Donald Tusk

António Costa

Costa em Talin para jantar de líderes da UE

O primeiro-ministro vai estar esta quinta-feira na capital da Estónia para um jantar informal de chefes de Estado e Governo da União Europeia. O objetivo do jantar é debater a UE pós-Brexit.
Brexit

O que diz a UE do "estatuto de residente europeu"

Os europeus a viver no Reino Unido há 5 anos terão "estatuto de residente europeu". A proposta é de Theresa May. Líderes da União Europeia consideram-na "insuficiente" ou "abaixo das expetativas".
Conselho Europeu

UE. Cooperação no combate ao terrorismo reforçada

O presidente do Conselho Europeu disse que os líderes europeus chegaram a acordo sobre o reforço da cooperação na defesa europeia e combate ao terrorismo, nomeadamente com apoio de redes sociais.
Alterações Climáticas

Tusk pede a Trump que não piore "clima (político)"

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, pediu ao Presidente dos EUA, Donald Trump, para não alterar para pior o "clima (político)", abandonando o acordo de luta contra o aquecimento global.
Brexit

Ou May controla emoções ou Brexit é impossível

159
Theresa May acusou a União Europeia de influenciar as eleições inglesa. Agora, é Donald Tusk que avisa a primeira-ministra britânica. Pede-lhe que controle as emoções ou o Brexit torna-se "impossível"
Brexit

Brexit. Futuro com a UE só depois de negociações

O presidente do Conselho Europeu advertiu que o futuro das relações da União Europeia com o Reino Unido só deve ser discutido numa fase mais adiantada das negociações em torno do ‘Brexit’.
Alexis Tsipras

Se Eurogrupo falhar, Grécia irá convocar cimeira

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, pediu a Donald Tusk a convocação de uma cimeira da zona euro se não for alcançado um acordo sobre a Grécia na reunião do Eurogrupo de sexta-feira.
Brexit

Sete pedidos de May (e 9 avisos de Bruxelas)

Começou com umas picardias, ares de superioridade dos dois lados. No fim já discutiam em público. O Reino Unido entregou os papéis do divórcio à UE e o bloco respondeu com 9 avisos pouco simpáticos.
Holanda

Juncker e Tusk ao lado da Holanda contra a Turquia

Os presidentes do Conselho Europeu Donald Tusk e da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker solidarizaram-se esta quarta-feira com a Holanda, face às acusações de que tem sido alvo por parte da Turquia.
Donald Tusk

Polónia acusa UE de "fazer batota"

A Polónia, que perdeu uma campanha diplomática para derrubar Donald Tusk da presidência do Conselho Europeu, acusa a UE de "fazer batota" e anunciou uma política "negativa" em relação a Bruxelas.
Presidente Trump

Trump torna o futuro "altamente imprevisível"

O presidente do Conselho Europeu enviou uma carta a 27 estados-membros sobre os perigos que a UE corre. O principal é a geopolítica mundial, com Trump a tornar o futuro "altamente imprevisível".
União Europeia

UE entrega 200 milhões de euros ao Afeganistão

A União Europeia vai financeira rapidamente o Afeganistão com uma verba de 200 milhões de euros para "apoiar a estabilidade e a boa governação no país".
Brexit

UE preparada para negociações do Brexit

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anunciou esta sexta-feira que a União Europeia está pronta para iniciar negociações sobre a saída do Reino Unido imediatamente.
Donald Tusk

Os políticos devem aprender a tolerar as críticas

Os políticos devem aprender a tolerar as críticas e a desenvolver "insensibilidade" perante o que podem ver como insultos já que, de outra forma, podem limitar a liberdade de expressão, recomendou hoje o presidente do Conselho Europeu.
Turquia

Tusk: acordo com a Turquia vai cumprir a lei

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou esta quarta-feira que o acordo com a Turquia vai cumprir a lei ou a "Europa já não será a Europa".
Brexit

Brexit. Não há acordo, nova ronda de negociações

Negociações entre Cameron, Tusk e Juncker para travar a saída do Reino Unido do UE foram interrompidas de madrugada, sem acordo, tendo recomeçado hoje. Cameron revela "alguns progressos".
Conselho Europeu

Tusk. UE pode não conseguir evitar Brexit

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, alertou que "não há garantias" de que os líderes europeus consigam um acordo com Londres de forma a evitar a saída do Reino Unido da União Europeia, processo conhecido como "Brexit".
Brexit

Bruxelas cede a Cameron em áreas chave

616
Restrição de benefícios para trabalhadores de outros Estados-membros e evitar mais perdas de soberania são as propostas de Tusk para prevenir saída britânica. Cameron diz que proposta é "substancial".
Brexit

"Brexit". Cameron vê progressos. Tusk nem por isso

Donald Tusk e David Cameron tiveram um jantar e encontro oficial e, no final, o que escreveram nas respetivas contas de Twitter mostra que não há sequer acordo sobre o desacordo.
Brexit

Cameron quer acordo sobre Brexit antes do Natal

Tusk, presidente do Conselho Europeu, disse que primeiro-ministro britânico tem pressa em resolver o assunto da saída da UE e quer acordo até final do ano. Cameron já ameaçou fazer campanha pelo não.
Futuro da Grécia

Às 6h estava tudo perdido. "Ninguém sai da sala"

1.016
Perto das 6h Merkel e Tsipras tinham desistido. A dada altura surge o rumor de que o grego tinha abandonado o edifício. Mas não. Tusk travou a fundo, Passos falou e Hollande fez a última investida.
Economia

O plano de Juncker para salvar a zona euro

146
Em plena crise grega, a Europa vai discutir o relatório dos cinco representantes máximos da Europa, com Jean-Claude Juncker à cabeça. Plano dos cinco presidentes quer reforço do controlo orçamental.
Conflito na Ucrânia

Sanções à Rússia deverão prolongar-se até dezembro

O fim das sanções à Rússia está dependente do cumprimento do acordo de Minsk, pelo que poderão vir a ser estendidas até ao fim de 2015, uma vez que há pontos do acordo que só estarão cumpridos até lá.
Futuro da Grécia

Donald Tusk: "Não se pode humilhar a Grécia"

Saída do euro levaria ao "capítulo mais dramático da História da Europa", diz o presidente do Conselho Europeu. Donald Tusk confessa, contudo, sentir-se, por vezes, "irritado" com o governo grego.
Cimeira de Minsk

Ucrânia avisa que será difícil cumprir acordo

Poroshenko preocupado com acordo. Angela Merkel diz que cessar-fogo na Ucrânia é uma "luz de esperança", embora considere que "verdadeiro teste" será se o acordo no terreno.
Conselho Europeu

Conselho quer união energética até março de 2015

O plano Juncker foi aprovado, tal como previsto - estando agora à espera de contribuições nacionais. Os 28 querem que a Comissão desenhe a união energética até março.
Conselho Europeu

Adeus Van Rompuy, olá Donald Tusk

No primeiro dia em funções como presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, ex-primeiro-ministro polaco, teve um dia cheio: falou com Juncker, com Obama... E não largou o Twitter.
Donald Tusk

Especial/ O novo chefe de Passos. E de mais 27

Para afrontar a Rússia ou para cimentar o poder dos países de Leste na União, os líderes europeus escolheram Donald Tusk para liderar o Conselho. O que é que o polaco traz à política europeia?
União Europeia

A importância de Tusk

Além de uma maior firmeza perante a Rússia, a escolha de Tusk confirma o poder da Alemanha. Juncker foi sobretudo uma escolha da CDU e Tusk é uma aposta de Merkel.
Conselho Europeu

Quem é Donald Tusk

Avançado-centro com veia goleadora, membro da minoria étnica eslava da região de Cassúbia, no norte da Polónia, o futuro presidente do Conselho Europeu é liberal e europeísta.
Europa

Tusk promete lutar contra divisões na UE

Primeiro-ministro polaco e próximo presidente do Conselho Europeucomprometeu-se a evitar que a União Europeia se divida "entre o grupo da zona euro e os outros" e estendeu a mão ao Reino Unido.
União Europeia

Donald Tusk preside ao Conselho Europeu

Primeiro-ministro polaco superou na corrida Helle Thorning-Schmidt, primeira-ministra da Dinamarca.
União Europeia

A dança das cadeiras deste Conselho Europeu

Há três lugares a decidir durante sábado e mais 26 nas próximas semanas. Avizinham-se muitas mudanças na liderança europeia com a possibilidade de Donald Tusk substituir Van Rompuy.
Polónia

Ministro em xeque: EUA inúteis, polacos "otários"

Ministro dos Negócios Estrangeiros polaco critica relação com os EUA e diz que polacos são "otários", numa escuta divulgada por revista. Governo de Tusk está cada vez mais pressionado.
Donald Tusk

Escuta ao governo lança polémica na Polónia

Primeiro-ministro segura governador do Banco Central da Polónia após a divulgação de escutas que comprometem o executivo e a autoridade bancária do país.
Eleições Europeias

Ucrânia força união energética na UE

Países europeus analisam possibilidade de acordo conjunto com Gazprom e uma possível união da energia, ao mesmo tempo que a Península Ibérica tenta ser alternativa à Rússia.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site