Juros da Dívida

Dívida Pública

Portugal põe 1750 milhões em dívida a 3 e 11 anos

Esta quarta-feira realizam-se dois leilões de Bilhetes do Tesouro com maturidades em janeiro de 2018 e setembro de 2018. A 16 de agosto, Portugal colocou mil milhões de euros em dívida.
Dívida Pública

Fora de "lixo", Portugal paga juros mais baixos

O Estado português financiou-se esta quarta-feira às taxas mais baixas desde 2015, numa emissão dupla de dívida a cinco e 10 anos. Títulos saíram com uma taxa de 2,33%. Há um mês, foi 2,79%.
Juros da Dívida

Juros da dívida a subir a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta sexta-feira a subir em todos os prazos, alinhados com os de Itália, Espanha e Irlanda. Grécia desde a dois e a dez anos e sobe a cinco.
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal a subir

Os juros da dívida portuguesa subiram durante a manhã desta quarta-feira em relação a terça-feira, alinhados com os da Irlanda. Os de Espanha estavam a cair a dois anos e a subir a cinco.
Juros da Dívida

Juros da dívida a subir a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta terça-feira a subir em todos os prazos em relação a segunda-feira. Os juros da Grécia estavam a descer a dois e dez anos e a subir a dez.
Juros da Dívida

Juros da dívida a subir a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta segunda-feira a subir em todos os prazos. Os juros a dois anos atingiram um mínimo histórico.
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal a subir a 2 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta sexta-feira a subir a dois anos e a descer a cinco e dez anos para mínimos em relação a quinta-feira.
Mercados Financeiros

Especuladores fazem juros cair para menos de 2,5%

Impacto da subida de "rating" pela Standard & Poor's é limitado, mas investidores mais especulativos já estão a posicionar-se para que também outras agências tirem a dívida de Portugal de "lixo".
Dívida Pública

Juros de Portugal descem depois de saída de "lixo"

210
Mercados estão a reagir à decisão da agência S&P, mas a descida dos juros, para já, é moderada. Juros e margem de risco continuam longe de onde estavam no início de 2015.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem a 2 anos, descem a 5 e 10

Os juros da dívida portuguesa seguiam hoje a subir a dois anos e a descer nos prazos a cinco e dez anos em relação a quarta-feira. Em Espanha, Grécia, Irlanda e Itália a tendência é de subida.
Juros da Dívida

Juros da dívida descem a 2 e 5 anos e sobem a 10

Os juros da dívida portuguesa desceram a 2 e 5 anos e subiram a 10 anos em relação a segunda-feira. Os de Irlanda, Itália e Espanha descem, os gregos sobem.
Juros da Dívida

Juros da dívida a descer a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta segunda-fiera a descer a dois, cinco e dez anos em relação a sexta-feira, alinhados com os de Itália, Espanha e Grécia.
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal em mínimos de sempre

Os juros da dívida portuguesa estavam hoje estabilizados no mínimo de sempre, de -0,075%, a dois anos e a subir a cinco e dez anos em relação a quinta-feira.
Juros

Dívida. Portugal paga juros ainda mais negativos

Portugal colocou mil milhões de euros, montante máximo anunciado, em Bilhetes do Tesouro a três e a 11 meses, a taxas de juro médias ainda mais negativas do que as dos anteriores leilões comparáveis.
PCP

PCP. Renegociação da dívida é "estratégia e atual"

142
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou que a proposta comunista de renegociação da dívida portuguesa, é "estratégica" e continua a ter "uma grande validade e atualidade".
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal a subir a 2 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta sexta-feira a subir a dois e dez anos e inalterados a cinco anos em relação a quinta-feira.
Dívida Pública

Juros em queda? Risco da dívida é o dobro de 2015

361
Estado fez nova emissão de dívida de longo prazo e as taxas saíram abaixo de 3%. Numa análise mais alongada, porém, a diferença face à dívida alemã ainda é o dobro de 2015.
Mercados Financeiros

Juros descem a 2 anos e sobem a 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam a descer a dois anos e a subir a cinco e dez anos, na manhã desta quarta-feira.
Juros da Dívida

Juros da dívida descem em todos os prazos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta terça-feira a descer a dois, cinco e dez anos, o que acontecia também com a Espanha, Itália e Irlanda, face a segunda-feira.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem a dois e dez anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta quinta-feira a subir a dois e dez anos em relação a quarta-feira e a cair a cinco anos para mínimos dos últimos 12 meses.
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal a cair para mínimos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta sexta-feira a descer em todos os prazos e a cinco e dez anos para mínimos dos últimos seis meses.
Juros da Dívida

Juros da dívida caem para mínimos a 5 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam a descer esta quinta-feira a cinco anos para um nível mínimo dos últimos seis meses e a subir a dez anos.
Marcelo Rebelo de Sousa

Juros negativos confirmam "viragem na economia"

O Presidente da República considerou esta quarta-feira que Portugal ter colocado 1.500 milhões de euros em dívida a juros ainda mais negativos "confirma a viragem na economia".
Dívida Pública

Portugal leiloa 1.500 milhões de euros em dívida

Portugal regressa hoje ao mercado para colocar entre 1.250 e 1.500 milhões de euros através de dois leilões de Bilhetes do Tesouro a seis e a 12 meses.
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal a cair

Os juros da dívida portuguesa estavam esta terça feira a descer em todos os prazos face a segunda-feira e a dez anos para mínimos dos últimos seis meses.
Mercados Financeiros

Juros a descer? É "cedo para cantar vitória"

Taxas no mercado estão nos valores mais baixos desde novembro, apesar de o BCE estar a comprar menos dívida. Commerzbank alerta, contudo, que "é demasiado cedo para cantar vitória". E explica porquê.
Moçambique

Moçambique. Juros da dívida acima de 20%

Os juros exigidos pelos investidores para negociarem dívida pública de Moçambique estão acima de 8% desde junho de 2015, segundo os dados do Fundo Monetário Internacional.
Rating

Moody's mantém Portugal no "lixo"

421
A agência de notação financeira Moody's manteve a avaliação financeira de Portugal no registo de "lixo", o que quer dizer que comprar a nossa dívida não é um investimento mas sim "ativo especulativo".
Mercados Financeiros

Zé Povinho e Moody's não fazem as pazes tão cedo

A Moody's, que volta a pronunciar-se sobre Portugal, foi a primeira, em 2011, a colocar o "rating" no "lixo". Na altura, a fábrica Bordallo Pinheiro dedicou-lhe um Zé Povinho. Que está para ficar.
Dívida Pública

Emissão de curto prazo a juros mais baixos do ano

Estado colocou 1.250 milhões de euros em dívida a 3 e 11 meses. Os custos foram negativos -- os mais negativos do ano --, o que se explica pelos prazos curtos e pelas políticas do BCE.
Juros da Dívida

Novos "benchmarks" levam juros a 10 anos para 4,3%

258
Efeito técnico explica porque as taxas de juro de Portugal estão mais elevadas. A linha de obrigações que era referência para 10 anos era a que vencia em 2026, agora passou a ser a de 2027.
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal a 2 anos em queda

Os juros da dívida portuguesa estavam esta sexta-feria a descer a dois anos e a subir a cinco e dez anos em relação a quinta-feira.
Fact Check

Fact Check/ Juros estão na média do que sempre se pagou?

131
António Costa desvalorizou, uma vez mais, a taxa de juro a que o Estado se está a financiar. Diz que as taxas não estão longe do que o Estado sempre pagou, desde a entrada na zona euro, em média.
Mercados Financeiros

Leilão. Portugal paga dobro do que pagava em junho

3.564
Portugal paga mais caro no primeiro leilão de dívida de longo prazo de 2017. No prazo mais longo, o juro foi o dobro do que se pagou em junho.
Finanças Públicas

Portugal volta a emitir dívida de longo prazo

IGCP agenda leilão duplo de dívida a longo prazo, a realizar na próxima quarta-feira. O Tesouro quer financiar-se em até 1.250 milhões de euros.
Juros da Dívida

Portugal. A "estrela cadente" do mercado de dívida

1.565
Colunista da Bloomberg diz que país está num "vortex" de dívida excessiva e que o governo não está a fazer quaisquer favores a si próprio ao renegar a austeridade e ao reverter as políticas da troika.
Juros da Dívida

Juros da dívida a 10 anos em novos máximos

628
Os juros da dívida portuguesa estavam hoje a subir em todos os prazos e a dez anos para máximos desde março de 2014.
Juros da Dívida

Os alertas vermelhos da subida dos juros

2.001
A falta de confiança em Portugal está exposta na subida dos juros. Por mais optimistas que Marcelo e Costa queiram ser, o problema cresce. E a Zona Euro não irá impedir o caminho que estamos a seguir.
Marcelo Rebelo de Sousa

"Não há motivo para alarme" com juros da dívida

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu que "não há motivo para alarme" com os juros da dívida pública portuguesa, "tirando o fator da inflação, que pesou e vai pesar".
Dívida Pública

Dívida mais cara desde antes de a troika ir embora

811
As condições finais da primeira emissão de dívida pública do ano já foram publicadas: o Estado irá pagar cerca de 4,2% a 10 anos. Há um ano, juro ficou abaixo de 3%. Foram emitidos três mil milhões.
Mercados Financeiros

Subida de juros é efeito "temporário", diz Centeno

141
Ministro das Finanças está "esperançado" de que os "ratings" vão subir, o que irá permitir atrair mais investidores para a dívida nacional. IGCP deverá avançar com emissão de dívida "a breve trecho"
Governo

Aumento dos juros da dívida é "temporário"

196
O secretário de Estado Adjunto do Tesouro e Finanças, Mourinho Félix, disse hoje em Leiria estar convicto de que a subida dos juros da dívida portuguesa, registada esta tarde, é um "movimento temporário relacionado com uma situação específica".
Estabilidade financeira

Subida dos juros da dívida é ameaça para os bancos

138
Relatório de Estabilidade Financeira mostra preocupação com o que acontecerá aos bancos caso os prémios de risco da dívida soberana subam.
Mercados Financeiros

Juros da dívida entram na "zona de perigo" da DBRS

1.405
Juros voltaram a superar a fasquia dos 3,5%, reentrando no intervalo em que o nível de preocupação da agência DBRS aumenta. A partir dos 4%, agência já disse que ficará desconfortável com o "rating".
Banco de Portugal

Especial/ Dividendos do BdP tapam défice. Qual é o perigo?

1.197
João Galamba, porta-voz do PS, diz que o aumento dos dividendos pagos pelo Banco de Portugal ao Estado é uma forma "indolor" de equilibrar as contas públicas.
Mercados Financeiros

Juros da dívida sobem para máximos de seis meses

808
Últimas declarações da agência DBRS estão a aumentar o nervosismo dos investidores em antecipação à decisão da agência de "rating" do próximo dia 21 de outubro.
BCE

BCE está a preparar desmame dos estímulos

926
Notícia da Bloomberg pode ter impacto nos juros da dívida, abalando a calma recente. Está próximo um consenso para reduzir gradualmente as compras de dívida. Juros de Portugal já estão a subir.
Juros da Dívida

Moçambique: Juros da dívida em mínimos deste crise

As taxas de juros exigidas por títulos de dívida pública de Moçambique desceram para o valor mais baixo desde a divulgação de empréstimos escondidos no valor de quase dois mil milhões de dólares.
Juros

Portugal coloca 1.830 milhões em dívida

Portugal colocou 1.830 milhões de euros em Bilhetes de Tesouro a seis meses a taxas superiores e a um ano a juros mais baixos, face aos anteriores leilões comparáveis.
Estado

Saldo da dívida direta do Estado recua 1,6%

O saldo da dívida direta do Estado recuou 1,6% em fevereiro, face a janeiro, para os 226,521 mil milhões de euros, de acordo com o boletim mensal da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública.
Mercados Financeiros

Juros aliviam mas analistas continuam preocupados

Arranque de semana positivo para as bolsas. Portugal beneficia do maior apetite pelo risco e da tranquilidade da agência DBRS. Commerzbank fala em "alívio frágil" e Morgan Stanley recomenda cautela.
Mercados Financeiros

As explicações da esquerda sobre aumento de juros

799
Os juros da dívida soberana voltaram a dar a Portugal uma semana negra. PS e Bloco atiram para instâncias europeias a responsabilidade por mercados mais instáveis.
Orçamento do Estado

Schäuble fala em "grande preocupação" com Portugal

364
Ministro das Finanças da Alemanha diz que Portugal ainda não tem uma posição suficientemente "resiliente" nos mercados, pelo que "deve fazer tudo o que possível" para acalmar os mercados.
Mercados Financeiros

Pressão continua. Juros sobem. IGCP chama bancos

573
Taxas de Portugal estão a subir 20 pontos, com Espanha e Itália a aliviar. Mesmo após a aprovação do Orçamento no Eurogrupo, a pressão continua. IGCP chama analistas de bancos de investimento.
Mercados Financeiros

Portugal (de novo) no olho do furacão. Porquê?

3.041
Orçamento aprovado por Bruxelas? Analista prefere falar em "cartão laranja" que reforça o "ceticismo" em relação ao Orçamento – por parte dos analistas e, "provavelmente, das agências de rating".
Mercados Financeiros

Juros disparam. Dia "negro" para a dívida nacional

1.189
Dívida portuguesa está vulnerável a uma vaga de aversão ao risco que está a assolar os mercados. A taxa de juro está a disparar mais de 70 pontos para quase 4,5%. Até Rajoy já comentou.
Orçamento do Estado

Gastos em juros são metade dos gastos com pensões

Estado conta gastar 15.750 milhões em pensões (velhice, sobrevivência e invalidez). O equivalente a metade desse valor será gasto em juros da dívida – 7.426 milhões, um recorde.
Orçamento do Estado

Juros da dívida descem com notícias de acordo

600
Para os investidores e para as agências de "rating", o mais importante é a sintonia (ou falta dela) entre o governo e a Comissão Europeia. Pelo menos no curto prazo.
Mercados Financeiros

BlackRock. Investidores apreensivos com Portugal

891
O risco da dívida pública nacional, medido pela diferença entre os juros de Portugal e os da Alemanha, está em máximos de seis meses. Uma das maiores gestoras de ativos está pessimista para o país.
Juros da Dívida

Juros da dívida descem. Decisão da DBRS foi alívio

Levantou-se uma "nuvem negra" que pairava sobre Portugal. A agência DBRS reiterou a sua opinião sobre a dívida de Portugal, viabilizando que o BCE continue a comprar no mercado.
Mercados Financeiros

Explicador/ Como saber se os mercados reagem ao novo Governo

127
Afinal, os "mercados" estão, ou não, a dar sinais de desconforto com Portugal? Saiba como ler os sinais dos mercados, nas semanas sensíveis do novo Governo. Não é tão difícil quanto pode parecer.
Juros da Dívida

Juros estabilizam. DBRS não deverá cortar "rating"

Taxas de Portugal estão a baixar dois pontos, o mesmo que Espanha e Itália. Analistas estão confiantes de que a DBRS não irá cortar nem o "rating" nem a "perspetiva" de Portugal.
Mercados Financeiros

Juros da dívida caem metade de Espanha e Itália

1.681
Queda do governo já era esperada pelos analistas. Ainda assim, os juros de Portugal continuam a dilatar a diferença face a Espanha e Itália e, também, face à Alemanha.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site