República do Congo

República do Congo

Um soldado da ONU morto e 12 feridos no Congo

Um ataque do grupo ugandês Forças Democráticas Aliadas provocou a morte de um capacete azul e feriu outros 12. Uma força da ONU já foi projetada naquela zona, por via aérea e térrea.
República do Congo

Angola cede presidência de conferência ao Congo

A República do Congo vai assumir a presidência da Conferência Internacional para a Região dos Grandes lagos, depois de dois mandatos de Angola. A próxima cimeira acontece a 19 de outubro.
Acidentes de Aviação

Dezenas de mortos em queda de avião no Congo

421
Dezenas de pessoas morreram na queda de um avião de transporte militar perto de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, noticiou a agência France Presse citando várias fontes.
Crise dos Refugiados

27 migrantes resgatados na Grécia

A Polícia Marítima resgatou esta quinta-feira um grupo de 27 migrantes provenientes do Congo, que incluía uma criança, na ilha de Lesbos, na Grécia.
República do Congo

Acidente mata 7 pessoas na República do Congo

Pelo menos sete pessoas morreram e 82 ficaram gravemente feridas num acidente rodoviário durante uma festa de fim de campanha eleitoral na República do Congo.
Angola

82,6 milhões para apoio a refugiados da RDCongo

Angola prevê para os próximos seis meses um apoio de 15,4 mil milhões de kwanzas (82,6 milhões de euros) para apoiar refugiados da República Democrática do Congo.
República do Congo

Congo. Padres fogem para escapar à decapitação

Dezenas de templos católicos em dioceses congolesas da região do Kasai foram destruídas pelas milícias de Kamwina Nsapu e vários padres tiveram mesmo de fugir para escapar à decapitação.
Angola

Confrontos com milícias da RD Congo confirmados

O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas garantiu a segurança das fronteiras do país, mas admitiu confrontos entre forças de defesa nacional e grupos rebeldes do Congo.
África

Arranca combate à criminalidade no Golfo da Guiné

As operações da rede inter-regional de combate à criminalidade marítima no Golfo da Guiné arrancaram oficialmente esta quinta-feira, num programa de 9,2 milhões de euros que envolve 19 países.
UNICEF

200 crianças congolesas chegaram a Angola sozinhas

A UNICEF está a prestar assistência a 9.000 crianças refugiadas da República Democrática do Congo, 200 das quais chegaram sozinhas a território angolano e a necessitar de ajuda urgente.
Ébola

Moçambique reforça vigilância face ao Ébola

O Governo considerou esta sexta-feira baixo o risco de o vírus Ébola chegar a Moçambique, garantindo que foi reforçada a vigilância nas fronteiras, principalmente por onde entram cidadãos do Congo.
República do Congo

MPLA lamenta perda de paz com conflito no Congo

O MPLA, partido no poder em Angola, lamentou que alguns sucessos alcançados na conquista da paz para a República Democrática do Congo estão agora a ser "sacrificados".
Prisão

Líder rebelde foge de presião na RD Congo

O líder de um movimento rebelde, que instigou um levantamento contra o Presidente da RD Congo Joseph Kabila, fugiu da prisão central de Makala, em Kinshasa.
Médicos sem Fronteiras

Médicos Sem Fronteiras apoiam refugiados em Angola

A organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras anunciou que está a prestar assistência sanitária aos milhares de refugiados da República Democrática do Congo que se encontram em Angola.
Nações Unidas

Mais de 20.500 refugiados chegaram a Angola

O Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados divulgou que mais de 3.000 refugiados da RDCongo chegaram nos últimos dias à província angolana de Lunda Norte.
República do Congo

Congo. Violência causou um milhão de deslocados

A ONU alertou esta sexta-feira que os combates entre a milícia tribal Kamwina Nsapu e as forças da República Democrática do Congo (RDC) provocaram, desde agosto, 400 mortos e um milhão de deslocados.
República do Congo

Funcionários da ONU reféns na República do Congo

Antigos rebeldes do Sudão do Sul fizeram reféns 13 membros da missão das Nações Unidas num campo de refugiados no leste da República Democrática do Congo.
Angola

Angola movimenta tropas para fronteira com Congo

Angola movimentou algumas unidades militares junto à fronteira com a República Democrática do Congo, onde se têm registado nos últimos dias ataques de milícias congolesas a postos fronteiriços.
República do Congo

Milícia rebelde decapita 40 polícias no Congo

Milícia anti-Governo decapitou 40 polícias e poupou seis que falavam a língua Tshiluba. Revolta contra o presidente congolês gerou onda de violência que já provocou mais de 400 mortos.
República do Congo

Congo informa Angola sobre problemas por resolver

Leonard She Okitundu disse que o seu país tem problemas por resolver: a designação do presidente do Conselho Nacional de Acompanhamento e as modalidades de designação do novo primeiro-ministro.
Organização Mundial de Saúde

África. OMS delcara fim da epidemia febre-amarela

A Organização Mundial de Saúde declarou o fim da epidemia de febre-amarela em Angola e na RD do Congo, que matou mais de 400 pessoas e que classificou "uma das maiores e mais difíceis".
Inundações

50 mortos em inundações do Congo

Pelo menos 50 pessoas morreram no sudoeste da República Democrática do Congo em inundações provocadas pelas chuvas torrenciais que fizeram o rio Kalamu galgar as margens.
República do Congo

RDCongo anuncia novo Governo e são ouvidos tiros

Joseph Kabila anunciou, na segunda-feira, o novo Governo do país. Pouco depois do anúncio, foram ouvidos tiros pelos jornalistas da agência noticiosa AFP em vários bairros do norte de Kinshasa.
República do Congo

Mais de 500 imigrantes ilegais detidos em Angola

As autoridades migratórias angolanas detiveram em apenas uma semana mais de 500 cidadãos da República Democrática do Congo que tentavam entrar em Angola na fronteira da província da Luanda Norte.
Papa Francisco

Cooperação para restabelecer a paz no Congo

O papa Francisco e o Presidente da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, concordaram na necessidade urgente de "cooperação nacional e internacional" para restabelecer a convivência no país.
República do Congo

Confrontos em aeroporto fazem 100 mortos

Confrontos pelo controlo do aeroporto surgiram entre partidários de um chefe tribal, morto em agosto, e as forças de segurança.
República do Congo

Kinshasa. Mais de 50 mortos em manifestação

A oposição congolesa garantiu que pelo menos 50 pessoas foram mortas hoje depois de ter apelado a manifestações para exigirem a saída do Presidente Kabila no final do mandato, em 20 de dezembro.
República do Congo

União Europeia condena ataque de rebeldes no Congo

A União Europeia condenou o ataque efetuado por rebeldes ugandeses da Frente Democrática Aliada na República Democrática do Congo e apelou à "cooperação" entre a ONU, Forças Armadas e polícia.
República do Congo

Papa condena "silêncio" sobre violência no Congo

O papa Francisco lamentou este domingo o massacre ocorrido na República Democrática do Congo e criticou o "silêncio vergonhoso" que favorece a morte de inocentes sem "peso na opinião mundial".
Polícia

Angola vai formar polícias da República do Congo

As formações arrancam ainda este ano, envolvendo licenciaturas em Segurança Pública e Investigação Criminal.
República do Congo

Capacetes azuis acusados de matarem 18 pessoas

A organização Human Rights Watch (HRW) acusou hoje os capacetes azuis da República do Congo de terem assassinado, entre dezembro de 2013 e junho de 2015, 18 pessoas, incluindo mulheres e crianças, na República Centro-Africana.
Música

Músico congolês Papa Wemba morreu em palco

189
O músico do Congo Papa Wemba morreu no domingo, na Costa do Marfim, depois perder os sentidos num concerto no sábado. O músico tinha 66 anos e era um dos mais populares artistas africanos.
República do Congo

Presidente do Congo há 32 anos reeleito

Denis Sassou Nguesso o presidente da República do Congo foi reeleito à primeira volta com 60% dos votos. Nas eleições de 2002 e 2009 Nguesso tinha conseguido, respetivamente, 90% e 78% dos votos.
Caso José Veiga

Especial/ Luxo e petróleo. Eis o regime onde Veiga renasceu

108
Há dois salvo-conduto no Congo que abrem todas as portas: Denis Sassou Nguesso e o petróleo. Nada se faz sem o presidente autorizar e tudo se faz em redor do ouro negro.
Caso José Veiga

Ministério Público faz buscas em banco do Porto

Juiz Carlos Alexandre e procuradora Susana Figueiredo realizaram esta tarde buscas na sede do Banco Carregosa. Investigação segue rasto do dinheiro do Congo para reconstituir património de Veiga.
Caso José Veiga

Veiga na prisão e Paulo Santana Lopes em casa

213
O juiz Carlos Alexandre decretou a prisão preventiva do ex-empresário de futebol. Irmão de Pedro Santana Lopes fica em prisão domiciliária até pagar caução de 1 milhão de euros
Caso José Veiga

As fotos de José Veiga no Congo

Como director-geral de uma empresa brasileira que opera nos sectores alimentar e de construção, Veiga tem liderado obras públicas de grande importância para o regime do presidente Sassou Nguesso
Manifestações

Congo: 4 mortos em protesto contra referendo

Numa manifestação contra o referendo constitucional que, ao ser aprovado, vai permitir a extensão do mandato do presidente Denis Sassou Nguesso, 4 pessoas morreram e 10 ficaram feridas.
Nações Unidas

Quem matou Dag Hammarskjöld?

Em 1961, o avião em que o secretário-geral da ONU seguia caiu misteriosamente e o sueco morreu. Agora as Nações Unidas querem apurar a causa quando já se apontam quatro possíveis teorias.
Angola

Importação de electricidade por Angola em xeque

A informação sobre este processo foi prestada pelo ministro da Energia e Águas de Angola em resposta à pergunta sobre a falta de energia em Cabinda.
Ébola

Ébola mata duas pessoas no Congo

Ministro da Saúde do Congo confirmou que duas pessoas morreram devido ao vírus, 11 pessoas estão em isolamento e pode haver até 80 casos de contágio.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site