União Africana

União Africana

Marrocos quer excluir Saara Ocidental da UA

A diplomacia marroquina vai apresentar uma moção destinada a excluir a República Árabe Sarauí Democrática (RASD) da União Africada, noticia esta sexta-feira a imprensa.
China

China e União Africana negam espionagem de Pequim

A China e a União Africana negaram as acusações de espionagem chinesa à sede da organização. O jornal francês Le Monde acusava o país asiático de ter instalado microfones secretos.
Guiné-Bissau

ONU preocupada com crise política na Guiné-Bissau

As Nações Unidas e a União Africana estão preocupadas com "prolongada crise política" na Guiné-Bissau e criticaram as ações que "procuram obstruir e evitar uma resolução da crise".
Moçambique

Moçambique na luta contra a corrupção 

Em linha com a União Africana, Moçambique está empenhado em travar a corrupção. A justiça tem investigado e julgado diferentes casos na administração pública, mas analistas pedem mão mais pesada.
União Africana

Embaixador chinês nega espionagem

Uma investigação do jornal francês Le Monde indica que Pequim espiou, pelo menos entre 2012 e 2017, a sede da União Africana, conclusão que o embaixador chinês diz ser "absurda".
União Africana

Cimeira da UA começa em Adis Abeba

As medidas para acelerar a reforma da União Africana são o centro da reunião que decorre em Adis Abeba, em que, pela primeira vez desde 2010, Angola estará presente ao mais alto nível.
Angola

Angola no Conselho de Paz da União Africana  

Trata-se da terceira vez que Angola integra o Conselho de Paz e Segurança da União Africana, depois da eleição em 2007 e 2010. Este ano a candidatura foi apresentada pela região da África Austral.
África

700 mil migrantes estão a viver em campos na Líbia

O presidente da União Africana alertou para a existência de 700 mil migrantes a viver em campos de refugiados na Líbia. A Guiné-Bissau acredita que existem guineenses e está a tratar do repatriamento.
África

União Africana pede sentido a líderes guineenses

União Africana pediu aos líderes políticos guineenses para terem sentido de Estado e de responsabilidade para alcançarem uma solução para o atual impasse político na Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Guiné. União Africana quer revisão constitucional

O presidente da União Africana defendeu uma revisão da Constituição da Guiné-Bissau. Alpha Condé é também o presidente da República da Guiné-Conacri.
Zimbabué

Zimbabué. União Africana condena golpe de Estado

O presidente da Guiné-Conacri e presidente em exercício da União Africana condenou o golpe de Estado no Zimbabué. Robert Mugabe está em prisão domiciliária e a mulher terá fugido.
CPLP

CPLP elogia eleições na Guiné Equatorial

A CPLP elogiou as eleições na Guiné Equatorial, um dia depois da União Africana as criticar. A CPLP visitou 52 mesas eleitorais, englobando um universo de aproximadamente 11 mil eleitores.
Guiné-Bissau

ONU e União Africana querem continuação da CEDEAO

A força militar da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental na Guiné-Bissau termina o seu mandato a 30 de setembro. A ONU e a União Africana querem a sua continuidade.
Guiné-Bissau

5 organizações preocupadas com Guiné-Bissau

A ONU, a União Africana, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a União Europeia assinaram esta quarta-feira uma declaração.
Guiné-Bissau

UE e UA apelam à "boa fé" na Guiné-Bissau

A União Europeia e a União Africana saudaram o recente acordo com vista a ultrapassar o impasse político na Guiné-Bissau, instando todos os atores políticos no país a agirem de "boa-fé".
União Africana

Mais de 50 mortos em festival na Etiópia

Cinquenta e duas pessoas morreram durante um festival no sul de Adis Abeba, quando a polícia lançou gás lacrimogéneo para conter protestos contra o Governo e provocou um movimento de pânico generalizado.
Conflitos Religiosos

União Africana condena ataque "cobarde"

A União Africana (UA) condenou hoje o "cobarde" ataque de um comando da Al Qaeda ao hotel Splendid em Ugadugu, a capital do Burkina Faso, que causou a morte a pelo menos 26 pessoas e 56 feridos.
Mundo

Mugabe assume liderança da União Africana

Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, assumiu a presidência rotativa da União Africana, substituindo o mauritano Mohamed Ould Abdel Aziz.
Burkina Faso

União Africana dá duas semanas ao exército

A UA defende que o exército agiu de forma inconstitucional quando tomou o poder ao presidente Blaise Compaoré, na sexta-feira.
Ébola

União Africana apela ao fim da proibição de viajar

Os Estados membros da União Africana apelaram à livre circulação entre países, para que a atividade económica não seja perturbada.
Direitos Humanos

Imunidade para os membros da União Africana

Os chefes de Estado da União Africana aprovaram um estatuto de imunidade para si próprios que os impede de serem julgados pelos tribunais africanos. Agora, a única alternativa é recorrer ao TPI.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site