Conflito Israelo-palestiniano

Conflito Israelo-palestiniano

Israel bombardeia posições do Hamas em Gaza

Israel bombardeou seis posições do Hamas em Gaza, depois de uma explosão na fronteira ter ferido quatro soldados israelitas, dois deles com gravidade, segundo fontes das partes envolvidas.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel e Hamas alertam para nova guerra em Gaza

O chefe do Estado-Maior israelita advertiu o Governo para a crescente possibilidade de uma nova guerra em Gaza contra o movimento radical islâmico palestiniano Hamas.
União Europeia

UE pede a Trump para não negociar sozinho

A chefe da diplomacia europeia pediu a Donald Trump para não negociar sozinho a paz entre israelitas e palestinianos. A UE anunciou um novo pacote de ajuda à Palestina.
Mundo

Israel critica discurso de Mahmoud Abbas

Líderes israelitas criticaram o presidente da Autoridade Palestiniana por um discurso numa reunião do Conselho Central da Organização da Libertação da Palestina contra Donald Trump e Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

Abbas. Israel acabou com acordos de Oslo

Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, acusou Israel de ter acabado com os acordos de Oslo, assinados em 1993 entre o Governo israelita e o então líder da OLP, Yasser Arafat.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel destrói túnel na fronteira de Gaza

Um túnel com uma extensão de 1,5 quilómetros situado na fronteira da faixa de Gaza foi destruído por um bombardeamento israelita. Não há registo de vítimas.
Conflito Israelo-palestiniano

Manifestantes pedem a libertação de Ahed Tamimi

133
Uma centena de pessoas apeloupara a libertação da palestiniana Ahed Tamimi, uma das centenas de menores detidos em Israel, por se insurgirem contra "a ocupação" na Cisjordânia.
Israel

Netanyahu queria dar terra egípcia a palestinianos

Em 2014, Benjamin Netanyahu pediu a Obama que convencesse o Egito a dar parte do Sinai para o futuro Estado palestiniano. O primeiro-ministro israelita queria anexar a Israel boa parte da Cisjordânia.
Conflito Israelo-palestiniano

Palestina. Países árabes querem Jerusalem capital

Os chefes da diplomacia de seis países árabes anunciaram uma iniciativa para convencer a comunidade internacional a reconhecer um Estado palestiniano com Jerusalém como capital.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel abre inquérito a morte de palestiniano

O Exército israelita anunciou a abertura de um inquérito sobre a morte de um palestiniano em cadeira de rodas abatido a tiro em Gaza durante os confrontos registados a 15 de dezembro de 2017.
Jerusalém

Os próximos países a mudar a embaixada em Israel

228
Depois dos EUA e da Guatemala, as Honduras podem ser o próximo país na lista. Governo israelita diz que está a negociar com dez países para que reconheçam Jerusalém como a capital de Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

Netanyahu saúda decisão da Guatemala 

103
O primeiro-ministro israelita saudou hoje a decisão da Guatemala de transferir a sua embaixada de Telavive para Jerusalém, como os Estados Unidos, e anteviu que outros países seguirão o exemplo.
Conflito Israelo-palestiniano

Papa pede paz em Jerusalém e em toda a terra santa

O papa Francisco apelou hoje à "paz para Jerusalém e para toda a Terra Santa" na sua tradicional mensagem de Natal na Praça de São Pedro, no Vaticano, antes da bênção 'urbi et orbi'.
Jerusalém

Israel agradece à Guatemala por mudar embaixada

278
O governo israelita agradeceu a "verdadeira amizade" que existe entre Israel e a Guatemala, depois de aquele país anunciar a intenção de transferir a sua embaixada de Telavive para Jerusalém.
Conflito Israelo-palestiniano

Palestina retira EUA das negociações de paz

A decisão de Donald Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel e de mudar para lá a embaixada dos EUA continua a ter repercussões. Abbas quer que UE assuma mediação do processo de paz.
Conflito Israelo-palestiniano

Gaza. Palestiniano morto por soldados israelitas

Um palestiniano foi morto a tiro por soldados israelitas na Faixa de Gaza. O homicídio foi durante manifestações de protesto contra o reconhecimento pelos EUA de Jerusalém como capital de Israel.
Jerusalém

Jerusalém. EUA deixam aviso na ONU

870
"O presidente e os Estados Unidos levam este voto pessoalmente", disse Nikki Haley numa carta enviada aos membros da ONU antes do voto sobre o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel.
Estados Unidos da América

Jerusalém. EUA vetam resolução da ONU

Os EUA foram o único país a votar contra uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas que condenava o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

Projeto de resolução contra decisão de Trump 

Conselho de Segurança das Nações Unidas analisa projeto de resolução, proposto pelo Egito, que visa rejeitar decisão de Donald Trump,de reconhecer Jerusalém como capital oficial de Israel.
Hamas

Hamas reabre passagem entre Gaza e Egito

A passagem entre o Egito e a Faixa de Gaza, que está habitualmente fechada, abriu parcialmente por um período de quatro dias, anunciou o Ministério do Interior do movimento radical Hamas.
Jerusalém

Palestinianos em Lisboa apelam aos portugueses

965
Cerca de 50 palestinianos manifestaram-se em Lisboa. O grupo pediu solidariedade dos portugueses contra a decisão de Donald Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.
Jerusalém

Jerusalém. ONU prepara projeto

A ONU está a preparar um projeto contra o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel pelos Estados Unidos. O objetivo é mostrar o isolamento do norte-americanos no Conselho de Segurança.
Jerusalém

Acordo de Oslo já não está em vigor, diz Abbas

O presidente da Autoridade Palestiniana considera que os Acordos de Oslo deixaram de estar em vigor devido à posição dos EUA, que reconheceu Jerusalém como capital de Israel.
Jerusalém

Irão apoia intifada palestiniana contra Israel

O Presidente do Irão, Hassan Rohani, apoia a "resistência" da Palestina "contra o inimigo (sionista) Israel". Região continua a viver clima de forte tensão.
Israel

Israel volta a bombardear Hamas em Gaza

O exército israelita voltou a bombardear posições do movimento Hamas na Faixa de Gaza. O ataque foi uma resposta ao lançamento de projéteis em direção a Israel pelas milícias palestinianas.
Jerusalém

Hezbollah mobiliza manifestantes em Beirute

Milhares de pessoas responderam a um apelo do Hezbollah e concentraram-se no sul de Beirute em protesto contra a decisão dos EUA de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

Palestiniano esfaqueia israelita em Jerusalém

A decisão dos EUA de reconhecerem Jerusalém como capital de Israel tem levado a vários protestos desde quarta-feira. De Marrocos à Indonésia, este domingo registaram-se mais confrontos.
Emmanuel Macron

Macron recebe primeiro-ministro de Israel em Paris

O Presidente francês, Emmanuel Macron, recebeu este domingo, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, num ambiente de tensão no Médio Oriente, após decisão americana de mudar a embaixada.
Jerusalém

Bombas israelitas fazem 14 feridos em Gaza

Catorze pessoas ficaram feridas, segundo o Ministério da Saúde palestiniano em Gaza. Responsáveis da segurança do enclave palestiniano disseram que foram atingidos alvos no norte do território.
Conflito Israelo-palestiniano

Hamas convocou para hoje início da Intifada

Hamas convocou para hoje o início de uma nova revolta contra Israel após decisão de Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel. Forças de segurança mobilizadas para responder.
Jerusalém

Parlamento condena decisão de Trump

398
O documento foi aprovado por PSD, PS, PCP, BE, PEV, PAN e teve também votos a favor do CDS-PP, mas a bancada centrista dividiu-se, com cinco deputados a absterem-se e dois a votarem contra.
Conflito Israelo-palestiniano

Jerusalém. Erdogan critica decisão de Trump

Erdogan diz que não compreende por que razão Donald Trump trouxe o assunto de Jerusalém outra vez para a ordem do dia. acrescentando que é "lançar a região para um círculo de fogo".
Médio Oriente

Jerusalém

704
A decisão de Trump sobre Jerusalém rompe com a hipocrisia vigente quando se fala do Médio Oriente, que tudo na aparência igualiza para na verdade sistematicamente condenar Israel desde o princípio.
Presidente Trump

Jerusalém: Conselho da ONU vai reunir 

Donald Trump considerou, na terça-feira, Jerusalém como capital de Israel. Há oito países que estão contra esta decisão e por isso o Conselho de Segurança da ONU vai reunir de urgência na sexta-feira.
Jerusalém

Jerusalém. Marcelo mostra-se preocupado

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que Portugal está preocupado com a possibilidade de os Estados Unidos reconhecerem Jerusalém como capital de Israel. O Governo já havia manifestado a mesma posição.
Jerusalém

Jerusalém. Liga Árabe tem reunião de emergência

A Liga Árabe convocou reunião de emergência para debater a intenção dos Estados Unidos de reconhecer Jerusalém como capital de Israel. A reunião foi solicitada pela Jordânia, a pedido da Palestina.
Papa Francisco

Papa defende manutenção do estatuto de Jerusalém

394
O papa Francisco defendeu a manutenção do estatuto atual de Jerusalém. Sem nunca mencionar diretamente Donald Trump, o pontífice pediu "sabedoria e prudência".
Conflito Israelo-palestiniano

Jerusalém. MNE espera que não haja mais conflitos

O Ministro dos Negócios Estrangeiros considera que todos os queiram uma solução de paz para Israel e Palestina devem abster-se de tomar decisões que só vão afastar os dois Estados.
Presidente Trump

Trump reconhece Jerusalém como capital de Israel 

988
Donald Trump já desfez o tabu e vai mesmo mudar a embaixada dos EUA para Jerusalém, reconhecendo a cidade como capital de Israel. A tensão na região aumenta e os líderes mundiais estão em alerta.
Conflito Israelo-palestiniano

Erdogan defende "causa justa" do povo palestiniano

Mahamoud Abbas manteve, este fim de semana, conversas telefónicas com diversos líderes mundiais para alertar sobre as posições dos EUA sobre transferência da sua embaixada de Telavive para Jerusalém.
Mundo

May critica colonatos de Israel na Palestina

A primeira-ministra britânica, Theresa May, atacou o estabelecimento de colónias de Israel em territórios palestinianos, durante a receção ao seu homólogo israelita, Benjamin Netanyahu.
Reino Unido

Israel e Palestina: "Única solução" é dois estados

O chefe da diplomacia britânica lembra posição de Londres sobre o conflito israelo-palestiniano num texto publicado no jornal The Telegraph. A posição de Londres é a de "dois Estados independentes".
Palestina

Líder palestino em manifestação de reconciliação

O presidente Mahmoud Abbas vai estar presente, pela primeira vez em dez anos, numa manifestação de reconciliação entre grupos palestinianos rivais agendada para novembro, disse fonte oficial à AFP.
Conflito Israelo-palestiniano

Três israelitas mortos por atacante palestiniano

O atacante foi abatido pela polícia pouco tempo após ter morto três agentes numa comunidade israelita perto de Jerusalém. Nenhuma organização terrorista reclamou a autoria do ataque.
Conflito na Síria

Israel ataca alvos militares na Síria

207
Órgãos de comunicação árabes e israelitas avançam que Israel bombardeou durante a noite um centro de pesquisa associado ao programa de armas químicas de Assad. Dois soldados terão morrido.
Conflito Israelo-palestiniano

Liga Árabe. Israel está a brincar com o fogo

241
Mais um morto, agora na Jordânia, 29 detidos na Cisjordânia e os protestos de Jerusalém e alastrarem-se ao resto do mundo árabe. A Liga Árabe já deixou um aviso a Israel: estão a brincar com o fogo.
Conflito Israelo-palestiniano

Cisjordânia: 29 palestinianos detidos

Os confrontos entre israelitas e palestinianos escalaram nos últimos dias devido às medidas de segurança na Esplanada das Mesquitas. O Conselho de Segurança da ONU reúne-se amanhã.
Presidente Trump

As fotos da primeira viagem de Donald Trump

Donald Trump tem dias atarefados pela frente. Já visitou a Arábia Saudita e agora está em Israel. Seguem-se Bélgica e Itália. Veja as fotografias do presidente dos EUA na sua primeira viagem oficial.
Palestina

Três homens condenados à morte em Gaza

A justiça militar em Gaza, território palestino controlado pelo Hamas, condenou à morte três homens acusados do assassínio de um comandante deste movimento islamita a mando de Israel.
Hamas

Hamas executou três palestinianos

O movimento Hamas executou três palestinianos na Faixa de Gaza que tinham sido condenados por traição e por colaborarem com Israel, de acordo com fontes oficiais.
Hamas

Hamas bloqueia acesso israelita a Gaza

O Hamas fechou o único ponto de passagem entre a Faixa de Gaza e Israel após o assassínio de um dos seus comandantes militares, morte que o movimento palestiniano atribui ao Estado israelita.
Conflito Israelo-palestiniano

Médio Oriente. ONU defende solução de dois Estados

A solução de dois Estados continua a ser "a única forma" de concretizar as aspirações de palestinianos e israelitas, defendeu o enviado da ONU para a paz no Médio Oriente.
Conflito Israelo-palestiniano

Trump: EUA vão apoiar "grande acordo de paz"

O Presidente norte-americano afirmou que os Estados Unidos vão apoiar "um grande acordo de paz entre Israel e Palestina" e pediu contenção na construção de colonatos, antes do encontro com Netanyahu.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel aprova legalização de 4.000 casas

Medida controversa foi aprovada nesta segunda-feira pelo Parlamento israelita, com o apoio dos partidos que integram a coligação do governo liderado por Benjamin Netanyahu.
Conflito Israelo-palestiniano

Fotos.A expulsão dos colonos judeus da Cisjordânia

A polícia israelita começou a expulsar dezenas de colonos judeus do emblemático colonato de Amona, na Cisjordânia. Os colonos resistiram e a polícia "atacou" violentamente. Veja as imagens.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel aprova expansão de colonatos

109
Um dia depois da tomada de posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, Israel faz aprovar a construção de mais 566 novas casas no leste ocupado de Jerusalém.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel. Cimeira de Paris está longe da paz

Israel assinalou que a cimeira de Paris sobre o Médio Oriente, que renovou o apoio a uma solução a dois estados para o conflito israelo-palestiniano, está longe das perspetivas de paz.
Conflito Israelo-palestiniano

Médio Oriente. Reino Unido rejeita comunicado

Reino Unido recusou-se a assinar o comunicado final da cimeira de Paris sobre o Médio Oriente, que defende uma solução negociada de dois estados para o conflito israelo-palestiniano.
Conflito Israelo-palestiniano

Paris reafirma compromisso a favor de dois Estados

Comunidade internacional reunida em Paris reafirmou o seu compromisso a favor da solução de dois Estados e disse que não ia reconhecer ações unilaterais pelos israelitas ou palestinianos.
Conflito Israelo-palestiniano

Netanyahu diz que conferência de paz é "fútil"

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que se opôs à conferência internacional de Paris para a paz no Médio Oriente, qualificou-a como "fútil".
Conflito Israelo-palestiniano

Israel ataca Gaza em resposta a disparos

Exército israelita atacou posições do movimento islâmico Hamas, em Gaza, depois de vários disparos terem alcançado um veículo militar israelita que patrulhava junto à fronteira.
Hamas

Como é que o Hamas espia soldados israelitas?

O movimento palestiniano Hamas tem uma forma muito peculiar de espiar os soldados israelitas. Através da criação de perfis falsos de mulheres atraentes, os telemóveis dos soldados ficam sob vigia.
Conflito Israelo-palestiniano

Hamas congratula-se com ataque em Jerusalém

O movimento palestiniano Hamas congratulou-se com o ataque perpetrado por um camião que esta manhã atingiu um grupo de soldados em Jerusalém, provocando quatro mortos e 15 feridos, mas não reivindica a responsabilidade do ataque.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site