Pensões

Orçamento do Estado

3,6 milhões de pensões aumentadas em janeiro

Cerca de 3,6 milhões de pensões serão atualizadas em janeiro com aumentos entre 0,95% e 1,7%, segundo anunciou o Ministério do Trabalho.
Caixa Geral de Aposentações

Número de reformados CGA cai pela primeira vez 

A população de reformados e aposentados da Caixa Geral de Aposentações caiu pela primeira vez em 2016, para 482.614, acima do número de subscritores do sistema que eram 463.861.
OCDE

Brasil. Procura por pensões acima da média em 2075

O número de pessoas que vai receber pensão em 2075 no Brasil será maior do que a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.
Orçamento do Estado

Aumentos das pensões custam 600 milhões de euros

241
Aplicação da lei, atualização extraordinária deste ano e nova atualização acordada com os partidos vão meter quase 600 milhões a mais nos bolsos dos pensionistas - e tirá-los dos cofres do Estado.
Orçamento do Estado

Que pensões vão ter aumento extra?

A versão final do Orçamento do Estado que será entregue hoje no Parlamento justifica a atualização extraordinária com a necessidade de "aumentar os pensionistas com pensões mais baixas".
Orçamento do Estado

Pensões podem aumentar dez euros

Um aumento mínimo de dez euros nas reformas em 2018. Foi esta a proposta dos comunistas que o governo terá aceite, depois de o próprio primeiro-ministro ter confirmado cenário de aumento de pensões.
Pensões

Economia dá aumento real às pensões até 840 euros

438
Pela primeira vez, os pensionistas poderão vir a ter um aumento do seu poder de compra previsto na lei - congelada até 2016 -, devido ao crescimento económico superior a 2%.
Política

Presidente da República promulga oito diplomas

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou oito diplomas do Governo, incluindo o que estabelece um regime especial de acesso antecipado às pensões de velhice para os beneficiários com longas carreiras.
PCP

OE 2018. PCP resiste por mais 10 euros nas pensões

O líder comunista insistiu num novo aumento de 10 euros em todas as pensões para 2018 para recompensar as rugas de "vidas de trabalho e luta" nas caras de reformados.
Orçamento do Estado

Bloco quer aplicar taxa de rotatividade a empresas

A líder do Bloco de Esquerda defendeu a aplicação da taxa de rotatividade a algumas empresas, de maneira a incluir no OE as exigências face às pensões. Catarina Martins diz que o BE "fez as contas".
Pensões

Reformas antecipadas. PCP e BE querem (muito) mais

Governo aprovou novo regime de reformas antecipadas, mas BE e PCP querem mais. PCP quer contribuintes com 40 anos de descontos a reformar-se sem penalizações, BE quer grandes empresas a contribuir.
UGT

Reformas. UGT queria Governo a ouvir sindicatos

A UGT lamentou que o novo regime das reformas antecipadas agora aprovado abranja também os trabalhadores que descontam para a Caixa Geral de Aposentações.
Pensões

Reformas antecipadas. Novo regime custa 50 milhões

274
A partir de 1 de outubro trabalhadores com longas carreiras contributivas e 60 anos podem pedir reforma antecipada sem penalizações. Medida custa 50 milhões por ano e pode chegar a 15 mil pessoas.
Pensões

Reforma antecipada sem cortes na função pública

686
Trabalhadores do público e do privado com carreiras contributivas muito longas ou iniciadas muito cedo vão ficar isentos de cortes nas reformas antecipadas. Novas regras entram em vigor em outubro.
Bloco de Esquerda

Bloco quer lei das reformas aprovada

Catarina Martins quer que o Governo aprove até ao final do mês a lei que enquadra as reformas das pessoas com longas carreiras contributivas. A líder do Bloco defende o acesso às reformas por inteiro.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Associação de reformados critica comissões

A Associação de Pensionistas e Reformados quer que a CGD retire qualquer taxa de manutenção sobre as suas contas. A associação quer ainda acabar com o encerramento dos balcões do banco no interior.
Segurança Social

Pensões atribuídas este ano vão ser recalculadas

As pensões atribuídas este ano pela Segurança Social vão ser recalculadas, de acordo com a portaria publicada em Diário da República, que permite revalorizar os salários que servem de base ao cálculo.
Pensões

PR promulga atualização extraordinária das pensões

O Presidente da República promulgou o decreto do Governo que regulamenta a atualização extraordinária das pensões, a atribuir a partir de agosto, aos pensionistas que recebam até 631,98 euros.
Governo

Atualização de pensões para 2 milhões

144
O Governo aprovou a regulamentação da atualização extraordinária das pensões, que entra em vigor em agosto e vai abranger mais de um milhão e 900 mil pensionistas.
Brexit

Convenções protegem pensões se falhar Brexit

Existem convenções bilaterais entre Portugal e Reino Unido que podem proteger direitos como a pensão de aposentação, no caso de não haver acordo com a UE, no âmbito do Brexit.
Pensões

Pensão mínima de reforma angolana sobe 13%

A pensão mínima de reforma por velhice em Angola vai subir 13%, para 21.380,78 kwanzas (115 euros), face aos valores atualizados em junho de 2014, conforme determina um decreto presidencial.
Conselho das Finanças Públicas

CFP. Valor médio das novas pensões baixa 16%

Desequilíbrio entre o número de subscritores e de aposentados da Caixa Geral de Aposentações agravou-se. O valor médio das pensões de reforma baixou.
Demografia

Ter de mudar quase tudo, e não querer mudar nada

440
Somos um país cada vez mais envelhecido e isso tem e terá imensas consequências no nosso futuro - e também na forma como vivemos a velhice. Mas enquanto houver geringonça ninguém discutirá o problema.
Pensões

Reformas antecipadas terão corte de 13,88%

As reformas antecipadas pedidas este ano terão um corte à cabeça de 13,88%, tendo em conta os dados da esperança média de vida, de que depende o fator de sustentabilidade a aplicar àquelas pensões.
Banca

Pensão baixa? Solução está na sua casa

O Banco BNI Europa tem dez milhões de euros para crédito hipotecário inverso. Os seniores, em vez de pagarem prestações, recebem complementos mensais das pensões até à morte ou até mudarem de casa.
Poupança

Especial/ Só há dois PPR que merecem o seu dinheiro

799
Temos a lista completa de 92 PPR disponíveis aos aforradores, mas a maioria cobra muito ou rende pouco: ganharam, em média, 0,94% em 2016. Uma das nossas sugestões ganhou 10 vezes mais no ano passado.
Pensões

PCP vai insistir na reforma sem penalizações

Jerónimo de Sousa disse, na Marinha Grande, que a "proposta do Governo corrige algumas das injustiças existentes", mas ainda fica "muito aquém do que seria justo e necessário".
Segurança Social

Setor privado: antecipação da reforma por velhice

163
Face ao carácter decisivo e perene dos efeitos que a antecipação de reforma tem na vida dos contribuintes, impunha-se a este executivo uma maior transparência e delimitação das propostas apresentadas.
Pensões

Idade mínima da reforma vai subir anualmente

O acesso à reforma antecipada vai ser cada vez mais tardio, além dos 60 anos de idade. Em contrapartida, as penalizações serão menores.
Governo

Governo quer dar bónus a quem adiar a reforma

104
O Governo promete acabar com o limite de 92% da remuneração de referência para cálculo das pensões, valorizando o envelhecimento ativo, avança o Público.
Pensões

48 anos de descontos dão reforma sem penalização

11.471
Governo propõe que trabalhadores com pelo menos 48 anos de descontos para a Segurança Social e 60 anos de idade se possam reformar antecipadamente sem penalização.
Montepio

Montepio. Produtos têm rácios "confortáveis"

Ministro da Segurança Social afirma desconhecer os números mais recentes da associação mutualista Montepio. Defende autonomização do banco e diz que produtos mantém rácios de cobertura confortáveis.
Plano Nacional de Reformas

Em 2018, só poderá reformar-se aos 66,4 anos

130
A idade normal de acesso à reforma vai aumentar um mês em 2018, para os 66 anos e 4 meses, fruto da evolução da esperança média de vida.
Pensões

Cortes nas reformas antecipadas sem retroativos

O ministro da Segurança Social defende que o novo regime de reforma antecipada não vai ter efeitos retroativos nos cortes feitos por Pedro Passos Coelho, explicou ao DN.
Terceira Idade

Reformados em jornada sobre pensões e subsídios

A Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos MURPI promove uma jornada nacional de esclarecimento sobre o aumento extraordinário das pensões.
Pensões

Ministro garante pensões sem penalizações

O ministro do Trabalho garantiu que os pensionistas não vão ser prejudicados no valor das respetivas pensões este ano, apesar do montante que vão receber em janeiro ser mais baixo.
Timor-Leste

Parlamento timorense reduz pensões a ex-deputados

1.713
O Parlamento de Timor-Leste aprovou uma proposta de lei que determina a redução das pensões, entre outras regalias, até 90% do salário base mensal no caso de deputados e ex-membros do Governo.
Pensões

Generalidade dos pensionistas vai receber menos

172
As pensões até 838,44 euros serão processadas em janeiro já com o aumento em linha com a inflação, mas com os duodécimos do subsídio de Natal pagos a 50%.
Segurança Social

Idade de acesso à reforma aumenta já hoje

1.306
A idade de acesso à reforma para usufruir da pensão completa vai aumentar um mês a partir de hoje, para os 66 anos e 3 meses, fruto da evolução da esperança média de vida.
Espanha

Espanha. Maioria recebe pensões abaixo dos 707€

Mais de metade dos pensionistas espanhóis (51%) recebe menos que o salário mínimo nacional, ou seja, quase cinco milhões aufere do Estado menos do que os 707,6 euros aprovados este mês.
Pensões

Pensões de 842 euros devem ter aumento de 0,5%

De acordo com os valores da inflação divulgados esta terça-feira pelo INE, o aumento geral das pensões previsto para o próximo ano será de 0,5%. Pensões mais altas não subirão.
Pensões

Houve erros no processamentos de pensões de 2015

O Tribunal de Contas (TdC) detetou erros em processamentos de 2015 de pensões sociais e antecipadas, suscetíveis de favorecer ou prejudicar os beneficiários e, consequentemente, a Segurança Social.
Orçamento do Estado

Pensões sobem entre 6 e 10 euros em agosto

PS chumba proposta do PCP para aumentar 10 euros em todas as pensões. PCP e direita não se entendem para ir mais longe. Pensões que já foram atualizadas nos últimos anos sobem 6 euros.
Orçamento do Estado

PCP insiste em aumento de 10€ em todas as pensões

Jerónimo de Sousa insistiu no voto para a aprovação deste aumento e disse que o seu grande objetivo era avançar no melhoramento das condições de vida dos trabalhadores.
Pensões

Governo aprova regime das reformas de militares

O Conselho de Ministros aprovou o novo regime comum de acesso às reformas dos militares e polícias que uniformiza as condições e regras de atribuição e cálculo das pensões de reforma.
Caixa Geral de Depósitos

Presidente da Caixa pode acumular salário e pensão

453
A regra que proíbe a acumulação de salários com reformas a quadros do Estado aplica-se a pensões pagas por entidades públicas e não privadas, como o fundo de pensões do BPI.
Pensões

Condição de recursos nunca antes de 2018

O ministro da Segurança Social garante que a medida vai exigir um estudo "cuidado" por se tratar de um tema "sensível". Uma garantia: a condição de recursos será apenas para pensões não contributivas.
Vieira da Silva

Nada fechado sobre condição de recursos

Vieira da Silva diz que nada está decidido sobre condições de recurso para prestações sociais e que o que está em causa é a reavaliação da condição de recursos para as prestações onde já é aplicada.
Manifestações

Reformados exigem em Lisboa melhores pensões

320
Várias dezenas de reformados concentraram-se em Lisboa para exigir melhores pensões e defender que o aumento de 10 euros contemple as reformas superiores a 628 euros.
Orçamento do Estado

BE: "Não existe abertura" para discutir pensões

Governo quer introduzir condição de recursos para pensões não contributivas. O PCP tem disponibilidade para negociar, mas recusa devasssa dos familiares.. Bloco diz que "o assunto está encerrado".
Pensões

CDS: reformados e pensionistas incluidos no CES

Projeto de lei foi aprovado com o objetivo de incluir reformados e pensionistas no CES. Filipa Anacoreta Correia sublinha que irá ter "grande contributo para a consertação social".
Poupança

Especial/ Corte calorias. Engorde a poupança com baixo custo

Siga estes 7 passos para fazer uma dieta às despesas da sua carteira de aforro de longo prazo. Descubra como pode cortar a tributação sobre os investimentos de 28% até zero. Sim, às vezes é possível.
Orçamento do Estado

CDS desafia BE e PCP a aumentarem pensões mínimas

CDS quer um aumento efetivo de 10 euros para todas as pensões, incluíndo as mínimas. E quer que BE e PCP, que antes defenderam um aumento de 25 euros, apoiem a proposta de alteração.
Pensões

Onde está o dinheiro do fundo da Segurança Social?

209
Receita do novo IMI sobre imóveis vai ser transferida para o fundo da Segurança Social que serve de almofada para pagamento de pensões. O FEFSS é o maior investidor em dívida pública.
Orçamento do Estado

Pensões mais baixas devem aumentar 10 euros

Partidos mais à esquerda defendem aumento de 10 euros a partir de janeiro, mas o executivo fala num aumento gradual. Primeiro com a inflação e só em julho esse valor. Resposta será conhecida hoje.
Orçamento do Estado

Vieira da Silva: pensões podem ter "correção"

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, admitiu que poderá haver no Orçamento do Estado para 2017 margem para uma "correção" das pensões, para além da atualização anual das mesmas, que depende da taxa de inflação.
Orçamento do Estado

Desacordo no OE: "É a vida", diz Catarina Martins

313
Ainda não há acordo sobre o aumento das pensões em 2017. "É a vida", diz Catarina Martins. Propostas de Bloco e Governo estão separadas por 200 milhôes de euros. Negociações prosseguem.
Orçamento do Estado

"Estamos a construir uma casa de palha"

840
Economista Vítor Bento avisa para o risco de uma subida não sustentável das pensões. Vai custar mais a reverter, avisa em entrevista à Rádio Renascença.
Orçamento do Estado

PCP: aumento das pensões "já esteve mais longe"

O líder da bancada parlamentar comunista afirmou que o esclarecimento sobre "o fim da sobretaxa de IRS em 2017 cabe ao Governo".
Orçamento do Estado

BE sobe parada: aumento para pensões até 845 euros

348
O Bloco defendia um aumento de dez euros para pensões até 628 euros. Em entrevista à SIC, Catarina Martins esticou a corda e pediu um aumento para pensões até 845. PCP regista a evolução bloquista.
PCP

Pensões. PCP critica PS e BE por falta de acordo

138
O líder comunista português critica PS e Bloco de Esquerda por defenderem aumentos de dez euros só para as reformas de até 600 euros. "Que critério de justiça preside aos que agora vêm defender?".
Orçamento do Estado

Especialistas divididos sobre aumento das pensões

O PCP defende o aumento extraordinário de dez euros para todas pensões em 2017. Costa não se compromete, Catarina Martins torceu o nariz e os especialistas ouvidos pelo Observador dividem-se.
Governo

Pensões mínimas. BE e PCP rejeitam ideia de Costa

149
Os parceiros parlamentares do PS não concordam com a ideia de António Costa de aplicar condição de recursos para as pensões mais baixas e dizem-se contra uma eventual medida dessa natureza.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site