Preços

Eurostat

Zona Euro: 1,4% de inflação anual em outubro

A taxa de inflação anual fixou-se em outubro nos 1,4% na zona euro e nos 1,7% na União Europeia (UE), acima da homóloga mas aquém da registada em setembro, segundo o Eurostat.
Angola

Angola. Inflação está acima dos 26%

A taxa de inflação em Angola acelerou 2,39% entre setembro e outubro, voltando a aproximar-se de máximos de 2017, com o acumulado a 12 meses a subir para acima dos 26%.
Economia

Subida de preços estabiliza em outubro

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor manteve-se nos 1,4% em outubro, idêntica a setembro, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística.
Preços

Portagens vão ficar mais caras em 2018

345
As taxas de portagem devem aumentar até 1,42% no próximo ano. As concessionárias de auto-estradas têm até dia 15 deste mês para entregar a proposta ao Governo.
Economia

Subida de preços acelera para 1,4% em setembro

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor aumentou 0,3 pontos percentuais para 1,4% em setembro, divulgou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística.
Angola

Angola. FMI prevê recessão de 0,7%

O Fundo Monetário Internacional divulgou uma previsão que contrasta com a do governo angolano. Os preços em Angola deverão aumentar este ano 30,9%.
EDP

EDP terá menos 165 milhões por ano. E pode pagar

Contas da ERSE ao custo final das rendas da EDP apontam para redução na fatura anual paga nos preços da luz de 165 milhões de euros, a partir de 2018. E em vez de receber, a EDP ainda pode pagar.
EDP

Lei que fixou rendas deu 510 milhões a mais à EDP

309
Regulador da energia conclui que passagem das centrais da EDP para o regime dos CMEC, aprovado em 2004, gerou um acréscimo de custos de 510 milhões de euros aos preços da eletricidade.
Combustível

Bruxelas não vai investigar preços em Portugal

Bruxelas já respondeu à carta de Portugal a pedir avaliação ao mercado dos combustíveis. Divergência de preços entre países não chega para justificar abertura de investigação europeia.
Produção Industrial

Preços na produção industrial aumentam 2,5%

Os preços na produção industrial aumentaram 2,5% em agosto, face ao mesmo mês do ano anterior, acima da subida homólogo de 2,2% de julho.
Inflação

INE: inflação foi de 1,1% em agosto

A taxa subiu em 0,2 pontos percentuais em relação a julho. O principal motivo é o aumento do preço dos transportes.
Venezuela

Maduro anuncia novo sistema de fixação de preços

135
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou a entrada em vigor, a partir desta sexta-feira, de um "um novo sistema" para estabelecer os preços máximos de 50 produtos.
Angola

Angola: Maior produção de petróleo reduz défice

O aumento da produção e a subida dos preços do petróleo em Angola irão aumentar a receita fiscal nos próximos trimestres, avança a BMI Research. "A consolidação será gradual", sublinha a consultora.
Petróleo

Produtores de petróleo prometem reduzir produção

Vários países produtores de petróleo concluíram uma reunião técnica com a promessa de respeitarem as reduções na produção para estimular a subida dos preços, indica um comunicado da OPEP.
Casas

Preços de casas aumentam em 95% dos concelhos

Os preços das casas em Portugal continental subiram em 95% dos 309 concelhos, só se registando quebras em 15 daqueles territórios, no primeiro trimestre do ano.
Instituto Nacional Estatística

Preços na produção industrial desaceleram

Os preços na produção industrial desaceleraram em junho relativamente ao mesmo mês de 2016, ao subir 2,7%, depois do crescimento de 4,1% em maio, enquanto na comparação mensal desceram 0,2%.
Casas

Escassez de oferta leva a subida de preço de casas

A escassez da oferta de habitação "continua a ser um dos principais fatores a influenciar o aumento dos preços" das casas, num cenário de crescimento da procura.
Preços

Barril de Brent negociado a 44,82 dólares

O barril de petróleo Brent encerrou a valer 44,82 dólares no mercado de futuros de Londres, menos 2,60% do que no encerramento na sessão anterior, o valor mais baixo deste ano.
Produção Industrial

Produção industrial com subidas de mais de 4%

Os preços na produção industrial aumentaram 4,3% na zona euro e 4,8% na União Europeia em março e na comparação homóloga, segundo divulga esta sexta-feira o Eurostat.
Preços

Não compre Iphones nem coca-cola na Noruega

É por uma questão de poupança. O Iphone 7 é mais caro na Turquia bem como a coca-cola e a cerveja na Noruega. Mas se viver em Zurique, na Suiça, é provável que os preços não sejam uma preocupação.
Inflação

Páscoa e Turismo fazem preços subir mais que na UE

Índice Harmonizado de Preços no Consumidor subiu 2,4% em abril. Turismo, e o facto de a Páscoa ter-se celebrado em abril, fazem subir preços nos restaurantes, hotéis e transportes.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo promulgou taxa de 50 cêntimos na água

O Presidente da República promulgou o diploma que implica o pagamento de uma taxa de 50 cêntimos anuais pelos consumidores para compensar os maiores custos de distribuição de água do interior do país.
Brexit

Brexit. Preços sobem 2,3% em fevereiro

A inflação homóloga no Reino Unido fixou-se em 2,3% em fevereiro, a taxa mais alta desde novembro de 2013 e contra 1,8% em janeiro, foi esta terça-feira anunciado.
Economia

Preços voltam a subir em fevereiro

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) passou de 1,3% em janeiro para 1,6% em fevereiro de 2017, devido, em parte, à aceleração dos preços dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas.
Japão

Preços subiram no Japão pela primeira vez num ano

O Índice de Preços no Consumidor do Japão aumentou 0,1% em janeiro em termos anuais homólogos, registando a primeira subida em 13 meses graças à recuperação dos preços do petróleo.
Papa em Fátima

Fátima. Preços exorbitantes e absurdos

Responsáveis hoteleiros e de associações do setor consideram que os preços exorbitantes pedidos para a visita do papa em quatro unidades turísticas de Fátima são um fenómeno residual e absurdo.
Alimentação

Piolho está a provocar subida no preço do salmão

A indústria do salmão está a enfrentar um grave problema chamado piolho do mar, que tem levado a grandes cortes na produção e, consequentemente, a um aumento súbito dos preços.
Eletricidade

Governo volta a questionar preços da eletricidade

234
Preços da eletricidade subiram 80% entre 1 e 25 de janeiro e Governo pediu investigação ao regulador. Mas, perante as respostas, novas dúvidas. Em causa está o preço do gás natural que serve Portugal.
Inflação

Preços em Portugal sobem 1,3% em janeiro

136
A taxa média de inflação, medida pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC), passou de 0,9% em dezembro de 2016 para 1,3% em janeiro deste ano, refletindo sobretudo a aceleração dos preços dos combustíveis.
Casas

Portugal regista 4ª maior subida no preço de casas

O preço das habitações aumentou 3,5% na zona euro e 4,3% na União Europeia no terceiro trimestre de 2016, em relação ao mesmo período de 2015, com Portugal a registar a maior subida.
Preços

Preços da habitação com maior subida desde 2010

O índice de Preços da Habitação (IPHab) aumentou 7,6% no 3.º trimestre, numa comparação homóloga, registado a maior subida desde o início de 2010.
Preços

Preços na produção industrial inalterados

Os preços na produção de produtos industriais mantiveram-se, uma vez que os aumentos nos agrupamentos de energia e de bens de consumo compensaram as reduções nos restantes agrupamentos.
Educação

Dezenas de alunos contestaram preços das cantinas

Cerca de cinquenta estudantes do ensino superior protestaram contra o aumento do preço das refeições nas cantinas, que tornou o seu custo "incomportável" para os orçamentos dos alunos.
Eurostat

Preços sobem 0,5% na zona euro em outubro

A taxa de inflação homóloga foi, em outubro, de 0,5% na zona euro, valor que compara com os 1.0% do mesmo mês de 2015 e com os 0,4% de setembro, divulgou esta quinta-feira o Eurostat.
Preços

Preços sobem 0,9% em outubro

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) passou de 0,6% em setembro para 0,9% em outubro, indicou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Petróleo

Arábia Saudita. Petróleo barato está a acabar

O ministro saudita da Energia, Khaled al-Faleh, estimou este domingo que o ciclo de baixos preços do petróleo chegou ao fim, considerando o contexto de melhoria dos fundamentos do mercado.
Preços

Subida dos preços abranda para 0,6% em setembro

A taxa de inflação em setembro, medida pelo Índice de Preços no Consumidor, registou uma variação homóloga de 0,6%, situando-se em termos mensais nos 0,7%, segundo o INE.
Habitação e Urbanismo

Preços da habitação sobem 6,3% 

O índice de preços da habitação aumentou 6,3% no segundo trimestre deste ano, face a igual período de 2015, menos 0,6 pontos percentuais do que a variação homóloga observada no trimestre anterior.
Preços

Preços sobem 0,5% em junho puxados por alimentação

A subida dos preços dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas levou ao aumento dos preços ao consumidor, em cerca de 0,5% em junho, segundo dados divulgado pelo INE.
Preços

Inflação atinge 8,47% em Moçambique

Moçambique registou uma inflação acumulada de 8,47% de janeiro a maio deste ano, indicou em comunicado o Instituto Nacional de Estatísticas.
Consumo

Preços do leite caíram 16% desde o fim das quotas

A queda do consumo, o embargo russo aos produtos agrícolas europeus e o fim do regime das quotas leiteiras ditaram um ano negro para os produtores nacionais de leite, que viram os preços cair 16% desde abril de 2015.
Preços

Subida dos preços abranda para 0,4%

Esta descida representa menos 0,4 pontos percentuais do que em janeiro.
Inflação

Preços sobem 0,3% na zona euro em janeiro

Taxa de inflação homóloga da zona euro fixou-se em 0,3% em janeiro, uma subida dos preços face aos -0,6% do mesmo mês do ano passado, segundo o Eurostat.
Orçamento do Estado

Imposto volta a subir se petróleo baixar mais

242
O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, admitiu aumentar imposto petrolífero ao longo do ano se houver "outra redução significativa" do preço do petróleo.
Instituto Nacional Estatística

Preços sobem 0,8% em janeiro

O INE divulgou que os preços do consumidor subiram 0,8% em janeiro face ao período homólogo, mas caíram 1,0% em relação a dezembro.
Protestos

Chuva de bolas de ténis contra preços dos bilhetes

Os adeptos do Borussia de Dortmund lançaram centenas de bolas de ténis durante o jogo com o Estugarda para protestar contra o elevado preço dos bilhetes.
Orçamento do Estado

Viagens grátis, leite de arroz e 6 curiosidades

Viagens grátis para trabalhadores dos transportes públicos, aumento do preço do tabaco, descida do IVA para o leite de arroz. Conheça algumas das curiosidades do Orçamento.
CTT

Preços dos CTT aumentam hoje em média 1,1%

De acordo com os CTT a atualização "corresponderá a uma variação média anual do preço do cabaz de serviços de correspondências, correio editorial e encomendas de 1,3%".
Preços

Taxa de inflação sobe para 0,4% na zona euro

A taxa de inflação homóloga na zona euro subiu 0,2 pontos percentuais para os 0,4% em janeiro, face a dezembro de 2015, segundo uma estimativa rápida hoje divulgada pelo Eurostat.
CTT

Preços dos CTT aumentam em média 1,1%

Os preços nos CTT vão aumentar, em média, 1,1% a partir do dia 1 de fevereiro, anunciaram hoje os Correios de Portugal.
Economia

FMI elimina exceção que permitiu resgate português

O FMI eliminou uma regra criada em 2010 que lhe permitiu participar no resgate internacional a Portugal, Grécia e Irlanda, apesar das dúvidas sobre a sustentabilidade da dívida desses países.
Preços

Preço das casas subiu em Portugal

O preço das habitações subiu 2,3% na zona euro, enquanto em Portugal avançou 3,4%, divulga hoje o Eurostat.
Energia

Petróleo da OPEP nos 23,58 dólares

108
O petróleo de referência da OPEP cotou-se na segunda-feira a 23,58 dólares, menos 4,6% do que na véspera e o valor mais baixo desde abril de 2003, informou hoje a organização.
OPEP

Petróleo. Equilíbrio de preços começa este ano

116
A OPEP anunciou que espera um "processo de reequilíbrio" do preço do petróleo a começar em 2016 porque a acentuada descida das cotações vai fazer com que a produção dos seus concorrentes, como os Estados Unidos, comece a cair.
Energia

Petróleo da OPEP nos 25 dólares, recua a 2003

O petróleo de referência da OPEP cotou-se na quinta-feira a 25 dólares, menos 2,69% do que na véspera e o valor mais baixo desde meados de setembro de 2003.
OPEP

25,76 dólares. Petróleo assim barato só em 2003

O petróleo de referência da OPEP cotou-se terça-feira a 25,76 dólares, menos 5% do que na véspera e o valor mais baixo desde meados de maio de 2003.
Inflação

Inflação trava em dezembro para 0,4%

O índice de preços ao consumidor subiu 0,4% em dezembro, face ao mesmo mês de 2014. É uma travagem face à inflação registada em novembro que foi de 0,6%.
Juros

Taxa de juro do crédito à habitação volta a baixar

As taxas de juro médias praticadas nas novas operações para crédito à habitação voltaram a tocar num mínimo histórico ao fixarem-se em 2,13%, uma diminuição de três pontos base face ao mês anterior, divulgou o Banco de Portugal.
Agricultura

Suinicultores desmobilizam em Alcanena

Os suinicultores concentrados junto à base do Intermarché, em Alcanena, desmobilizaram horas depois terem indicado que pretendiam manter o bloqueio ao acesso e a saída de camiões.
Brasil

Inflação no Brasil: 10,67%, a maior em 12 anos

A inflação no Brasil atingiu o valor mais alto dos últimos 12 anos em 2015, aumentando para 10,67 por cento, quando no ano anterior se tinha situado nos 6,41%, anunciou o governo.
Construção

Custos de construção de casa nova aceleram 0,1%

O índice de custos de construção de habitação nova "acelerou ligeiramente" em novembro com uma progressão de 0,1%, que compara com a variação nula registada em outubro, anunciou o INE.
Energia

Petróleo atinge valor mais baixo em quase 12 anos

365
O petróleo de referência na Europa está a negociar nos 35,52 dólares o barril, em mínimos desde julho de 2004, com os investidores na expectativa de que as reservas nos EUA estejam a aumentar.
Autoridade da Concorrência

Concorrência condenada por arquivar queixa à Galp

O Tribunal da Concorrência condenou a Autoridade da Concorrência por não ter investigado (e ter arquivado) uma queixa do Automóvel Clube de Portugal, que acusava a Galp de "práticas restritivas".

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site