Myanmar

Vaticano

Rohingya. Papa agradece a líder do Bangladesh

O Papa Francisco recebeu no Vaticano a primeira-ministra do Bangladesh e agradeceu-lhe pelo esforço que o país tem feito para acolher os refugiados da minoria muçulmana Rohingya, que fogem de Myanmar.
Diplomacia

Ministro britânico reúne-se com líder da Birmânia

Boris Johnson reúne-se com Suu Kyi, após visitar campos no Bangladesh onde se refugiam os 690.000 refugiados rohingya fugidos à violência na Birmânia.
Myanmar

Birmânia. Crise tem "características de genocídio"

Segundo um enviado especial das Nações Unidas, as operações violentas dos militares contra os muçulmanos de origem rohingya, em Myanmar, têm "características de um genocídio".
Myanmar

Especial/ A tragédia Rohingya, uma difícil partida de xadrez

O empresário João van Zeller esteve recentemente em viagem em Myanmar e escreveu um ensaio sobre a tragédia dos Rohingya.
Myanmar

Jornalistas acusados de violar segredos de Estado

Dois jornalistas da agência Reuters foram formalmente indiciados por violação de "segredos de Estado" no âmbito de uma investigação sobre a situação no oeste do Myanmar.
Myanmar

Unicef não sabe de milhares de crianças rohingyas

117
A Unicef não sabe onde estão milhares de crianças rohingya. Desde o início da repressão das forças militares de Myanmar, 620 mil rohingyas já fugiram para o Bangladesh.
Myanmar

Myanmar. ONU evoca "genocídio" contra rohingyas

Os Médicos Sem Fronteiras calcularam que pelo menos 6.700 rohingyas foram mortos entre finais de agosto e finais de setembro no decurso da repressão do exército birmanês no Estado de Rakhine.
Myanmar

Denunciada destruição de mais aldeias rohingya

A Human Rights Watch recorreu a imagens de satélite para identificar os novos incidentes que elevam para 354 o número de aldeias total ou parcialmente queimadas.
Myanmar

Myanmar. 655 mil rohingyas no Bangladesh

As Nações Unidas subiram para 655 mil o número de rohingyas que chegaram ao Bangladesh, saídos de Myanmar. O êxodo da minoria muçulmana começou em agosto.
Myanmar

Myanmar. Num mês morreram 9 mil rohingyas

Pelo menos nove mil rohingyas morreram no Estado de Rakhine entre 25 de agosto e 24 de setembro, segundo investigações dos Médicos Sem Fronteiras em acampamentos de refugiados no Bangladesh.
Myanmar

Acordo entre Myanmar e Bangladesh ainda sem efeito

O acordo entre Myanmar e o Bangladesh para a repatriação dos rohingyas ainda não tem efeitos visíveis. Mais de 620 mil refugiados rohingya fugiram para o Bangladesh.
Myanmar

Repressão dos rohingyas tem elementos de genocídio

É o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al-Hussein, que denuncia aquilo a que chama "genocídio". 626 mil rohingyas já fugiram para o Bangladesh.
Myanmar

Myanmar: Indignação nas redes sociais contra Papa 

184
Papa Francisco referiu-se aos refugiados da minoria étnica 'Rohingya' depois de sair do país, o que está a causar indignação nas redes sociais em Myanmar.
Papa Francisco

Papa reuniu-se com membros da minoria rohingya

O Papa encontrou-se com 16 membros da minoria rohingya no Bangladesh. "Em nome daqueles que lhes causaram danos, diante da indiferença do mundo, peço-vos perdão", disse Francisco no encontro.
Papa Francisco

Papa Francisco chegou ao Bangladesh

O Papa Francisco chegou ao Bangladesh após uma visita diplomaticamente delicada a Myanmar devido ao êxodo de centenas de rohingyas. Vai permanecer na capital, Daca, até sábado.
Papa Francisco

Myanmar. Papa incentiva jovens a levar "boa nova"

O papa Francisco apelou esta quinta-feira a milhares de jovens de Myanmar que levem a "boa nova" de Deus àqueles que mais precisam de solidariedade.
Papa Francisco

Vaticano: Papa não resolve problemas impossíveis

O porta-voz do Vaticano considera que o líder da Igreja Católica "não resolve problemas impossíveis". O papa Francisco não abordou de forma explícita os ataques aos rohingya durante a visita a Myanmar
Myanmar

Myanmar. Papa prega mensagem de perdão

O papa Francisco apelou para que o povo da Birmânia resista à tentação de se vingar pela dor sofrida. O primeiro cardeal do país, Charles Bo disse que a visita do papa é "um milagre".
Myanmar

ONU reúne sobre rohingyas em dezembro

O Conselho de Direitos Humanos da ONU vai reunir para discutir aquilo que considera uma "purificação étnica" em Myanmar. Cerca de 624 mil rohingyas já fugiram para o Bangladesh.
Papa Francisco

Myanmar. Papa pede respeito pelos direitos humanos

170
Ao lado de Aung San Suu Kyi, líder de Myanmar, o Papa Francisco apelou ao "respeito pelos direitos humanos" de "todos aqueles que chamam casa a esta terra", sem nunca utilizar a palavra 'Rohingya'.
Papa Francisco

Myanmar: Papa pede que "não se deixem colonizar"

O papa reuniu-se esta terça-feira com um grupo de 17 líderes, representantes das diferentes religiões presentes em Myanmar, e pediu-lhes que não tenham medo da diferença.
Myanmar

Especial/ A palavra proibida de Francisco em Myanmar

A ida do Papa a Myanmar é uma jogada arriscada. Vai ter encontros de alto nível onde pode dar voz ao povo cujo nome não deve ser pronunciado — os Rohingya. Deita água na fervura ou achas na fogueira?
Papa Francisco

Papa em Myanmar: vai ou não dizer 'Rohingya'?

O Papa Francisco chegou esta segunda-feira a Myanmar para uma visita rodeada por polémicas e restrições -- qual é o seu objetivo e será que vai contrariar as recomendações e usar o termo Rohingya?
Myanmar

'Rohingya'. Bangladesh e Myanmar assinam acordo

O Bangladesh e Myanmar assinaram um acordo para o repatriamento de mais de 620 mil membros da minoria 'rohingya'. O êxodo dos 'rohingya' começou no final de agosto.
Myanmar

Ataques a rohingyas são crime contra a Humanidade

A enviada da ONU para a violência sexual declarou que os ataques do exército de Myanmar contra os rohingyas podem ser considerados genocídio - 620 mil já fugiram para o Bangladesh.
Mundo

EUA: violência contra rohingyas é "limpeza étnica"

Os Estados Unidos consideram que as violências que obrigaram mais de 600 mil rohingyas a fugir de Myanmar desde o final de agosto "constituem uma limpeza étnica" contra esta minoria muçulmana.
Amnistia Internacional

"O Estado de Rakhine é uma cena de crime"

A Amnistia Internacional publicou um relatório onde descreve as atrocidades cometidas no Estado de Rakhine contra os rohingya. Este Estado é "uma prisão a céu aberto".
Ásia

Países emergentes da Ásia vão crescer 6,4% em 2017

Os países emergentes da Ásia, incluindo a China, Índia e as economias do Sudeste Asiático, vão crescer 6,4% este ano, acima de 1,1% na América Latina e de 3,4% em África, afirmou a OCDE.
Nações Unidas

Guterres quer que rohingyas voltem à Birmânia

O secretário-geral da ONU, António Guterres, instou a líder de facto da Birmânia, Aung San Suu Kyi, a permitir o regresso ao país de centenas de milhares de rohingyas que fugiram do país.
Myanmar

Myanmar. Suu Kyi visita zona do conflito

Aung San Suu Kyi, chegou quinta-feira ao oeste de Myanmar para uma visita surpresa àquela região, epicentro do conflito que já levou mais de 600 mil rohingya a fugirem para o Bangladesh.
Myanmar

Rohingyas naufragam no golfo de Bengala

Pelo menos quatro pessoas morreram na sequência do naufrágio de um barco que transportava até 45 refugiados da minoria rohingya procedentes de Myanmar, ocorrido no golfo de Bengala.
Mundo

Rex Tillerson expressa "preocupação" com rohingyas

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, pediu ao chefe do exército de Myanmar para ajudar a acabar com a violência contra os membros da minoria muçulmana dos rohingyas.
Malásia

Malásia. 11 mortos em deslizamentos de terras

As autoridades da Malásia encontraram os corpos de duas das pessoas que estavam desaparecidas e o número de mortos subiu assim para 11. As vítimas ficaram soterradas pela lama.
Refugiados

Maioria dos refugiados rohingya são crianças

A maioria dos quase 600 mil refugiados rohingya no Bangladesh são crianças que sofrem de desnutrição e estão expostos a doenças infeciosas e a perigos à integridade física e moral, afirma a Unicef.
Myanmar

Exército de Myanmar matou centenas de rohingyas

A Amnistia Internacional visitou cinco aldeias e concluiu que o exército de Myanmar matou centenas de rohingyas e incendiou dezenas de povações. A organização pediu um embargo de armas ao país.
Myanmar

580 mil rohingyas já fugiram para o Bangladesh

Mais de 580 mil rohingyas já fugiram de Myanmar, rumo ao Bangladesh. Milhares e milhares de refugiados estão em campos sem condições e sobrelotados.
Myanmar

150 mil crianças rohingyas "desnutridas"

Mais de 150 mil crianças refugiadas rohingyas com menos de cinco anos, no Bangladesh, estão "severamente desnutridas", anunciou a Care Internacional.
Myanmar

Reunião na ONU para abordar crise dos rohingyas

França e Reino Unido são os países organizadores e o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan vai estar presente. Mais de 500 mil rohingyas, metade da população, já fugiram para o Bangladesh.
Myanmar

Myanmar acusado de bloquear ajuda a rohingya

A organização não-governamental Burma Human Rights Network acusou o governo birmanês de estar a bloquear a entrega de ajuda humanitária às aldeias da minoria muçulmana rohingya no oeste do país.
Myanmar

Rohingya: 12 mortos em naufrágio

O novo naufrágio aconteceu no golfo de Bengala e matou dez crianças, uma idosa e um homem. A ONU aumentou o número total de refugiados rohingya no Bangladesh para 519 mil.
Myanmar

Dois mortos e dezenas em naufrágio no Myanmar

Barco que transportava refugiados naufragou. Dois mortos e dezenas de desaparecidos confirmados no dia em que a ONU afirmou que 519.000 refugiados chegaram ao Bangladesh em fuga da violência em Myamar
Nações Unidas

ONU pede 434 milhões para apoiar rohingyas

Desde 25 de agosto, cerca de 509.000 refugiados rohingya chegaram ao Bangladesh, onde já se encontravam 300.000 desta minoria muçulmana que tinham fugido da Birmânia, onde são perseguidos.
Myanmar

Mais de 60 rohingyas desaparecidos em naufrágio

A polícia do Bangladesh já recuperou os cadáveres de 14 crianças e seis mulheres. Alguns dos sobreviventes garantem que mais de uma centena de pessoas viajava no barco.
Myanmar

Bangladesh pede à ONU para agir contra violência

O embaixador do Bangladesh na ONU denunciou, na quinta-feira, a continuação da violência no estado de Rakhine, em Myanmar, ao contrário do que têm afirmado as autoridades do país.
Myanmar

Meio milhão de rohingyas já estão no Bangladesh

O número de refugiados rohingyas que entraram no Bangladesh atingiu meio milhão, no dia em que as autoridades de Myanmar adiaram a primeira visita de representantes da ONU à região.
Refugiados

Sri Lanka. ONU preocupada com ataque aos Rohingya

O Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados manifestou na quarta-feira preocupação com um ataque contra Rohingya muçulmanos no Sri Lanka.
Myanmar

Ataque de rebeldes rohingyas faz 52 mortos

O exército de Myanmar elevou para 52 o número de corpos recuperados e para 192 o de desaparecidos, todos birmaneses hindus, no oeste do país, após um ataque de rebeldes rohingyas.
Myanmar

480 mil rohingya fugiram para o Bangladesh num mês

Cerca de 480 mil refugiados rohingyas passaram para o Bangladesh, desde 25 de agosto, para fugir da violência no oeste da ex-Birmânia.
Myanmar

Myanmar nega limpeza étnica

O embaixador de Myanmar na ONU aproveitou o direito de resposta no final da Assembleia-Geral em Nova Iorque para negar qualquer genocídio. Mais de 420 mil rohingyas estão refugiados no Bangladesh.
Nações Unidas

Guterres: "O mundo tem medo de uma guerra nuclear"

110
António Guterres conduziu esta terça-feira a sua primeira Assembleia-Geral das Nações Unidas. Falou da tensão norte-coreana e da crise em Myanmar, sem esquecer o terrorismo e as alterações climáticas.
Myanmar

Suu Kyi condena violações dos direitos humanos

410 mil pessoas da minoria rohingya fugiram de Myanmar desde o final de agosto. Quase um mês depois, a líder do país manifestou-se sobre o assunto: "Condenamos todas as violações dos direitos humanos"
Myanmar

Amnistia. Líderes falharam com os 'rohingyas'

Num comunicado, a organização alerta que o êxodo dos rohingyas de Myanmar superou o número de refugiados que chegaram à Europa em 2016. O secretário-geral da Amnistia acusa os líderes mundiais.
Myanmar

Rohingya. A "última oportunidade" de Suu Kyi

119
António Guterres disse este domingo que se Suu Kyi não falar contra a perseguição dos rohingya no discurso que vai fazer ao país na próxima terça-feira, será tarde -- e "horrível" -- demais.
Myanmar

Índia reforça fronteira com Myanmar

A Índia reforçou a fronteira com Myanmar para impedir a entrada no país de membros da minoria muçulmana rohingya. O êxodo desta minoria já levou 400.000 membros para o Bangladesh.
Myanmar

Rohingya. Imagens revelam aldeia incendiada

106
A Amnistia Internacional publicou imagens que tornam absolutamente visível a tentativa de eliminar os Rohingya de Myanmar. As forças militares continuam a dizer que não matam civis.
Myanmar

Violência em Myanmar preocupa Governo português

O Governo português está preocupado com a "escalada de violência" em Myanmar. Em comunicado é referida a preocupação com a nova vaga de refugiados mas não refere a minoria rohingya.
Myanmar

Guterres: êxodo dos Rohingya é "limpeza étnica"

142
O secretário-geral da ONU, António Guterres, considerou que a situação humanitária na antiga Birmânia é "catastrófica".
Myanmar

Quem são os rohingyas e por que fogem de Myanmar?

206
Os muçulmanos rohingyas são das minorias mais perseguidas no mundo. Ao fim de séculos estabelecidos na ex-Birmânia, vêem-se a fugir da região que sempre foi sua. Quem são e o que está em causa?
Myanmar

De Nobel da Paz a cúmplice de limpeza étnica?

161
Depois de ser conhecida como a maior figura contra a ditadura militar na antiga Birmânia, a Nobel da Paz Aung San Suu Kyi está a ser acusada de ser complacente com a limpeza étnica dos Rohingya.
Ajuda Humanitária

Rebeldes rohingya declaram trégua de um mês

Os rebeldes rohingya declararam uma trégua de um mês para permitir a entrada de ajuda humanitária no estado birmanês de Rakhine, onde operações do exército causaram centenas de mortos.
Nobel da Paz

Comité garante que não retira Nobel da Paz

Milhares de pessoas reclamam a retirada do Nobel da Paz a Aung Suu Kyi, líder da Birmânia. Em causa está a fraca gestão da crise da minoria rohingya no país. O Comité já avisou que não retira prémios.
Myanmar

Êxodo Rohingya: explosões na fronteira da Birmânia

Explosões ocorreram na fronteira com o Bangladesh, por onde têm fugido quase 90 mil pessoas de minoria Rohingya, vítimas de violência. ONU já pediu a líder Aung San Suu Kyi que intervenha.
Myanmar

Birmânia: 600 mil pessoas fugiram do país

Cerca de 600 pessoas, sobretudo da maioria muçulmana 'rohingya', fugiram da Birmânia para o Bangladesh nos últimos dias, devido aos combates entre o exército e os rebeldes.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site