Crise em Moçambique

Crise em Moçambique

Autoria a Moçambique é fundamental para nova ajuda

O Fundo Monetário Internacional diz que a divulgação da totalidade da auditoria aos empréstimos escondidos em Moçambique é "peça-chave" para a negociação de um novo programa financeiro e técnico.
Crise em Moçambique

Moçambique. 28 arguidos julgados por corrupção

Vinte e oito arguidos começaram a ser julgados em Maputo, acusados de desviar 170 milhões de meticais (2,3 milhões de euros) do Fundo de Desenvolvimento Agrário.
Crise em Moçambique

Moçambique. FMI discute dívidas ocultas até dia 19

O Fundo Monetário Internacional vai ficar em Moçambique até dia 19 para discutir a auditoria às dívidas ocultas do país. A instituição diz que ainda persistem "lacunas de informação".
Moçambique

Moçambique. Emails mostram que não houve dívida

A troca de emails entre o FMI e o Governo moçambicano mostra que em 2015 o país garantiu à agência de notação financeira que não havia dívidas ocultas. A confirmação vem da agência Bloomberg.
Moçambique

Moçambique. Auditoria à dívida tem dados errados

A consultora financeira Palomar considera que o relatório da Kroll sobre a dívida oculta em Moçambique "tem falhas, está incompleto, e contém uma série de afirmações enganadoras e erradas".
Moçambique

Moçambique. Investimentos "estão seguros"

O Presidente de Moçambique garantiu esta quinta-feira que os investimentos do país "estão seguros" e que há medidas em curso para que o caso das dívidas ocultas do Estado nunca mais se repita.
Crise em Moçambique

Dhlakama: nomear governadores não é prioridade

O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, afirmou que a exigência do principal partido da oposição em Moçambique de nomear governadores provinciais já não é prioridade.
Crise em Moçambique

Moçambique confiante no fim do conflito no país

Moradores de várias aldeias, que ficaram desertas na sequência do conflito político-militar entre o Governo moçambicano e a Renamo, começaram a regressar ao centro do país.
Crise em Moçambique

Ministro pede resiliência a empresas em Moçambique

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, defendeu em Maputo que as empresas portuguesas devem ter "uma perspetiva de longo-prazo" sobre Moçambique.
Moçambique

Bispos vão mediar negociações em Moçambique

O núncio apostólico em Maputo e o secretário da Conferência Episcopal de Moçambique foram nomeados pelo papa para ajudar a mediar as negociações de paz em Moçambique.
Moçambique

Portas. Temos de ser "Ronaldo e não Messi"

Paulo Portas defendeu que "quando se é criticado, [a atitude certa] é persistir, não é quando se falha, desistir, e essa é talvez a diferença entre o primeiro e o segundo".
Crise em Moçambique

Ex-PR de Cabo Verde defende mediação do conflito

Pedro Pires, ex-Presidente de Cabo Verde, defende que a mediação externa do conflito no país é "positiva". "Não pode haver um segundo Estado dentro do Estado", disse Pedro Pires.
Crise em Moçambique

Governo moçambicano pede mediação do conflito

O conflito político-militar que opõe Renamo (principal partido da oposição) e exército moçambicano mantém-se desde 2012. Mediadores podem acelerar processo de paz.
Crise em Moçambique

Parlamento moçambicano abre inquérito às dívidas

O parlamento moçambicano anunciou que vai formar uma comissão de inquérito para apurar os contornos das dívidas escondias pelo governo. A comissão foi pedida pelas três bancadas parlamentares.
Economia

Moçambique corta previsão de crescimento para 2016

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, reviu em baixa a previsão de crescimento para 2016. Ainda assim, a projecção do chefe de Estado fica acima das estimativas das instituições internacionais.
Crise em Moçambique

Moçambique ainda é um mercado promissor

Construtoras portuguesas defenderam que, apesar da crise que o país enfrenta, continua a ser um mercado promissor. Incentivo ao investimento estrangeiro como um dos caminhos para o atual mau momento.
Crise em Moçambique

Estados Unidos revêm apoio a Moçambique

Depois da descoberta de dívidas ocultadas nas contas públicas moçambicanas, os EUA pensam em rever o financiamento anual a Moçambique. Os Estados Unidos são "o maior doador bilateral" de Moçambique.
Crise em Moçambique

Renamo acusa Governo de ocultar "golpe do baú"

O porta-voz da Renamo acusou o primeiro-ministro moçambicano de mentir ao povo sobre a dívida. O primeiro-ministro lamentou que o Governo não tenha dado conhecimento ao FMI de dívidas fora das contas.
Crise em Moçambique

Governo moçambicano quer partilhar dívida

O governo de Moçambique quer que as empresas que beneficiaram de empréstimos ocultados nas contas públicas paguem parte das dívidas. O Estado só irá assumir as dívidas que forem de interesse público.
Crise em Moçambique

FMI continua conversações com Moçambique

O Fundo Monetário Internacional (FMI) informou hoje que continua a manter conversações com Moçambique, para avaliar as implicações de uma dívida escondida superior a mil milhões de dólares.
Crise em Moçambique

Frelimo encoraja Nyusi a diálogo pela paz no país

O Comité Central da Frelimo exortou a liderança do partido a aprofundar o processo de descentralização em Moçambique, um dos pontos que tem agravado a crise política e militar no país.
Moçambique

Não há pistas sobre morte de dirigente da Renamo

A polícia moçambicana não tem pistas sobre a morte a tiro de José Manuel, membro do Conselho Nacional de Defesa e Segurança pela Renamo, no sábado passado.
Crise em Moçambique

Já há moçambicanos a refugiarem-se no Zimbabué

Pelo menos 24 moçambicanos refugiaram-se, há dias, no Zimbabué, alegando terem fugido de confrontos no seu país, disse à Lusa um representante das Nações Unidas.
Crise em Moçambique

Malaui. Moçambicanos em fuga têm direito a asilo

134
Os moçambicanos que fogem em cada maior número para o Malaui, têm direito ao asilo e este deve ser reconhecido, sublimnha o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Eleições

Ban Ki-moon pede calma em Moçambique 

187
O secretário-geral das Nações Unidas; Ban Ki-moon, apelou hoje ao povo moçambicano para que mantenha uma "atmosfera calma" enquanto aguarda pelos resultados das eleições gerais realizadas na quarta-feira.
Mundo

"Violência é falta de transparência", diz Dhlakama

O presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, associou em entrevista à Lusa a violência à falta de transparência eleitoral e afirmou que as eleições em Moçambique "serão aceites quando forem justas".
Crise em Moçambique

Governo e Renamo acordam o fim da crise militar

O Governo moçambicano e a Renamo, principal partido da oposição, assinaram hoje em Maputo os três documentos essenciais para o fim das hostilidades militares que assolam o país há mais de um ano.
Crise em Moçambique

Governo e Renamo avançam num acordo

Governo moçambicano e a Renamo anunciaram um entendimento em relação a 95% das matérias que são objeto de negociação para o fim da crise política e militar no país.
Crise em Moçambique

Dhlakama volta a ameaçar com divisão de Moçambique

O líder da Renamo, maior partido da oposição em Moçambique, Afonso Dhlakama, reiterou, durante um comício na Beira, a ameaça de dividir o pais se o Governo não ceder na unificação do exército.
Crise em Moçambique

Guebuza quer resolver conflito com Renamo

Presidente moçambicano, Armando Guebuza, afirmou que as eleições gerais de 15 de outubro não estão em causa.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site