Bélgica

Bruxelas

União Europeia. Costa defende orçamento ambicioso 

António Costa defendeu que a União Europeia deve adotar um orçamento ambicioso por forma a não desiludir os cidadãos. O primeiro-ministro lembrou o compromisso assumido em Bratislava, em 2016.
Bruxelas

Homens armados obrigam a fechar ruas em Bruxelas

326
Um ou mais homens armados obrigaram a fechar uma parte de Bruxelas. Um atirador estaria num edifício junto a uma escola primária. A operação foi dada como terminada e não houve detenções.
Catalunha

Casa de Puigdemont está pixelizada no Google Maps

A nova casa de Carles Puigdemont na Bélgica aparece pixelizada no Google Maps. O antigo presidente catalão saiu do centro de Bruxelas para Waterloo no princípio de fevereiro.
Incêndios

Incêndios. Verba de Bruxelas "é positiva"

O ministro do Planeamento considera que a verba concedida por Bruxelas para as zonas afetadas pelos incêndios "é positiva". O valor ronda os 50 milhões de euros.
Presidente Marcelo

Marcelo: ajuda de Bruxelas é muito importante

O Presidente da República declarou que a ajuda de Bruxelas destinada às zonas afetadas pelos incêndios é muito importante para a vida das pessoas. Marcelo acredita que é "uma boa notícia".
Bruxelas

Empresas. Bruxelas vai escrutinar reembolso de IVA

A Comissão Europeia vai analisar os prazos de reembolso do IVA às empresas e anunciou que, se as regras não forem cumpridas, serão abertos procedimentos de infração.
Energia

Bruxelas aprova compra de parque eólico no Brasil

A brasileira Votorantim e a Canada Pension Plan Investment Board juntaram-se para criar a Votorantim Energia Participações e acabam de comprar o "Ventos do Araripe III"
António Costa

Costa e a rábula do bom aluno

Se o plano do Governo ao acenar com estas (não tão novas) propostas de impostos europeus é cair nas boas graças da liderança europeia, está na direção certa. Só lhe falta o título de "bom aluno".
CDS-PP

Impostos. Governo é "a troika sem a troika"

781
Vice-presidente do CDS-PP recusou a hipótese de aumentar a contribuição para a União Europeia. Nuno Melo acusou o Governo de ser "a troika sem a troika".
Legislação Laboral

Bruxelas quer reduzir proteção dos efetivos

155
Estudo da Comissão Europeia aplaude planos do Governo para penalizar contratos a prazo mas, sobretudo, critica Governo por não estar a fazer nada para permitir despedimentos de trabalhadores efetivos.
Catalunha

A mansão de 4.400 euros por mês para Puigdemont

154
Seis quartos, três casas de banho, uma sauna e uma renda de 4.400 euros por mês. Esta é a moradia que o ex-presidente catalão quer arrendar em Waterloo, na Bélgica.
Catalunha

Puigdemont quer mudar-se de Bruxelas para Waterloo

442
De acordo com o jornal belga De Tijld, Carles Puigdemont já escolheu um sítio permanente onde viver na Bélgica: o político quer mudar-se para Waterloo, localidade onde começou a queda de Napoleão.
União Europeia

Costa defende aumento das contribuições na UE

O primeiro-ministro defendeu em Bruxelas que, à luz do Brexit, os 27 têm que estar preparados para aumentar as suas contribuições para o orçamento comunitário.
Parlamento Europeu

A pressão de Rangel para "matar" o caso Centeno

189
Protesto por escrito, conversas e um jantar. Eurodeputado falou com presidente do Partido Popular Europeu sobre o tema e conseguiu deitar por terra discussão em plenário do Parlamento Europeu.
Mário Soares

Costa: Soares "odiava a Europa dos tecnocratas"

O primeiro-ministro realçou, em Bruxelas, a "militância europeia" de Mário Soares, que "via na Europa unida uma das mais admiráveis construções políticas e morais da história humana".
António Costa

Costa em Bruxelas para homenagem a Mário Soares

113
António Costa tem uma agenda preenchida em Bruxelas, com passagem por quatro instituições da União Europeia. O Parlamento vai ter uma sala com o nome de Mário Soares numa homenagem pelo seu percurso.
Mercados Financeiros

Portugal tem dois meses para aplicar regras

A Comissão Europeia deu dois meses a 12 Estados-membros para transporem integralmente para o direito nacional a legislação comunitária sobre mercados de instrumentos financeiros.
Justiça

Portugal em incumprimento da proteção de habitats

174
A Comissão Europeia vai intentar uma ação junto do Tribunal de Justiça da UE contra Portugal por incumprimento da sua obrigação de proteger certos habitats naturais e espécies.
Diplomacia

Reis dos belgas visitam Portugal em outubro

242
O Rei Filipe e a Rainha Matilde, da Bélgica, deslocam-se a Portugal em outubro, numa "muito importante visita de Estado", segundo Augusto Santos Silva.
Meteorologia

Mau tempo faz três mortos na Holanda e na Bélgica

Pelo menos três pessoas morreram na Holanda e na Bélgica na sequência de uma forte tempestade. O mau tempo obrigou ao corte de estradas e ao encerramento de aeroportos.
Bruxelas

Bruxelas quer flexibilizar regras do IVA

Bruxelas propõe que os Estados-membros possam aplicar, para além da taxa normal de IVA, duas taxas distintas a fixar entre 5 e 15%, uma taxa a fixar entre 0 e 5% e uma taxa de 0% para os bens isentos.
Energia

Bruxelas recomenda alternativas às barragens

A Comissão Europeia recomenda que Portugal avalie as alternativas energéticas às barragens. A comissária europeia para a Política Regional está preocupada com a falta de preocupação.
Montepio

Santa Casa sem dados para avaliação de Montepio

A entrada da Santa Casa no Montepio está dependente da avaliação a algumas operações. Mas os dados pedidos pelo Haitong para fazer essa análise ainda não terão sido fornecidos.
Bélgica

Explosão em Antuérpia provoca vários feridos

A explosão ocorreu num restaurante italiano na área de Paardenmarkt, muito frequentada por estudantes. A polícia já afastou a eventualidade de se estar perante um atentado ou ataque terrorista
União Europeia

78,9% dos turcos apoiam entrada na UE

Uma sondagem indica que 78,9% dos turcos apoiam a entrada na União Europeia apesar das crises políticas entre Ancara e Bruxelas e da dura retórica do Presidente turco.
Europa

Bélgica e Holanda mudaram parte da fronteira

609
Bélgica e Holanda movimentaram parte da fronteira que as separa há 170 anos. O passar do tempo criou duas penínsulas inabitadas sem jurisdição. O processo decorreu pacificamente.
Ambiente

Bruxelas começa ano a proibir motores de combustão

165
Capital da Bélgica e berço do Parlamento Europeu, Bruxelas acordou para 2018 com mão pesada para os veículos equipados com motores poluentes. Para já, os mais antigos. Mas não vai ficar por aqui.
Catalunha

"Absurdo" Puigdemont governar a partir da Bélgica

177
Mariano Rajoy disse que "é absurdo ser presidente de uma região vivendo no estrangeiro", referindo-se ao facto de Puigdemont querer governar a Catalunha a partir da Bélgica.
António Costa

Costa participa em homenagem a Mário Soares

O primeiro-ministro vai participar numa cerimónia de homenagem a Mário Soares no Parlamento Europeu. O organismo decidiu atribuir o nome de Soares a uma das salas de reuniões em Bruxelas.
Catalunha

Justiça belga arquiva caso contra Puigdemont

O fim do processo acontece depois do Supremo Tribunal ter decidido retirar as ordens de detenção e entrega europeias ao antigo presidente do governo regional da Catalunha e seus ex-conselheiros.
Brexit

Brexit. Acordo tem de ser votado no Parlamento

O governo de Theresa May foi derrotado numa votação no parlamento. O acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia tem de ser aprovado pelos deputados antes de passar a lei.
Catalunha

O fetiche de Puigdemont por um bosque belga

Duas entrevistas e o primeiro vídeo de campanha eleitoral. Carles Puigdemont encontrou no bosque Forêt de Soignes o seu novo lugar favorito e é lá que reencontra a Catalunha que deixou em outubro.
Catalunha

Catalunha. 45 mil em manifestação em Bruxelas

279
Com os manifestantes, que pedem à União Europeia que mude a sua posição sobre o tema, está o presidente destituído do governo regional catalão, Carles Puigdemont, e o antigo governante Artur Mas.
Eurogrupo

Os 10 trabalhos que Centeno tem pela frente

A retoma da economia europeia e o regresso da confiança à zona euro poderia dar a ilusão que Mário Centeno teria o trabalho facilitado, mas os próximos dois anos e meio serão tudo menos fáceis.
Brexit

Fronteira com a Irlanda trava acordo do Brexit

Theresa May e Jean-Claude Juncker reuniram-se esta segunda-feira para fechar a primeira fase de negociações do Brexit, mas um desacordo britânico na questão da fronteira com a Irlanda travou o acordo.
Eurogrupo

Eurogrupo. A Europa mudou para escolher Centeno?

388
Socialista, país pequeno, Governo com comunistas. Internamente tem o discurso do fim da austeridade. A Europa mudou para ter a liderar os ministros do euro, um país que foi resgatado?
Futebol

Bélgica. Espectador acaba como árbitro auxiliar

Um adepto dos anfitriões do Malines, que se encontrava a assistir ao jogo entre Malines e Genk acabou por ir substituir um árbitro, devido às lesões de dois dos árbitros do quarteto oficial.
Futebol

A entrevista hilariante de Sá Pinto - em francês

1.440
O Standard Liège, sob o comando do português, passou aos quartos de final da Taça da Bélgica mas a notícia acabou por ser outra: atingido por um copo de cerveja, atirou-se para o chão e foi expulso.
Pierre Moscovici

Moscovici: confiança não invalida pedir esforços

Pierre Moscovici garante que a Comissão Europeia tem confiança em Portugal mas que isso não invalida eventuais pedidos de esforços. O comissário europeu reconhece que há um desempenho económico forte.
Bruxelas

Bruxelas pede melhor saúde em Portugal

Portugal tem de melhorar a medicina dentária, a saúde mental e os cuidados paliativos e atender à "escassez de médicos de família", recomendou hoje a Comissão Europeia no 'diagnóstico' feito à saúde.
Comissão Europeia

Bruxelas apresenta propostas para proteção civil

A Comissão Europeia vai apresentar propostas para reforçar o mecanismo europeu de proteção civil. Jean-Claude Juncker defendeu que a ferramenta europeia não funcionou nos incêndios em Portugal.
Comissão Europeia

Bruxelas quer reforçar proteção civil europeia

A Comissão Europeia apresenta na quinta-feira propostas para reforçar a proteção civil europeia. Jean-Claude Juncker já tinha afirmado que o mecanismo europeu não funcionou nos incêndios em Portugal.
Violência

Metade das mulheres agredidas nunca contou

Um relatório do Instituto Europeu para a Igualdade de Género revela que quase metade das mulheres vítimas de violência nunca contou a ninguém.
Catalunha

Primeira audiência de Puigdemont esta tarde

A primeira audiência na Justiça belga para analisar a ordem de detenção europeia contra Carles Puigdemont, e quatro seus ex-conselheiros realiza-se esta quinta-feira.
Brexit

Acordo para o Brexit vai ser votado no parlamento

O acordo final para o Brexit com Bruxelas vai ser objeto de uma lei que será votada no parlamento britânico. A lei vai chamar-se "Lei do Acordo de Saída e da Implementação".
Catalunha

Solução diferente à independência é possível

187
O presidente destituído da região autónoma da Catalunha, Carles Puigdemont, disse ao jornal belga Le Soir que uma solução diferente à independência é "sempre possível".
Governo

Governo contente com previsões de Bruxelas

Augusto Santos Silva considerou que o elemento essencial das novas previsões da Comissão Europeia, que "são sempre muito prudentes", é "como elas se aproximam" das feitas pelo Governo.
Incêndios

Bruxelas adianta 1,5 milhões para os fogos

A Comissão Europeia vai conceder um adiantamento de 1,5 milhões de euros a Portugal ao abrigo do Fundo de Solidariedade da União, para apoiar nos esforços à reconstrução do país devido aos incêndios.
Catalunha

Puigdemont anuncia "estrutura" de governo

Carles Puigdemont anunciou a criação de uma "estrutura estável" para coordenar no estrangeiro as ações do autoproclamado governo, que considera legítimo.
Bruxelas

Previsões económicas. Portugal está "confiante"

A Comissão Europeia divulga esta quinta-feira as suas previsões económicas até 2019. O Governo Português está "confiante" de que as projeções para Portugal esteão em linha com as suas.
Assalto em Tancos

Azeredo diz que caso de Tancos não preocupa NATO

638
O ministro da Defesa revelou que o secretário-geral da NATO está satisfeito com a recuperação do material militar furtado e que dá este caso como um exemplo de como "as instituições funcionaram"
Orçamento do Estado

Centeno "muito otimista" com previsões de Bruxelas

O ministro das Finanças disse acreditar que as previsões económicas de outono que a Comissão Europeia divulgará na quinta-feira estarão em linha com as do Governo.
Comissão Europeia

Bruxelas prolonga regime de apoio à banca

A Comissão Europeia prolongou por mais seis meses o regime português de apoio à banca. Vai permitir a continuidade do financiamento concedido pelo Banco Europeu de Investimento à economia real.
Evasão Fiscal

Bruxelas espera esforço de Estados-membros

O vice-presidente da Comissão Europeia disse esta segunda-feira esperar que as novas revelações dos chamados ´Paradise Papers' levem os Estados-membros a redobrar o combate à evasão fiscal.
Catalunha

"Políticos não vão gerir o caso de Puigdemont"

O chefe da diplomacia da Bélgica disse que "não são os políticos que vão gerir" o caso de Puigdemont e acrescentou que, apesar de ter apelado ao diálogo, este deve ser apenas entre Madrid e Barcelona.
Catalunha

Puigdemont fica em liberdade

953
O líder destituído da Catalunha e os outros quatro ministros catalães ficam em liberdade com obrigatoriedade de permanência na Bélgica até que se decida quanto ao mandado de detenção europeu.
Catalunha

Puigdemont explica razões da fuga para Bruxelas

566
Carles Puigdemont e cinco membros do governo deixaram a Catalunha rumo a Bruxelas onde poderão pedir asilo. Esclarecimentos serão dados hoje, mas Bélgica já reagiu e - e pode não estar pelos ajustes.
Economia

Portugal tem de responder a Bruxelas esta terça

O Governo tem até esta terça-feira para responder ao pedido de esclarecimentos feito pela Comissão Europeia sobre a consolidação prevista no esboço orçamental de 2018.
Catalunha

Asilo a Puigdemont só com sinais de perseguição

171
O comissário-geral belga para os refugiados diz que para a Bélgica conceder asilo político a outro cidadão europeu (como Puigdemont) então é porque devem existir "sinais sérios" de perseguição.
Catalunha

PP: Governante belga violou princípios da UE

186
O porta-voz do PP no Parlamento Europeu criticou o secretário de Estado belga que disse que Puigdemont poderia pedir asilo, acusando-o de violar o princípio da solidariedade entre países da UE.
Catalunha

Bélgica poderá dar asilo a Puigdemont

314
O secretário de Estado belga para a Imigração colocou em cima da mesa a possibilidade do seu país conceder asilo político ao presidente destituído do governo regional da Catalunha.
Comissão Europeia

Bruxelas investiga regime fiscal britânico

A Comissão Europeia vai investigar o regime fiscal britânico, que isenta os grupos de multinacionais de algumas regras contra a evasão fiscal, por suspeitas de que estas pagam menos impostos.
União Europeia

Aprovado sistema de entradas e saídas na UE

O Parlamento Europeu aprovou esta quarta-feira, em Estrasburgo, a criação de um novo Sistema de Entrada/Saída aplicável aos nacionais de países terceiros que atravessam as fronteiras externas da UE.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site