Colômbia

FARC

FARC. Guerrilheira denuncia abusos e abortos 

144
Vanessa fugiu das FARC dois anos antes do acordo de paz com o governo colombiano. Enquanto lá esteve, engravidou três vezes, abortou outras três e foi violada repetidamente ao longo dos anos.
Relações Internacionais

Costa salienta relação intensa com Colômbia

O primeiro-ministro realçou o papel de Luís Amado e de Paulo Portas na construção de uma "relação intensa" com a Colômbia. Os dois países vão criar um Conselho Estratégico.
Diplomacia

Colômbia. Marcelo expressa apoio de Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa, referiu-se esta segunda-feira ao Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, como "construtor da paz no mundo" e "exemplo de coragem", afirmando que Portugal o apoia.
Política

Presidente da Colômbia visita Portugal

A agenda de Juan Manuel Santos para esta segunda-feira inclui uma cerimónia de doutoramento 'honoris causa', um discurso no parlamento e um encontro com empresários.
Colômbia

Narcoturismo. A mansão de Escobar é um monumento

A casa onde viveu Pablo Escobar, em Medellín, na Colômbia, é hoje uma atração turística gerida pelo irmão do traficante, Roberto Escobar, e faz parte da rota do narcoturismo no país.
Colômbia

Colômbia apreende 12 toneladas de cocaína

106
O Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, anunciou a apreensão de 12 toneladas de cocaína, um recorde histórico no país, primeiro produtor mundial desta droga ilegal, segundo a ONU.
FARC

Colômbia. Acordo com as FARC intocável até 2030

O Tribunal Constitucional da Colômbia validou uma lei defendida pelo governo que estabelece que o acordo de paz feito com as FARC não pode ser modificado até 2030.
Colômbia

Antigas FARC inscrevem-se como partido

Depois do acordo de paz assinado em 2016 e a consequente desmilitarização, as FARC apresentam-se agora como partido político. A Força Alternativa Revolucionária Comum vai às eleições de 2018.
FARC

ONU desativou 8.994 armas das FARC

A ONU terminou o processo de desativação do armamento que pertenceu aos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, na sequência do acordo de paz com o Governo colombiano.
Corrupção

Alto funcionário da Jerónimo Martins detido

436
O diretor de operações da ARA, empresa que pertence à Jerónimo Martins, foi detido pelas autoridades colombianas por suspeita de corrupção. O caso foi reportado pela própria empresa.
Media

A Netflix que tenha cuidado. Palavra de Escobar

231
Roberto Escobar Gaviria, irmão de Pablo Escobar, voltou a deixar avisos à Netflix por causa dos direitos da série Narcos. "A Colômbia é muito perigosa, sobretudo sem a minha bênção", destacou.
Benjamin Netanyahu

Netanyahu: terrorismo do Irão na América Latina

O primeiro-ministro de Israel reafirmou que as ligações terroristas do Irão estão espalhadas pelo mundo inteiro, incluindo a América Latina. Benjamin Netanyahu está em visita oficial na Colômbia.
Papa Francisco

Colômbia. Papa apela ao fim da "cultura da morte"

140
O papa Francisco apelou, na Colômbia, ao fim da "cultura da morte" para consolidar a paz, após os acordos assinados com as últimas guerrilhas do país.
Papa Francisco

Papa corta-se no papamóvel na Colômbia

O papa Francisco, que termina este domingo a sua visita à Colômbia, sofreu um pequeno golpe na cara, ao cortar-se no vidro do papamóvel quando saudava uma criança em Cartagena.
Papa Francisco

Colômbia. Papa apela à reconciliação

O papa Francisco apelou às vítimas e aos ex-combatentes do prolongado conflito na Colômbia que se reconciliem para que o país possa avançar.
Papa Francisco

Papa inicia na Colômbia a sua 20ª visita oficial

Papa Francisco inicia hoje uma viagem à Colômbia, durante a qual fará um apelo para que o país consiga uma "verdadeira reconciliação" entre Governo e a guerrilha das FARC.
Colômbia

Guerrilha colombiana do ELN anuncia cessar-fogo

O Governo colombiano e a guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN) concordaram num cessar-fogo bilateral. As duas partes estavam em conversações desde fevereiro.
Papa Francisco

Papa na Colômbia para apelar à paz

O Papa fará um apelo para que o país consiga uma "verdadeira reconciliação" na sequência dos acordos de paz entre o governo e a guerrilha das FARC. Viagem começa na quarta-feira.
Colômbia

Papa Francisco pode ajudar a Colômbia

O representante diplomático da Santa Sé na Colômbia, Ettore Balestrero, afirmou que a viagem que o papa Francisco vai realizar à Colômbia pode ajudar o país a "construir um futuro equilibrado".
Papa Francisco

Papa Francisco recebeu comitiva do Chapecoense

O Papa recebeu a comitiva do clube brasileiro Chapecoense, cujo plantel sofreu um acidente em novembro de 2016. Francisco abençoou o novo plantel e os familiares das vítimas da queda de um avião.
Venezuela

Sinal da televisão colombiana foi cortado

149
A rede de televisão colombiana Caracol acusou esta quinta-feira o governo venezuelano de ter cortado o sinal de trasmissão da cadeia naquele país.
Nações Unidas

Colômbia. ONU começa a retirar armas rebeldes

A ONU começou, na segunda-feira, a retirar contentores com mais de sete mil armas entregues pelos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.
Colômbia

Colômbia admite legalizar 200 mil venezuelanos

O Governo da Colômbia anunciou esta sexta-feira que vai conceder uma autorização especial que permitirá regularizar a situação migratória de cerca de 200.000 venezuelanos no país.
Fotogaleria

A casa de Escobar que virou hotel de luxo

104
Em tempos foi uma mansão do barão da droga Pablo Escobar mas em 2012 foi comprada e renovada para se tornar na Casa Malca, um hotel de luxo no caribe mexicano.
Venezuela

560 mil venezuelanos pedem cartão à Colômbia

As autoridades de imigração da Colômbia informaram que cerca de 560 mil cidadãos venezuelanos solicitaram um artão que permitirá a sua entrada em zonas de fronteira.
Agricultura

UE e Brasil limitam ajudas a exportações agrícolas

A União Europeia e o Brasil apresentaram à Organização Mundial do Comércio uma proposta conjunta para reduzir distorções no mercado, propondo uma reforma das regras de concorrência.
Colômbia

Colômbia concede amnistia a 7.696 ex-guerrilheiros

O Governo colombiano concedeu amnistias ou indultos a 7.696 ex-guerrilheiros. O decreto de amnistia ficou estabelecido no acordo de paz assinado entre o Governo e as FARC.
Nações Unidas

ONU. Missão na Colômbia vai reintegrar rebeldes

Foi aprovada esta segunda-feira uma nova missão política da ONU na Colômbia. Esta missão vai focar-se na reintegração dos rebeldes na sociedade.
Colômbia

Três homens colombianos casaram-se

605
Um casal masculino poliamoroso, constituído por três indivíduos, foi reconhecido como 'legalmente unido' na Colômbia.
FARC

Líder das FARC hospitalizado com AVC

O líder das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) foi hospitalizado no domingo. Foi vítima de um AVC e permanece nos cuidados intensivos.
Crime

Colômbia. Mais de 100 pessoas LGBT assassinadas

Mais de 100 lésbicas, 'gays', bissexuais e transgéneros (LGBT) foram assassinados em 2016 na Colômbia, indicou um relatório da organização não-governamental Colombia Diversa.
FARC

FARC da Colômbia terminam entrega de armas à ONU

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia terminaram a entrega das armas à missão da ONU no país. O Governo colombiano e as FARC puseram fim a um conflito armado com mais de meio século.
Colômbia

Os relatos do terceiro naufrágio do 'El Almirante'

Falta de coletes salva-vidas, pessoas que ficaram a flutuar por não saberem nadar, más condições, falta de segurança. O que dizem os sobreviventes do naufrágio da embarcação turística na Colômbia?
Colômbia

Naufrágio na Colômbia fez pelo menos nove vítimas

149
Nove pessoas morreram e cerca de 30 estão desaparecidas após o naufrágio de uma embarcação turística na Colômbia. Presidente Juan Manuel Santos nega sobrelotação. Há vários vídeos do incidente.
Colômbia

FARC. Entrega de armas concluída na próxima semana

O Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou esta segunda-feira que o processo de entrega de armas por parte dos guerrilheiros das FARC vai ser concluído no próximo dia 27.
Museu Nacional De Arte Antiga

Custódia de Santo Inácio de Bogotá em Lisboa

A Custódia da Igreja de Santo Inácio de Bogotá, na Colômbia, uma "peça extraordinária" do século XVIII estará exposta ao público a partir de quarta-feira, em Lisboa.
Colômbia

Presidente da Colômbia cancela visita a Portugal

188
O Presidente da Colômbia cancelou a viagem que estava prevista a Portugal para as próximas terça e quarta-feira, para liderar a investigação a um atentado num centro comercial de Bogotá.
Colômbia

Três mortos num atentado no norte de Bogotá

Pelo menos três mulheres, uma delas francesa, de 23 anos, morreram após sofrerem ferimentos graves numa explosão num centro comercial no norte de Bogotá.
Colômbia

FARC. ONU entrega certificado de abandono de armas

A Missão da ONU entregou certificados de abandono de armas a 305 guerrilheiros das FARC, que lhes permite iniciarem o acesso aos benefícios acordados e o processo de reintegração.
Espanha

Espanha. Roubaram o bombo ao Manolo

Roubaram o bombo de Manolo, o emblemático adepto espanhol, esta quarta-feira antes do jogo entre a Espanha e a Colômbia, "Um grande desgosto", confessa.
FARC

Colômbia. FARC entregaram 30% das armas à ONU

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) já começaram a entregar as suas armas. Até agora, foi entregue 30% do armamento à ONU.
Colômbia

Cessar-fogo na Colômbia com violações graves

O Mecanismo de Monitorização e Verificação (composto por ONU, Governo e FARC) sinalizaram 10 incidentes desde fevereiro. O cessar-fogo histórico foi assinado no Verão passado.
FARC

FARC ameaça não entregar armas por "incumprimento"

O líder das FARC, Rodrigo Londoño, ou "Timochenko", pediu uma supervisão internacional da aplicação do acordo de paz na Colômbia devido a um "reiterado incumprimento" por parte do Governo.
Colômbia

FARC têm mais 20 dias para entregar armas

O Governo de Bogotá e as FARC vão prolongar em 20 dias o prazo para a entrega das armas por parte da guerrilha, que expirava esta semana, anunciou o Presidente colombiano, Juan Manuel Santos.
Petróleo

Colombianos deixam produção de petróleo em Angola

A petrolífera colombiana Ecopetrol cedeu à Statoil, da Noruega, a participação que tinha em dois blocos de produção petrolífera no 'offshore' angolano.
Cartel

Especial/ Escobar: "Agradeço aos meus inimigos a liberdade"

320
Juan Pablo Escobar só há pouco voltou a usar o apelido. Escreve livros que dão conta da violência, da solidão, do perigo que envolveu a sua infância. Luta agora contra a glorificação do narcotráfico.
Colômbia

Intempéries já causaram 360 mortos em 2017

O Presidente Juan Manuel Santos anunciou que as fortes chuvas que atingem o país desde o início do ano já causaram 360 mortos, cerca de 100 desaparecidos e afetaram mais de 10.300 casas.
Nicolás Maduro

Venezuela. Maduro acusa presidente colombiano

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou esta sexta-feira o Governo do homólogo colombiano, Juan Manuel Santos, de estar a preparar um atentado contra milícias colombianas.
Colômbia

Sete mortos em deslizamentos de terras na Colômbia

Pelo menos sete pessoas morreram e cerca de 20 estão desaparecidas na sequência de vários deslizamentos de terras provocados por chuvas intensas numa zona montanhosa da Colômbia.
Sismo

Sismo no Peru sentido na Colômbia e Equador

Um sismo de magnitude 6,0 na escala aberta de Richter registou-se esta terça-feira na região amazónica no norte do Peru, mas foi sentido tão longe quanto a Colômbia ou o Equador.
Colômbia

Quando o cacau leva a melhor sobre a cocaína

147
Primeiro as esmeraldas, depois a cocaína. A região de Boyacá, na Colômbia, sempre foi rica em recursos... e em criminalidade. Mas, desde meados de 2008, o cacau tem levado a melhor.
Colômbia

Colômbia. Deslizamento de terras já fez 290 mortos

O número de mortos no deslizamento de terras que devastou, no sábado, a cidade colombiana de Mocoa, na Colômbia, subiu para 290 esta terça-feira.
Colômbia

Colômbia. Deslizamento de terras faz 273 mortos

O número de mortos devido ao deslizamento de terras que destruiu parte de Mocoa este fim de semana, no sul da Colômbia, subiu para 273.
Papa Francisco

Papa lamenta tragédia na Colômbia

O Papa Francisco pediu este domingo que seja evitada "toda a violência", defendendo a procura de "soluções políticas" na Venezuela e Paraguai, e disse estar "muito afetado" com a tragédia na Colômbia.
Colômbia

Colômbia. Inundações provocam 254 mortos

Pelo menos 254 pessoas morreram num deslizamento de terras provocado por cheias em Mocoa, junto da fronteira com o Equador. Haverá pelo menos 400 pessoas feridas e 200 desaparecidas.
Brasil

Odebrecht deu dinheiro a campanha de Juan Santos

A construtora brasileira Odebrecht deu dinheiro para a campanha eleitoral do atual Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, no ano de 2010.
Papa Francisco

Papa visita Colômbia entre 6 a 11 de setembro

O papa Francisco, que acompanhou de perto as negociações de paz entre o Governo colombiano e a guerrilha das FARC, vai visitar a Colômbia entre 06 e 11 de setembro.
Colômbia

Explosão em Bogotá faz um morto e 31 feridos

Um polícia morreu e 31 pessoas ficaram feridas, duas com gravidade, devido à explosão de uma bomba de fabrico artesanal perto da praça de touros de Bogotá, adiantaram a Associated Press (AP) e a EFE.
Acidentes de Aviação

Chapecoense. O pesadelo da hospedeira sobrevivente

247
Ximena Suaréz foi uma das seis sobreviventes da tragédia da Chapecoense. Passados três meses, revelou que o pesadelo está longe de ter fim: a seguradora não lhe paga os tratamentos de saúde.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Aqui está o que precisa de saber sobre a Colômbia

Por muito feliz que eu esteja com a perspetiva de paz na Colômbia, o final oficial da guerra com as FARC é apenas o início de uma longa caminhada para chegar à paz.
FARC

Colômbia. FARC garantem estar a cumprir o acordo

As FARC garantiram estar a cumprir o definido no acordo de paz, tendo quase todos os seus guerrilheiros nas chamadas zonas transitórias de normalização, onde vão entregar as armas e desmobilizar.
Colômbia

Odebrecht. Presidente da Colômbia subornado?

Ministério Público da Colômbia anunciou que um milhão de dólares de um suborno da construtora brasileira Odebrecht terá servido para financiar a reeleição do atual presidente colombiano em 2014.
Colômbia

O ouro é novo tráfico dos cartéis colombianos

Os cartéis colombianos têm agora um novo foco de tráfico. Muitos já deixaram a droga para segundo plano para dar lugar ao tráfico de um metal precioso: o ouro.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site