Myanmar

Mundo

EUA: violência contra rohingyas é "limpeza étnica"

Os Estados Unidos consideram que as violências que obrigaram mais de 600 mil rohingyas a fugir de Myanmar desde o final de agosto "constituem uma limpeza étnica" contra esta minoria muçulmana.
Amnistia Internacional

"O Estado de Rakhine é uma cena de crime"

A Amnistia Internacional publicou um relatório onde descreve as atrocidades cometidas no Estado de Rakhine contra os rohingya. Este Estado é "uma prisão a céu aberto".
Ásia

Países emergentes da Ásia vão crescer 6,4% em 2017

Os países emergentes da Ásia, incluindo a China, Índia e as economias do Sudeste Asiático, vão crescer 6,4% este ano, acima de 1,1% na América Latina e de 3,4% em África, afirmou a OCDE.
Nações Unidas

Guterres quer que rohingyas voltem à Birmânia

O secretário-geral da ONU, António Guterres, instou a líder de facto da Birmânia, Aung San Suu Kyi, a permitir o regresso ao país de centenas de milhares de rohingyas que fugiram do país.
Myanmar

Myanmar. Suu Kyi visita zona do conflito

Aung San Suu Kyi, chegou quinta-feira ao oeste de Myanmar para uma visita surpresa àquela região, epicentro do conflito que já levou mais de 600 mil rohingya a fugirem para o Bangladesh.
Myanmar

Rohingyas naufragam no golfo de Bengala

Pelo menos quatro pessoas morreram na sequência do naufrágio de um barco que transportava até 45 refugiados da minoria rohingya procedentes de Myanmar, ocorrido no golfo de Bengala.
Mundo

Rex Tillerson expressa "preocupação" com rohingyas

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, pediu ao chefe do exército de Myanmar para ajudar a acabar com a violência contra os membros da minoria muçulmana dos rohingyas.
Malásia

Malásia. 11 mortos em deslizamentos de terras

As autoridades da Malásia encontraram os corpos de duas das pessoas que estavam desaparecidas e o número de mortos subiu assim para 11. As vítimas ficaram soterradas pela lama.
Refugiados

Maioria dos refugiados rohingya são crianças

A maioria dos quase 600 mil refugiados rohingya no Bangladesh são crianças que sofrem de desnutrição e estão expostos a doenças infeciosas e a perigos à integridade física e moral, afirma a Unicef.
Myanmar

Exército de Myanmar matou centenas de rohingyas

A Amnistia Internacional visitou cinco aldeias e concluiu que o exército de Myanmar matou centenas de rohingyas e incendiou dezenas de povações. A organização pediu um embargo de armas ao país.
Myanmar

580 mil rohingyas já fugiram para o Bangladesh

Mais de 580 mil rohingyas já fugiram de Myanmar, rumo ao Bangladesh. Milhares e milhares de refugiados estão em campos sem condições e sobrelotados.
Myanmar

150 mil crianças rohingyas "desnutridas"

Mais de 150 mil crianças refugiadas rohingyas com menos de cinco anos, no Bangladesh, estão "severamente desnutridas", anunciou a Care Internacional.
Myanmar

Reunião na ONU para abordar crise dos rohingyas

França e Reino Unido são os países organizadores e o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan vai estar presente. Mais de 500 mil rohingyas, metade da população, já fugiram para o Bangladesh.
Myanmar

Myanmar acusado de bloquear ajuda a rohingya

A organização não-governamental Burma Human Rights Network acusou o governo birmanês de estar a bloquear a entrega de ajuda humanitária às aldeias da minoria muçulmana rohingya no oeste do país.
Myanmar

Rohingya: 12 mortos em naufrágio

O novo naufrágio aconteceu no golfo de Bengala e matou dez crianças, uma idosa e um homem. A ONU aumentou o número total de refugiados rohingya no Bangladesh para 519 mil.
Myanmar

Dois mortos e dezenas em naufrágio no Myanmar

Barco que transportava refugiados naufragou. Dois mortos e dezenas de desaparecidos confirmados no dia em que a ONU afirmou que 519.000 refugiados chegaram ao Bangladesh em fuga da violência em Myamar
Nações Unidas

ONU pede 434 milhões para apoiar rohingyas

Desde 25 de agosto, cerca de 509.000 refugiados rohingya chegaram ao Bangladesh, onde já se encontravam 300.000 desta minoria muçulmana que tinham fugido da Birmânia, onde são perseguidos.
Myanmar

Mais de 60 rohingyas desaparecidos em naufrágio

A polícia do Bangladesh já recuperou os cadáveres de 14 crianças e seis mulheres. Alguns dos sobreviventes garantem que mais de uma centena de pessoas viajava no barco.
Myanmar

Bangladesh pede à ONU para agir contra violência

O embaixador do Bangladesh na ONU denunciou, na quinta-feira, a continuação da violência no estado de Rakhine, em Myanmar, ao contrário do que têm afirmado as autoridades do país.
Myanmar

Meio milhão de rohingyas já estão no Bangladesh

O número de refugiados rohingyas que entraram no Bangladesh atingiu meio milhão, no dia em que as autoridades de Myanmar adiaram a primeira visita de representantes da ONU à região.
Refugiados

Sri Lanka. ONU preocupada com ataque aos Rohingya

O Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados manifestou na quarta-feira preocupação com um ataque contra Rohingya muçulmanos no Sri Lanka.
Myanmar

Ataque de rebeldes rohingyas faz 52 mortos

O exército de Myanmar elevou para 52 o número de corpos recuperados e para 192 o de desaparecidos, todos birmaneses hindus, no oeste do país, após um ataque de rebeldes rohingyas.
Myanmar

480 mil rohingya fugiram para o Bangladesh num mês

Cerca de 480 mil refugiados rohingyas passaram para o Bangladesh, desde 25 de agosto, para fugir da violência no oeste da ex-Birmânia.
Myanmar

Myanmar nega limpeza étnica

O embaixador de Myanmar na ONU aproveitou o direito de resposta no final da Assembleia-Geral em Nova Iorque para negar qualquer genocídio. Mais de 420 mil rohingyas estão refugiados no Bangladesh.
Nações Unidas

Guterres: "O mundo tem medo de uma guerra nuclear"

110
António Guterres conduziu esta terça-feira a sua primeira Assembleia-Geral das Nações Unidas. Falou da tensão norte-coreana e da crise em Myanmar, sem esquecer o terrorismo e as alterações climáticas.
Myanmar

Suu Kyi condena violações dos direitos humanos

410 mil pessoas da minoria rohingya fugiram de Myanmar desde o final de agosto. Quase um mês depois, a líder do país manifestou-se sobre o assunto: "Condenamos todas as violações dos direitos humanos"
Myanmar

Amnistia. Líderes falharam com os 'rohingyas'

Num comunicado, a organização alerta que o êxodo dos rohingyas de Myanmar superou o número de refugiados que chegaram à Europa em 2016. O secretário-geral da Amnistia acusa os líderes mundiais.
Myanmar

Rohingya. A "última oportunidade" de Suu Kyi

119
António Guterres disse este domingo que se Suu Kyi não falar contra a perseguição dos rohingya no discurso que vai fazer ao país na próxima terça-feira, será tarde -- e "horrível" -- demais.
Myanmar

Índia reforça fronteira com Myanmar

A Índia reforçou a fronteira com Myanmar para impedir a entrada no país de membros da minoria muçulmana rohingya. O êxodo desta minoria já levou 400.000 membros para o Bangladesh.
Myanmar

Rohingya. Imagens revelam aldeia incendiada

106
A Amnistia Internacional publicou imagens que tornam absolutamente visível a tentativa de eliminar os Rohingya de Myanmar. As forças militares continuam a dizer que não matam civis.
Myanmar

Violência em Myanmar preocupa Governo português

O Governo português está preocupado com a "escalada de violência" em Myanmar. Em comunicado é referida a preocupação com a nova vaga de refugiados mas não refere a minoria rohingya.
Myanmar

Guterres: êxodo dos Rohingya é "limpeza étnica"

142
O secretário-geral da ONU, António Guterres, considerou que a situação humanitária na antiga Birmânia é "catastrófica".
Myanmar

Quem são os rohingyas e por que fogem de Myanmar?

206
Os muçulmanos rohingyas são das minorias mais perseguidas no mundo. Ao fim de séculos estabelecidos na ex-Birmânia, vêem-se a fugir da região que sempre foi sua. Quem são e o que está em causa?
Myanmar

De Nobel da Paz a cúmplice de limpeza étnica?

161
Depois de ser conhecida como a maior figura contra a ditadura militar na antiga Birmânia, a Nobel da Paz Aung San Suu Kyi está a ser acusada de ser complacente com a limpeza étnica dos Rohingya.
Ajuda Humanitária

Rebeldes rohingya declaram trégua de um mês

Os rebeldes rohingya declararam uma trégua de um mês para permitir a entrada de ajuda humanitária no estado birmanês de Rakhine, onde operações do exército causaram centenas de mortos.
Nobel da Paz

Comité garante que não retira Nobel da Paz

Milhares de pessoas reclamam a retirada do Nobel da Paz a Aung Suu Kyi, líder da Birmânia. Em causa está a fraca gestão da crise da minoria rohingya no país. O Comité já avisou que não retira prémios.
Myanmar

Êxodo Rohingya: explosões na fronteira da Birmânia

Explosões ocorreram na fronteira com o Bangladesh, por onde têm fugido quase 90 mil pessoas de minoria Rohingya, vítimas de violência. ONU já pediu a líder Aung San Suu Kyi que intervenha.
Myanmar

Birmânia: 600 mil pessoas fugiram do país

Cerca de 600 pessoas, sobretudo da maioria muçulmana 'rohingya', fugiram da Birmânia para o Bangladesh nos últimos dias, devido aos combates entre o exército e os rebeldes.
Myanmar

Ataque de insurgentes em Mianmar causa 32 mortes

Um grupo armado de insurgentes da minoria Rohingya atacou esquadras de polícia e uma base militar na madrugada de sexta-feira. O Governo de Aung San Suu Kyi não concede cidadania àquela minioria.
Myanmar

Birmânia nega abusos das forças de segurança

As autoridades da Birmânia negaram ter cometido crimes contra a minoria muçulmana rohingya. Relatório da comissão governamental acusou a ONU de exagerar no número de mortos, feridos e danos causados.
Minorias

Birmânia recusa entrada a observadores da ONU

A Birmânia não vai autorizar a entrada de pessoal da ONU que estava destacado para investigar os alegados massacres contra a minoria muçulmana Rohingya no oeste do país.
Myanmar

Birmânia. Atual governo deverá manter-se no poder

Os resultados preliminares das eleições legislativas de sábado indicam que o Governo de Aung San Suu Kyi deverá manter a maioria dos assentos.
Myanmar

ONG pedem investigação de abusos contra rohingya

Treze organizações, incluindo a Amnistia Internacional, instaram o Conselho de Direitos Humanos da ONU a investigar os abusos cometidos pelo exército da Birmânia contra a minoria muçulmana rohingya.
Myanmar

Governo de Aung San Suu Kyi envolto em polémica

O governo birmanês, comandado pelo partido de Aung San Suu Kyi, está envolvido em polémica. A repressão da liberdade de expressão é o motivo. Uma lei antiga é a causa da controvérsia.
Myanmar

O menino da Birmânia que está a chocar o mundo

358
A fotografia de Mohammed Shohayet, de 16 meses, está a dar a volta ao mundo. O menino acabou por morrer quando tentava escapar, com os pais, dos conflitos na Birmânia contra a minoria rohingya.
Myanmar

Aung San Suu Kyi sob fogo por "limpeza étnica"

Aung San Suu Kyi recebeu esta semana uma dura carta assinada por outras personalidades galardoadas com o prémio Nobel da paz, que se mostram chocadas com a violência contra a minoria Rohingya.
Myanmar

Amnistia fala de "crime contra a humanidade"

A Amnistia Internacional considera que os sucessivos ataques da Birmânia à minoria étnica muçulmana rohingya podem constituir um crime contra a humanidade.
Myanmar

Exército birmanês queima casas da minoria rohingya

O exército da Birmânia queimou cerca de 1.500 casas da minoria rohingya, no noroeste do país. O exército tem sido ainda acusado de execuções, violações e saques na região.
Myanmar

ONU insta Suu Kyi a proteger minoria muçulmana

As Nações Unidas pediram à líder de facto do Governo Birmanês que protegesse a minoria muçulmana rohingya, perante as acusações de abusos do exército.
Myanmar

"Limpeza étnica" da minoria rohingya na Birmânia

Cerca de 30 mil rohingya abandonaram as suas casas na Birmânia para fugir à violência de militares birmanesas, que estão a matar, massacrar, violar e incendiar as casas desta minoria muçulmana.
Myanmar

Suu Kyi dececionada com confrontos da Birmânia

A líder de facto do governo birmanês disse estar dececionada com os confrontos no estado Shan, na fronteira entre a Birmânia e a China, que já fizeram nove mortos.
Myanmar

Kofi Annan preocupado com violência na Birmânia

O ex-secretário-geral da ONU apelou ao fim da violência na Birmânia e pediu aos serviços de segurança para agirem em total respeito pelo Estado de Direito.
Myanmar

ONU instigada a investigar abusos na Birmânia

Human Rights Watch denunciou a queima de aldeias rohingya no oeste da Birmânia, apelando à ONU para investigar os relatos de abusos das forças de segurança cometidos contra aquela minoria.
Myanmar

Naufrágio na Birmânia causa 48 mortos

As autoridades da Birmânia elevaram esta quarta-feira para 48 o número de mortos na sequência do naufrágio de um ferry, no sábado, no noroeste da Birmânia.
Myanmar

Obama anuncia levantamento de sanções a Birmânia

Presidente norte-americano anunciou que irão ser levantadas em breve as sanções impostas à Birmânia, país do sudeste asiático em processo transição democrática após décadas de isolamento.
Myanmar

Sismo de magnitude 6,8 abala a Birmânia

142
Um sismo de magnitude 6,8 na escala de Richter abalou, esta quarta-feira, a Birmânia e foi sentido também em Banguecoque e no Bangladesh. Ainda não há registo de vítimas.
Myanmar

Kofi Annan em comissão sobre conflito étnico

O ex-secretário-geral da ONU vai presidir a uma comissão que visa abordar a violência contra a comunidade rohingya que vive na Birmânia, mas cujos cidadãos não são reconhecidos como cidadãos.
Mundo

Presidente birmanês concede amnistia a 83 presos

O Presidente da Birmânia, Htin Kyaw, assinou uma amnistia para 83 presos, pelo dia de Ano Novo no país. Htin Kyaw realçou a determinação do seu governo em libertar prisioneiros políticos.
Mundo

Myanmar tem primeiro presidente civil em décadas

138
Htin Kyaw, fiel conselheiro da ativista política e prémio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, é o primeiro presidente civil no país, depois de mais de meio século de ditadura militar.
Myanmar

Aung San Suu Kyi nomeada para Governo da Birmânia

Prémio Nobel da Paz irá ocupar um cargo no governo da Liga Nacional para a Democracia, masinda não foi confirmado qual o cargo que Suu Kyi irá desempenhar.
Mundo

Birmânia tem um novo Presidente. E não é militar

285
Htin Kyaw, um homem da confiança da ativista birmanesa e prémio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, foi eleito esta terça-feira Presidente da Birmânia com 360 votos no parlamento.
Myanmar

Exército birmanês liberta 46 crianças-soldado

O exército birmanês devolveu à vida civil 46 crianças, informou a imprensa oficial, numa ação descrita como parte dos esforços para pôr fim a uma prática continuada durante vários anos no país.
Mundo

Suu Kyi não será Presidente e propõe antigo aliado

Aung San Suu Kyi não pode ser Presidente da Birmânia, mas o seu partido indicou um antigo companheiro de luta para o lugar. Suu Kyi insiste que será ela a comandar o país de qualquer forma.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site