Rio de Janeiro

Brasil

Três pessoas morrem em assalto no Rio de Janeiro

Três pessoas, entre elas um polícia fora de serviço, morreram num assalto a uma loja no Rio de Janeiro, cidade que desde sexta-feira está sob controlo do exército devido ao escalar da violência.
Brasil

Temer: crime organizado justifica medidas extremas

O presidente do Brasil defende que o crime organizado no Rio de Janeiro justifica a passagem do controlo da segurança pública do Estado para o Governo federal. A decisão está em vigor até dezembro.
Rio de Janeiro

Exército assume controlo da segurança no Rio

Na sequência da onda de violência que tem assolado o Rio de Janeiro, antes e durante as festividades de Carnaval, Michel Temer ordenou que o Exército assuma o controlo da segurança na cidade.
Brasil

Temporal no Rio de Janeiro fez quatro mortos

As fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro na madrugada desta quinta-feira fizeram quatro mortos. Em algumas zonas da cidade choveu o esperado para todo o mês de fevereiro.
Rio de Janeiro

Rio de Janeiro. Temporal provoca três mortos

As chuvas que estão a cair no Rio de Janeiro já provocaram três mortes e destruíram vários bairros. Em algumas zonas da cidade choveu o esperado para todo o mês de fevereiro.
Brasil

Beija-Flor vence Carnaval do Rio de Janeiro

A escola de samba Beija-Flor venceu o concurso de desfiles do Carnaval do Rio de Janeiro. O desfile, de tom crítico, apontava o dedo à corrupção e à violência no país.
Rio de Janeiro

Carnaval do Rio atrai 1,5 milhões de turistas

Em 2018, a prefeitura desta cidade brasileira espera atrair 1,5 milhões de turistas do país e do mundo, mais 400 mil pessoas do que no ano passado.
Rio de Janeiro

66 mortes em confrontos nas favelas

A situação no Rio de Janeiro piorou ainda mais na última semana, com o aumento de tiroteios entre polícias e supostos traficantes de drogas, que causaram 13 mortes.
Brasil

Três mortos em confrontos no Rio de Janeiro

Pelo menos três pessoas morreram nos confrontos entre polícias e narcotraficantes nas proximidades da favela da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. Um dos mortos é chefe do narcotráfico na área.
Rio de Janeiro

Polícia realiza operação contra tráfico de droga

A operação começou cerca das 6h30 locais (8h30 Lisboa) e, de acordo com algumas testemunhas citadas pelos media brasileiros, houve tiroteios intensos na área.
Rio de Janeiro

Mais de 30 pessoas morreram em ações policiais

Desde 18 de setembro do ano passado até hoje foram mortos 32 suspeitos de crimes, uma turista espanhola e um polícia na maior favela do Rio de Janeiro, a Rocinha.
Rio de Janeiro

Fim de ano. Copacabana espera 3 milhões de pessoas

São esperados três milhões de pessoas nas festividades de Ano Novo, na praia de Copacabana. Além do fogo de artifício, o Ano Novo carioca vai ser celebrado com a presença da cantora Anitta.
Brasil

Polícia desmantela grupo de narcotráfico

A polícia desmantelou uma organização de narcotráfico que incluía funcionários do aeroporto do Rio de Janeiro. O grupo, que enviava droga para o estrangeiro, tinha 36 pessoas.
Corrupção

Brasil. Detidos dois ex-governantes

O número de ex-governadores do Rio de Janeiro na prisão subiu para três com a detenção de Anthony Garotinho e da sua mulher, Rosinha Garotinho, por crimes de corrupção.
Brasil

Brasil. Polícia investiga transportes do Rio

A Polícia Federal do Brasil iniciou uma operação contra uma rede, que envolve políticos e empresários, suspeita de desvio de dinheiro do setor dos transportes públicos no estado do Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro

Brasil. Preventiva para polícia que matou turista

A polícia brasileira pediu a prisão preventiva do tenente Davi dos Santos Ribeiro, acusado de disparar sobre uma turista espanhola que morreu segunda-feira na maior favela do Rio de Janeiro.
Brasil

Presos polícias que mataram turista na Rocinha

Dois polícias envolvidos num incidente que culminou na morte de uma turista espanhola na Rocinha, a maior favela da cidade brasileira do Rio de Janeiro, foram presos na noite de segunda-feira.
Rio de Janeiro

Rio de Janeiro. Turista espanhola morre em favela

Uma turista espanhola morreu esta segunda-feira depois de ter sido baleada pela Polícia Militar na maior favela do estado brasileiro do Rio de Janeiro, a Rocinha, confirmaram as autoridades.
Rio de Janeiro

Brasil. Exército volta à favela do Rio de Janeiro

500 militares regressaram à Rocinha, a maior favela do Rio de Janeiro, para apoiar uma operação da polícia após terem sido registados novas trocas de tiros entre grupos rivais de narcotraficantes.
Violência

Exército volta a fazer operações na Rocinha

Efetivos militares regressaram esta terça-feira à Rocinha, a maior favela do Rio de Janeiro, para apoiar uma operação da polícia após terem sido registados novas trocas de tiros.
Rio de Janeiro

Brasil. Mais de mil forças em operação em favela

Mais de mil efetivos das forças de segurança do Brasil vão realizar uma operação na favela Morro dos Macacos, no Rio de Janeiro, para cumprir 31 mandados de prisão de traficantes.
Rio de Janeiro

Polícia do Rio de Janeiro vai continuar na Rocinha

Luiz Fernando Pezão, o Governador do Estado do Rio de Janeiro, afirmou que o Bope [Batalhão de Operações Policiais Especiais] vai-se manter na problemática favela.
Brasil

Ex-governador do Rio condenado a 45 anos de prisão

Sérgio Cabral foi condenado pelos crimes de corrupção passiva, branqueamento de capitais e organização criminosa. Foi considerado o chefe de um esquema que pedia subornos às empresas.
Rock In Rio

Rock in Rio. Rio de Janeiro espera 700 mil pessoas

A prefeitura do Rio de Janeiro informou que o Rock in Rio, que decorrerá nesta cidade brasileira entre 15 e 24 de setembro, deve atrair 700 mil pessoas ou cerca de 100 mil em cada dia do festival.
Rio de Janeiro

Crimes contra mulheres. 63 detidos num só dia

159
Pelo menos 63 homens foram detidos, na segunda-feira, no Rio de Janeiro por crimes contra mulheres. A operação foi posta em prática para executar 72 mandados de prisão e 17 de busca e apreensão.
Rio de Janeiro

10 mil militares enviados para o Rio de Janeiro

O ministro da Defesa do Brasil informou que o Governo vai mobilizar quase dez mil elementos das forças militares e de segurança para tentar conter o aumento da criminalidade no Rio de Janeiro.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo 'fura' programa no Rio de Janeiro

789
Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou o tempo livre na agenda da visita de algumas horas ao Rio de Janeiro para cumprimentar dezenas de participantes numa festa popular que comemoravam o 10 de Junho.
Polícia

Brasil. Polícia confisca 60 armas no aeroporto

A polícia brasileira confiscou 60 espingardas automáticas no aeroporto internacional do Rio de Janeiro na quinta-feira, que estavam na zona de carga, informaram as autoridades.
Rio de Janeiro

Homens mascarados incendeiam autocarros

Homens mascarados atearam fogo a oito autocarros e a um camião em duas vias importantes da cidade brasileira do Rio de Janeiro, informaram autoridades locais esta terça-feira.
Rio de Janeiro

Rio de Janeiro. Polícia instala torre em favela

A polícia do Rio de Janeiro concluiu a construção de uma torre blindada numa favela, após cinco dias de intensos tiroteios que fizeram quatro mortos, informaram fontes oficiais.
Rio 2016

Rio2016 foi "grande sucesso", apesar do abandono

O presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach, defendeu a herança dos Jogos Olímpicos Rio2016, apesar das inúmeras críticas e do geral estado de degradação e abandono das infraestruturas.
Cinema

Rio de Janeiro acolhe retrospetiva de português

O cinema do realizador português João Pedro Rodrigues, incluindo o mais recente "O ornitólogo", vai ser exibido a partir de dia 30 numa retrospetiva no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro.
Carnaval

12 feridos em queda de carro alegórico no Rio

O carro alegórico do grupo Unidos da Tijuca teve um acidente e parte da sua estrutura desabou, enquanto 10 pessoas dançavam em cima dela, e caiu ainda noutras vítimas. É o segundo acidente deste ano.
Rio de Janeiro

Rio de Janeiro. Oito feridos com carro alegórico

Pelo menos oito pessoas ficaram feridas, incluindo duas com gravidade, na sequência de um acidente com um carro alegórico no Rio de Janeiro.
Gastão Elias

Gastão Elias fez bom jogo apesar da derrota

O tenista português Gastão Elias considerou que fez um bom encontro frente ao brasileiro Thiago Monteiro, apesar de ter sido eliminado na primeira ronda do torneio do Rio de Janeiro.
Literatura

Tinta-da-China lança novo livro de Ruy Castro

O sol, a alegria e o Carnaval do Rio de Janeiro chegam aos leitores portugueses através da coleção de viagens da Tinta-da-China, que publica um novo livro no próximo dia 24, mesmo a tempo da folia carnavalesca.
Presidente Trump

Brasil investiga investimento de Trump em hotel

As autoridades brasileiras estão a investigar um investimento dos filhos do Presidente dos EUA num hotel no Rio de Janeiro, suspeitando de benefícios para o grupo Trump.
Brasil

Eike Batista e Sérgio Cabral acusados de corrupção

O Ministério Público Federal do Brasil acusou formalmente dos crimes de corrupção e branqueamento de capitais o empresário Eike Batista, o ex-governador do Rio de Janeiro e mais sete pessoas.
Rio de Janeiro

Cidade de Deus. Queda de helicóptero faz 4 mortos

A queda de um helicóptero da polícia provocou a morte de quatro militares, este sábado à noite, durante uma operação na favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.
Rock In Rio

Rock in Rio 2017 será no Parque Olímpico do Rio

A sétima edição do Rock in Rio no Rio de Janeiro, no Brasil, terá lugar no Parque Olímpico, a partir de setembro de 2017, informou a organização do festival, que junta centenas de milhar de pessoas.
Rio de Janeiro

Estado brasileiro do Rio de Janeiro anuncia corte

O Governo do Rio de Janeiro, anunciou uma série de medidas para equilibrar as contas públicas e evitar que a grave crise financeira que enfrenta se transforme em colapso.
Teatro

Feira de teatro homenageia Nelson Rodrigues

A Feira Internacional de Teatro de Língua Portuguesa (FESTLIP), que decorre de 21 de setembro a 2 de outubro no Rio de Janeiro, homenageia Nelson Rodrigues.
Rio 2016

Especial/ "Agora sabemos que o Rio pode ser um lugar melhor"

Acaba a festa dos Jogos Olímpicos, volta a realidade. Que Rio de Janeiro é este? Quais são os maiores desafios? O Observador conversou com a Amnistia Internacional Brasil, uma jornalista e um taxista.
Rio 2016

Especial/ Os meninos do cafifa têm sonhos de papel

388
Vivem na favela, lado a lado com tiros, droga e crime. Estão a fugir da 'boca' do lobo. O More Project ensina-lhes o outro lado da vida. Estes garotos cantaram na cerimónia de encerramento dos JO.
Rio 2016

Especial/ Quando os Jogos foram estranhos e quase bizarros

Ir às ruas de Paris buscar um timoneiro com 30 quilos para ganhar o ouro no remo. Ou correr quilómetros no trânsito para chegar a tempo da final dos 1.500m. Há histórias estranhas nos Jogos Olímpicos.
Rio de Janeiro

RJ. 59 tiroteios e 14 mortos na 1ª semana de Jogos

Segundo a Amnistia Internacional do Brasil, foram registados quase cinco feridos por dia, resultantes de 59 tiroteios (principalmente em favelas), na primeira semana dos Jogos Olímpicos.
Rio 2016

O dia dos portugueses foi de João Rodrigues

Salvou-se o windsurf. João Rodrigues esteve sempre a crescer nas três regatas do dia e pôs-se a jeito para, na sexta-feira, se qualificar para a regata das medalhas. De resto, nada foi famoso.
Rio 2016

A senhora ginástica, cuidado com ela

1.112
Só tem 19 anos, é americana e, em muitos momentos, parece intocável. Venceu a segunda medalha de ouro nestes Jogos e dizem que ainda vai buscar três. Simone Biles, o novo fenómeno da ginástica.
Rio 2016

Biles e Phelps, os dois monstros americanos - como aconteceu

572
A ginasta conquistou a segunda medalha de ouro nestes Jogos com o all-round de ginástica artística e o nadador pendurou a 22.ª medalha de ouro ao pescoço, entre as 26 que já tem.
Rio 2016

Alexis Santos faz história nos 200 metros estilos - como aconteceu

251
O nadador terminou a competição com o 12.º melhor tempo. Nélson Oliveira ficou em 7.º no contrarrelógio e João Costa terminou no 11.º lugar no tiro. No futebol, empate (1-1) com Argélia.
Rio 2016

As melhores fotografias do quarto dia

Eis as melhores fotografias (algumas bem bonitas) do quarto dia dos Jogos Olímpicos. Não houve mais medalhas para pescoços portugueses, mas José Carvalho e Marcos Freitas portaram-se bem.
Rio 2016

Freitas quinto no Ténis de Mesa. Phelps de ouro - como aconteceu

O canoísta José Carvalho foi à final de slalom, mas não chegou às medalhas. Quem também não trará nenhuma é Marcos Freitas: foi quinto no Ténis de Mesa. Mas medalhas são com Michael Phelps.
Rio 2016

Especial/ Rio 2016. Foi bonita a festa, pá

2.606
Samba e Bossa Nova. Uma "Garota de Ipanema" que caminhou para o sorriso malandro de Tom Jobim. E tanto mais. O Observador esteve na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos e saiu maravilhado...
Rio 2016

Especial/ Cara, o melhor mesmo é ver como foi

606
Monstros da música, atletas efusivos, samba, muita animação e até caravelas portuguesas num pedaço de história. É difícil descrever a cerimónia de abertura dos Jogos. É mais fácil com fotografias.
Rio 2016

Valeu, Rio. Os Jogos abriram-se com festa e samba - como aconteceu

177
A beleza da simplicidade e da tradição. Durante mais de três horas, o Maracanã aplaudiu, gritou, dançou (e assobiou) até a chama olímpica abrir os Jogos Olímpicos até 21 de agosto. Foi bonito.
Comité Olímpico

A bandeira vai estar com um exemplo, em tudo

2.483
O porta-estandarte português é quem é porque vai para a 7.ª participação nos Jogos e, "em termos de valores, é o rei", diz quem manda na vela nacional. João Rodrigues já anda nisto desde 1992.
Rio 2016

Especial/ Do bonde de Santa Teresa ao mural de Kobra

130
O Observador já aterrou no Rio de Janeiro para acompanhar os Jogos Olímpicos. Entre uma viagem a Santa Teresa, passando pelo Boulevard Olímpico, vimos a equipa de NBA chegar ao seu navio imponente...
Rio 2016

Os portugueses que estão nos Jogos

176
São 92 atletas espalhados por 16 modalidades. É assim que Portugal vai andar pelos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. E aqui estão os mini-perfis dos portugueses que por lá vão competir.
Rio 2016

Futebol

Foi um ver se te avias para Rui Jorge conseguir ter 18 jogadores que os clubes deixassem ir aos Jogos. O seleccionador fez quase 60 telefonemas para formar uma equipa em que estrelas, nem vê-las.
Rio 2016

Natação

305
Apenas um dos quatro nadadores tem experiência de Jogos Olímpicos. Diogo Carvalho já vai para a terceira participação e, agora, leva consigo duas raparigas que muito prometem.
Rio 2016

Vela

Eis a modalidade que acolhe o mais experiente português em Jogos Olímpicos. João Rodrigues vai para a sétima participação (começou em Barcelona, em 1992).
Rio 2016

Judo

Não se resume a esta pergunta, mas é quase: será que é desta que Telma Monteiro volta dos Jogos Olímpicos com uma medalha? É a principal cara entre os seis judocas que estarão no Rio de Janeiro.
Rio 2016

Triatlo

São três os atletas que Portugal terá a nadar, pedalar e correr no triatlo. João Silva, que conseguiu um nono lugar em Londres, há quatro anos, será talvez a maior esperança.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site