787kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Haiti

Nações Unidas

Haiti quer que França devolva dinheiro de dívida

Mais de 200 anos depois da independência do Haiti, França poderá ter de devolver o dinheiro exigido ao país nessa altura. Grupo afirma que dívida é de "mais de 150 mil milhões de dólares".
Nações Unidas

ONU: reservas podem acabar até fim do mês no Haiti

A tomada do Haiti pelos gangues levo ao encerramento do porto principal do país perturbando o "fluxo de ajuda", estando o plano de resposta humanitária da ONU financiado apenas em 7%.
América

50.000 fugiram da violência na capital do Haiti

OIM mostrou preocupação e avisou que as províncias de destino dos deslocados "não têm infraestruturas suficientes", da mesma forma que as comunidades de acolhimento não possuem recursos suficientes.
Haiti

Gangues atacam Palácio Nacional e ferem 5 polícias

No país sem Presidente e governo, os gangues atacaram o símbolo do poder político, no dia em que o primeiro-ministro prometeu a transferência de poderes para novo Conselho Presidencial de Transição.
Haiti

Haiti. Líder de gangues quer "diálogo"

Jimmy Chérizier é o homem que tem liderado a onda de violência no Haiti. Agora diz querer ter voz no processo político que está em curso e exige que não haja envio de forças quenianas para o país.
América

ONU alerta que Haiti vive situação "catastrófica"

Uma nova vaga de violência assolou a população do Haiti. Com a intenção de derrubar o primeiro- ministro, Ariel Henry, vários gangues atacaram locais estratégicos da capital do país.
Haiti

Como o Haiti entrou em colapso

Num país marcado pelas interferências estrangeiras, o primeiro-ministro foi derrubado por gangues locais. Falam em revolução, mas nas ruas só se sente o caos. Ninguém sabe o que vai ser do Haiti.
Haiti

Haiti prolonga recolher obrigatório na capital

Até ao dia 20 de março o Haiti continua em recolher obrigatório, com os agentes de autoridade a terem em seu poder "todos os meios necessários" para o manter. As manifestações continuam proibidas.
Haiti

Haiti: que gangues controlam o país?

Dois ex-polícias e um rapper lideram grupos armados que controlam a capital, Port-au-Prince. Depois de ter ficado sem Presidente, o Haiti perdeu também o primeiro-ministro e a violência regressou.
Haiti

EUA e UE esperam troca de poder rápida no Haiti

A saída de Henry só será efetivada quando for formado um conselho presidencial de transição, o que segundo os EUA deverá acontecer nas próximas 24 ou 48 horas.
Noticiário

9h. Ucrânia ataca refinarias de petróleo russas

O Ministério da Defesa russo refere que abateu 25 aeronaves lançadas por Kiev nas últimas horas. Ainda, PM do Haiti renunciou ao cargo depois de gangues se terem insurgido contra o governo.
Haiti

Primeiro-ministro do Haiti renuncia ao cargo

Lamentando a violência que alastra no país e apelando à calma, o primeiro-ministro do Haiti disse que renunciará ao cargo quando for nomeado um chefe de governo interino e um conselho de transição.
Haiti

EUA retiram parte do pessoal de embaixada no Haiti

EUA retirou parte do pessoal da embaixada da capital através de um helicóptero, devido à escalada da violência. Situação agravou-se desde a semana passada com a libertação de milhares de presos.
Haiti

Médicos Sem Fronteiras alertam para violência

O número de feridos no Haiti aumentou bem como o de pessoas deslocadas. A União Europeia já mostrou preocupação e exigiu ao primeiro-ministro do país que trabalhe numa solução política.
Haiti

Haiti: líder de gangue ameaça começar guerra civil

Os gangues haitianos, que atacaram duas das maiores prisões do país, prometem um "genocídio". A manutenção do chefe do governo no poder tem causado os tumultos, que já fizeram 15 mil deslocados.
Haiti

Estado de emergência após fuga de 4.000 presos

A capital do país entrou em estado de emergência depois da invasão da maior prisão do Haiti. Espera-se que a próxima ação dos grupos seja o derrube do governo do primeiro-ministro, Ariel Henry.
Nações Unidas

ONU denuncia situação preocupante no Haiti

Representante da ONU refere que "janeiro de 2024 foi o mês mais violento dos últimos dois anos", considerando que "as pessoas estão sujeitas" a formas de violência brutais.
Haiti

Viúva e ex-PM indiciados na morte do Presidente

A viúva, Martine Moïse, e o ex-primeiro-ministro Claude Joseph são acusados de cumplicidade e associação criminosa. O ex-chefe da polícia é acusado de vários crimes incluindo posse ilegal de arma.
Nações Unidas

ONU alerta para agravamento da violência no Haiti

Pelo menos 806 pessoas foram mortas, feridas ou raptadas em janeiro de 2024. Este valor é três vezes superior ao número registado em janeiro de 2023.
Haiti

Seis pessoas morreram em protestos no Haiti

No terceiro dia de protestos violentos no Haiti que pedem a demissão do primeiro-ministro, morreram seis pessoas, sendo que cinco são da nova brigada armada que saiu do controlo das autoridades.
E o Resto é História

Haiti: o país nascido de uma revolta de escravos

A 1 de janeiro de 1804, o Haiti transformou-se no segundo país independente do continente americano (depois dos Estados Unidos). Liderado por antigos escravos, a sua independência tem muito que contar
Haiti

Haiti mantém esperança em missão da ONU

Os EUA apelaram à ajuda da comunidade internacional para restaurar a ordem e a segurança o mais rápido possível. Em 2023, a violência dos gangues no Haiti fez quase 5000 mortos.
Haiti

Violência no Haiti fez 40.000 deslocados

40.000 pessoas viram-se obrigadas a abandonar as casas desde meados de agosto devido à violência no Haiti, indica a ONU, e "quase metade do país enfrenta níveis elevados de insegurança alimentar".
América

ONU: Insegurança no Haiti continua a aumentar 

"Assassínios e a violência sexual, incluindo violações coletivas e mutilações, continuam a ser utilizados pelos gangues" no Haiti. ONU diz que crimes graves registaram "aumento sem precedentes".
Haiti

ONU vota envio de força internacional para o Haiti

A ser aprovada, a força internacional, liderada pelo Quénia, vai ficar no Haiti durante um ano, a dar apoio operacional à polícia do Haiti.
Haiti

Haiti. Violência já matou mais de 2.400 em 2023

Face à violência de gangues espalhada pelo Haiti, "pelo menos 2.439 pessoas foram mortas e outras 902 ficaram feridas", aponta ONU. Locais dizem que capital do país é controlada por grupos criminosos.
Haiti

Líder de gangue promete combater força estrangeira

Jimmy Chérizier avisou que irá haver luta no caso de envolvimento das forças estrangeiras nos conflitos em Haiti, firsando que poderá prender o primeiro-ministro do país que acusa de venda de armas.
Haiti

Haiti. Guterres pede apoio de "países" da região

A oferta mais clara para fazer parte da força policial multinacional foi apresentada pelo Quénia, cujo Governo se propôs contribuir com mil agentes o que Guterres apreciou e agradeceu.
Haiti

Milhares fogem de bairro de Porto Príncipe

"Eles saquearam e queimaram casas" e "causaram várias mortes", disse um dos moradores que se queixou de que . "as autoridades não fizeram nada" para os socorrer.
Haiti

Bahamas prometem combater o crime no Haiti

Face à violência de gangues no Haiti, o governo das Bahamas promete unir forças com o Quénia para combater o crime no país caribeno. Afirma que quer cumprir "nosso compromisso com o pan-africanismo".
Nações Unidas

Haiti pede a ONU para não ignorar pedido de ajuda

"A família da ONU não pode continuar a rejeitar o pedido de um dos seus Estados-membros que enfrenta graves desafios de segurança, políticos, socioeconómicos e humanitário", apela o governo haitiano.
Nações Unidas

Haiti. Guterres reforça apelo para apoiar polícia

Secretário-geral das Nações Unidas diz que povo haitiano "está preso num pesadelo vivo", onde as "condições humanitárias são terríveis" e "grupos armados brutais controlam" a população local.
Nações Unidas

Guterres visita Haiti solidário perante violência

O secretário-geral da ONU vai encontrar-se com o primeiro-ministro, Ariel Henry, com líderes de vários partidos políticos, membros da sociedade civil e funcionários das Nações Unidas
Haiti

Mortes por cólera no Haiti desde sobem para 743

A epidemia de cólera tomou um novo rumo esta semana, depois de inundações em massa terem causado a morte de pelo menos 51 pessoas no início da época dos furacões.
Desastres Naturais

Sismo de 4.9 faz quatro mortos no Haiti

Responsável da Proteção Civil de Grand'Anse revelou que três dos mortos no sismo de magnitude 4,9 "são da mesma família e morreram devido ao desabamento da casa".
Nações Unidas

Insegurança alimentar deve aumentar em 22 países

A ONU pede "assistência urgente e ampliada" para ajudar os países com grande nível de insegurança alimentar, como é o caso do Afeganistão, Haiti ou Sudão. O Líbano também foi adicionado a esta lista.
Haiti

Guterres critica o não envio de força policial

António Guterres acusou a falta de intervenção no Haiti. "Há uma relutância dos países que têm maior capacidade em realizar este tipo de operação", revela, pedindo ainda mais empenho.
Haiti

Violência no Haiti: mais de 600 mortos só em abril

O Haiti vive "um ciclo interminável de violência", disse o alto-comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, que pede o envio urgente de uma força internacional.
Haiti

ONU "profundamente preocupada" com Haiti

ONU vê com grande preocupação a situação humanitária no Haiti, elencando os fluxos de tráfico ilegal de armas de fogo e munições como fatores da violência vivida.
Haiti

Haiti mobiliza-se para perseguir alegados gangues 

A polícia tem-se juntado à população no combate ao crime organizado, tendo-se multiplicado as operações policiais de despejo de alegados criminosos.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora