Dia Mundial da Poupança

Dia Mundial da Poupança

“Poupamos juntos, ajudamos juntos”

No Dia Mundial da Poupança, a Associação Mutualista Montepio tem em curso uma campanha de solidariedade na qual poupar e contribuir para uma sociedade mais justa se unem no mesmo princípio de vida.
Dia Mundial da Poupança

Especial/ Juros negativos. Ainda vale a pena poupar?

119
Qual é o impacto para a cultura de uma sociedade o dinheiro não render, onde falta incentivo à poupança? Há quem tenha medo de "bolhas", mas o economista-chefe do BCE preocupa-se mais com as crianças.
Poupança

Aforro do Estado disponível em Lojas de Cidadão

A subscrição e resgate de certificados de aforro e certificados do tesouro passou a estar disponível num conjunto de lojas do cidadão.
Dia Mundial da Poupança

Especial/ 1€/dia. Estratégias para investir pequenas somas

São poucas as soluções de aforro que exigem mínimos de investimento na casa das dezenas de euros, mas há um truque: acumule todos os euros numa conta de poupança até atingir um montante mais elevado.
Dia Mundial da Poupança

Comer mal sai caro

622
É necessário contribuir para a mudança de atitudes dos portugueses face à sua alimentação, e de facto, uma boa gestão económica familiar requer um planeamento organizado.
Dia Mundial da Poupança

Especial/ 31 ideias para maximizar a sua poupança

147
Neste dia 31 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Poupança. É um bom pretexto para rever as suas poupanças. Siga o nosso guia com 31 dicas sobre produtos e estratégias de aforro.
Dia Mundial da Poupança

Número de famílias sobreendividadas estabiliza

Foram 26.035 as famílias sobreendividadas que, até outubro, recorreram à DECO. O número é próximo do verificado no mesmo período em 2014. Celebra-se este sábado o Dia Mundial da Poupança.
Dia Mundial da Poupança

Especial/ Sabe poupar? Guia dos produtos populares de aforro

2.497
Celebra-se neste sábado o Dia Mundial da Poupança. É uma boa altura para rever a lição sobre os produtos de poupança para descobrir se está a fazer o máximo pelo seu dinheiro.
Dia Mundial da Poupança

Deco apoia oito famílias sobre-endividadas por dia

Número de endividados que recorre ao apoio da Deco diminuiu para cerca de oito por dia, menos três do em 2013, mas a associação apela a mais comportacomentos de poupança.
Dia Mundial da Poupança

Mantenha o filho longe das contas para crianças

As crianças são o melhor do mundo, mas o seu dinheiro não deve ter um tratamento especial. Evite as contas exclusivas para eles.
Dia Mundial da Poupança

Como investir para o prazo de cinco anos

Se já tem o dinheiro para um carro novo, mas não precisa de o comprar já, guarde-o nos Certificados do Tesouro Poupança Mais.
Dia Mundial da Poupança

Sabe como juntar dinheiro para as férias?

A conta à ordem é o pior sítio para deixar a poupança para as férias do próximo ano. As tentações para gastar são muitas.
Dia Mundial da Poupança

Três ideias práticas para cinco mil euros

Recebeu o quarto prémio do Euromilhões e não sabe o que fazer aos cinco mil euros. Leia sobre três propostas do Observador.
Dia Mundial da Poupança

Duas razões para não investir no imobiliário

A exposição que as famílias já têm ao mercado imobiliário através da sua casa própria é mais do que suficiente. Além disso, o rendimento potencial é baixo.
Dia Mundial da Poupança

Amortizar ou investir? Prefira pagar as dívidas

Apenas nos créditos à habitação é que deve ter dúvidas. Se a taxa for baixa, investir pode compensar.
Dia Mundial da Poupança

Desenhe a sua tática para a poupança de reforma

Tal como deve investir progressivamente, o esvaziamento da poupança de reforma deve ser feito periodicamente. Deixe o resto a capitalizar.
Dia Mundial da Poupança

Conta poupança-reformado só se for no Novo Banco

A isenção de tributação poderia ser vantajosa para os aposentados, mas as taxas de juro são muito baixas, exceto no Novo Banco.
Dia Mundial da Poupança

Certificados de Reforma são melhores do que PPR?

Os erradamente designados "PPR dos Estado" são muito diferentes dos planos de poupança-reforma. Têm vantagens e desvantagens adicionais.
Dia Mundial da Poupança

Aplicações com benefícios fiscais compensam?

Os planos de poupança-reforma e os seguros de capitalização nem sempre são boas soluções de aforro. Em breve, os depósitos a prazo juntam-se às aplicações com benefícios fiscais.
Dia Mundial da Poupança

Especial/ Os mais poupadinhos? Os países que têm petróleo

Países que mais poupam a nível mundial têm grandes reservas de petróleo, casos do Qatar e Kuwait. Portugal até estava na primeira metade, mas caiu no período até à entrada no euro e logo a seguir.
Dia Mundial da Poupança

Ainda deve confiar na banca? Sim, mas escolha bem

Com o caso do BES, muitos aforradores preferem minimizar a relação com a banca. Todavia, os bancos são fundamentais para todos, em especial para bem investir.
Dia Mundial da Poupança

Seguros são mais interessantes do que depósitos?

As taxas de juro pagas pelos seguros de capitalização podem ser mais interessantes do que as dos depósitos, mas pode haver comissões de subscrição e de reembolso.
Dia Mundial da Poupança

Negoceie a taxa de juro ou mude de banco

É pouco provável que o seu banco lhe proponha uma boa taxa de juro. Não se aborreça: negoceie o rendimento ou transfira-se para outro banco mais generoso.
Dia Mundial da Poupança

Tenha cuidado ao investir na dívida de empresas

A euforia na colocação na bolsa de dívida de empresas portuguesas já passou. Tenha cuidados acrescidos neste mercado difícil.
Dia Mundial da Poupança

Saiba como diversificar a sua carteira de títulos

A diversificação é fundamental para ter uma carteira de investimento equilibrada. Não há um número milagroso para o mínimo de ações a ter, mas é importante bom senso.
Dia Mundial da Poupança

Tem medo de bolhas? Mal se notam no longo prazo

Adote uma estratégia de investimento progressivo para ultrapassar os altos e os baixos da bolsa. Através de um poupança periódica, consegue afastar os receios de bolhas.
Dia Mundial da Poupança

Obrigações do Tesouro estão deprimidas. Não compre

Os Certificados de Aforro e os Certificados do Tesouro Poupança Mais ajudam simultaneamente Portugal e a sua carteira. Prefira-os.
Dia Mundial da Poupança

Há poucas razões para subscrever PPR

Os planos de poupança-reforma são caros, a rentabilidade alcançada é baixa e são pouco flexíveis. Mesmo assim, descubra os preferidos do Observador.
Dia Mundial da Poupança

Procura fundos ainda mais baratos? Vá à bolsa

Os fundos cotados minimizam as comissões de gestão. É possível encontrar gestores que cobram menos de 1% por ano do seu patrimómio para administrar uma carteira diversificada.
Dia Mundial da Poupança

Como eleger o melhor fundo? Comissões baixas

Minimizar os custos dos fundos é a primeira regra a seguir na seleção de investimento para a carteira. Só depois se deve olhar para o desempenho passado.
Dia Mundial da Poupança

Quais as diferenças entre depósitos e Certificados

Os depósitos a prazo e os Certificados de Aforro disputam as suas poupanças de curto prazo, mas há diferenças substanciais entre eles. Conheça-as.
Dia Mundial da Poupança

Descubra soluções conservadoras para o longo prazo

Nem todos têm estômago para os altos e os baixos da bolsa. Para os aforradores conservadores também há instrumentos financeiros para fazer aplicações de longo prazo.
Dia Mundial da Poupança

Três métricas para saber se o depósito é bom

O seu gestor de conta propôs-lhe uma taxa de juro num depósito a prazo. Será que é boa? Compare-a com a inflação, a concorrência e os Certificados de Aforro.
Dia Mundial da Poupança

Poupa pouco por mês? Comece a investir mais cedo

Para muitos aforradores, o tempo e o rendimento alcançado são mais importantes do que a poupança que conseguem fazer periodicamente.
Dia Mundial da Poupança

Corte nos custos bancários

Todas as despesas que pagar ao seu banco são menos capital que pode investir. Reduzi-las é crucial para o sucesso da sua vida financeira.
Dia Mundial da Poupança

Saiba sempre o prazo para a sua aplicação

O mais importante para decidir quanto risco suporta a sua poupança é o prazo estimado de quando precisará do dinheiro. Quanto mais tempo tiver, mais pode arriscar.
Dia Mundial da Poupança

Fique longe dos produtos financeiros complexos

São palavras de aviso: "produto financeiro complexo". Os instrumentos mais difíceis de avaliar, assinalados com esta expressão, devem ficar longe do seu dinheiro.
Dia Mundial da Poupança

Nem pense em comprar ouro como investimento

Os intermediários de compra e venda de ouro ficam ricos à conta da sua fortuna. Se fizer questão de investir em ouro, faça-o pela via indireta.
Dia Mundial da Poupança

Quer ganhar muito dinheiro? Invista em ações

Não há dúvida: as ações são os ativos financeiros que mais rendem no longo prazo. Se tem estômago para aguentar os altos e os baixos da bolsa, escolha-as para enriquecer.
Dia Mundial da Poupança

Primeiro faça um fundo de emergência

Agora é que é: está empenhado a começar a juntar dinheiro. Todavia, tem dúvidas sobre qual o primeiro passo. Prepare-se para os imprevistos.
Dia Mundial da Poupança

Prefira fundos mistos para simplificar a vida

Os fundos mistos combinam o melhor das ações e das obrigações, mas tenha cuidado para não ser atraído no engodo dos fundos flexíveis e especiais de investimento.
Dia Mundial da Poupança

31 respostas para poupar e investir melhor

De 29 a 31 de outubro, data em que se assinalou o Dia Mundial da Poupança, o Observador respondeu a 31 questões que lhe darão uma ajuda para poupar e investir melhor.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site