Galp

Isabel dos Santos

Negócios e guerras de Isabel dos Santos em Lisboa

Ganhou força nas empresas portuguesas com a fraqueza da economia. Isabel dos Santos entrou e saiu do BPI, é parceira da Sonae na NOS e dona da Efacec. O ativo mais valioso é a Galp, mas não manda.
Empresas

Galp emite 500 milhões de euros de dívida

A Galp fixou os termos de uma emissão de dívida no montante de 500 milhões de euros, com maturidade em fevereiro de 2023 e um cupão de 1,0%.
Economia

PSI20 cai 0,40% com descidas dos CTT, BCP e Galp

O principal índice da bolsa de Lisboa encerrou esta quarta-feira com uma descida de 0,40% para 5.330,00 pontos, acompanhando a tendência da maioria das bolsas europeias.
Economia

Lucros da Galp cresceram 45% no terceiro trimestre

A Galp teve no terceiro trimestre do ano um resultado líquido ajustado de 166 milhões de euros, mais 15 do que no trimestre anterior e um aumento de 51 milhões relativamente ao período homólogo.
Brasil

Galp com participação de 20% em bloco petrolífero

Um consórcio formado pelas petrolíferas Statoil, ExxonMobil e a Petrogal Brasil, do grupo Galp, arrematou um dos oito blocos oferecidos num leilão de áreas de exploração de petróleo no Brasil.
Galp

Produção de petróleo da Galp cresceu 29,2%

A produção de petróleo da Galp cresceu 29,2% no terceiro trimestre, em comparação com o período homólogo de 2016. Esta subida deve-se principalmente ao aumento nas unidades no Brasil.
Petróleo

São Tomé. Concurso para dois blocos de petróleo

O governo de São Tomé lançou um concurso internacional para a exploração dos dois blocos petrolíferos. A BP, a Kosmos Energy e a Galp já apresentaram propostas.
Bolsa de Lisboa

Bolsa de Lisboa em alta com BCP a subir

Depois da subida do rating português na sexta-feira, a bolsa de Lisboa está esta terça-feira em alta, com o BCP a subir e a Galp a descer. Em Wall Street, o Dow Jones atingiu um novo máximo.
Galpgate

Presidente e administrador da Galp também arguidos

"Negócios" adianta que Carlos Gomes da Silva e, também, Carlos Costa Pina, são o sétimo e oitavo arguidos no caso do "Galpgate", as viagens pagas pela Galp a membros do Governo para ver o Euro 2016.
Petróleo

Consórcio da Galp volta a adiar furo no Alentejo 

O consórcio que integra a Galp Energia prevê avançar com o primeiro poço exploratório de petróleo na costa alentejana no próximo ano, disse o presidente executivo, Carlos Gomes da Silva.
Galp

Aeroporto. Galp admite falha de equipamento 

O presidente executivo da Galp afirmou que "tudo leva a crer" que a falha no abastecimento no aeroporto de Lisboa, que cancelou uma centena de voos, tenha resultado de uma "falha do equipamento".
Galp

Lucro da Galp cresceu 1% para 250 milhões

A Galp energia, SGPS, S.A totalizou no primeiro semestre deste ano um resultado líquido ajustado de 250 milhões de euros. A produção total de petróleo e gás natural cresceu 60%.
Galpgate

Hugo Soares: "Paguei as viagens e os dois jogos"

423
O novo líder parlamentar do PSD fala da polémica sobre viagens pagas a políticos para ver jogo da seleção, há um ano, e garante estar "tranquilo" sobre o assunto onde o seu nome também está envolvido.
Galpgate

Ferro não quer provocar "mais espasmos da direita"

549
O presidente da Assembleia da República deu uma entrevista à Antena 1 onde volta a falar do Galpgate, mas agora de forma mais comedida. E também elogia o novo líder parlamentar do PSD.
Galpgate

Montenegro: "Paguei as viagens quando as fiz"

396
O líder cessante da bancada parlamentar do PSD não esclarece se as deslocações no Euro2016 foram pagas antes ou depois de ter viajado para França para assistir a jogos da seleção nacional.
Galpgate

Três ex-secretários de Estado já são arguidos

352
João Vasconcelos, Fernando Rocha Andrade e Jorge Oliveira foram ouvidos esta semana no DIAP de Lisboa e formalmente constituídos arguidos pelo crime de recebimento indevido de vantagem.
Galpgate

Deputado do PSD perde imunidade parlamentar

108
O pedido chegou na segunda-feira ao Parlamento e a decisão foi tomada esta quarta-feira. Cristóvão Norte vai depor presencialmente no caso das viagens pagas pela Galp.
Política

Ética: que papel têm a auto-regulação e a Justiça?

Admira-me que o Ministério Público tenha demorado um ano a investigar este caso tão simples. Nem a política se deve substituir aos tribunais nem vice-versa. Devem atuar em esferas diferentes.
Galp

Produção da Galp sobe 68,8% no 2.º semestre

A produção de petróleo da Galp cresceu 68,8% no segundo trimestre face ao mesmo período de 2016, evolução principalmente baseada no aumento de 81,7% nas unidades no Brasil.
Galpgate

Galpgate? É um "mistério da Justiça", "absurdo"

2.254
É uma "posição pessoal", sublinha, mas Ferro Rodrigues considera "absurdo" que uns "convites a umas pessoas" para ir ver o futebol possam ser um crime. "É um mistério da Justiça", acrescenta.
Governo

E se o governo acabar antes da maioria?

1.082
O actual governo está condenado a gerir o status quo, esperando que tudo corra bem, e a deixar acumular os problemas, esperando que tudo comece a correr mal o mais tarde possível.
Empresas

Especial/ Sonhava ter um banco, mas descobriu petróleo

656
Américo Amorim, o "Rei da Cortiça", morreu esta quinta-feira aos 82 anos. Era o homem mais rico de Portugal, não veio das grandes famílias do século XX mas subiu a pulso no mundo do negócios.
Galpgate

Euro. Secretários de Estado fizeram pedidos à Galp

785
Afinal, os três secretários de Estado não se limitaram a aceitar os convites da Galp para o Euro 2016. Rocha Andrade, João Vasconcelos e Jorge Oliveira terão feito pedidos para os membros do staff.
Galp

Jorge Costa Oliveira confirma notificação do MP

O secretário de Estado da Internacionalização demissionário, Jorge Costa Oliveira, confirmou que foi notificado pelo Ministério Público no âmbito do caso das viagens ao Euro2016 para pela Galp.
Governo

Galpgate. Poiares Maduro sai em defesa do MP

760
Ex-ministro diz que se sente "ofendido" quando consideram que é normal políticos aceitarem ofertas de empresas como a Galp e diz não compreender críticas ao MP, que não teria outra opção.
Galpgate

Rocha Andrade e Costa Oliveira já são arguidos

183
Os secretários de Estado dos Assuntos Fiscais e da Internacionalização já foram constituídos arguidos no âmbito do inquérito às viagens para o Euro 2016 pagas pela Galp.
Governo

António Costa como "fenómeno mediático"

1.170
Ao contrário do SIRESP e da vigilância de Tancos, a "gestão política" do governo funcionava: ninguém discutia as cativações e esquecemos as viagens da Galp. Mais eis que nem a "gestão" já funciona.
Governo

O que falta saber sobre as viagens ao Euro

Como os reembolsos foram feitos pelos governantes, o valor das viagens ao Euro, os moldes deslocações feitas pelos deputados do PSD e as consequências para os autarcas são dúvidas que persistem.
Justiça

Desde 5.ª f que MP quer governantes como arguidos

PGR explicou que despacho para constituir como arguidos secretários de Estado exonerados foi emitido na passada quinta-feira mas o seu cumprimento ainda está em curso.
Galp

Em Portugal, alguém disse que afinal o rei vai nu

353
José Manuel Fernandes sobre o Galpgate e a saída, agora, dos secretários de Estado: "Se tolerámos que aqueles governantes não se tivessem demitido foi porque em Portugal é normal a troca de favores."
Governo

Especial/ Guerra fiscal com a Galp já ultrapassa 240 milhões

424
Conflito entre fisco e grandes empresas de energia soma 500 milhões. Metade é da Galp, que não paga contribuição sobre o setor desde 2014 – e está no centro da polémica que fez cair três governantes.
Galp

Galp diz que convites para futebol são "tradição"

A Galp reafirmou a legalidade do que chama uma "prática tradicional" após o anúncio da constituição de três secretários de Estado como arguidos no inquérito sobre viagens pagas para jogos do Euro2016.
Governo

PGR: Secretários de Estado vão ser arguidos

193
A Procuradoria-Geral da República confirma que "determinou a constituição como arguidos de três secretários de Estado agora exonerados (Internacionalização, Assuntos Fiscais e Indústria)".
Galp

Bloco quer solução "rápida". PCP desvaloriza

287
A líder do Bloco diz que exonerações no Governo têm "sensibilidade" e quer que Costa explique "de forma rápida" a solução e se há remodelação. PCP diz debater-se por políticas e não por ministros.
Galp

Galpgate vai ter mais arguidos em breve

243
Os três secretários de Estado exonerados não serão os únicos novos arguidos. O chefe de gabinete de Rocha Andrade e o atual presidente do Instituto de Soldadura já são arguidos desde a semana passada.
Governo

Galpgate. PSD quer respostas sobre exoneração

256
Sublinhando que os factos a que se referem as exonerações remontam há um ano, Carlos Abreu Amorim diz que o PSD "não compreende porque é que se escolheu este momento".
Galp

Galp avança com exploração de gás em Moçambique

Consórcio que inclui a Galp deu a luz verde final à exploração de gás natural no Norte de Moçambique. O investimento no Coral Sul ascende a 6,2 mil milhões de euros. Galp tem 10%.
Energia

Gigante japonês quer investir mais em Portugal

A Marubeni já é o segundo maior investidor estrangeiro na energia portuguesa. Gigante japonês abriu escritório em Lisboa e olha para mais projetos. A agricultura é uma das áreas que interessa.
Galp

Galp anuncia sétima unidade de produção no Brasil

A Galp Energia anunciou esta quinta-feira que entrou em produção a primeira unidade replicante nos campos de Lula e Iracema, a sétima com participação da petrolífera em operação no Brasil.
Galp

Galp lucra 99 milhões no 1º trimestre

A Galp energia totalizou no primeiro semestre deste ano um resultado líquido de 99 milhões de euros, menos 15 milhões do que no período homólogo, de acordo com informação da empresa.
Impostos

Contribuição. Empresas de energia percebem esforço

Secretário de Estado diz que há pedidos extraordinários que faz sentido manter. Empresas do setor "acabam por perceber o esforço que lhes está a ser pedido" com Contribuição sobre o Setor Energético.
Eletricidade

300 mil têm serviços extra. Regulador impõe regras

Regulador admite que oferta de serviços de assistência, como a reparação de eletrodomésticos, por parte das elétricas, pode criar confusão no consumidor e define regras mais rigorosas de informação.
Petróleo

Costa alentejana. Galp admite furo em 2017 ou 2018

181
A Galp, em consórcio liderado pela ENI, participa no único projeto ainda vivo de pesquisa e exploração de petróleo. Perfuração ao largo da costa alentejana foi varias vezes adiada e ainda não há data.
Galp

Galp não larga o petróleo, mas quer renováveis

A Galp quer estar na energia de baixo carbono e admite investir em produção renovável. "É uma ambição, mas não um compromisso", diz o presidente. O petróleo e o gás vão continuar a ser fundamentais.
Galp

Plano da Galp prevê corte de 20% no investimento

Galp Energia vai reduzir o investimento em 20% nos próximos cinco anos. Plano para investir cinco mil milhões está centrado na produção de petróleo e gás, mas abre a porta à energia de baixo carbono.
Galp

Concorrência. Galp pondera recorrer da condenação

A Galp Energia está a analisar o recurso ao acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou a condenação da empresa por práticas anticoncorrenciais na venda de gás engarrafado.
Galp

Gás natural. Galp aprova projeto em Moçambique

158
A administração da Galp deu luz verde à primeira fase do mega-projeto de exploração de gás natural em Moçambique. O Coral Sul prevê uma unidade de liquefação de gás.
Galp

Gás rende 1.158 milhões de euros à Galp

Titularidade dos contratos de "take or pay" que asseguram o fornecimento de gás natural a Portugal transformaram-se num negócio altamente rentável para a Galp, segundo as contas da ERSE.
Galp

Galp. Mais seis novas plataformas de petróleo

A Galp Energia vai ter mais quatro plataformas de petróleo no Brasil e mais duas plataformas em Angola em atividade até ao final de 2018, avançou o presidente da petrolífera.
Galp

Lucros da Galp caíram 26% até setembro

Galp registou lucro de 361 milhões de euros nos primeiros nove meses. Queda de 26% face a 2015 é explicada pela queda do preço do petróleo, apesar da produção ter crescido. Sines vai parar.
Galp

O que vai mudar na Galp? Nada, diz Paula Amorim

A nova presidente não executiva da Galp Energia manifestou "total confiança" na gestão executiva da petrolífera que assinala dez anos da entrada em bolsa.
Rocha Andrade

PSD pede explicações: "Governo está em part-time?"

348
O PSD ficou "perplexo e inquieto" com as declarações de Rocha Andrade sobre listas de empresas relativamente às quais há governantes impedidos de decidir e exige esclarecimentos ao mais alto nível.
Rocha Andrade

"Todos os governantes têm lista grande" de escusas

363
Fernando Rocha Andrade diz que não sente que a sua posição no governo tenha ficado fragilizada com o caso Galpgate e lembra que vários governantes têm empresas sobre as quais não podem decidir.
Galp

Amorim renuncia à Galp. Paula Amorim é presidente

164
Américo Amorim saiu da presidência não executiva da Galp Energia, invocando razões pessoais. Para o substituir foi escolhida Paula Amorim, a filha do empresário que já estava na gestão da petrolífera.
Galp

Bruxelas autoriza parceria da Galp com Marubeni

A Comissão Europeia autorizou hoje a venda de 22,5% do capital da Galp Gás Natural Distribuição pela Galp Energia a um consórcio liderado pelos japoneses da Marubeni, após concluir que a operação não levanta problemas a nível de concorrência.
Galp

Galp reforça parceria com Petrobras

As petrolíferas portuguesa e brasileira vão avaliar em conjunto oportuidades de exploração, produção e infraestruturas no Brasil e fora.
Galp

CDS diz que Governo desautorizou Rocha Andrade

CDS continua com a dúvida sobre se o regime de "perdão fiscal" pode ou não aplicar-se ao contribuinte Galp e quer que Governo esclareça rapidamente. Finanças desautorizaram Rocha Andrade, dizem.
Impostos

"A Galp não precisa de perdão fiscal"

456
A líder do Bloco de Esquerda afirmou que "nunca foi favorável a estes perdões fiscais e não mudou de ideias" e que o partido está a analisar o que vai fazer a respeito desta matéria.
Impostos

Perdão fiscal inclui Galp? Governo diz que não

1.705
Rocha Andrade admitiu que dívida da Galp pela contribuição extraordinária sobre setor energético, que está em litígio, podia ser paga ao abrigo do novo regime. Ministério veio depois dizer que não.
Isabel dos Santos

Galp. Bank of America evitou Isabel dos Santos

903
Banco americano desistiu de assessorar a venda de participação da Amorim Energia na Galp, diz a Bloomberg. Em causa esteve a avaliação do risco reputacional de fazer um negócio com Isabel dos Santos,
Política

Assessor de Costa também foi ao Euro com a Galp

1.584
O assessor do primeiro-ministro para os assuntos económicos, Vítor Escária, foi convidado pela petrolífera para assistir a um jogo do Euro 2016.
Corticeira Amorim

Amorim põe à venda 5% da participação na Galp

Américo Amorim está a vender 5% de uma posição que tem na petrolífera Galp, que vale cerca de 498 milhões de euros, segundo avança a agência de informação financeira Bloomberg.
Governo

Prenda da Galp vale 14,6 vezes o limite do Governo

672
O valor de mercado da prenda recebida por Rocha Andrade é de 2.190 euros. O limite criado pelo Governo é de 150 euros. Veja as questões que ainda estão por responder no caso das viagens ao Euro.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site