CPLP

Guiné Equatorial

Portugal "não aceita" pena de morte

250
Mais de três anos depois de aderir à CPLP, a Guiné Equatorial mantém a pena de morte. Augusto Santos Silva diz que Portugal "não aceita".
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial. Opositores desiludidos com CPLP

Os líderes das duas forças partidárias opositoras do Governo de Teodoro Obiang, na Guiné Equatorial, manifestaram-se desiludidos com a falta de críticas dos observadores da CPLP.
CPLP

CPLP elogia eleições na Guiné Equatorial

A CPLP elogiou as eleições na Guiné Equatorial, um dia depois da União Africana as criticar. A CPLP visitou 52 mesas eleitorais, englobando um universo de aproximadamente 11 mil eleitores.
CPLP

Apoio do BAD à CPLP "é fundamental"

A diretora-geral da Comunidade de Países de Língua Portuguesa considerou que o apoio do Banco Africano de Desenvolvimento "é fundamental" e que abre uma "avenida nova de financiamento" na CPLP.
Guiné Equatorial

Eleições reforçam poder de Teodoro Obiang

As eleições legislativas e autárquicas deste domuingo na Guiné Equatorial reforçam o poder presidencial do Presidente Teodoro Obiang Nguema, no poder desde 1979.
Guiné Equatorial

CPLP acusada de vender entrada da Guiné Equatorial

Em vésperas de eleições legislativas, líderes da oposição acusam CPLP de ter vendido o lugar de Estado-membro ao Governo do país. Só um dos três critérios de adesão foi cumprido até à data.
Guiné Equatorial

CPLP espera eleições "justas e livres"

O líder da missão de observadores da CPLP, nas autárquicas e legislativas na Guiné Equatorial, disse esta sexta-feira esperar "uma participação elevada" e que as eleições sejam "justas e livres".
CPLP

CPLP. Ministros da Saúde criam bancos de leite

Os ministros da Saúde e representantes dos Governos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa decidiram, numa reunião em Brasília, criar uma rede de bancos de leite humano.
Timor-Leste

Maior projeto luso-timorense está a ser avaliado

Três representantes portugueses e outros três timorenses vão avaliar a expansão do projeto Centros de Aprendizagem e Formação Escolar. A ideia é alargar o programa a mais cidades.
Lusofonia

Angola e Moçambique são os lusófonos mais jovens

Angola e Moçambique são os países lusófonos com a população mais jovem. Portugal é o mais envelhecido; Macau é o que tem mais pessoas na faixa etária principal.
CPLP

Mobilidade entre Estados membros ainda preocupa

A secretária executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Maria do Carmo Silveira, defendeu que a mobilidade entre os Estados membros "continua uma preocupação".
CPLP

80 responsáveis da lusófonos em fórum em Macau

O Fórum Económico sobre Cidades Sustentáveis vai receber mais de 80 responsáveis lusófonos, num evento que tem Angola como país de referência. Eurico Brilhante Dias vai estar presente.
Nações Unidas

Secretária da CPLP vai a Assembleia-Geral da ONU

A secretária executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Maria do Carmo Silveira, estará em Nova Iorque entre 17 e 23 de setembro para participar na 72.ª Assembleia-Geral da ONU.
CPLP

CPLP pede clareza na criação de mercado único

O presidente da Confederação Empresarial da CPLP defendeu a definição de políticas claras para a criação de um mercado económico entre os membros da organização.
Eleições em Angola

Observadores da CPLP receberam esclarecimentos

O presidente da Comissão Nacional Eleitoral recebeu os observadores da CPLP. A reunião procurou esclarecer as preocupações levantadas por partidos concorrentes ao escrutínio.
Cabo Verde

CPLP. Cabo Verde quer marcar pela cultura

Cabo Verde quer que a sua presidência da CPLP seja marcada pela agenda cultural e por "avanços concretos" nas questões da mobilidade.
CPLP

CPLP com posição comum para Fórum Mundial da Água

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa vai apresentar uma posição comum no próximo Fórum Mundial da Água. Entre as prioridades: a gestão de bacias hidrográficas e o uso da água.
CPLP

Bienal de Jovens Criadores da CPLP é inaugurada

A VIII Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa tem início esta segunda e conta com a participação de 250 pessoas e vários representantes de países membros
CPLP

Guiné organiza congresso da Educação Ambiental

130
A Guiné-Bissau foi eleita país organizador do V Congresso de Educação Ambiental dos Países da Comunidade de Língua Portuguesa, a realizar em 2019.
CPLP

Governantes da CPLP debatem propostas para 10 anos

Governantes dos nove Estados-membros da CPLP reúnem-se esta quinta-feira em Brasília para debater o futuro da organização, que terá como tema "Agenda 2030: Avanços e Desafios".
CPLP

"Muito a fazer" para melhorar visibilidade da CPLP

O Governo português considera que "há muito trabalho a fazer" para tornar a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa mais conhecida. A CPLP assinalou, esta segunda-feira, 21 anos de existência.
CPLP

Líder da CPLP. Impasse na Guiné-Bissau preocupa

A diretora-geral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Georgina Benrós de Mello, está preocupada com o impasse político na Guiné-Bissau, um dos nove Estados-membros do bloco.
CPLP

CPLP celebra 21 anos com "balanço positivo"

A secretária-executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa traçou esta segunda-feira um "balanço amplamente positivo" dos 21 anos da organização.
Brasília

CPLP discute implantação da agenda de 2030

Os chefes das diplomacias dos países da Comunidade de Língua Portuguesa reúnem-se quinta-feira em Brasília para discutir a implantação da agenda 2030 da organização.
CPLP

Guiné quer acolher Congresso da Educação Ambiental

A Guiné-Bissau vai candidatar-se para acolher o V Congresso Internacional da Educação Ambiental da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa prevista para 2019.
CPLP

Prioridade à cooperação para alterações do clima

Três anos após a reunião ministerial lusófona sobre Ambiente, em Maputo, membros da CPLP estão ainda a ultimar as prioridades a desenvolver na cooperação no domínio das alterações climáticas
CPLP

CPLP lamenta atraso da reunião do Ambiente

A CPLP lamentou esta quarta-feira as sucessivos atrasos por falta de quórum dos Estados-membros nas reuniões de ministros do Ambiente das "oito".
CPLP

Costa apoia Chile como observador da CPLP

162
O primeiro-ministro manifestou apoio ao pedido do Chile para que seja país observador da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.
CPLP

Realizador cabo-verdiano enaltece programa da CPLP

O realizador cabo-verdiano Ângelo Lopes enalteceu o programa da CPLP de incentivo à produção audiovisual, considerando que oferece muitas oportunidades.
Economia

Saldo positivo da balança comercial com lusófonos

O saldo da balança comercial de Portugal com os restantes países lusófonos melhorou para 436,5 milhões no primeiro trimestre deste ano.
Timor-Leste

Ramos-Horta: Timor-Leste deve trabalhar com CPLP

Timor-Leste deve trabalhar com a CPLP para avançar na implementação do português, incluindo procurar replicar no país o modelo da escola portuguesa de Díli, disse esta segunda feira José Ramos-Horta.
CPLP

Guiné Equatorial na CPLP "ou cumpre ou não cumpre"

430
"Neste momento a Europa não negoceia, faz cedências", disse este domingo, referindo-se à CPLP no caso da Guiné Equatorial, mas também à UE sobre a Turquia e o Brexit.
CPLP

Sampaio. Maior envolvimento da CPLP contra a Sida

O ex-Presidente da República, Jorge Sampaio, defendeu que "a estruturas já existentes da CPLP" podem assegurar uma melhor coordenação das estratégias de luta contra a Sida e a Tuberculose.
CPLP

Portugal e Cabo Verde com proposta conjunta

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que Portugal e Cabo Verde apresentaram recentemente na CPLP uma proposta conjunta de mobilidade no espaço da lusofonia.
CPLP

CPLP discute desenvolvimento sustentável

Os delegados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa vão reunir-se segunda e terça-feira para constituírem uma rede de pontos focais para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Angola

Portugal enxovalhado

1.386
A D. Isabel dos Santos é quem nos compra bancos. Os Manuéis Vicentes quem nos usa como lavandaria do seu dinheiro. E se a nossa Justiça se intromete nas suas vidas, Luanda fecha-nos a porta na cara.
CPLP

CPLP quer aprofundar cooperação económica

Um dos maiores desafios da CPLP futuramente será aprofundar a cooperação económica do bloco, uma vez que é necessário cumprir vários requisitos para alcançar esse objetivo.
Guiné-Bissau

Dois portugueses passaram noite no mar da Guiné

Dois portugueses passaram a última noite no mar da Guiné-Bissau, numa lancha sem combustível, até conseguirem que alguém os socorresse.
CPLP

CPLP muito atrasada no domínio digital

Os países da comunidade lusófona "estão muito atrasados" no que diz respeito a tecnologia digital e é preciso pôr em prática uma Agenda Digital rapidamente, defendeu o dirigente da Arctel.
Moçambique

Nyusi incentiva ao respeito pelos direitos humanos

O presidente moçambicano Filipe Nyusi incentivou a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa a promover o respeito pelos direitos humanos, combatendo as ameaças às liberdades fundamentais.
CPLP

Portugal cede milhões para desenvolvimento rural

184
Portugal vai apoiar com 5 milhões de euros projetos de desenvolvimento rural nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
CPLP

Portugal aposta na cooperação com países da CPLP

Portugal tem uma perspetiva de realizar este ano programas de cooperação com países da CPLP na ordem dos 128 milhões de euros.
CPLP

Governo.Circulação na CPLP não colide com Schengen

O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu que a proposta para promover a mobilidade no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) "em nada colide" com o espaço Schengen.
Pedro Passos Coelho

Passos contra liberdade de circulação na CPLP

O líder do PSD defendeu que a CPLP pode ser aprofundada mas considerou que a liberdade de circulação neste espaço seria incompatível com a pertença de Portugal ao acordo de Schengen.
CPLP

CPLP. Instituição alemã é observador consultivo

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) anunciou a aprovação da Sociedade Alemã para os Países Africanos de Língua Portuguesa (DASP) como observador consultivo da organização.
CPLP

CPLP espera tornar-se potência económica mundial

464
O presidente da União de Exportadores da CPLP, Mário Costa, disse esta quinta-feira que a CPLP deverá tornar-se uma potência económica mundial em três décadas, superando mesmo os Estados Unidos.
CPLP

Guiné Equatorial envergonha a CPLP

163
O antigo embaixador do Brasil junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) Lauro Moreira considerou que a entrada da Guiné Equatorial no bloco lusófono é uma questão que envergonha a organização.
CPLP

PM de Cabo Verde: "Mobilidade é boa iniciativa"

José Ulisses Correia e Silva afirmou que a mobilidade na circulação dentro do espaço da CPL tem condições de ser concretizada, mas que implicará negociações entre os parceiros lusófonos.
União Europeia

31 de Outubro a 5 de Novembro, 2016

1.869
A “Europa” morreu há muito e hoje os portugueses não passam de um incómodo e de um prejuízo para a Alemanha e para os países que dependem dela. Nem assim Portugal percebe que não é e nunca foi europeu
CPLP

Presidente CPLP pede investimento angolano

O presidente da comunidade económica dos países lusófonos defendeu que as empresas angolanas devem diversificar os seus negócios e expandir os investimentos.
CPLP

CPLP pode beneficiar de iniciativas regionais

A CPLP tem demonstrado cada vez mais interesse no comércio internacional e as iniciativas regionais de comércio podem gerar muitos benefícios para os países do bloco.
CPLP

Secretário da CPLP pede "liberdade" de circulação 

O secretário-executivo cessante da CPLP, Murade Murargy, quer "libertar" estudantes ou empresários, para que circulem entre países da organização.
CPLP

Brasil: Presidente enfatiza universalidade da CPLP

Michel Temer afirma que a Cimeira da CPLP teve uma "dimensão universal". O Presidente do Brasil elogiou ainda o relato de António Guterres acerca da situação mundial e dos seus planos para a ONU.
CPLP

CPLP. António Costa acredita em mobilidade em 2019

António Costa acredita que quando Portugal assumir o cargo do secretariado-executivo da CPLP, em 2019, a proposta da mobilidade já estará imposta.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial tem de abolir pena de morte

"Do ponto de vista português, [a abolição da pena de morte] tem de ser feita de imediato", afirmou Augusto Santos Silva. Caso contrário, a presença da Guiné Equatorial é ilegítima.
CPLP

O ano de viver ridiculamente

638
Qual é o objectivo do governo com a ideia da livre circulação de pessoas na CPLP? Pôr termo ao acordo de livre circulação na Europa? Forçar a exclusão de Portugal do espaço Schengen?
CPLP

Cabo Verde acolhe XII cimeira da CPLP

Cabo Verde vai assumir a próxima presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em 2018 e acolhe a XII conferência de chefes de Estado e de Governo.
António Guterres

Guterres agradece apoio decisivo de Angola

O futuro secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, transmitiu a Angola o seu "profundo reconhecimento pela solidariedade" que deu à sua candidatura, que considerou ter sido "decisiva".
CPLP

CPLP. Quatro países admitidos como observadores

As candidaturas da Hungria, República Checa, Eslováquia e Uruguai foram aceites, por aclamação, como observadores associados da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP).
CPLP

Marcelo e Costa defendem mobilidade na CPLP

Marcelo Rebelo Sousa e António Costa defenderam, esta segunda-feira, em Brasília, a mobilidade dos cidadãos lusófonos no espaço da CPLP. É de "concretização difícil, mas fazível”.
CPLP

CPLP. Guterres acredita no fim da pena de morte

O futuro secretário-geral da ONU, António Guterres, disse confiar que a CPLP poderá desempenhar "um papel positivo" quanto à pena de morte, em relação à qual a Guiné Equatorial impôs uma moratória.
CPLP

Guterres: CPLP vai afirmar-se com mais intensidade

Guterres, que vai exercer funções como secretário-geral da ONU a 1 de janeiro de 2017, diz que é necessário uma organização como a CPLP para responder aos problemas que se impõem a nível global.
CPLP

Proposta do Governo é "difícil", diz Marcelo

António Costa prepara-se para apresentar, na cimeira da CPLP, uma proposta sobre a livre circulação de pessoas no espaço lusófono, que Marcelo considera "ambiciosa".

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site