Privatizações

TAP

TAP. Venda de 5% aos trabalhadores arranca hoje

Os trabalhadores da TAP têm a partir de hoje, e até 10 de maio, para aderirem à oferta pública de venda (OPV) de 5% das ações da TAP SGPS, que lhes foi reservada no processo de privatização do grupo.
ANA

Subida das taxas aeroportuárias é "grande negócio"

O Secretário de Estado das Infraestruturas considerou que a subida das taxas aeroportuárias decorre da privatização da ANA e que resultou "num grande negócio para os privados".
Comissão Europeia

Portugal falhou corte das rendas da energia

743
A Comissão Europeia conclui que o Governo (do PSD/CDS) perdeu uma oportunidade para reformar o setor energia e diz que as privatizações (da EDP e da REN) travaram políticas futuras de corte de custos.
TAP

TAP privatizada continua em falência técnica

199
Mesmo com a injeção de 154 milhões de euros pelo acionista privado, a transportadora aérea terminou 2015 com capital próprio negativo superior a 500 milhões de euros, por causa de mais prejuízos.
Privatização da TAP

Entrada de dinheiro na TAP precisa do sim da ANAC

Entrada de dinheiro na TAP, 120 milhões de euros, ainda tem de ser aprovada pela ANAC, confirmou presidente. Fernando Pinto fala em privatização "step by step" (passo a passo).
Transportes

Metro do Porto e STCP anulam subconcessões

As administrações da Metro do Porto e da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) anularam os contratos de subconcessão à Transdev e à Alsa, respetivamente, devido a "invalidades diversas", disse à Lusa fonte oficial das empresas.
Privatização da TAP

TAP mantém: rotas do Porto davam prejuízo de 8 ME

A TAP reiterou hoje que as quatro rotas europeias canceladas a partir do Porto representavam um prejuízo de 8,02 milhões de euros e disse que a Portugália "vai continuar a existir".
Privatizações

TAP. PSD quer ouvir Diogo Lacerda Machado

O PSD vai pedir a presença do antigo secretário de Estado Diogo Lacerda Machado no Parlamento alegando que, na "qualidade de negociador", será a pessoa certa para prestar esclarecimentos.
Privatizações

TAP mudou 3 vezes em 7 meses. O que falta explicar

A venda de 61% foi assinada em junho de 2015. Mas foram precisas duas alterações à privatização para fechar o negócio que agora volta a ser revisto. Mais explicações são dadas hoje no Parlamento.
Privatizações

Vital Moreira: "A TAP já não é pública"

695
Vital Moreira afirma que uma das "piores pechas da gestão pública" é forçar empresas que operam no mercado concorrencial a realizar "operações contrárias à gestão comercial", um recado a Rui Moreira.
TAP

PSD/Porto quer conhecer estratégia da TAP

Deputados do PSD eleitos pelo Porto pediram esclarecimentos ao Governo sobre a reaquisição de ações da companhia aérea TAP e sobre a estratégia para o aeroporto Francisco Sá Carneiro.
TAP

Jerónimo defende "recuperação integral" da TAP

620
Jerónimo de Sousa, defendeu hoje a "reversão" do processo de privatização da transportadora aérea TAP e a "recuperação integral" do controlo da empresa pelo Estado Português.
Aviação

CDS questiona negócio do Governo na TAP

CDS-PP manifestou a sua apreensão com os contornos da alteração do contrato da TAP e vai solicitar a presença do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, na Assembleia.
Transportes

Novos donos da CP Carga ouvem trabalhadores

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF) promete não desistir de alertar para o negócio "prejudicial" da venda da CP Carga, mas na próxima semana vai reunir-se com os novos patrões para conhecer os planos para a empresa.
Privatizações

Trabalhadores da CP Carga em protesto

Uma comitiva de representantes dos trabalhadores da CP Carga concentra-se esta quinta-feira em frente à sede da empresa, na Avenida da República, para contestar a privatização.
Privatização da TAP

TAP: Governo quer "partilhar gestão com consórcio"

O Governo admite partilhar a gestão da TAP com o consórcio Gateway, após a recuperação da maioria do capital para o Estado, afirmou hoje o ministro Pedro Marques.
Governo

Venda da CP Carga concluída hoje. À porta fechada

A venda de 95% do capital da CP Carga à operadora ferroviária suíça MSC por 53 milhões euros será concluída hoje, numa cerimónia à porta fechada. O PCP é contra.
Transporte Ferroviário

Sindicato convoca greve na CP Carga

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário convocou uma greve na CP Carga para dia 28 de janeiro, para que os trabalhadores possam participar numa ação de protesto contra a privatização da empresa de transporte de mercadorias.
Aviação

Já não há TAP para Bogotá, Cidade Panamá e Manaus

TAP vai suspender as ligações para Bogotá, na Colômbia, Cidade do Panamá e Manaus, no Brasil, por se terem revelado operações deficitárias para a companhia aérea.
Privatização da TAP

TAP. Neelemam diz que a gestão é o mais importante

O empresário David Neeleman defendeu que "a gestão é o mais importante" na TAP, desvalorizando a questão da titularidade da maioria do capital na companhia aérea que o governo quer recuperar.
Economia

"Jamais compraria 49% da TAP", diz Neeleman

Em entrevista à Visão, David Neeleman, um dos sócios da Atlantic Gateway (que detém 61% da TAP), analisa o processo da reversão da privatização. Governo e acionistas continuam sem acordo.
Aviação

TAP: trabalhadores informados das negociações

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, disse hoje que o ministro do Planeamento e Infraestruturas assumiu o compromisso de haver uma informação aos trabalhadores da TAP sobre as negociações para a reversão da privatização.
Privatizações

Trabalhadores da CP Carga pedem suspensão da venda

Uma delegação de trabalhadores da CP Carga reúne-se hoje em frente à residência oficial do primeiro-ministro para reivindicar a suspensão da privatização da CP Carga.
Privatização da TAP

Ministro. É urgente recuperar maioria da TAP 

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou que o processo de recuperação da maioria do capital da transportadora aérea TAP para o Estado deve ser "célere", não sendo esta vontade do Governo PS "inesperada e nova".
TAP

Cavaco diz que TAP compete ao Governo

Cavaco Silva disse esta sexta-feira que a TAP é uma matéria exclusiva do Governo. A afirmação sucede a notícia de que o Estado retomará a maioria do capital da empresa.
TAP

Costa: TAP volta para o Estado, com ou sem acordo

10.425
O primeiro-ministro afirmou, em Bruxelas, que o Estado retomará a maioria do capital da transportadora aérea TAP mesmo sem acordo com os compradores privados.
China

China Three Gorges: prioridade para lusofonia

O vice-presidente da China Three Gorges (CTG), a maior acionista da EDP, afirmou que os países lusófonos são uma prioridade para a sua empresa, que ambiciona ser líder mundial nas energias renováveis.
Privatizações

TAP: Governo já começou a negociar reversão

217
O Governo já iniciou o processo negocial com os novos acionistas da TAP, donos de 61% do capital, para ficarem com uma participação minoritária, e o Estado ser acionista maioritário, afirmou o ministro do Planeamento e das Infraestruturas.
Aviação

Grupo Parlamentar do PS questiona sobretaxa da TAP

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista enviou três perguntas à Autoridade Nacional da Aviação Civil acerca da sobretaxa que a recém-privatizada TAP vai impor aos clientes.
TAP

Fernando Pinto: "Já gastei metade do dinheiro"

O presidente executivo da TAP afirma que já gastou metade do dinheiro injetado na empresa na recente privatização e que por isso reverter o processo será "difícil".
Loures

Loures debate a reforma das águas e EGF

As consequências ambientais e sociais da privatização da Empresa Geral de Fomento (EGF) e da reestruturação do setor das águas vão estar em destaque num debate no sábado em Loures.
Privatizações

Mota Engil avisa Costa que já pagou compra da EGF

António Mota diz que a EGF, empresa gestora de resíduos urbanos, já está paga pela Mota Engil e não receia que a privatização seja anulada pelo novo Governo. "Não receio nada", afirma.
Privatizações

TAP. Peço a Palavra contra ex-governantes

Elementos da Associação Peço a Palavra apresentaram uma queixa no Ministério Público contra os ex-secretários de Estado dos Transporte e do Tesouro, o presidente da Parpública e os novos donos da TAP.
Governo

Transportes públicos. Esquerda adia outra votação

1.585
Parlamento discute propostas de reversão das subconcessões das empresas de transportes mas, sem acordo na generalidade, PS, PCP, BE e Verdes preferem adiar votação e analisar na especialidade.
Aviação

Sindicatos da TAP vão cobrar promessas a Costa

A estrutura sindical da TAP, constituída pelo SITAVA, SINTAC e SNPVAC, que discorda da privatização da transportadora nacional, vai cobrar as promessas eleitorais ao novo Governo.
Novo Banco

Fundo de Resolução pode comprar negócio segurador

Jornal de Negócios avança com possibilidade de ser o Fundo de Resolução a comprar o negócio segurador do Novo Banco, para reduzir as necessidades de capital do banco.
TAP

TAP. Costa diz que Governo fez favor aos privados

313
O líder do PS, António Costa, acusou o governo de Passos Coelho de ter feito "um favor aos privados" ao assumir o risco da dívida da TAP no processo de venda.
Aviação

TAP. Trabalhadores aprovam moção contra venda

226
Os trabalhadores da TAP aprovaram em plenário uma moção contra a privatização da companhia aérea, disse à Lusa o coordenador da Comissão de Trabalhadores.
Governo

Líder da CGTP quer a venda da TAP revertida

879
No final de reunião com Comissão de Trabalhadores da TAP, Arménio Carlos afirmou que o prioritário é "reverter" a privatização. E afirma que um governo em gestão não podia concluir a venda.
TAP

CT da TAP convoca plenário pela reversão de venda

A comissão de trabalhadores da TAP promove um plenário esta quarta-feira para pedir a reversão do negócio de venda da empresa.
TAP

Pinto executivo. Pedrosa lidera administração

Fernando Pinto vai continuar a presidir à comissão executiva da TAP, enquanto o empresário português Humberto Pedrosa lidera o conselho de administração para os próximos três anos, que integra 11 administradores.
Aviação

Novos donos da TAP reúnem com trabalhadores

Os novos donos da TAP reúnem-se com os trabalhadores do grupo pelas 14h30, no refeitório das instalações da companhia, em Lisboa, um dia depois da assinatura do contrato.
Partidos e Movimentos

TAP: Catarina Martins diz que venda "é uma burla"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou hoje, no Entroncamento, que a assinatura do contrato para venda da TAP "é uma burla".
Governo

PS pede adiamento da venda da TAP

Tendo em conta a nova composição parlamentar, maioritariamente desfavorável à privatização, os socialistas consideram que o processo "não pode ser concluído".
Privatização da TAP

Pedrosa exige "condições" para ficar minoritário

"Ficar minoritário, ou não, vai depender das condições", afirma Humberto Pedrosa, líder do consórcio que venceu a privatização da TAP, em junho, e que António Costa quer reverter.
TAP

TAP. Governo contesta providência da Urbanos

O Governo aprovou uma resolução fundamentada à providência cautelar interposta pelo grupo Urbanos contra a privatização da TAP, que será agora entregue nos tribunais.
Privatização da TAP

Fecho da venda da TAP. Governo ainda não dá data

A informação de que o contrato final de venda da TAP será fechado esta semana não é confirmada. Ministérios da Economia e Finanças dizem que o ato formal não está ainda agendado e não dão data.
Groundforce

TAP. Presidente ouvido sobre a Groundforce

Fernando Pinto foi ouvido terça-feira. De acordo com o Público, estará em causa o facto do grupo Urbanos não ter alegadamente pago os montantes a que se comprometeu no âmbito da compra da Groundforce.
Economia

CP transferiu locomotivas antes de vender CP Carga

227
A titularidade das locomotivas pela CP Carga era uma das condições da privatização. CP transferiu as unidades, como parte do processo de recapitalização da empresa, antes de concretizada a venda.
Governo

Sindicatos pedem travão a privatizações

A Federação dos Sindicatos de Transportes lança hoje um apelo aos deputados eleitos para pararem os processos de privatização em curso e revogarem todos os cortes de salários e pensões.
Privatizações

Sérgio Monteiro, o vendedor

119
Enquanto secretário de Estado, Sérgio Monteiro, foi o principal rosto da política de privatizações do Governo. A experiência em vender será usada ao serviço do Novo Banco.
Privatizações

Bancos também podem reverter privatização da TAP

Jornal Público avança que o Governo incluiu um mecanismo de garantia que dá aos bancos a capacidade de reverter a privatização caso a situação financeira da empresa se degrade.
Privatização da TAP

Situação da TAP agrava-se de "forma preocupante"

Resolução que introduz ajustamentos ao acordo de venda diz que a situação financeira e de tesouraria da TAP tem vindo a agravar-se de forma preocupante. Defende que é inadiável concluir privatização.
Aviação

TAP: pilotos querem definição do modelo

O presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil, David Paes, afirmou ue o parecer da ANAC deixa coisas em aberto sobre a privatização da TAP, alertando que o grupo precisa de "uma definição a breve trecho".
TAP

Privatização da TAP pode estar em risco?

223
Estado está a ter dificuldades em prolongar a dívida de curto prazo da transportadora, como prevê o contrato de venda ao consórcio Gateway. Incerteza quanto ao novo governo preocupa os credores.
Tribunal de Contas

O Tribunal de Contas ainda é força de bloqueio?

Auditorias embaraçosas, contratos chumbados e reparos sobre concessões, marcaram atuação do Tribunal de Contas. Mas o Tribunal Constitucional é que foi a maior "força de bloqueio" do último governo.
TAP

TAP: prejuízos revelam a urgência de privatizar

O secretário de Estado dos Transportes afirmou que o agravamento dos prejuízos da TAP no primeiro semestre espelha a situação financeira difícil da empresa e a urgência da privatização.
Privatização da TAP

Efromovich escreve carta ao Governo com ameaça

190
O empresário colombiano Germán Efromovich escreveu uma carta ao Governo onde ameaça avançar com uma ação em tribunal contra a venda da TAP, escreve o Diário Económico.
Banca

Adiamento da venda foi a melhor decisão

O presidente da comissão executiva do Millennium BCP, Nuno Amado, admitiu que o adiamento da venda do Novo Banco poderá ter sido a melhor decisão, neste momento.
Privatizações

Concorrência dá luz verde à venda da TAP

Presidente da Autoridade diz ao Diário Económico que a já aprovou a operação. Falta análise da Autoridade da Aviação.
15 questões eleitorais

Especial/ O que ganhamos com as privatizações?

261
Foram quase 10 mil milhões. Metade da receita serviu para baixar a dívida pública. O resto ficou nas empresas públicas. Os donos são estrangeiros, as caras ainda são portuguesas. E as estratégias?
TAP

TAP é a melhor europeia em África e América Latina

2.245
A TAP é a companhia aérea europeia líder para África e América Latina, segundo os World Travel Awards, considerados os "Óscares" do turismo mundial, informou hoje a transportadora nacional.
Transportes

STCP/Metro Porto: CGTP tenta travar subconcessões

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, anunciou que a intersindical vai interpor uma ação popular em tribunal contra o Governo PSD/CDS-PP para travar a subconcessão da STCP e da Metro do Porto.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site