Paquistão

Literatura

Livro infantil de Malala editado em Portugal

174
O livro ilustrado para a infância "O lápis mágico de Malala", da jovem ativista paquistanesa Malala Yousafzai, Nobel da Paz em 2014, é editado este mês em Portugal.
Médio Oriente

A ida quase secreta de Tillerson ao Médio Oriente

O Secretário de Estado norte-americano visitou, em poucas horas, o Afeganistão e o Iraque. Ninguém sabia da viagem de Rex Tillerson nem o porquê de tanto mistério.
Panama Papers

Antigo primeiro-ministro do Paquistão acusado

O antigo primeiro-ministro paquistanês foi acusado de corrupção no âmbito do caso Panama Papers. Para além de Nawaz Sharif, a filha e o genro do antigo governante do Paquistão também estão indiciados.
Terrorismo

Família refém dos talibã durante 5 anos foi salva

O exército paquistanês resgatou a família de Caitlan Coleman e Josha Boyle passados cinco anos de terem sido capturados pelos talibã e mantidos em cativeiro, durante o qual tiveram três filhos.
Paquistão

Paquistão. 12 mortos, 30 feridos em ataque suicida

O ataque ocorreu esta quinta-feira num santuário xiita em Jhal Magsi, aldeia a cerca de 400 quilómetros a leste de Quetta, capital da província do Baluchistão.
Paquistão

Quem é o culpado pela morte de Benazir Bhutto?

Dez anos depois do assassinato da ex-primeira-ministra paquistanesa Benazir Bhutto, há duas pessoas condenadas pelo crime, dois polícias que podem ter sido mandados por alguém "no topo".
Presidente Trump

Trump quer reforço militar no Afeganistão

Trump quer reforçar presença no Afeganistão para evitar "previsíveis e inaceitáveis" resultados de uma saída rápida do país, contradizendo posição anterior. "Não digo quando, mas vamos atacar."
Paquistão

Bomba mata 15 pessoas Quetta, sul do Paquistão

Quinze pessoas morreram este sábado depois de um bombista suicida se ter feito explodir perto de um grupo de militares em Quetta, no sul do país. É o último de uma série de ataques terroristas
Paquistão

"Madre Teresa" do Paquistão morre aos 87 anos

169
Ruth Pfau, uma religiosa alemã com formação em Medicina que dedicou a vida a combater a lepra no Paquistão, morreu na quarta-feira aos 87 anos, indicou fonte médica.
Corrupção

Paquistão. Sharif sucede a Sharif?

Primeiro-ministro paquistanês, afastado do poder por envolvimento num caso de corrupção, tenta lançar o seu irmão mais novo como seu sucessor. "É uma forma de monarquia", acusa líder da oposição.
Paquistão

Primeiro-ministro paquistanês afastado do cargo 

Numa decisão histórica, o Tribunal Supremo do Paquistão afastou o primeiro-ministro Nawaz Sharif. Também ordenou que o caso fosse julgado pelo organismo responsável pela luta contra a corrupção.
António Guterres

ONU condena atentados no Afeganistão e Paquistão

NO secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou os atentados ocorridos na capital afegã, Cabul, e em Lahore, no Paquistão, e manifestou o seu apoio aos governos dos dois países.
Paquistão

Paquistão. 190 é o número de mortos da explosão

As autoridades paquistanesas elevaram hoje para 190 o número de mortes causadas pela explosão de um camião-cisterna, ocorrida no domingo.
Paquistão

153 mortos em acidente no Paquistão

Um camião-cisterna com combustível teve um acidente no Paquistão e 153 pessoas morreram quando tentavam recolher o combustível derramado. Um cigarro poderá ser a causa da explosão.
Paquistão

Paquistão. Atentado faz 11 mortos e 20 feridos

A explosão de um veículo armadilhado no sudoeste do Paquistão vitimou 11 pessoas e feriu outras 20. Porta-voz do hospital do governo acredita que o número de mortos pode aumentar.
Cabul

Paquistão nega envolvimento no atentado de Cabul

O governo do Paquistão negou qualquer participação dos seus serviços secretos no atentado de quarta-feira em Cabul, uma acusação que partiu dos serviços de informação do Afeganistão.
Paquistão

Paquistão. 20 mortos em ataque a santuário Sufista

De acordo com o chefe da polícia da região de Punjab, Zulfiqar Hameed, foram detidos três suspeitos, incluindo o responsável daquele santuário.
Paquistão

Paquistão. Pelo menos seis mortos em atentado

Pelo menos seis pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas na sequência da explosão de uma bomba num mercado numa zona maioritariamente xiita no noroeste do Paquistão.
Paquistão

Cinco mortos em atentado à bomba no Paquistão

Pelo menos cinco pessoas morreram e 15 ficaram feridas depois de uma bomba explodir, esta quinta-feira, num edifício de uma zona comercial em Lahore, no Paquistão.
Paquistão

Governo português condena atentado no Paquistão

O Governo português condenou esta segunda-feira o atentado terrorista que na quinta-feira causou a morte a 88 pessoas e feriu mais de uma centena num templo de Sehwan Sharif, no Paquistão.
Paquistão

Paquistão. Número de mortos em templo sobe para 88

O número de mortos do ataque suicida contra um templo sufista no sul do Paquistão aumentou para 88, enquanto 343 pessoas ficaram feridas, 40 delas em estado crítico.
Paquistão

70 mortos em ataque suicida no Paquistão

Pelo menos 70 pessoas morreram num ataque suicida a um templo, durante a hora da oração, no sul do Paquistão. O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico.
Paquistão

Paquistão proíbe celebração do Dia dos Namorados

565
Os paquistaneses estão proibidos de celebrar o amor neste São Valentim. Um tribunal do Paquistão decidiu que a data vai contra os valores islâmicos e promove "a imoralidade, nudez e indecência".
Desastres Naturais

Avalanches no Paquistão e Afeganistão matam 200

Neve e avalanches no Afeganistão mataram mais de 200 pessoas e fizeram dezenas de feridos. Na fronteira com o Paquistão morreram 53 pessoas, numa pequena aldeia em Nuristan, após a última derrocada.
Paquistão

Paquistão. 20 mortos em explosão em mercado

Pelo menos 20 pessoas morreram na sequência da explosão de uma bomba num popular mercado, localizado numa área predominantemente xiita, na região tribal noroeste do Paquistão, informou fonte militar.
Paquistão

Asia Bibi aguarda recurso à sentença de morte

Asia Bibi, a paquistanesa condenada à morte por ter feito comentários depreciativos sobre o Islão, aguarda recurso e as tensões entre os mais radicais aumentam em relação à Lei da Blasfémia.
Redes Sociais

Paquistão ameaça retaliar "ataque" inexistente

253
Israel disse que iria destruir o Paquistão se o país enviasse tropas para a Síria? Não. Mas foi isso que escreveu o site AWDNews, levando o ministro da defesa paquistanês a prometer retaliar.
Acidentes de Aviação

Paquistão. Todos os passageiros morreram

As 48 pessoas que viajavam no voo PK-661 das linhas aéreas do Paquistão morreram na queda do avião, no norte do país, devido a problemas em um dos motores, afirmou a empresa.
Paquistão

Paquistão. Incêndio mata 11 pessoas em hotel

O incêndio ocorreu, esta segunda-feira, num hotel na cidade paquistanesa de Karachi e matou, pelo menos 11 pessoas. A causa do incêndio, que começou na cozinha do hotel, ainda não é conhecida.
Paquistão

Três mortos em explosão de bomba no Paquistão

Três agentes da segurança morreram numa rua movimentada do noroeste do Paquistão depois de uma bomba ter atingido um camião paramilitar, anunciou a polícia.
Paquistão

Paquistão. Atentado foi feito por bombista suicida

O atentado que provocou este sábado a morte de 52 pessoas foi levado a cabo por um bombista suicida que teria entre 16 e 18 anos. O ataque ao santuário sufi foi reivindicado pelo Estado Islâmico.
Paquistão

Paquistão. Pelo menos 52 mortos em ataque bombista

Um ataque bombista ao santuário Shah Noorani, na província do Baluchistão, provocou a morte de, pelo menos, 52 pessoas. O atentado já foi reivindicado pelo Daesh.
Afeganistão

Presidente do Afeganistão recebeu Sharbat Gula

O presidente do Afeganistão deu as boas vindas a Sharbat Gula, a afegã que em criança foi capa da revista National Geographic, apenas algumas horas após ter sido deportada do Paquistão.
Paquistão

Mulher violada desfila pelos direitos das mulheres

163
Mukhtar Mai foi violada por 14 homens em 2002, no Paquistão. Agora, é ativista pelos direitos das mulheres, e desfilou num polémico evento de moda pelos direitos das mulheres.
Paquistão

Mulher capa da National Geographic continua detida

O Tribunal paquistanês negou a liberdade à refugiada que foi capa da revista National Geographic em 1980. O juiz não justificou a ação e advogado da mulher vai recorrer a instância judicial superior.
Paquistão

62 mortos em ataque contra escola de polícia

Um ataque a uma escola de polícias em Quetta, no Paquistão provocou a morte de 62 pessoas e mais de 100 ficaram feridas. O ataque ocorreu quando três extremistas entraram nas instalações.
Paquistão

Atentado em mesquita no Paquistão faz já 36 mortos

O número de vítimas mortais do atentado suicida de sexta-feira numa mesquita na região de Mohmand, noroeste do Paquistão, com cerca de 200 fiéis, subiu para 36, incluindo oito crianças.
Paquistão

Bombista fez-se explodir em mesquita

Bombista suicida fez-se explodir numa mesquita no Paquistão. O incidente provocou pelo menos 24 mortos e 29 feridos durante um momento de oração.
Paquistão

Acidente ferroviário faz 6 mortos e 150 feridos

Uma colisão entre dois comboios provocou pelo menos 6 mortes e mais de 150 feridos. Este acidente ocorreu na região central do Paquistão, a 25 km da cidade de Multan.
Estado Islâmico

Líder regional do Estado Islâmico morto

199
O líder do Estado Islâmico no Paquistão e no Afeganistão foi morto durante um ataque na fronteira entre os dois países no mês de julho. A informação foi avançada por uma fonte da defesa dos EUA.
Paquistão

Grupo ligado à Al-Qaida reivindica ataque

Setenta mortos e dezenas de feridos é o novo balanço do atentado cometido por um bombista suicida junto a um hospital no Paquistão, reivindicado por um grupo ligado à Al-Qaida.
Paquistão

53 mortos e 58 feridos em atentado em hospital

Pelo menos 53 pessoas morreram e 58 ficaram feridas esta segunda-feira num ataque bombista suicida contra um hospital de Quetta, no oeste do Paquistão.
Paquistão

Tribunal confisca bens de ex-presidente Musharraf

O tribunal paquistanês que está a julgar por alta traição o ex-presidente Pervez Musharraf, ausente do país, confiscou bens e congelou contas bancárias devido às suas repetidas faltas.
Paquistão

Irmão estrangula irmã e sente-se "orgulhoso"

926
O irmão da estrela das redes sociais, Qandell Baloch, afirmou que se sente orgulhoso de ter assassinado a irmã porque "as mulheres nasceram para ficar em casa".
Paquistão

Paquistão. Clérigos reconhecem pessoas transgénero

Uma organização religiosa no Paquistão emitiu um decreto a reconhecer que à luz da lei islâmica as pessoas transgénero podem casar, herdar e ser alvo de um funeral digno. Direitos (quase) iguais.
Paquistão

Mulher grávida e marido mortos por familiares

Uma mulher grávida e o marido foram raptados e mortos a tiro por familiares que não aprovaram o seu casamento, foi este domingo anunciado pela polícia no Paquistão.
Paquistão

Adolescente queimada viva pela mãe no Paquistão

272
Zeenat Bibi, de 16 anos, casou em segredo com o homem com quem namorava desde a escola básica. Quatro dias depois de casar, foi brutalmente assassinada pela sua família.
Paquistão

Ataque que matou talibã é violação do espaço aéreo

O ataque que provocou a morte de Akhtar Mansur, líder dos talibãs afegãos, foi considerada pelo Paquistão como "uma violação da soberania". A operação foi levada a cabo pelas forças norte-americanas.
Afeganistão

EUA avisaram Paquistão depois de ataque a talibãs

O ataque aéreo junto à fronteira com o Afeganistão não provocou vítimas civis e terá matado o líder dos talibãs naquele país, Mullah Akhtar Mansour.
Terrorismo

Ativista paquistanês assassinado por Talibãs

Khurram Zaki, ativista paquistanês, foi fuzilado depois de anos a protestar contra grupos religiosos extremistas. Uma unidade talibã no Paquistão reivindicou o homicídio, que aconteceu este sábado.
Paquistão

Paquistanês mata 30 pessoas com comida envenenada

Dono de uma loja confessou ter contaminado os doces que vendia com pesticida, o que levou à morte de 30 pessoas. Motivo: sentia-se "insultado" e "abusado".
Paquistão

Doces com veneno matam 26 pessoas no Paquistão

Os doces responsáveis pelas mortes também colocaram várias dezenas de pessoas no hospital, a necessitarem de lavagens gástricas. Nove das vítimas mortais pertenciam à mesma família.
Terrorismo

Papa pede para se garantir segurança dos cidadãos

O papa Francisco pediu às autoridades do Paquistão que façam tudo para garantir a segurança da população e, em particular, da minoria cristã, na sequência do "atentado execrável" que causou 72 mortos.
Terrorismo

Paquistão. Balanço de ataque sobe para 72 mortos

2.697
Maioria das vítimas são mulheres e crianças. Ataque foi reivindicado por talibãs cujo objetivo era atingir os cristãos que celebravam a Páscoa. no parque. Já foram identificadas 54 vítimas.
Terrorismo

97 jihadistas capturados no Paquistão

As Forças Armadas paquistanesas desmantelaram uma grande rede terrorista no Paquistão. Foram capturados 97 jihadistas, entre militantes da Al-Qaeda e do Lashkar-e-Jhangvi.
Paquistão

Paquistão acusa Afeganistão e Índia por ataque

O Paquistão diz que o ataque a uma universidade do país que vitimou 21 pessoas foi organizado a partir do Afeganistão e apoiado pela inteligência afegã e indiana. Ambos já rejeitaram as acusações.
Paquistão

Quem são os talibãs paquistaneses?

O ataque desta quarta-feira numa universidade paquistanesa foi reclamado pelos talibãs paquistaneses e, mais tarde, desmentida. Quem é este grupo aparentemente dividido mas violento?
Paquistão

Paquistão. 19 mortos em ataque a universidade

Vários homens armados atacaram uma universidade no Paquistão provocando a morte de pelo menos 19 civis - número pode aumentar. Quatro dos atacantes terão sido abatidos. Talibãs reivindicaram ataque.
Paquistão

Paquistão. Atentado faz pelo menos 10 mortos

Um homem a guiar uma moto cheia de explosivos dirigiu-se contra uma barreira policial matando pelo menos 10 pessoas, entre as quais 5 policias e um jornalista.
Conflitos

EUA dizem que ataque a base indiana foi "hediondo"

O ataque a uma base aérea indiana perto da fronteira com o Paquistão, no sábado, foi um ato terrorista "hediondo", afirmaram os Estados Unidos.
Mundo

Base da Força Aérea indiana no Punjab foi atacada

Cinco homens armados levaram a cabo um assalto a uma base estratégica da Força Aérea indiana, no estado do Punjab, perto da fronteira com o Paquistão. O ataque ainda não foi reivindicado.
Guerra

20 monumentos que o terrorismo já destruiu

Alguns são centenários, outros milenares e muitos remontam ao período antes de Cristo. Quase todos foram destruídos pelo radicalismo islâmico. Outros há que foram pilhados. Sobrou pouco.
Paquistão

Ataque bombista no Paquistão provoca 21 mortos

O atentado, levado a cabo por um bombista suicida no noroeste do Paquistão, provocou ainda 63 feridos, muitos deles em estado grave. O ataque já foi reivindicado.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site