Salários

Desigualdade

RBI: uma questão de justiça e de liberdade

204
Se já temos igualdade face à lei e na participação cívica, porque não ter também igualdade de rendimentos? Por dois valores fundamentais, que se devem sobrepor ao da igualdade: a justiça e a liberdade
IRS

Prazo para validar faturas termina hoje

O prazo para validar as faturas no portal e-fatura terminam esta quinta-feira. Os contribuintes devem verificar se as suas faturas foram devidamente comunicadas pelos agentes económicos no site.
Salários

Rendimento das famílias portuguesas abaixo de 2008

110
Portugal é um dos países onde o rendimento dos agregados familiares se mantém a níveis inferiores a 2008, indicou a Comissão Europeia no relatório trimestral.
Uber

Mulheres ganham menos, mas não é discriminação

As mulheres condutoras da Uber ganham 7% menos que os homens. Os dados mostram que a diferença salarial tem que ver com o tempo e a distância das viagens.
Forças Armadas

Praças das Forças Armadas descontentes com salário

As praças das Forças Armadas têm mostrado um "forte descontentamento" face aos baixos salários e à carga horária. Em salário líquido, estes militares recebem menos do que o salário mínimo nacional.
Função Pública

Poucos funcionários públicos receberam acréscimo

De acordo com o presidente do SINTAP, poucos funcionários públicos receberam este mês o acréscimo salarial resultante do descongelamento de carreiras. A maioria deverá recebê-lo no final do trimestre.
Salários

Jerónimo nega contactos com Governo sobre aumentos

Jerónimo de Sousa negou a existência de quaisquer contactos com o Governo sobre aumentos salariais na função pública. Contudo, o secretário-geral do PCP considera que é uma "batalha importantíssima".
Concertação Social

Salário de contratos a termo é 72% dos permanentes

A remuneração média dos contratos a termo corresponde a 72% dos contratos permanentes. A atualização do Livro Verde das Relações Laborais está a ser discutida na Concertação Social.
EDP

Catroga sai da EDP com "vontade de trabalhar"

366
Eduardo Catroga sai da EDP, por restrições do quadro legal português e vai dedicar-se a projetos nacionais e internacionais. O presidente do conselho geral da elétrica justifica prémios pagos na EDP.
Turismo

Turismo do Norte sem dinheiro para pagar salários 

592
O Turismo do Porto e Norte de Portugal vai ficar sem dinheiro para pagar salários e custos de funcionamento depois de 31 de janeiro, o que pode levar ao encerramento de alguns postos de turismo.
Ensaios do Observador

Especial/ O outro lado do Salário Mínimo Nacional

476
Quem recebe e quem paga o salário mínimo em Portugal? As empresas podem ou não pagar os aumentos? E o que tem um bolo de chocolate a ver com tudo isso? Ensaio de Carlos Guimarães Pinto.
Salário Mínimo Nacional

UGT exige salário mínimo de 615 euros em 2019

A UGT vai propor o aumento do salário mínimo nacional para 615 euros. A central sindical quer que o novo valor entre em vigor em janeiro de 2019.
Hollywood

Mark Wahlberg doa 1,5 milhões à Time's Up

Mark Wahlberg doou 1,5 milhões de dólares ao fundo de campanha da Time's Up, depois da polémica que envolveu a diferença de salários entre o ator e a atriz Michelle Williams.
Igualdade de Género

Jornalista despede-se por ganhar abaixo dos homens

744
A jornalista Carrie Gracie despediu-se da BBC por ganhar menos do que os homens que ocupam cargos semelhantes ao dela. Gracie trabalhava para a cadeia britânica há mais de 30 anos.
Cabo Verde

Cabo Verde aprova aumento do salário mínimo

O aumento do salário mínimo abrange apenas os trabalhadores do setor privado, uma vez que no setor público o salário mínimo é já atualmente de 15 mil escudos.
Emprego

Recuperação económica acentua precariedade 

Os dados mostram que a recuperação económica do país não alterou o número de contratos permanentes assinados desde 2013, que, a juntar aos baixos salários cria uma situação de precariedade.
Autoeuropa

Autoeuropa. Reunião com trabalhadores adiada

A alteração da data de reunião entre Comissão de Trabalhadores e a administração da Autoeuropa visa garantir a presença de todos os elementos na reunião sobre os novos horários de trabalho.
Salário Mínimo Nacional

Quando os factos mudam

280
Para todos os efeitos relevantes no debate público, enganei-me. O desemprego desceu bastante, a redução do peso dos salários no rendimento nacional foi estancada. Ainda bem que não me deram ouvidos.
Construção

Sindicato da Construção quer "reunião urgente"

O Sindicato da Construção quer melhores condições de trabalho no setor, nomeadamente ao nível dos salários, já que a construção está a ter um papel fundamental na retoma do crescimento económico.
Salário Mínimo Nacional

Salário mínimo de 580 euros entra hoje em vigor

481
São 800 mil os trabalhadores abrangidos por este novo valor do Salário Mínimo Nacional, que não resultou de um acordo na Concertação Social. O programa do Governo prevê que seja de 600 euros em 2019.
Espanha

Salário mínimo sobe para 850 euros em 2020

355
O Salário Mínimo Nacional em Espanha subirá 4% este ano, até 735,9 euros, em 14 pagamentos. Nos restantes anos, até 2020, chegará a 850 euros.
RTP

RTP. Jornalistas queixam-se dos salários baixos

953
Trabalhadores da RTP denunciam casos em que recebem vencimentos perto do salário mínimo. Em carta, a administração justifica os valores com restrições do Orçamento do Estado.
Greve

Trabalhadores do Lidl em greve 

A paralisação tem como objetivo pressionar a APED para evoluir na negociação do contrato coletivo, aumentos salariais, alterações de carreira e regulamentação dos horários de trabalho.
Salário Mínimo Nacional

CGTP vai intensificar dinâmica nas empresas

495
A CGTP vai intensificar a dinâmica reivindicativa nas empresas até que o Governo aceite atualizar o salário mínimo para 600 euros, disse o secretário-geral, Arménio Carlos.
Comércio

Greve na distribuição começa sexta-feira 

A greve, convocada pelos sindicatos da CGTP, tem como objetivo pressionar a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) a evoluir na negociação do Contrato Coletivo do setor.
Salário Mínimo Nacional

Governo aprova salário mínimo de 580 euros

O Conselho de Ministros aprovou o aumento do salário mínimo para 580 euros a partir de janeiro e o novo regime contributivo dos trabalhadores independentes, que entrará em vigor em janeiro de 2019.
Salário Mínimo Nacional

UGT acusa patrões de "radicalismo"

A UGT lamentou a "postura intransigente das confederações patronais" e o seu "radicalismo" na negociação do salário mínimo nacional para 2018.
Salário Mínimo Nacional

Salário mínimo sobe para 580 euros em 2018

386
Os parceiros sociais não chegaram a acordo, por isso o salário mínimo nacional no próximo ano irá aumentar para 580 euros. CGTP diz que se perdeu uma oportunidade para aumentar para 600 euros.
Angola

Governo angolano admite aumentar salários

O Governo angolano admite aprovar um aumento de 15% nos salários mais baixos, entre outras medidas previstas na proposta de Orçamento Geral do Estado para 2018.
Salário Mínimo Nacional

Governo e parceiros discutem proposta de 580 euros

Na última reunião de Concertação Social, Vieira da Silva apresentou aos parceiros sociais uma proposta de 580 euros para o salário mínimo e disse que era "muito provável" que fosse esse o valor final.
Salário Mínimo Nacional

Governo e parceiros discutem salário mínimo

O Governo e os parceiros sociais discutem na terça-feira em Concertação Social o valor do salário mínimo para 2018, que deverá ser de 580 euros.
Imigrantes

Imigrantes. Habitação e salários têm de melhorar

O Governo estabeleceu a habitação e as condições salariais como áreas a melhorar para os imigrantes. Em 2015, os estrangeiros em Portugal ganhavam menos 5,1% do que os portugueses.
Salários

Decreto dos salários do emprego científico em dias

Manuel Heitor garante que o decreto que regulamenta os salários do emprego científico está a ser analisado pelo Governo e vai ser publicado nos próximos dias. PSD acusa o Governo de "incumprimento".
Salário Mínimo Nacional

Governo propõe salário mínimo de 580 euros

132
O ministro do Trabalho apresentou aos parceiros sociais uma proposta de 580 euros para o salário mínimo em 2018, mas nem sindicatos nem empresas concordam
Salário Mínimo Nacional

21,6% dos trabalhadores ganha salário mínimo

238
Em setembro foram declarados à Segurança Social 713,2 mil trabalhadores como auferindo o Salário Mínimo Nacional, mais 9,4% do que no mesmo período do ano passado.
Salário Mínimo Nacional

Costa enaltece "melhoria do salário mínimo"

O Primeiro-Ministro enalteceu esta terça-feira a importância da melhoria do salário mínimo nacional para o crescimento económico e para a redução de desigualdades no país.
OCDE

Gastos com pensões vão atingir 15% do PIB em 2030

A OCDE cita Portugal como um dos "bons exemplos" de incentivos a trabalhadores para trabalharem até mais tarde. Em Portugal, no próximo ano a idade da reforma será de 66 anos e 4 meses.
Salário Mínimo Nacional

Parceiros retomam discussão sobre salário mínimo

Os parceiros sociais vão reunir com o ministro do Trabalho e retomar a discussão sobre o salário mínimo nacional. A CGTP reivindica 600 euros e a UGT defende a subida para os 585 euros.
Pensões

Pensionistas recebem subsídio de Natal 

Os cerca de 2,8 milhões de pensionistas recebem, desde 2012, o subsídio de Natal em duodécimos, ou seja, ao longo dos 12 meses, mas este ano as regras alteraram-se.
Alimentação

Preço do pão vai aumentar em janeiro

1.018
Com o aumento dos custos de produção - matéria prima, combustíveis e salário mínimo -, já no próximo ano, o preço do pão terá de aumentar também para fazer face aos custos mais elevados da indústria.
Subsídios

Fim dos duodécimos "perturba vida das empresas"

Presidente da CIP considerou que fim dos duodécimos nos subsídios de férias e de Natal vai perturbar a vida das empresas ao nível administrativo e de tesouraria.
Salários

Salário Mínimo. UGT condena posição de Bruxelas

A central sindical, que considera que o aumento do salário mínimo é "um imperativo económico e social", condenou as declarações da Comissão Europeia sobre um possível impacto negativo no emprego.
Salário Mínimo Nacional

Salário mínimo de 600 euros é "luta partidária"

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal disse discordar do aumento do salário mínimo reclamado pela CGTP, considerando a proposta uma "luta partidária alheia à concertação social".
CIP

CIP disponível para discutir salário mínimo

A CIP está disponível para discutir o salário mínimo, mas indisponível para uma negociação "redutora" centrada apenas nessa questão, pois há que acautelar a competitividade das empresas.
Administração Pública

PCP: tempo de trabalho tem de ser contado

O secretário-geral do PCP afirmou que o tempo de trabalho de todos profissionais da administração pública tem de ser contado, acrescentando que vai apresentar uma proposta de alteração ao Orçamento.
Salário Mínimo Nacional

UGT aceitará salário mínimo de 580 euros

A UGT vai aceitar a subida do salário mínimo nacional para os 580 euros. Ainda assim, Carlos Silva garante que é possível ir mais longe e propõe 585 euros.
Salário Mínimo Nacional

Salário mínimo seria 1268€ se aumentado desde 1974

1.236
O líder da CGTP disse que se o salário mínimo nacional tivesse sido aumentado desde 1974, tendo em conta a inflação e a produtividade, atingiria no próximo ano 1.267,7 euros.
País

Homens ganham mais 17,8% que as mulheres

Em Portugal, os homens ganham mais que as mulheres. Segundo Vera Jourová, a comissária para a Justiça, Consumidores e Igualdade de Género, as disparidades devem acabar.
Concertação Social

Salário mínimo: patrões querem menos impostos

176
A atualização do salário mínimo para 2018, que começa a ser discutida esta semana, parte de um patamar de 580 euros. Empresários admitem subir, mas querem menos impostos em troca.
Moçambique

Moçambique. Patrões defendem congelamento salarial

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique, a maior associação patronal do país, propôs ao Governo moçambicano o congelamento em 2018 do aumento nos ordenados e do 13.º mês.
Macau

Macau. Funcionários públicos com aumento salarial

Os funcionários públicos de Macau vão ser aumentados no próximo ano em 2,4%, a menor subida percentual desde 2011, revelou esta terça-feira o chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On.
Soares da Costa

Soares da Costa. Trabalhadores em manifestação

Cerca de uma centena de trabalhadores da Soares da Costa concentraram-se esta terça-feira diante do Tribunal do Comércio de Vila Nova de Gaia e prometem ir para a porta do primeiro-ministro.
Salário Mínimo Nacional

728 mil pessoas receberam salário mínimo em 2017

Cerca de 728 mil trabalhadores portugueses recebiam, no primeiro semestre deste ano, o salário mínimo nacional, o que representa um aumento de 13,4% face ao mesmo período do ano passado.
Orçamento do Estado

Governo pensa alterações em cortes nas horas extra

O Governo mostrou abertura para alterar os cortes nas horas extraordinárias para todos os trabalhadores do Estado, avançou o secretário-geral da Federação dos Sindicatos da Administração Pública.
Salários

Governo vai aprovar lei para igualdade salarial

283
O Governo vai aprovar uma proposta de lei que promove a igualdade a salarial entre mulheres e homens. A aprovação vai acontecer até ao final do ano.
Macau

Macau. Salário mínimo para todos menos empregadas

Leong Sun Iok é um dos seis novos deputados do hemiciclo de Macau. Quer aumentar a licença de maternidade e dar o salário mínimo a toda a gente - menos às empregadas domésticas.
Função Pública

Sindicato ameaça greve se não houver aumentos

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública disse que, na sexta-feira, marcará uma greve nacional se até lá o Governo não apresentar propostas de aumentos salariais.
Economia

Salários crescem abaixo dos níveis pré-crise

O crescimento dos salários continua abaixo dos níveis pré-crise de 2008 na maioria das economias desenvolvidas e pode manter-se assim até que o emprego involuntário a tempo parcial diminua.
Trabalho

Trabalhadores do Pingo Doce protestam 

131
Trabalhadores e dirigentes sindicais da loja de Espinho do Pingo Doce concentram-se na manhã desta segunda-feira. Protestam contra a discriminação salarial e as várias tabelas de pagamento.
União Europeia

Saiba quanto se ganha em cada país da UE

1.828
O fosso salarial entre os Estados-membro da União Europeia ultrapassa, no caso da Roménia, os 1000 euros. Quando comparados à Alemanha, poucos países pagam mais pelo mesmo trabalho.
Salário Mínimo Nacional

Frente Comum quer aumentos salariais de 4%

A Frente Comum da Administração Pública exigiu aumentos salariais de 4% para 2018, com um mínimo de 60 euros para todos os trabalhadores, e anunciou uma ação de luta nacional em outubro ou novembro.
Dinheiro

Pais de crianças com cancro perdem 500 euros/mês

520
O diferencial negativo chega a 539 euros por mês. A perda ddeos rendimentos prende-se com a alimentação, as deslocações e a medicação e é agravada pelas baixas que os pais têm de pedir.
Salários

UGT quer aumento médio dos salários entre 3% e 4%

A UGT defendeu um aumento médio dos salários entre 3% e 4%, a subida do salário mínimo para 585 euros e a reposição dos escalões do IRS no próximo ano.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site