Ranking Escolas 2015

Ranking Escolas 2015

Rankings e liberdade andam de mão dada

163
Uma escola onde se aprende é a mais poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal e social para crianças e jovens. E se existem para os alunos, as famílias devem poder saber em que escolas se aprende
Ranking Escolas 2015

Rankings deveriam ter "indicadores de felicidade"

Há muitas vozes críticas que se levantam contra este género de classificação de escolas. Ou porque não indicam o grau de "sucesso" após o exame, ou porque apenas mostram notas e não desempenho.
Ranking Escolas 2015

Maioria chumba a Física e a Química e Biologia

A maioria das escolas chumbou nos exames de 12.º ano de Física e Química e de Biologia, duas provas exigidas no acesso aos cursos superiores de saúde.
Ranking Escolas 2015

9.º ano: apenas uma escola pública no top 30

140
Entre as 30 escolas com melhores médias nos exames do 9.º ano há apenas uma pública, na Madeira, e em 2014/2015 apenas cerca de um quarto dos estabelecimentos conseguiu média positiva.
Ranking Escolas 2015

Exames de 4º ano: um quarto de negativas

315
Quase 30% das escolas não conseguiu alcançar nota positiva nos exames do 4º ano de português e matemática.
Ranking Escolas 2015

Mais escolas com média positiva no 6.º ano

Menos de metade das escolas (41,7%) conseguiu média positiva nos exames de português e matemática realizados pelos alunos do 6.º ano, ainda assim, uma percentagem superior à verificada em 2013/2014.
Ranking Escolas 2015

Maioria das escolas com negativa a matemática

Analisando os resultados dos exames do 6º ano conclui-se que 71, 5% das escolas obteve média negativa a matemática. A melhor escola é o Colégio do Parque do Falcão, no Seixal.
Ranking Escolas 2015

Português com nota positiva no 6º ano

Dois terços das escolas (66,6%) obteve média positiva nos exames de Português do 2.º Ciclo, realizados pelos alunos do 6.º ano de escolaridade em 2014-2015.
Ranking Escolas 2015

Melhor a matemática, pior a português

Os alunos do 12.º melhoraram nos exames nacionais de matemática e pioraram a português em relação ao ano anterior, mas ambas as disciplinas colocam cerca de 20% das escolas abaixo da positiva.
Ranking Escolas 2015

Três escolas públicas sempre a subir

Apenas três escolas secundárias públicas e três privadas conseguiram que os alunos que realizaram exames nos últimos cinco anos, melhorassem sempre os resultados a Português e a Matemática.
Ranking Escolas 2015

Mais escolas privadas no topo dos rankings

416
As 26 escolas mais bem classificadas nos rankings calculados a partir das notas dos exames do 12º ano são privadas. O primeiro lugar é ocupado pelo Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto.
Ranking Escolas 2015

Conheça as melhores e as piores escolas do país

229
Privadas continuam a liderar os rankings, mas também se destacam na "inflação" das notas. O Observador divulga este sábado uma série de artigos sobre o Ranking das Escolas 2015.
Ranking Escolas 2015

Privadas são as que mais "inflacionam" notas

365
Das 15 escolas que, nos últimos cinco anos, mais "inflacionaram" notas, 10 são privadas e cinco são públicas. Em julho, o Ministério avançou que tinham sido abertos quatro processos de inquérito.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site