CGD apoia o talento

CGD apoia o talento

A música e a fotografia vivem nele

Tem apenas 24 anos, mas já desde os 14 que a música o arrebatou, mas não só. Estudou estudos artísticos, cinema, literatura e fotografia, a outra paixão e profissão de João Tamura.
Incêndios

Foi das mãos do João que nasceu o fogos.pt

357
Começou dois cursos, mas desistiu de ambos e apostou em meter mãos à obra, Hoje é diretor de tecnologia de uma startup e foi o criador do Fogos.pt.
CGD apoia o talento

Quem sabe se aqui não está a guitarra do futuro

O Mickael já estuda música desde os 9 anos. Hoje dedica-se a 100% aos seus projectos. No mais recente trabalho juntou literatura, arquitectura, pintura, e dança que terminou numa longa metragem.
Maquilhagem

O maquilhador que podia ser dentista

Começou por maquilhar as amigas e percebeu que esse era o seu futuro. Não acreditava que sobreviveria nessa profissão e apostou na medicina dentária, mas desistiu. Hoje é maquilhador de sucesso.
Roupa

Sempre quis fazer mais. Hoje tem uma marca

A Raquel rumou a Lisboa aos 18 anos. Estudou marketing e comunicação, mas a vontade de ter algo em nome próprio falou mais alto. Voltou para Torres Vedras e apostou na serigrafia e nos bordados.
Lifestyle

Será que ainda somos o que comemos?

Começou por estudar Engenharia Alimentar, depois desenvolveu um suplemento proteico inovador na Faculdade de Farmácia. Hoje, André Borralho, é empresário, modelo e tem muitos sonhos por realizar.
Lifestyle

É criativo e é a pessoa mais feliz do mundo

1.563
Francisco passou de desempregado a pessoa mais feliz do mundo. Abandonou a arquitectura e dedicou-se à publicidade. Hoje tem uma agência de "1ª divisão", mas quer conquistar o mundo com a Funny How.
Lifestyle

O stress não tem de ser nosso inimigo

A relação com os eventos começou há 14 anos. Hoje, Xavier Vasconcelos, tem uma empresa de produção de vídeo onde aposta em formas inovadoras e nunca antes realizadas.
Voluntariado

Quis ser Presidente da República. Hoje  advogado

117
Em criança era muito comunicativo e com vontade de agarrar o mundo, por isso achava que se fosse Presidente da República podia fazer tudo. Hoje, Pedro é advogado e fundador da projecto Nuvem Vitória.
Lifestyle

O melhor pão do mundo pode estar a chegar

500
Da Suiça para Lisboa, do estudo em artes culinárias para a busca incansável pelo melhor pão do mundo. Estagiou num dos melhores restaurantes, mas é nas aldeias de Portugal que procura este segredo.
Fotografia

Pelo mundo com uma máquina fotográfica na mão

124
Hoje é fotojornalista em Lisboa, mas já viajou pelo mundo com a máquina fotográfica atrás. A China foi a primeira grande viagem sozinha. Depois dessa seguiram-se outras tantas na vida de Ana.
Bares

Estar no sítio certo à hora certa faz o sucesso

Começou a trabalhar em bares aos 16 anos, mas foi na América que descobriu a sua vocação: ser bartender. Hoje, Rodolfo Cardoso tem uma empresa de coaching empresarial.
Música

Surma, de Leiria para os palcos do mundo

O gosto pela música começou aos 5 anos. Teve aulas de vários instrumentos, fundou o projeto Surma e tem passado por várias salas de concerto pelo mundo fora.
Surf

Quando a prancha fica em casa

Um dia quis surfar, mas esqueceu-se da prancha. Foi então que descobriu o bodysurf. Aos 31 anos, António Stott, quer ser campeão nacional e participar na prova internacional mais importante, no Hawai.
Cultura

A encenadora que não gostava de teatro

Estava longe de pensar que algum dia estaria ligada ao teatro. Até que assistiu a uma peça no Teatro da Trindade, em Lisboa. Apaixonou-se pela arte de representar e hoje é encenadora.
Observador Lab

Queria um cão, mas deram-lhe um piano

1.587
Aos 8 anos pediu um cão à mãe, mas acabou por receber um piano. Hoje, com 25 anos e já duas licenciaturas, Martim Sousa Tavares é maestro e continua a estudar. Agora em Chicago.
Observador Lab

Ator, realizador, performer e não fica por aqui

366
Começou no teatro com 11 anos. Hoje é ator, performer, modelo e realizador. Welket Bungué trabalha em Portugal e no Brasil. Tem 11 curtas-metragens com a sua assinatura.
Lifestyle

Felicidade é ser modelo e treinador de ténis

378
Aos 5 anos começou a jogar futebol e aos 13 mudou para o ténis. A moda cruzou-se na vida de Carlos Ferra e deu-lhe oportunidade de viajar pelo mundo.
Empreendedorismo

Sozinho pelo mundo e de mochila às costas

213
Licenciou-se em economia, estagiou em Silicon Valley com os melhores, mas o que Ruben Honrado gosta mesmo é de andar solto pelos cinco cantos do mundo. Ele, a mochila e mais ninguém.
Economia

Quando a paixão sobrevive ao dever

Licenciou-se em Economia na Universidade Nova de Lisboa porque precisava de um plano B. O plano A é o stand up comedy, e é este o caminho que ele vai agora seguir em Londres.
Caixa Geral de Depósitos

O que acontece quando eles dançam no jardim

447
David é doutorado em engenharia biomédica, Cátia estudou biologia molecular e genética. Mas é nos passos do Lindy Hop, a dança que nasceu em Harlem, que se perdem e voltam a encontrar.
Lifestyle

O surf agarrou-o aos 8 anos e a música aos 11

Estuda Ciência Política e Relações Internacionais, também gosta de fotografar e de contar histórias. João Kopke não para quieto, mas é no surf que encontra uma felicidade difícil de explicar.
Cante alentejano

Ele respira cante ao almoço, ao jantar e ao lanche

1.575
Quando se junta o pão, o vinho e o cante, ouve-se tradição no Alentejo. E é esta herança que corre nas veias de António Caixeiro, 25 anos, cantador alentejano de Cuba.
Ciência

Não é preciso ser génio para estudar Física. Não?

Estudou no Técnico, segue agora para o Canadá. Leonel Quinta-Queimada, 22 anos, tem uma paixão – a Física Teórica. E uma enorme curiosidade para continuar a fazer perguntas e a procurar respostas
Ilustração

Há um vocabulário ilustrado que encanta crianças

123
Autora de livros para crianças, Catarina Sobral faz “álbuns ilustrados” como prefere chamar-lhes. Esta ilustradora desenha histórias, que agora vão sair do papel para ganhar vidas mais animadas
Publicidade

Porque não havemos de ser felizes no trabalho?

325
Sempre quis ser cientista, inscreveu-se em gestão, pelo meio descobriu a publicidade. Frederico Canto e Castro fundou a Sonder para descobrir "pessoas verdadeiras". O que quer isso dizer? Ele explica.
Ciência

Esta invenção vai chegar em breve ao seu chuveiro

424
Doutorou-se na República Checa, mas Rui Teixeira regressou a Aveiro para continuar a investigar. Foi aqui que deu vida ao seu primeiro produto: uma bateria térmica que aquece a água do duche.
Sociedade

Quando a arte que corre nas veias é o Douro

400
Cresceu entre as vinhas, depois foi ver o mundo. Estudou História e jornalismo, mas o Douro foi mais forte. Esta é a arte que move Francisca Van Zeller, produtora de vinhos.
Sociedade

Esta cientista usa carvão para tratar a água

292
Deslumbrou-se com as Ciências na adolescência e com as causas do ambiente depois da licenciatura. Vânia Calisto lançou um projeto para tratar águas contaminadas a partir de resíduos industriais
Sociedade

Talentos. O que faz voar um campeão sobre rodas

947
Toca clarinete, estuda engenharia química, mas do que Pedro Walgode gosta mesmo é patinar. Segundo episódio da série “Cartografia do Talento”, uma parceria do Observador com a Caixa Geral de Depósitos
Observador Lab

A arquiteta que faz desenhos do outro mundo

3.202
Conheça os mundos fantásticos de Ana Aragão no primeiro episódio da série semanal “Cartografia do Talento", uma parceria do Observador com a Caixa Geral de Depósitos. Sempre à terça-feira.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site