juros da Dívida

Juros da Dívida

Juros da dívida portuguesa descem a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam a descer esta quarta-feira a dois, a cinco e a 10 anos, os três abaixo dos 3%. Ficam alinhados com os juros da Grécia, Irlanda, Itália e Espanha.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem a dois anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta terça-feira a subir a dois anos e a descer a cinco e a 10 anos. Os juros de Espanha, Grécia e Itália desciam em todos os prazos.
Ministério das Finanças

Estado baixou dívida e "nada deixou de ser feito"

Fernando Medina, em tom de despedida, garante que dívida abaixo de 100% não foi feita à custa do investimento. E não comenta a "antecipação" feita por Centeno – o mérito é de Costa, afirma.
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal sobem a 2, 5 e 10 anos

Cerca das 9h30 em Lisboa, os juros a 10 anos avançavam para 2,725%, os juros a dois anos subiam face à última sessão para 2,511% e a cinco anos subiam, para 2,334%.
Crise Política

Mercados. "Demissão complicou o panorama político"

Um dos bancos mais influentes no mercado de dívida pública na Europa, o Rabobank, diz que o anúncio de Costa "complica significativamente o panorama político" mas, para já, não prevê sobressaltos.
Juros da Dívida

Juros da dívida descem a dois, cinco e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam a descer esta sexta-feira a dois, a cinco e a 10 anos, tal como tinha acontecido na quinta-feira e seguem alinhados com os de Espanha, Grécia e Itália.
Mercados Financeiros

Juros de Portugal superam 3,5%, máximo desde 2017

Taxas de juro a 10 anos superaram os 3,5% pela primeira vez desde abril de 2017, um prémio de risco de um ponto percentual em relação à Alemanha. Juros de Itália já ultrapassam os 4,6%.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem a dois, cinco e dez anos

Às 8h35 em Lisboa, os juros a 10 anos avançavam para 3,362%, contra 3,360% na quinta-feira. A cinco anos, os juros também subiam, para 2,799%, um máximo desde junho de 2014, contra 2,778%.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem a 2 anos e caem a 5 e 10

Às 8h30 em Lisboa, os juros a 10 anos recuavam para 3,302%, contra 3,337% na terça-feira. Em sentido contrário, os juros a dois anos avançavam, para 2,517%.
Noticiário

14h. Subida dos juros da dívida portuguesa

Na taxa a dois anos foi mesmo a maior subida desde 2014. No prazo mais longo foi atingido o valor mais alto em mais de um mês. Ainda neste jornal, milhares aguardam recomeço dos festejos na Argentina.
Juros da Dívida

Juros da dívida caem a 2 anos e sobem a 5 e 10

Às 8h35, em Lisboa, os juros a 10 anos avançavam para 2,895%, contra 2,859% na segunda-feira. Em sentido contrário, os juros a dois anos baixavam, para 2,223%, contra 2,228%.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem a 2 anos e descem a 5 e 10

Esta terça-feira, os juros a 10 anos recuavam para 2,775%, contra 2,784% na segunda-feira. Em sentido contrário, os juros a dois anos avançavam, para 2,189%, contra 2,181% na sessão anterior.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem a dois, a cinco e dez anos

Às 8h20 em Lisboa, os juros da dívida de Portugal a 10 anos avançavam para 2,866%, contra 2,836% na terça-feira, e alinhados com os de Espanha, Irlanda e Itália.
Juros da Dívida

Juros da dívida caem a dois, a cinco e dez anos

Esta terça-feira às 8h35, em Lisboa, os juros a dez anos baixavam para 2,823%, contra 2,916% na segunda-feira, alinhados com os de Espanha, Grécia, Irlanda e Itália.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem a dois, a cinco e 10 anos

Às 8h40 em Lisboa, os juros a 10 anos avançavam para 2,999%, contra 2,959% na quinta-feira, enquanto que os juros a dois anos subiam para 2,235% e os juros a cinco anos subiram para 2,452%.
Orçamento do Estado

Oito gráficos que o Governo tem de seguir de perto

Inflação, crescimento, juros da dívida e preços do petróleo e do gás. Estes são alguns dos indicadores económicos que terão de ser acompanhados de perto pelo Governo, à medida que se executa o OE.
Boa moeda, má moeda

Risco italiano também mexe no nosso bolso

Os juros da dívida italiana subiram depois da vitória da coligação de direita radical, contaminando os custos de financiamento em vários países.
Juros da Dívida

Juros da dívida caem a dois, a cinco e a 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estão a baixar a dois, a cinco e a 10 anos. Portugal segue o mesmo rumo do que se sucede com Espanha, Grécia, Irlanda e Itália.
Juros da Dívida

Juros da dívida atinge novo máximo desde 2017

Esta segunda-feira às 08h25 em Lisboa, os juros a 10 anos avançavam, para 2,715%, contra 2,690% na sexta-feira e 3,100% a 14 de junho, um novo máximo desde agosto de 2017.
BCE

BCE comprometido em evitar a fragmentação

Vice-presidente do BCE afirmou que a instituição está empenhada em evitar a fragmentação injustificada nos mercados de dívida, depois de países como Itália e Espanha verem os prémios de risco disparar
BCE

BCE reúne-se de emergência para reagir a mercados

Com o euro muito perto da paridade face ao dólar e os juros da dívida de Itália, Portugal e outros sob pressão, BCE convocou reunião extraordinária para esta quarta-feira.
BCE

Irá BCE voltar a surpreender e subir já os juros?

Banco central reúne-se esta quinta-feira e vai anunciar o fim das compras de dívida que foram cruciais para Portugal. Subida da taxa de juro deve vir só em julho, mas o BCE já tem vindo a surpreender.
Mercados Financeiros

Portugal paga mais que o dobro em dívida a 9 anos

O Estado português suportou um custo implícito de 2,33% para emitir dívida a nove anos, mais do que o dobro do juro de pouco mais de 1% que suportou numa emissão comparável em fevereiro.
Dívida Pública

De quem é o nosso PIB?

A única vantagem que o rácio divida pública/PIB tem não é o seu rigor conceptual, é esconder a enormidade da dívida pública debaixo do PIB e ocultar a incapacidade de o Estado vir a pagar o que deve.
Mercados Financeiros

Dívida nova deixa de ser mais barata que a antiga

À boleia das compras do BCE, Portugal pôde nos últimos anos renovar dívida antiga a custos mais baixos (e, também, com prazos mais longos). Com a subida dos juros, essa folga orçamental desaparece.
Mercados Financeiros

Portugal paga juros mais altos em leilão de dívida

O Tesouro português obteve a totalidade dos 750 milhões de euros pretendidos, mas pagou juros mais elevados numa emissão com prazo de oito anos.
Agências de Rating

Fitch melhora perspetiva do "rating" de Portugal

Agência de "rating" melhorou a perspetiva (outlook) da notação de risco de crédito que atribui à República Portuguesa. Maioria absoluta cria "um quadro de maior estabilidade" governativa, diz a Fitch.
Mercados Financeiros

Com juro à beira de 1,5%, Portugal prepara emissão

O Tesouro português deverá avançar para uma emissão de dívida a 10 anos, nos próximos dias, depois de ter mandatado um grupo de bancos para gerir a operação de financiamento.
Orçamento do Estado

Os desafios do novo governo

A política económica em geral e a orçamental em particular têm de se concentrar nas famílias e nas empresas mais afectadas pela crise. Não temos dinheiro para tudo.
Mercados Financeiros

Juro da dívida supera 1,3% primeira vez desde 2020

Os juros da dívida de Portugal a 10 anos superaram a fasquia dos 1,3% a 10 anos, o que aconteceu pela primeira vez desde início da pandemia. Fed admitiu subir taxas "agressivamente".
Mercados Financeiros

Banqueiros (exceto um) ouvem BCE a travar os juros

Lagarde insiste que mercados estão errados quando preveem subidas de juros em 2022, perante uma plateia recheada pelas maiores figuras do passado e presente da banca nacional (com um grande ausente).
Economia

Evergrande falha novo pagamento de juros

A gigante imobiliária chinesa, que se encontra profundamente endividada, falhou, esta terça-feira, mais um pagamento de juros, num valor total de 148 milhões de dólares.
Mercados Financeiros

IGCP adia reembolso de 514 milhões em dívida

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública fez operação de troca que adiou 514 milhões de euros em Obrigações do Tesouro que venceriam em 2022 e 2024. Novos títulos vencem em 2028 e 2034.
BCE

BCE. "A senhora não está a retirar estímulos"

Banco central mantém taxas de juro inalteradas mas anuncia uma redução das compras mensais de dívida. Lagarde garante, porém, que não está a reduzir os estímulos à economia – é só uma "recalibração".
Juros da Dívida

Os juros da dívida portuguesa descem a dois anos

Os juros da dívida portuguesa desceram esta quarta-feira a dois anos e voltaram a subir cinco e 10 anos. Os juros mais baixos de sempre verificaram-se em dezembro do ano passado.
Economia

Juros da dívida em máximos desde junho de 2020

Às 08h35 em Lisboa, os juros a 10 anos avançavam para 0,602%, um máximo desde 15 de junho de 2020, contra 0,590% na 5ª feira, depois de terminarem em terreno negativo nos dias de 15, 11 e 8 de janeiro
Juros da Dívida

Juros mais altos já custam 80 milhões ao Estado

As taxas de juro das dívidas na zona euro estão a subir e o último pedido de empréstimo português aos mercados já vai custar mais 80 milhões do que custaria em janeiro.
Juros da Dívida

Procura de dívida passa 34 mil milhões, um recorde

Segundo o Novo Banco, "através desta emissão, Portugal poderá conseguir o feito ímpar de financiar-se a 30 anos com uma taxa de juro inferior a 1%", o que possibilita a estabilidade do financiamento.
BCE

BCE comprou mais dívida do que Portugal emitiu

Christine Lagarde anunciou, como se esperava, mais um reforço dos programas de compra de dívida pública que, em 2020, compraram mais dívida portuguesa do que a nova dívida que o Estado emitiu.
Juros da Dívida

Histórico. Portugal financia-se à borla a 10 anos

Os investidores estão a transacionar dívida no prazo de referência com juros de zero (negativos, segundo algumas fontes). Polémica no OE não chegou aos "ouvidos dos mercados", confirma um analista.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos