EDP

Tarifa Social

Tarifa da luz tem tarifa social ilegal desde 2015

O Governo acredita que a EDP e a Endesa imputaram ilegalmente aos consumidores de eletricidade custos da tarifa social desde 2015 que deviam ser as próprias a assumir.
EDP

Fusão de Gas Natural com EDP é assunto "acionista"

O ministro da economia, Manuel Caldeira Cabral, diz que a alegada fusão da espanhola Gas Natural com a EDP é assunto do "foro empresarial e dos acionistas".
EDP

Despacho "ilegal" que beneficiou EDP anulado

542
Secretário de Estado invoca ilegalidade e anula medida do anterior Governo que levou ao preço da eletricidade custos com tarifa social e contribuição sobre a energia. Preços de 2018 ganham, EDP perde.
Eletricidade

EDP obrigada a devolver ganhos de 72,9 milhões

O Governo notificou a EDP para devolver 72,9 milhões de euros por pagamentos em excesso às centrais elétricas. O montante será abatido às tarifas de 2018.
Energia Renovável

EDP Renováveis fecha contrato na Escócia

A EDP Renováveis fechou um contrato de fornecimento de energia eólica offshore (no mar) durante 15 anos na Escócia para a entrega de 950 megawatts (MW).
Festivais de Música

Festival EDP Vilar de Mouros tem mais energia

Pela primeira vez, em 51 anos, o Vilar de Mouros terá a EDP como name sponsor. Este é mais um dos festivais que conta com o apoio da Energética Nacional.
Eletricidade

EDP condenada a devolver receitas a Alcácer do Sal

761
Tribunal arbitral condena EDP Distribuição a devolver à câmara de Alcácer metade da receita cobrada pela cedência da rede a operadores de telecomunicações. Autarquia diz que é decisão inédita.
EDP Renováveis

António Mexia vendeu ações da EDP Renováveis

169
O presidente da EDP, António Mexia, e os administradores da EDP Renováveis venderam a totalidade das ações que tinham nesta empresa no âmbito da OPA.
EDP

Standard and Poor's melhora rating da EDP

A agência de notação financeira Standard and Poor's subiu esta terça-feira o rating de longo prazo da EDP - Energias de Portugal e da EDP Finance, de 'BB+' para 'BBB-', com perspetivas estáveis.
EDP Renováveis

EDP só compra 5% na OPA sobre as Renováveis

EDP só conseguiu comprar ações que representam 5% da EDP Renováveis na oferta pública de aquisição, apenas 22% das ações que pretendia. Empresa liderada por Manso Neto fica no índice PSI 20.
OPA

Oferta EDP sobre capital da EDP Renováveis termina

A Oferta Pública de Aquisição lançada pela EDP sobre o capital da EDP Renováveis, iniciada a 6 de julho, termina esta quinta-feira. A operação "geral e voluntária" foi iniciada em março.
EDP

EDP. Vinte pessoas assistidas após intoxicação

106
Vinte funcionários da EDP em Lisboa foram assistidos esta terça-feira por apresentarem sintomas de intoxicação. Na última segunda-feira, o INEM já tinha sido chamado ao edifício à Alameda dos Oceanos.
EDP

EDP não avaliou eventual conflito de interesses

A EDP entrou em 2007 no mercado da eficiência energética, mas não avaliou o eventual conflito de interesses em fazer negócio com um ex-diretor-geral da Energia. Conheça os pormenores da operação.
EDP

Lucros da EDP caem 5% no primeiro semestre

A EDP apresentou lucros de 450 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, um recuo de 5% face aos 472 milhões registados no mesmo período do ano passado.
EDP Renováveis

EDP Renováveis. Lucros mais do que duplicam

A EDP Renováveis contabilizou 134 milhões de euros de lucro no primeiro semestre deste ano. O valor mais do que duplicou relativamente ao registado no mesmo período do ano passado.
EDP

EDP mantém 6,75 euros por OPA sobre EDP Renováveis

A EDP não vai alterar o valor da Oferta Pública de Aquisição da EDP Renováveis, mantendo o preço nos 6,75 euros por título, anunciou a elétrica liderada por António Mexia.
EDP

EDP. Procuradora dá ordem para acelerar inquérito

Despacho da Procuradora Geral da República, citado pela RTP, dá instrução para concluir o inquérito aos ganhos, alegadamente excessivos, da EDP, em dez meses. Prazo pode ser estendido.
Justiça

EDP. Arguido é irmão de novo secretário de Estado

1.339
Miguel Barreto, arguido no caso EDP e suspeito de corrupção e tráfico de influências, é irmão de Tiago Antunes, o novo secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, escreve o jornal i.
EDP

Especial/ As 'portas giratórias' do caso EDP

191
Conheça as ligações dos protagonistas do caso EDP que passaram por cargos públicos e privados. EDP invoca escritório do irmão do Presidente da República e ataca principal testemunha da acusação.
Barragens

Produção da EDP a cair 6% até junho

A produção total da EDP recuou 6% nos primeiros seis meses deste ano face ao período homólogo, devido à reduzida atividade das barragens em Portugal e Espanha.
PSD

PSD: "Manigância" de "borla fiscal" de 240 milhões

612
O PSD acusou o Governo fazer "uma manigância" de dar uma "borla fiscal" de 240 milhões em dez anos às grandes empresas para "apresentar uma execução orçamental mais simpática".
Economia

Soluções eficazes para banhos mais eficientes

Dois equipamentos para o aquecimento de água que permitem poupar energia. E estão com descontos até 70%.
Governo

Especial/ Guerra fiscal com a Galp já ultrapassa 240 milhões

424
Conflito entre fisco e grandes empresas de energia soma 500 milhões. Metade é da Galp, que não paga contribuição sobre o setor desde 2014 – e está no centro da polémica que fez cair três governantes.
EDP Renováveis

EDP Renováveis vende 23% de projeto eólico

A EDP Renováveis anunciou, esta sexta-feira, que acordou vender uma participação de 23% da central eólica no mar da Escócia por cerca de 26,1 milhões de euros à francesa Engie.
EDP

Miguel Barreto constituído arguido no processo EDP

Antigo responsável da Direção-Geral de Energia e Geologia foi constituído arguido por suspeitas de corrupção, tráfico de influências e participação ecónomica em negócio.
Energia Renovável

Projeto junta água e sol para produzir energia

1.067
Uma central fotovoltaica a flutuar numa barragem. Projeto inovador da EDP combina duas formas de energia renovável. Ainda é um piloto. Se resultar, os painéis solares podem chegar a mais albufeiras.
Justiça

Pinho e Mexia serão interrogados em breve, diz PGR

Procuradoria-Geral da República desmente advogado de Manuel Pinho e garante que o ex-ministro da Economia foi confrontado com os indícios criminais que lhe são imputados.
Justiça

O cerco da Justiça aos mais poderosos de 2010

Do ranking dos 50 mais poderosos da economia portuguesa em 2010, 14 políticos, gestores e empresários tiveram a Justiça à perna. Ou seja, 28%. Mexia é o caso mais recente. Recorde os outros
Justiça

Caso EDP. Manuel Pinho constituído arguido

377
O ex-ministro da Economia foi constituído arguido no âmbito da investigação em torno de um alegado esquema de corrupção que envolve a EDP. Defesa vai requerer a nulidade da constituição de arguido.
EDP

As entrelinhas do que Manuel Pinho escreveu

O ex-ministro da Economia Manuel Pinho escreveu esta sexta um longo artigo de opinião no Público sobre caso EDP - e defende-se do que diz ser um "boato vicioso". O que está nas entrelinhas do texto?
EDP

Caso EDP. Pinho vai ser ouvido pela PJ

Advogado do ex-ministro confirma que Manuel Pinho vai ser interrogado em Lisboa em Julho, antes das férias judiciais, mas falta saber com que estatuto será ouvido.
EDP

Manuel Pinho: "Não fui favorecido pela EDP"

123
Ex-ministro da Economia escreve artigo no Público a contestar suspeitas, diz estar disponível para esclarecimentos e que até que já solicitou ao primeiro-ministro "prestar declarações no Parlamento".
Justiça

Especial/ EDP. Depoimento surpreendente de 2 ex-governantes

1.461
O ex-secretário de Estado e o seu n.º 2 censuraram no DCIAP os obstáculos que Vítor Gaspar, Maria Luís Albuquerque e Carlos Moedas terão colocado à redução das rendas da EDP por causa da privatização.
EDP

EDP vende ações da REN

Num comunicado enviado à CMVM, a EDP anuncia que vai vender todas as ações que detém na REN e que equivale a 3,5% do capital social da REN. O Fundo de Pensões da EDP fica com 1,5% da REN.
EDP

Ex-diretor fez negócio de 1,4 milhões com EDP

825
Miguel Barreto concedeu licença ilimitada da Central de Sines à EDP em 2007. Três anos depois vendeu uma participação social à EDP por 1,4 milhões de euros. EDP e Barreto negam qualquer ilegalidade.
EDP

Chineses da EDP pede que se mantenham "rendas"

A China Three Gorges apela a "todas as partes" que "colaborem inteiramente" com a investigação aos contratos da empresa e sublinha a necessidade de se manterem os apoios à produção existentes.
Eletricidade

Rendas. Governos Durão e Santana ignoraram avisos

361
Parecer da ERSE de maio de 2004 alertava para aumento das receitas da EDP à custa dos consumidores no projeto dos CMEC. Diploma foi preparado no Governo de Durão Barroso e aprovado por Santana Lopes.
EDP

Especial/ Caso EDP. 7 novidades que lhe dizem respeito

413
O Observador revela-lhe os principais pontos da investigação do DCIAP. Cálculo dos alegados benefícios à EDP já ascende a 1,2 mil milhões de euros, mas o valor final deverá ser ainda mais elevado.
Carlos César

Um dia o povo dirá “basta”

4.642
O regime está muito mais doente do que parece. Casos como a TAP, Carlos César ou EDP são apenas a ponta do iceberg. Os políticos e a justiça andam a brincar com o fogo. O povo não é estúpido.
Parlamento

EDP. Parlamento aprova recomendação do BE

O Parlamento aprovou, com a abstenção do PSD, o projeto de resolução do BE que recomenda ao Governo que elimine as rendas excessivas no setor elétrico.
EDP

Governos validaram rendas pagas à EDP

134
Dados usados para calcular compensações pagas às centrais da EDP são fornecidos pelas empresas. Regulador dá parecer, decisão final é do Governo, mas lei deixa pouca margem para intervir.
EDP

Passos e rendas da EDP. Atual Governo não fez nada

613
O líder do PSD acusa o Governo socialista de não ter feito nada até agora para cortar as rendas da energia. E reivindica que o seu Executivo fez cortes de dois mil milhões à EDP.
EDP

EDP terá sido beneficiada em mais de mil milhões

308
As contas foram feitas a pedido do Ministério Público em 2015 e incluem ganhos nos CMEC, prolongamento do prazo das barragens e central de Sines, revela o Expresso.
Eletricidade

Fact Check/ Pagamos a eletricidade mais cara da Europa?

127
Catarina Martins (BE) diz que é verdade, tendo em conta o poder de compra de cada país. O argumento foi recuperado num debate quinzenal em que a esquerda pediu a intervenção do Governo no setor.
EDP

Mexia, o último dos gestores (públicos)

A vida para além do défice público é ainda pior. A história da EDP é mais um exemplo do preço que pagamos pela indisciplina financeira. A corrupção pode não existir, mas prospera nestes ambientes
Corrupção

Havia alguns corruptos ou era tudo como no Brasil?

Rui Ramos pergunta: "Estivemos ou não sujeitos a uma rede de políticos, funcionários, banqueiros e gestores articulados entre si para extrair e partilhar proventos do exercício do poder?"
EDP

PCP pede fim dos "lucros elétricos excessivos"

O PCP pediu esta quarta-feira o fim dos "lucros elétricos excessivos" da EDP e outras empresas do setor energético e a extinção dos CAE e dos CMEC.
EDP

Corninhos de Pinho começaram com cheque da EDP

Quando Manuel Pinho simulou os cornos no Parlamento em 2009, estava irritado com Bernardino Soares: o deputado comunista lembrou a história do cheque da EDP dado pelo ministro a um clube de Aljustrel
Energia

Ex-ministro queixa-se de lobby da energia

780
Álvaro Santos Pereira diz que há mais para cortar nas rendas da energia e revela que quando saiu do Governo escreveu a Passos a dizer que ainda era preciso cortar 1500 milhões de euros.
António Mexia

Lá encalhamos nos mesmos, os "rentistas" do regime

1.596
Mexia tem sempre explicação para tudo, até para termos a electricidade tão cara. Mas a verdade sobre a EDP é que lhe pagamos para ter lucros garantidos, ficando os consumidores com os ónus e os riscos
Eletricidade

Quem é que fez queixa em Bruxelas contra a EDP

111
Em 2012, um grupo de cidadãos "a título individual" apresentou uma queixa na Comissão Europeia contra alegadas ajudas de Estado à EDP. No mesmo ano, a justiça portuguesa recebeu uma denúncia anónima.
EDP

Chairman do Novo Banco arguido no caso EDP

329
Rui Cartaxo, ex-líder da REN e chairman do Novo Banco, e dois ex-dirigentes da EDP, foram constituídos arguidos no caso EDP. Banco de Portugal analisa situação de Cartaxo.
EDP

Rendas, barragens e suspeita. Explicações de Mexia

122
Buscas feitas na EDP por suspeitas de corrupção voltaram a trazer ao de cima dúvidas sobre os negócios feitos com o Estado e as "rendas" recebidas pela elétrica desde 2007.
EDP

PS recusa revogar "rendas excessivas" da EDP

180
Deputado socialista alega que o partido não pode acompanhar PCP e Bloco no pedido de revogação dos CMEC, devido aos "efeitos" que a medida teria. E espera pelo Orçamento para compensar consumidores.
EDP

"Se pondero a minha demissão? Não" - como aconteceu

135
Presidente da EDP diz que rendas recebidas a partir de 2007 foram fixadas em 1995. Afasta benefícios para a empresa e não pondera demitir-se. Catroga avisa: não se brinca com empresas cotadas.
Energia

Energia. Quem declarou guerra às rendas (e perdeu)

1.294
O dossier (quase) intocável derrubou um secretário de Estado de um ministro que defendia tolerância zero aos "interesses". Houve avisos, alguns partidos quiseram acabar com as rendas. E agora?
Eletricidade

Rendas. Em dez anos, EDP recebeu 2,5 mil milhões

1.041
Regime que compensa centrais da EDP, face ao preço de mercado, transferiu nos últimos dez anos mais de 2,5 mil milhões de euros: o valor que saiu das tarifas pagas pelos consumidores para a elétrica.
EDP

EDP vai dar explicações sobre investigação amanhã

A administração da EDP vai dar explicações na terça-feira de manhã sobre a investigação judicial aos contratos de venda de energia. Ações caíam mais de 3%.
Bloco de Esquerda

"Pagamos a eletricidade mais cara da Europa"

161
BE já chamou ao Parlamento presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e vai voltar a bater-se pelo fim das "rendas excessivas" na energia -- setor onde há mais "promiscuidade".
EDP

EDP. PJ levou registos de apoios a curso de Pinho

1.010
Judiciária está a investigar o apoio da EDP à Universidade de Columbia que permitiu seminário onde Manuel Pinho leccionou. Contratos da EDP geram receitas de 900 milhões de euros anuais.
EDP

Investigação à EDP resultou de denúncia anónima

396
Elétrica diz que António Mexia e João Manso Neto foram constituídos arguidos porque assinaram contratos. E revela que investigação teve origem em denúncia anónima. REN diz não é arguida.
Eletricidade

Contratos de energia. O que são os CAE e os CMEC

Justiça está a investigar os contratos de venda da eletricidade da EDP. Em 2004, os CAE viraram CMEC. As centrais passaram a vender em mercado, mas com seguro para riscos, pago pelos consumidores.
Justiça

Quem são os arguidos na investigação à EDP e à REN

440
António Mexia, João Manso Neto, João Faria Conceição e Pedro Furtado são os quatro arguidos do processo de investigações à EDP e à REN. Banca e governo fazem parte dos percursos destes gestores.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site