Timor-Leste

Timor-Leste

Timor retém navios chineses que pescaram tubarões

O Governo timorense suspendeu as licenças de uma frota de navios chineses apanhada a pescar tubarão em águas timorenses, enquanto conduz investigações.
Timor-Leste

Timor. Fretilin fora das comissões parlamentares

A Fretilin e o Partido Democrático, os partidos mais votados, são os que têm menos representação nas comissões parlamentares. A oposição distribuiu entre si as presidências e vice-presidências.
Timor-Leste

Ramos-Horta regressa ao Governo timorense

1.520
José Ramos-Horta vai regressar ao Executivo a convite de Mari Alkatiri para contribuir para a consolidação da paz e do desenvolvimento do país nos próximos anos.
Timor-Leste

Timor. Novo governo toma posse incompleto

O governo de coligação liderado por Mari Alkatiri toma posse esta quinta-feira. José Ramos-Horta é um dos quatro ministros de Estado mas ainda há pastas por delegar.
Timor-Leste

Timor. Mari Alkatiri indigitado como PM

O presidente timorense já indigitou Mari Alkatiri como primeiro-ministro. Francisco Guterres Lu-Olo recordou que a concertação é história em Timor e deve sempre ser bem cuidada.
Timor-Leste

Alkatiri deverá ser indigitado primeiro-ministro

Mari Alkatiri deverá ser indigitado para o cargo de primeiro-ministro pelo chefe de Estado de Timor-Leste, Francisco Guterres Lu-Olo, que gostaria de ver o Executivo tomar posse na sexta-feira.
Timor-Leste

Timor. Fretilin e PD unem-se para formar governo

À última da hora, o partido KHUNTO acabou por não integrar a coligação. O antigo presidente Ramos-Horta pode vir a integrar o novo executivo.
Timor-Leste

Timor: novo governo reunido em Díli

Fretilin, Partido Democrático e KHUNTO reunidos em Díli. Os três partidos vão formar a coligação que vai dar corpo ao novo governo e aprovar o orçamento de estado para 2018.
Timor-Leste

Timor. Fretilin, PD e KHUNTO assinam acordo

Depois de várias semanas de negociações, os líderes da Fretilin, PD e KHUNTO assinaram um acordo de compromisso político para a formação do próximo Governo timorense.
Timor-Leste

Timor-Leste e Austrália alcançam acordo histórico 

Nova ronda de encontros confidenciais entre delegações dos dois países permitiu alcançar acordo histórico entre Timor-Leste e Austrália sobre delimitação de fronteiras.
Timor-Leste

Díli. Casal português condenado a 8 anos de prisão

113
Um coletivo de juízes do Tribunal Distrital de Díli condenou o casal de portugueses Tiago e Fong Fong Guerra a oito anos de prisão efetiva e uma indemnização de 859 mil dólares por desvio de dinheiro.
Timor-Leste

Timor. CNRT é "oposição construtiva" ao Governo

O CNRT, segundo partido timorense, vai ser uma "oposição construtiva" no Parlamento Nacional, onde apoiará a próxima coligação de Governo em assuntos de interesse nacional.
Timor-Leste

Timor. Sentença de casal português foi adiada

A leitura da sentença do casal português retido em Timor-Leste foi adiada pela quarta vez. O casal acusado de peculato e branqueamento de capitais só irá conhecer a sentença a 24 de agosto.
Timor-Leste

Timor. Fretilin e PLP discutem coligação

Os líderes da Fretilin e do PLP vão avançar as conversações para formar coligação para um próximo Governo de Timor. A intenção foi avançada em reunião esta quarta-feira.
Timor-Leste

Ramos-Horta otimista com Governo timorense

O ex-Presidente da República timorense José Ramos Horta mostrou-se otimista que o próximo Governo, liderado pela Fretilin, poderá ter elementos "emprestados" de vários partidos.
Timor-Leste

Timor. Reunião com Presidente sem informações

Já terminou a reunião entre o Presidente da República timorense e os líderes dos dois partidos mais votados. À saída, ninguém prestou quaisquer declarações sobre a possível formação de governo.
Timor-Leste

Timor. Presidente reunido com Alkatiri e Xanana

O Presidente timorense está reunido esta segunda-feira com os líderes da Fretilin e do CNRT. Este é primeiro encontro entre Mari Alkatiri e Xanana Gusmão desde as legislativas de 22 de julho.
Timor-Leste

Solução de Governo timorense definida esta semana

A Fretilin espera ter concluído, até ao próximo fim de semana, as negociações para a formação do próximo Governo, devendo deliberar igualmente quem será o chefe do executivo.
Timor-Leste

Fretilin convida partidos para discutir governo

A Fretilin, partido timorense mais votado nas eleições vai discutir com os dois partidos que se estreiam no Parlamento Nacional, PLP e KHUNTO uma plataforma "sólida e segura" de governação.
Timor-Leste

PD e Fretilin com nova reunião sobre governo

As delegações da Fretilin e do PD reuniram-se para discutir os primeiros cenários que podem levar à formação do próximo Governo timorense, no entanto, sem resultados conclusivos.
Timor-Leste

Timor. Matan Ruak rejeita eleições antecipadas

O presidente da terceira força política timorense, o PLP, garantiu esta quinta-feira que o partido não fará parte de qualquer coligação de Governo e rejeitou a possibilidade de eleições antecipadas.
Timor-Leste

Timor. Partidos debatem sobre governo

Líderes da Fretilin e do CNRT afirmaram que "nenhum cenário está excluído" nas negociações de formação do próximo Governo. Xanana Gusmão esteve ausente desta primeira reunião.
Timor-Leste

Xanana Gusmão demite-se do CNRT

Xanana Gusmão demitiu-se da presidência do CNRT, assumindo responsabilidade pela derrota do partido nas legislativas de 22 de julho. O CNRT foi o segundo partido mais votado, a seguir à Fretilin.
Timor-Leste

Timor. Eleitorado quer líderes unidos

O Presidente timorense disse que o eleitorado mostrou querer a união dos líderes do país "na busca de um caminho que assegure a boa governação". O processo eleitoral mostrou a "maturidade" do país.
Timor-Leste

Timor. Fretilin "não está excluída" de governar

O ex-presidente timorense, José Ramos-Horta, considerou que não há qualquer "justificação ou cenário" que possa excluir a Fretilin de liderar o próximo governo.
Timor-Leste

Confirmada vitória Fretilin nas eleições de Timor

O processo de tabulação e verificação nacional das atas das contagens municipais nas legislativas de sábado em Timor-Leste confirmou a vitória da Fretilin.
Timor-Leste

Timor Leste. Mari Alkatiri quer apoio de Xanana

O secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri, manifestou-se confiante de que o próximo Governo será aberto a pessoas válidas "dentro e fora" das lides partidárias.
Timor-Leste

Timor. Pós-eleições calmo mas há muito a discutir

Os próximos dias serão essenciais para Timor-Leste determinar o seu futuro político. Depois das legislativas deste sábado, e apesar da calma aparente nas ruas, ainda há negociações a serem feitas.
Timor-Leste

Timor. Legislativas "credíveis e bem organizadas"

A missão de observação eleitoral da UE disse que as legislativas em Timor-Leste foram credíveis, transparentes e bem organizadas. A missão destacou o aumento do número de centros de votação.
Timor-Leste

Fretilin vence eleições por apenas mil votos

A Fretilin venceu as legislativas timorenses com uma vantagem de cerca de mil votos em relação ao CNRT. Conquistou 168 422 votos, à frente da CNRT, de Xanana Gusmão, que conseguiu 167 330.
Timor-Leste

Eleições Timor-Leste: A Fretilin lidera a contagem

Com 97,27% dos votos contados, Fretilin lidera com 29,72%, seguido do CNRT com 28,55%. Díli, onde a contagem está mais demorada, pode levar a uma reviravolta no resultado das eleições.
Timor-Leste

Timor-Leste já conta votos

Oficiais eleitorais, sob olhar constante de fiscais partidários e observadores, iniciaram o demorado processo de contagem de votos das eleições legislativas em Timor-Leste.
Timor-Leste

Timor. Eleições sem incidentes e com boa adesão

Presidente da Comissão Nacional de Eleições diz que as eleições em Timor-Leste decorreram com normalidade, sem incidentes graves, com uma boa participação dos eleitores.
Timor-Leste

Campanha eleitoral de Timor foi "a mais tranquila"

240
A campanha eleitoral para as legislativas de Timor-Leste foi "a mais pacífica" e a "mais tranquila de sempre", avançaram as autoridades locais, que garantiram que "quase não houve incidentes".
Presidente da República

Apelo à participação nas legislativas de Timor

O Presidente da República timorense apelou aos eleitores para que participem nas legislativas de sábado, com um grande "sentido de responsabilidade e respeito" manifestado por todos.
Timor-Leste

Alkatiri tenta vencer eleições em Oecusse

O secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri, foi recebido com vivas por um grupo de jovens e de mulheres do partido à sua chegada ao enclave timorense de Oecusse Ambeno.
Timor-Leste

Eleitorado timorense ligado a líderes históricos

O ex-Presidente timorense José Ramos-Horta disse que a maioria do eleitorado timorense ainda se identifica com os líderes históricos, "fator que vai ser determinante nas legislativas de 22 de julho".
Timor-Leste

Timor. Defesa quer mais meios técnicos e humanos

O comandante das forças de Defesa quer um reforço dos meios técnicos e humanos da instituição. O major-general pede ainda apoios para quem se reforma da carreira militar.
Timor-Leste

Timor. Pequenas irregularidades na campanha

A Comissão Nacional de Eleições timorense detetou pequenas irregularidades nos primeiros 11 dias da campanha eleitoral, a decorrer com tranquilidade e maturidade, para as legislativas de 22 de julho.
Timor-Leste

Timor. Há mais sítios para os eleitores votarem

Vão ser instaladas 1.121 estações de voto para as eleições de Timor-Leste, no próximo dia 22 de julho. A instalação das estações de voto vai estender-se até ao estrangeiro.
Timor-Leste

Timor.Parlamento com mais de 30 diplomas pendentes

O Parlamento Nacional timorense tem mais de 30 processos legislativos em curso e por aprovar, muitos dos quais devem caducar sem aprovação final antes da conclusão da legislatura.
Timor-Leste

Timor. Partidos começam campanha fora da capital

As legislativas de Timor-Leste vão levar quase a totalidade dos partidos a iniciar a campanha eleitoral fora da capital do país. Os 30 dias de campanha começam na terça-feira.
Timor-Leste

Governo timorense em contenção de despesa

O primeiro-ministro timorense disse que o Governo está com alguma "contenção" nos gastos para deixar o próximo executivo decidir como procederá na execução orçamental do resto do ano.
Xanana Gusmão

Xanana Gusmão escreve música sobre mundo lusófono

O grupo Meninos Cantores do Município da Trofa, de crianças e jovens de várias idades, prepara um trabalho dedicado ao mundo lusófono com letras de vários autores, entre os quais Xanana Gusmão.
Timor-Leste

Timor. Promulgado regime titularidade de terras

O Presidente timorense, Francisco Guterres Lú-Olo, promulgou o regime jurídico de titularidade de terras depois do Tribunal de Recurso não se ter pronunciado pela inconstitucionalidade do diploma.
Timor-Leste

Timor. Professores portugueses sem complementos

Os professores portugueses que estão em Timor-Leste nas escolas de referência e os professores e funcionários timorenses do mesmo projeto estão sem receber complementos salariais desde fevereiro.
Serviços De Informações

O diplomata errado para a cúpula secreta

103
A actuação de José Júlio Pereira Gomes em Timor foi contrária aos objectivos da Missão que chefiava, afectou os interesses portugueses, prejudicou os desejos do povo timorense e colocou em risco vidas
Timor-Leste

Jornalistas timorenses absolvidos de "denúncia"

Dois jornalistas timorenses foram esta quinta-feira absolvidos pelo Tribunal de Díli do crime de "denúncia caluniosa" de que foram acusados por um artigo publicado que visava o primeiro-ministro.
China

Mil milhões de dólares para investimento lusófono

O fundo chinês de mil milhões de dólares destinado a investimentos de e para o universo lusófono, continua a analisar mais de 20 projetos, incluindo de Portugal e Timor-Leste.
Xanana Gusmão

Xanana. Timor-Leste é a "nação mais democrática"

O ex-Presidente e atual ministro Xanana Gusmão apresentou hoje Timor-Leste como um país frágil, com apenas 15 anos, pobre, mas também a "nação mais democrática da região" do sudeste asiático.
Timor-Leste

Timor. Ex-chefe de Estado eleito presidente do PLP

O ex-Presidente timorense Taur Matan Ruak foi eleito unanimemente presidente do Partido de Libertação Popular no congresso inauguração desta força política criada em finais de 2015.
Timor-Leste

China e Timor-Leste trocam felicitações

O Presidente e o primeiro-ministro da China trocaram mensagens de felicitações com os seus homólogos de Timor-Leste devido ao 15º aniversário da independência timorense.
Tomada de Posse

Presidente timorense recorda Mário Carrascalão

O Presidente timorense, Francisco Guterres Lu-Olo, dedicou as primeiras palavras do seu discurso de tomada de posse a homenagear o Mário Carrascalão, que morreu hoje aos 80 anos em Díli.
Timor-Leste

Já tomou posse novo Presidente de Timor-Leste

Francisco Guterres Lu-Olo tomou posse como o quarto presidente desde a restauração da independência de Timor-Leste numa sessão solene do Parlamento Nacional.
Morte

Morreu o ex-vice-primeiro-ministro timorense

O ex-vice-primeiro-ministro de Timor-Leste, Mário Carrascalão, morreu esta sexta-feira no Hospital Nacional Guido Valadares, em Díli, disse um familiar.
Timor-Leste

Timor aprova acordo de defesa com Portugal

O Governo timorense anunciou ter aprovado a assinatura do novo Programa-Quadro de Cooperação no Domínio da Defesa com Portugal, que vai vigorar até 2022 e deverá ser firmado na próxima semana.
Timor-Leste

Presidente vetou sete diplomas em cinco anos

O Presidente da República timorense Taur Matan Ruak exerceu o seu veto político em sete diplomas e pediu a fiscalização pelo Tribunal de Recurso a cinco outros nos cinco anos do seu mandato.
Xanana Gusmão

Timor. Xanana desvaloriza número de partidos

Xanana Gusmão disse que a participação democrática não se mede pela quantidade de partidos no Parlamento. Para o líder acima dos interesses dos partidos deve estar o interesse nacional e a segurança.
Timor-Leste

Timor. Presidente detém delegações internacionais

Cerca de 60 países devem estar representados nas cerimónias do 15.º aniversário da independência de Timor-Leste, no fim de semana, dia em que toma posse o Presidente eleito, Francisco Guterres Lu-Olo.
Timor-Leste

Ramos-Horta: Timor-Leste deve trabalhar com CPLP

Timor-Leste deve trabalhar com a CPLP para avançar na implementação do português, incluindo procurar replicar no país o modelo da escola portuguesa de Díli, disse esta segunda feira José Ramos-Horta.
Timor-Leste

Educação timorense é deficiente, diz Ministro

A qualidade dos serviços educativos timorenses, 15 anos depois da restauração da independência, não responde "de forma eficaz" às necessidades do país, afirmou o ministro da Educação de Timor-Leste.
Timor-Leste

Presidente condecora postumamente membros do clero

O Presidente da República timorense condecora na sexta-feira, postumamente, o ex-administrador da diocese de Díli e membros do clero mortos durante a onda de violência depois do referendo de 1999.
Timor-Leste

Timor. Privados podem ter salário aumentado

O primeiro-ministro timorense vê no aumento de salários no privado uma possibilidade, ainda que considere que isso não basta para reforçar o poder de compra.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site