Consórcio Gateway

TAP

TAP. Privados vão nomear a gestão executiva

Consórcio privado acionista da TAP diz que empresa precisa de estabilidade e de um conselho de administração coeso. Gateway defende nomeações propostas pelo Governo, incluindo a de Lacerda Machado.
TAP

TAP privatizada continua em falência técnica

199
Mesmo com a injeção de 154 milhões de euros pelo acionista privado, a transportadora aérea terminou 2015 com capital próprio negativo superior a 500 milhões de euros, por causa de mais prejuízos.
Privatização da TAP

Acordo acionista na TAP fechado até dia 21

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, garantiu que o novo contrato de privatização da TAP, que devolverá 50% do grupo ao Estado, será assinado até sábado, prazo limite.
Consórcio Gateway

Dúvidas sobre controlo da TAP chegaram a Bruxelas

11.281
A Direção de transportes da Comissão Europeia está a analisar em conjunto com as autoridades portuguesas as dúvidas sobre quem manda na TAP. Há outros investimentos não europeus no radar.
Privatização da TAP

Venda da TAP. ANAC tem dúvidas e trava gestão

1.450
Regulador diz que há indícios de que venda de 61% da TAP a Neeleman e Humberto Pedrosa não cumpre regras europeias de controlo acionista. E impõe limites à gestão por três meses até à decisão final.
TAP

Trabalhadores continuam a querer TAP 100% pública

A Comissão de Trabalhadores da TAP saiu insatisfeita da reunião com o secretário de Estado das Infraestruturas, defendendo que a transportadora deveria permanecer 100% pública e opondo-se ao acordo realizado entre o Governo e o consórcio Gateway.
Privatização da TAP

Estado investe na TAP em "condições de mercado"

Estado vai envolver-se na negociação da dívida da TAP com a banca, mas Pedro Marques diz que não haverá compromissos públicos adicionais. Investimento de 31,9 milhões feito em "condições de mercado".
Privatizações

TAP mudou 3 vezes em 7 meses. O que falta explicar

A venda de 61% foi assinada em junho de 2015. Mas foram precisas duas alterações à privatização para fechar o negócio que agora volta a ser revisto. Mais explicações são dadas hoje no Parlamento.
Privatização da TAP

TAP. É "possível" e "desejável" renegociar dívida

Pedro Marques, ministro das Infraestruturas, diz que é "possível" e é "desejável" que haja mudanças nos prazos e nos juros. Essa renegociação é crucial para que o acordo com privados avance.
Privatização da TAP

TAP. Regulador continua a analisar venda de 61%

Regulador ainda não foi notificado de alterações na estrutura acionista da TAP, para além da venda de 61% do capital feita em 2015. ANAC terá de aprovar nova solução negociada pelo governo.
Privatização da TAP

TAP: PS quer esclarecimentos do ministro

337
Deputados pedem, com caráter de urgência, audição do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.
Privatização da TAP

TAP. Administração com próximos de Costa

1.961
Dois dos 6 membros do novo conselho de administração da TAP escolhidos pelo Governo deverão ser Luís Patrão e Diogo Lacerda Machado. Ambos com ligações ao PS e a António Costa.
Privatização da TAP

Estado fica só com 50% da TAP. Gestão será privada

3.006
O Governo de António Costa vai anunciar este sábado o acordo com os acionistas privados da TAP. Estado abdica de recuperar a maioria do capital e fica só com 50%. Neeleman e Pedrosa reduzem.
Economia

"Jamais compraria 49% da TAP", diz Neeleman

Em entrevista à Visão, David Neeleman, um dos sócios da Atlantic Gateway (que detém 61% da TAP), analisa o processo da reversão da privatização. Governo e acionistas continuam sem acordo.
Privatização da TAP

Privados e Governo condenados a entenderem-se?

152
Dupla Pedrosa e Neeleman não cede maioria. Costa garante que Estado retomará 51% da TAP com ou sem acordo. Declarações duras e públicas marcam o ponto de partida para as negociações.
Privatização da TAP

Regulador recebeu condições finais de venda da TAP

Regulador da aviação recebeu esta quinta-feira as condições finais de venda de 61% da TAP à Gateway, no mesmo dia em que o governo de António Costa tomou posse. Tem até três meses para dar parecer.
David Neeleman

Chineses entram na companhia de novo dono da TAP

O conglomerado HNA vai comprar 24% da Azul de David Neeleman e passará a ser o maior acionista individual da companhia brasileira. Neeleman é um dos novos donos da TAP.
Privatização da TAP

Venda da TAP. Sim final pode demorar até 3 meses

A ANAC, o regulador da aviação, não recebeu até quinta-feira notificação da mudança acionista na TAP. Quando isso acontecer, prazo indicativo para dar parecer final pode ir até três meses.
Privatização da TAP

TAP privada. 53 novos aviões e bilhetes a 39 euros

2.317
David Neeleman anunciou que o grande desafio da TAP privada são as 'low cost', por isso a companhia vai ter bilhetes a 39 euros, mas passageiros têm de se sentar atrás. E vêm aí 53 novos aviões.
Privatização da TAP

Como garantir a venda da TAP? Com 150 milhões

110
Injeção de 150 milhões de euros é justificada para responder à ruptura de tesouraria, mas vai tornar mais difícil e caro reverter privatização da TAP. Condições de pagamento foram suavizadas.
Privatização da TAP

Governo ignora apelo do PS e fecha venda da TAP

1.937
Governo de gestão aprovou a divisão da recapitalização da TAP em duas tranches. A primeira tranche de 150 milhões entra mais cedo, garante. Venda é fechada hoje, apesar do apelo do PS para adiar.
Privatização da TAP

TAP. Neeleman voa para Lisboa para fechar negócio

297
Fim do impasse? Diário Económico diz que David Neeleman é esperado esta quinta-feira em Lisboa para fechar negócio, depois de negociações de última hora com a Caixa Geral de Depósitos.
Privatização da TAP

Venda da TAP deve ficar fechada na quinta-feira

Humberto Pedrosa está aberto a negociar, mas sublinha que uma participação minoritária na TAP com o Estado a gerir não é desejável. Venda deve ficar fechada esta quinta. Parpública não comenta.
Privatização da TAP

Novos donos da TAP contratam Fernando Pinto

O presidente da TAP é um dos novos administradores da Gateway Atlantic. Consórcio de David Neeleman e Humberto Pedrosa, que venceu a privatização da TAP, mudou estatutos para responder a regulador.
Privatização da TAP

Fecho da venda da TAP. Governo ainda não dá data

A informação de que o contrato final de venda da TAP será fechado esta semana não é confirmada. Ministérios da Economia e Finanças dizem que o ato formal não está ainda agendado e não dão data.
Privatização da TAP

Situação da TAP agrava-se de "forma preocupante"

Resolução que introduz ajustamentos ao acordo de venda diz que a situação financeira e de tesouraria da TAP tem vindo a agravar-se de forma preocupante. Defende que é inadiável concluir privatização.
Privatização da TAP

Governo acautela eventual recuo na venda da TAP

101
Renegociação da dívida da TAP com a banca é um problema sério. Governo em gestão salvaguarda um eventual recuo na privatização. TAP não pode ser devolvida com mais dívida.
Privatização da TAP

O que falta para fechar a venda da TAP?

Após o parecer do regulador, a bola está do lado do consórcio Neeleman/Pedrosa. Há que renegociar dívida com a banca e clarificar quem vai mandar. Mas neste cenário político, é um negócio de risco.
Privatização da TAP

Privatização da TAP passa, mas com condições

A aprovação da Autoridade Nacional de Aviação Civil ainda não é definitiva. O regulador impõe condições que tornem claro o controlo do português Humberto Pedrosa sobre a TAP.
Privatização da TAP

Autoridade da Concorrência aprova venda da TAP

A Autoridade da Concorrência diz que negócio não coloca entraves à concorrência nos mercados onde a TAP opera. Ainda falta a luz verde da ANAC, regulador da aviação.
TAP

Concorrência brasileira aprova compra da TAP

O Conselho Administrativo de Defesa Económica aprovou a compra da TAP pelo consórcio Atlantic Gateway, de David Neeleman e Humberto Pedrosa. A ANAC terá ainda de se pronunciar sobre a operação.
David Neeleman

Controlo privado da TAP. "Não tem outro jeito"

157
O novo estratega da TAP, David Neeleman, afastou o cenário de ficar com uma participação minoritária na companhia, como defende o PS. Empresário diz que sem a compra de 61%, a banca não financiava.
Privatização da TAP

TAP. Sai Estado português, entra Estado brasileiro

1.384
Estado brasileiro vai entrar no capital da TAP através do banco BNDES, apresentado como "futuro membro" do consórcio vencedor. David Neeleman quer agora vender aviões para depois os alugar.
Privatização da TAP

Explicador/ Ao fim de 15 anos a TAP foi privatizada. E agora?

Depois de escolhidos os novos donos da TAP, o processo de privatização está longe de ficar concluído. Ainda faltam os avales da banca, reguladores e Bruxelas. Para já não falar do risco político.
Privatização da TAP

TAP revê plano de cortes para Estado receber mais

O plano de ajustamento, que prevê cortes nos custos, apresentado pela TAP para responder aos efeitos da greve, vai ser revisto. O objectivo é reforçar resultados de 2015 e maximizar encaixe do Estado.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site