Salários

Salário Mínimo Nacional

728 mil pessoas receberam salário mínimo em 2017

Cerca de 728 mil trabalhadores portugueses recebiam, no primeiro semestre deste ano, o salário mínimo nacional, o que representa um aumento de 13,4% face ao mesmo período do ano passado.
Orçamento do Estado

Governo pensa alterações em cortes nas horas extra

O Governo mostrou abertura para alterar os cortes nas horas extraordinárias para todos os trabalhadores do Estado, avançou o secretário-geral da Federação dos Sindicatos da Administração Pública.
Salários

Governo vai aprovar lei para igualdade salarial

283
O Governo vai aprovar uma proposta de lei que promove a igualdade a salarial entre mulheres e homens. A aprovação vai acontecer até ao final do ano.
Macau

Macau. Salário mínimo para todos menos empregadas

Leong Sun Iok é um dos seis novos deputados do hemiciclo de Macau. Quer aumentar a licença de maternidade e dar o salário mínimo a toda a gente - menos às empregadas domésticas.
Função Pública

Sindicato ameaça greve se não houver aumentos

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública disse que, na sexta-feira, marcará uma greve nacional se até lá o Governo não apresentar propostas de aumentos salariais.
Economia

Salários crescem abaixo dos níveis pré-crise

O crescimento dos salários continua abaixo dos níveis pré-crise de 2008 na maioria das economias desenvolvidas e pode manter-se assim até que o emprego involuntário a tempo parcial diminua.
Trabalho

Trabalhadores do Pingo Doce protestam 

131
Trabalhadores e dirigentes sindicais da loja de Espinho do Pingo Doce concentram-se na manhã desta segunda-feira. Protestam contra a discriminação salarial e as várias tabelas de pagamento.
União Europeia

Saiba quanto se ganha em cada país da UE

1.828
O fosso salarial entre os Estados-membro da União Europeia ultrapassa, no caso da Roménia, os 1000 euros. Quando comparados à Alemanha, poucos países pagam mais pelo mesmo trabalho.
Salário Mínimo Nacional

Frente Comum quer aumentos salariais de 4%

A Frente Comum da Administração Pública exigiu aumentos salariais de 4% para 2018, com um mínimo de 60 euros para todos os trabalhadores, e anunciou uma ação de luta nacional em outubro ou novembro.
Dinheiro

Pais de crianças com cancro perdem 500 euros/mês

520
O diferencial negativo chega a 539 euros por mês. A perda ddeos rendimentos prende-se com a alimentação, as deslocações e a medicação e é agravada pelas baixas que os pais têm de pedir.
Salários

UGT quer aumento médio dos salários entre 3% e 4%

A UGT defendeu um aumento médio dos salários entre 3% e 4%, a subida do salário mínimo para 585 euros e a reposição dos escalões do IRS no próximo ano.
Salário Mínimo Nacional

Salário mínimo de 600€ só no final da legislatura

O Governo mantém o objetivo de aumentar o Salário Mínimo Nacional para 600 euros "no final da legislatura". Vieira da Silva diz que "o Governo irá cumprir o que está no Programa".
Segurança Social

Pensões atribuídas este ano vão ser recalculadas

As pensões atribuídas este ano pela Segurança Social vão ser recalculadas, de acordo com a portaria publicada em Diário da República, que permite revalorizar os salários que servem de base ao cálculo.
BCP

BCP termina com cortes salariais este mês

O BCP vai voltar a pagar a totalidade dos salários este mês. Estes duraram três anos permitiram salvar 400 postos de trabalho.
DECO

Jerónimo Martins com maior disparidade salarial

A Deco avaliou a Jerónimo Martins como a empresa nacional onde existem maiores disparidades salarias, seguida da EPA, que tem o gestor mais bem pago do país, António Mexia.
Angola

Sindicatos pedem aumento salarial superior a 10%

A União Nacional dos Trabalhadores Angolanos-Confederação Sindical (UNTA-CS) considera insuficiente o aumento de 10% do salário mínimo nacional e defende a reposição do poder de compra perdido.
Angola

Angola fixa salário mínimo em 88 euros

O Governo angolano fixou esta sexta-feira o salário mínimo nacional único nos 16.503,30 kwanzas, pouco mais de 88 euros.
Bloco de Esquerda

BE: "Parar o empobrecimento é reforma estrutural"

PSD diz que esquerda não faz reformas, mas BE responde: travar empobrecimento é reforma em si mesmo. E tem uma prova: aumento do salário mínimo, ao contrário do que diziam, promoveu emprego.
Santander

Santander Totta sobe salário mínimo em 20%

O Santander Totta subiu o salário mínimo no banco para 1.200 euros mensais, mais 20% "para todos os trabalhadores a tempo completo", segundo uma nota interna a que a Lusa teve acesso esta sexta-feira.
UGT

UGT quer melhoria do salário mínimo nacional

A secretária-geral adjunta da UGT considerou que o salário mínimo nacional deve ser revisto em alta para 2018, apelando ainda ao reforço da contratação coletiva.
Comércio

Salário mínimo. Governo não cumpriu promessas

O presidente da Confederação de Comércio e Serviços de Portugal acusou o Governo de incumprimento do acordo que possibilitou a subida do salário mínimo em 2017.
Salário Mínimo Nacional

730 mil trabalhadores recebem salário mínimo

O número de trabalhadores que ganham o salário mínimo nacional aumentou para os 730 mil em março deste ano face ao período homólogo, mais 88,9 mil trabalhadores, representando 22,9% do total.
Trabalhadores

Trabalhadores da OGMA reclamam aumentos de salário

Os trabalhadores da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal reclamam aumentos salariais, que dizem não acontecer há 5 anos, mas a empresa contrapõe que 70% dos trabalhadores tiveram salários revistos
Salários

Catarina Martins insiste em descongelar salários

A coordenadora do Bloco de Esquerda lembrou esta quarta-feira a necessidade de discutir o descongelamento dos salários na função pública e lembrou ainda que há dois escalões abaixo do salário mínimo.
FESAP

FESAP defende subida de 2,5% nos salários públicos

A Federação dos Sindicatos da Administração Pública exigiu esta quinta-feira que os salários dos trabalhadores da administração pública sejam aumentados em 2,5% em 2018.
Economia

Custo do trabalho sobe 2,6% no primeiro trimestre

Custos salariais e redução das horas trabalhadas ditaram um aumento de 2,6% do custo do trabalho, indicou esta segunda-feira o INE.
Greve

Greve nas cantinas pode fechar escolas hoje

Os trabalhadores das cantinas escolares, de hospitais e outros serviços do Estado estão esta segunda-feira em greve por melhores salários, o que pode levar ao encerramento de muitas escolas.
Timor-Leste

Timor. Privados podem ter salário aumentado

O primeiro-ministro timorense vê no aumento de salários no privado uma possibilidade, ainda que considere que isso não basta para reforçar o poder de compra.
Salários

Marcelo quer "debater o problema" dos salários

137
Presidente da República quer debate sobre a disparidade salarial de gestores de empresas do PSI 20 e de trabalhadores para corrigir "o problema", mas "de uma forma que tenha presente a justiça social"
Marcelo Rebelo de Sousa

Fundo salarial dos pescadores alargado

O Presidente da República promulgou o diploma do Governo que alarga o âmbito do Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais da Pesca.
Salários

Casa da Moeda aprova aumento de salário

Os trabalhadores da Imprensa Nacional Casa da Moeda reuniram-se em plenário e aprovaram, por unanimidade, a resolução que defende o Acordo da Empresa e o aumento salarial.
EDP

EDP e sindicatos de acordo. Salários sobem 1,3%

A Energias de Portugal e a Fiequimetal chegaram a acordo para uma atualização salarial de 1,3% para este ano, revelou Joaquim Gervásio, porta-voz da federação intersindical.
Igualdade de Género

Pagar menos às mulheres pode sair mais caro

357
O Governo está a preparar um diploma para incentivar a igualdade salarial nas empresas, o que pode passar por penalizações a quem pagar menos às mulheres. Proposta deve ser apresentada a 1 de Maio.
Salários

41,5% do salário é para o Fisco e Segurança Social

1.386
Os impostos e contribuições para a Segurança Social levaram, em média, 41,5% dos salários dos portugueses em 2016, tendo em conta trabalhadores com salário médio e sem filhos, ligeiramente menos do que em 2015 (42,1%).
António Mexia

Salário. Controlar iniciativa privada traz pobreza

1.120
Presidente da EDP diz que o seu salário e os prémios de gestão só dizem respeito aos acionistas. António Mexia avisa que interferir com iniciativa privada, limitando os salários, trará pobreza.
Angola

Angola. Salário mínimo em discussão

O parlamento angolano vai discutir a 20 de abril o salário mínimo em Angola, equivalente a 100 euros, tema do habitual debate mensal na Assembleia Nacional, proposto pela coligação CASA-CE.
Desemprego

BCE. Salário mínimo elevado está a travar emprego

498
Num relatório que analisa o desemprego em Portugal, a chefe de missão pelo BCE defende que as subidas do salário mínimo (em relação ao salário médio) estão a fazer aumentar o desemprego no país.
Desigualdade

Desigualdade salarial grave em Portugal

O presidente do Conselho Económico e Social, António Correia de Campos, afirmou esta quinta-feira que Portugal está numa situação de desigualdade grave.
Macau

Queixa de baixos salários no consulado de Macau

Os salários dos funcionários do consulado-geral de Portugal em Macau, considerados baixos para a média do território, motivaram queixas ao secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.
Salários

Regularizados salários na Somague

O Sindicato da Construção disse estar regularizado o pagamento dos dois meses de salários em atraso a 100 trabalhadores da Somague, mas as dificuldades da construtora ameaçam 1000 empregos.
Brasil

Brasil. Proposta da questão salarial será entregue

O sindicato dos trabalhadores consulares deve entregar uma proposta de acordo sobre a questão salarial dos funcionários do Governo português no Brasil até ao final da próxima semana.
Salários

Portugueses ganham menos que em 2009

Portugal é um dos sete países da União Europeia onde os trabalhadores ganham hoje menos do que há oito anos, de acordo com um estudo publicado pela Confederação Europeia de Sindicatos.
Angola

Bancos já têm divisas para pagar a expatriados

A venda de divisas pelo Banco Nacional de Angola (BNA) à banca comercial voltou a aumentar na última semana, mais de 17%, para 409,2 milhões de euros.
Moçambique

Moçambique. Sindicato quer aumento de salários

O secretário-geral da Organização dos Trabalhadores Moçambicanos, Alexandre Munguambe, defendeu esta sexta-feira em Maputo que o aumento do salário mínimo ocorra duas vezes este ano.
Guiné-Bissau

Funcionários reclamam 7 anos de atraso em salários

Os funcionários dos Correios da Guiné-Bissau reclamaram o pagamento de 88 meses de salários em atraso, intercalados, e prometeram manifestar-se nas ruas da capital.
Madeira

Madeira aprova salário mínimo de 570 euros

O Conselho do Governo Regional da Madeira aprovou a proposta de decreto legislativo regional que fixa o salário mínimo na região, em 2017, em 570 euros.
Fact Check

Fact check em vídeo: Passos e o salário mínimo 

O líder do PSD veio dizer que em 2016 o salário mínimo abrangeu 1 milhão de pessoas. Os números ainda não estão fechados, mas é expectável que cheguem ao valor estimado por Passos Coelho?
Salário Mínimo Nacional

Fact Check/ Já há 1 milhão a viver com o salário mínimo?

249
O líder do PSD garante que no fim de 2016 havia 1 milhão de pessoas com salário mínimo (quando em 2014 eram só 400 mil). E acusa o Governo de promover uma política de baixos salários. Tem razão?
Aeroporto de Lisboa

Greve na limpeza do aeroporto de Lisboa

Cerca de 200 trabalhadores da empresa de limpeza industrial ISS, responsáveis pela limpeza no aeroporto de Lisboa, estão em greve de 24 horas para reivindicar aumentos salariais.
PSD

Há mais gente com baixos salários, acusa Passos

228
O presidente do PSD disse que o número de trabalhadores com baixos salários cresceu com o atual Governo, estimando que no final de 2016 "quase um milhão" de trabalhadores ganhava o salário mínimo.
Salário Mínimo Nacional

Portugal tem salário mínimo mais próximo do médio

Portugal é o país da União Europeia (UE) com um salário mínimo mais próximo do salário médio, embora esteja a meio da tabela em termos brutos, de acordo com dados hoje divulgados pelo Eurostat
Salários

Salário mínimo. Subida foi da "maior imprudência"

501
Forum para a Competitividade considera que a subida do salário mínimo nacional é "perigosa" para a competitividade da economia portuguesa. Donald Trump também é uma fonte de preocupação.
Salário Mínimo Nacional

Passos quer Governo a rever meta do salário mínimo

Líder do PSD diz que aumento de 19% em quatro anos, em comparação com o crescimento económico de 5% no mesmo período, não é sustentável e é "conversa infantil".
Parlamento

BE e PCP dão luz verde à redução do PEC

Desta vez, BE e PCP foram consultados e deram o OK ao Governo. Redução do pagamento especial vai merecer voto a favor dos partidos da esquerda quando chegar à AR, por ser estímulo às microempresas.
Salário Mínimo Nacional

PS. Economia suporta aumento do salário mínimo

107
O líder parlamentar do PS acredita que a economia tem condições para suportar o aumento do salário mínimo até 2019 e que as entidades patronais, na concertação social, assumiram essa perspetiva.
PSD

PSD pressiona: não vai ser "tábua de salvação"

125
Episódio da TSU pode repetir-se. PSD avisa que vai analisar casos mas não vai ser tábua de salvação. Política salarial tem "pés de barro" e salário mínimo é "excessivo" ou não era preciso compensação.
Arabia Saudita

Arábia Saudita vai pagar salários em atraso

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas disse que o Governo da Arábia Saudita reiterou, esta quinta-feira, o seu compromisso de pagar os salários atrasados.
TSU

TSU: BE rejeita compensações do salário mínimo

Catarina Martins disse, esta sexta-feira, que o Bloco não quer compensações às empresas pelo aumento do salário mínimo, mas assinalou que a baixa da fatura energética é uma das medidas favoráveis.
TSU

Marcelo promulgou descida da TSU para evitar vazio

244
Marcelo Rebelo de Sousa justificou a aprovação urgente da redução da TSU com a necessidade de preencher um "vazio" deixado pelo fim do regime anterior.
TSU

Cristas disse à UGT que não porá acordo em causa

Secretário-geral da UGT diz que a presidente do CDS lhe transmitiu que não porá em causa a concertação social no sentido de voto que terá na apreciação parlamentar da diminuição da TSU para empresas.
TSU

As polémicas e contradições da mal amada TSU

Costumava ser usada como medida de estímulo ao emprego mas desde 2010 que tem sido usada como moeda de troca para aumento do salário mínimo. Já pôs o país a gritar na rua. Porque é tão polémica?
Salários

Muita remuneração, grande desatenção

212
Será de proibir o pagamento de bónus a banqueiros que se revelam ineficientes quer no laboratório, quer na vida real? Não. Mas não se pode é esperar que pagando prémios obscenos se têm bons resultados
TSU

BE quer Parlamento a travar descida da TSU

"Se o decreto vier a ser aprovado, ainda não foi – o salário mínimo, esse sim, já está em vigor – o BE requererá a apreciação parlamentar dessa medida", disse o deputado José Soeiro.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site