Antártida

Livros

Especial/ Erling Kagge: um explorador para salvar o silêncio

361
Erling Kagge foi o primeiro homem a atingir os "três polos" a pé. Enquanto atravessa a Antártida, sozinho, descobriu o silêncio. Passados 20 anos, decidiu tentar descrevê-lo com palavras.
Ciência

Há uma floresta fossilizada na Antártida

900
Foi descoberta uma floresta fossilizada na Antártida, um dos continentes mais frios e secos do planeta. A paisagem deste continente terá sido muito diferente daquilo que é hoje.
Antártida

Antártida. Buraco na camada do ozono encolheu 

2.069
A NASA divulgou esta sexta-feira que o buraco da camada de ozono sobre a Antártida encolheu para o menor tamanho desde 1988.
Aquecimento Global

Há um novo buraco (gigante) no gelo da Antártida

763
Os cientistas descobriram um novo buraco no gelo da Antártida. A polínia descoberta tem cerca de 77 mil quilómetros quadrados, o tamanho da República Checa, e não se sabe que efeito pode ter.
WWF

WWF quer área protegida na Antártida

164
A extensão incomum das camadas de gelo até ao final do verão fez com que apenas duas crias de pinguim sobrevivessem a esta época de reprodução. A WWF quer criar uma área marinha protegida.
Vulcões

E se os vulcões da Antártida entrassem em erupção?

O que aconteceria se os vulcões submersos da Antártida entrassem em erupção? Desde o degelo, até às alterações climáticas, o impacto dependerá sempre da intensidade de cada vulcão.
Japão

Japoneses mataram 177 baleias este verão

De acordo com os japoneses, as baleias foram capturadas numa missão com fins científicos. O Japão defende que a caça à baleia é necessária e que pretende recomeçar a pesca comercial.
Antártida

Bolo de fruta centenário encontrado na Antártida

426
Um bolo de fruta centenário foi descoberto intacto por conservadores no lugar mais frio, ventoso e seco da Terra: a Antártida. Suspeita-se que tenha pertencido à expedição Terra Nova.
Antártida

Antártida. Soltou-se icebergue maior que Algarve

2.955
Icebergue estava prestes a desprender-se há 6 meses, mas foi esta semana que finalmente se soltou. É 300 vezes maior que o que afundou o Titanic, o equivalente à área do distrito de Portalegre.
Alterações Climáticas

Área sem gelo na Antártida pode aumentar até 2100

126
A área sem gelo na Antártida pode aumentar em 25% até 2100. As conclusões são de um estudo publicado esta quinta-feira que atribuem as razões às alterações climáticas.
Degelo

Antártida. Bloco de gelo gigante prestes a cair

801
Trump recusa acreditar em alterações climáticas. Até tirou os Estados Unidos do Acordo de Paris. Enquanto isso, na Antártida, a plataforma de gelo Larsen C está prestes a separar-se.
Ambiente

Clima: Antártida está a tornar-se verde

Cientistas concluíram que a vida vegetal está a crescer no continente gelado da Antártida devido às alterações climáticas, revela um estudo publicado esta quinta-feira na revista Current Biology.
Alterações Climáticas

Fenda no gelo da Antártida quase a partir-se

345
Falta apenas 10 km para que a fenda da placa de gelo da Antártida se separe e crie um iceberg gigante. Será 300 vezes maior do que aquele que afundou o Titanic.
Hyundai

5.800 km sobre gelo. Santa Fe atravessa Antártida

362
Ernest Shackleton foi um dos heróis da exploração da Antártida. Agora, um dos seus bisnetos decidiu repetir a travessia. Não com cães e trenós, mas ao volante de um Hyundai Santa Fe. Ida e volta.
Antártida

Gelo derretido cria rios que percorrem Antártida

Episódios de degelo na Antártida estão a gerar "rios" que correm durante o período de Verão em todo o continente, um fenómeno que se pensava ocorrer só nas zonas mais quentes a norte.
Antártida

Japão matou mais de 300 baleias na Antártida

407
Mais de 300 baleias foram mortas durante uma das expedições anuais de caça na Antártida - e, justificam, em nome da ciência. Começou no mês de novembro e contou com a participação de cinco navios.
Animais

Portugueses descobrem o maior polvo da Antártida

Cientistas portugueses e neozelandeses encontraram e analisaram o maior polvo da Antártida, descoberta que vai contribuir para compreender uma das áreas do planeta da qual se "conhece muito pouco".
Antártida

Antártida. Fenda em icebergue cresce 10 km num mês

116
A fenda que, no início de janeiro, mostrava que um dos maiores icebergues podia estar estar prestes a desprender-se, cresceu dez quilómetros este mês. Faltam apenas 20 para se desprender por completo.
Antártida

Antártida. Programa português leva 19 cientistas

O Programa Polar Português vai permitir este ano a deslocação à Antártida de 19 cientistas de instituições nacionais, mas também leva búlgaros, chilenos, chineses, coreanos e espanhóis.
Antártida

Antártida. Icebergue gigante vai desprender-se

126
Um icebergue com cerca de cinco mil quilómetros quadrados, considerado um dos dez maiores jamais registados, está perto de se desprender da Antártida, alertam cientistas da Universidade de Swansea.
Antártida

Antártida: Criada maior reserva marinha do mundo

Acordo feito esta sexta-feira vai permitir a criação da maior reserva do mundo para proteger um dos últimos ecossistemas marinhos, no mar de Ross, no sul da Nova Zelândia.
Degelo

Glaciar na Antártida esta a derreter mais depressa

Um grande glaciar no oeste da Antártida perdeu mais de meio quilómetro de espessura em sete anos, derretendo mais rapidamente do que os cientistas pensaram ser possível.
Aquecimento Global

Lagos surgem na Antártida e preocupam cientistas

512
Na Antártida, onde está a maior concentração de gelo do planeta, estão a ser encontrados lagos que rapidamente drenam para o interior dos glaciares, comprometendo assim a sua estabilidade.
Antártida

Operação de salvamento a -60ºC no Polo Sul

Um avião de modelo Twin Otter, único capaz de voar a temperaturas tão baixas como as do Polo Sul durante o inverno, voou durante dez horas para chegar à quase inacessível base Amundsen-Scott.
Animais

Entrados vestígios da ave mais antiga do mundo

Os vestígios da ave, datados do período Eoceno (entre 56 e 34 milhões de anos a.C.), foram encontrados por investigadores nas proximidades da base argentina de Marambio, na Antártida.
Mundo

Antártida. Iceberg ameaça 150 mil pinguins

Cerca de 150 mil pinguins-de-Adélia estão incapazes de voltar à sua colónia desde que um icebergue gigante lhes barrou o caminho, forçando-os a um longo desvio para encontrar comida, revela estudo.
Mundo

Explorador morre ao atravessar a Antártida sozinho

O explorador britânico Henry Worsley morreu de exaustão e desidratação enquanto tentava atravessar a Antártida sozinho. Faltavam cerca de 48 quilómetros para atingir o seu objetivo.
Antártida

Esta é a caixa multibanco mais isolada do mundo

146
Entre focas, pinguins e alguns humanos sempre de passagem, a Wells Fargo instalou uma máquina multibanco na Antártida há 18 anos. Veja como funciona a caixa multibanco mais isolada do mundo.
Japão

Ressuscitado animal congelado há 30 anos

170
Este "urso da água" esteve 30 anos (quase) morto no gelo da Antártida. Agora, os cientistas japoneses conseguiram fazê-lo "regressar à vida" e querem estudar as capacidades de sobrevivência do animal.
Cimeira do Clima 2015

Afinal a Antártida tem mais ou menos gelo?

O aumento da temperatura média global está a derreter o gelo do Ártico e dos glaciares, mas na Antártida as mudanças climáticas podem ter outros efeitos.
Cimeira do Clima 2015

O degelo do Ártico aumenta o nível do mar?

Provavelmente sabe que degelo significa fusão do gelo. Mas sabia que o problema não está a acontecer só nos polos? A fusão dos gelos continentais também pode provocar a subida do nível do mar.
Antártida

O degelo na Antártida pode estar a ser compensado

185
Segundo um estudo da NASA, a Antártida acumulou gelo suficiente, nos últimos 10 mil anos, para compensar o degelo registado nos últimos tempos.
Ciência

Mar sobe três metros com degelo da Antártida

Investigadores da Universidade Victoria de Wellington acreditam que o degelo da Antártida provocado pelas alterações climáticas poderá elevar o nível do mar até três metros no ano de 2300.
Degelo

Menos gelo na Antártida até 2020

Até ao final da década, a Antártida pode perder uma plataforma de gelo com 1.600 quilómetros quadrados. Sem ela, os glaciares correrão livremente para o oceano.
Ciência

Temperatura mais alta, oceano mais ácido

Além do recuo do gelo na Antártida, o aumento da temperatura global também vai aumentar a acidificação dos oceanos, afetando os organismos que aí vivem.
Aquecimento Global

Novo recorde de temperatura na Antártida

O clima continua a mudar e as consequências são intensas na Antártida. Com este ritmo, a cobertura de gelo desaparece em duzentos anos.
Ciência

Especial/ Viagens de um cientista português na Antártida

484
Na Antártida, os sons e os cheiros são extremos. Ou tudo ou nada. Mas o continente gelado tem encantos que o cientista polar José Xavier não quer deixar de partilhar.
Alterações Climáticas

Subida do nível do mar pode ser ainda maior

O degelo da Antártida poderá ser responsável por 37 centímetros do total da subida do nível do mar até ao final do século XXI, calculada em 1,2 metros.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site