Espanha

Catalunha

Chefe da polícia catalã sai em liberdade

103
Josep Lluís Trapero é acusado de sedição e a "Fiscalía" queria que o major da polícia catalã fosse preso. Saiu esta segunda-feira em liberdade mas perde o direito a ter passaporte e sair do país.
Incêndios

Galiza culpa "descontrolo" português por incêndios

870
Fogos passaram o Rio Minho, pela primeira vez. Incendiários e meteorologia desfavorável explicam incêndios que já causaram quatro mortos na Galiza, segundo o presidente da "xunta da Galicia".
Catalunha

Madrid dá "última oportunidade" a Puigdemont

O Governo espanhol decidiu dar uma "última oportunidade", até as 10h00 (09h00 de Lisboa) de quinta-feira, ao executivo catalão antes de ativar o artigo 155 da Constituição espanhola.
Espanha

Galiza. 4 mortos e cerca de 20 feridos

Quatro pessoas morreram e cerca de 20 ficaram feridas nos incêndios da Galiza. O Governo espanhol decretou 3 dias de luto e Rajoy anunciou que vai até à Galiza.
Incêndios

Incêndios. As capas desta segunda-feira

Os jornais portugueses desta segunda-feira dão destaque aos incêndios que assolaram o país durante este domingo. Lá fora, Espanha e França falam nos seis mortos causados pelas chamas.
Catalunha

Madrid não considera válida a resposta catalã

O Governo espanhol não considera válida a resposta dada pelo chefe do executivo regional da Catalunha à pergunta sobre se declarou a independência da região.
Catalunha

Puigdemont respondeu a Rajoy, mas nada esclarece

169
O presidente da "Generalitat" catalã já enviou uma carta a Madrid mas, ao contrário do que Rajoy exigiu, não clarifica se a Catalunha fez ou não uma declaração unilateral de independência.
Espanha

Incêndios florestais na Galiza ameaçam povoações

102
Há 11 incêndios floretais ativos na Galiza que excedem os vinte hectares na região, sendo que há três casos (Ponteareas, Cervantes e San Cristovo de Cea) em que existe risco real para povoações.
Catalunha

Banca catalã ameaça não reconhecer Governo

336
Responsáveis de dois dos maiores bancos catalães avançaram com um plano alternativo, caso Rajoy falhe no bloqueio à independência. Não vão reconhecer a Generalitat como um Governo legítimo.
Jean-Claude Juncker

Juncker: "Não quero uma Catalunha independente"

269
O presidente da comissão europeia afirmou mais uma vez esta sexta-feira que não apoia a independência da Catalunha. O órgão que lidera só mediará a situação por pedido expresso do Governo espanhol.
Catalunha

Pelo menos 540 empresas saíram da Catalunha

Pelo menos 540 empresas mudaram-se da Catalunha para outras regiões de Espanha desde o referendo de 1 de outubro. A maioria (533) saiu entre segunda-feira e quarta-feira.
Escravatura

Três portugueses detidos por exploração laboral

LTrês cidadãos portugueses foram detidos pela Guardia Civil em La Rioja, acusados de manter em condições de semi-escravatura outros cerca de 40 portugueses para trabalhar naquela região.
Catalunha

Extrema-esquerda exige "república catalã"

358
A Candidatura de União Popular enviou esta sexta-feira uma carta a Carles Puigdemont a exigir-lhe que proclame a independência. Esta quinta, a Assembleia Nacional Catalã já tinha pedido o mesmo.
Catalunha

Manifesto contra o mau uso do sentimento popular

100
O referendo deixou de ser um instrumento muito esporádico para se tornar numa arma de arremesso e/ou de sobrevivência política. O que é, em si só, uma mudança profundamente antidemocrática.
Catalunha

Abílio H., o ladrão catalão que quer ser libertado

Abílio H. está de novo preso após ter sido apanhado num assalto à mão armada. Ao saber da declaração da independência da Catalunha, agarrou numa caneta para escrever a um juiz: Quer ser libertado.
Espanha

Avião militar despenha-se em Espanha

Um avião militar despenhou-se esta quinta-feira em Espanha depois de participar nas comemorações do Dia da Hispanidade e o piloto morreu, anunciou um porta-voz do Ministério da Defesa.
Catalunha

Executivo espanhol espera resposta clara

O ministro espanhol dos Assuntos Exteriores, Alfonso Dastis, lembrou que o executivo espera uma resposta clara antes de atuar pois não considerou que tenha havido declaração de independência.
Catalunha

Charlie Hebdo sobre Catalunha: "Idiotice ou morte"

244
A publicação satírica não poupou nas críticas ao referendo da Catalunha e diz mesmo que "os catalães são mais idiotas do que os corsos". O título do editorial é "Idiotice ou morte".
Catalunha

Festa Nacional marcada por tensão na Catalunha

Espanha celebra esta quinta-feira o Dia da Festa Nacional com parada militar em Madrid. Puigdemont estará ausente da tribuna de honra. Intervenção do Rei é aguardada com expectativa.
Catalunha

Nacionalismos

109
Muito do que Orwell diz sobre os nacionalismos ajuda-nos a perceber o que se passa no mundo e em Portugal, mesmo em relação aos mais recentes acontecimentos. Certamente diz-nos mais que Marques Mendes
Catalunha

EUA "apoiam uma Espanha forte e unida"

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, insistiu na quarta-feira que os Estados Unidos "apoiam uma Espanha forte e unida".
Catalunha

Catalunha. O dia depois da independência

Rajoy deu o primeiro passo para a ativação do Artigo 155, dando um prazo de oito dias a Puigdemont para recuar. Por outro lado, abriu a porta a uma reforma constitucional.
Catalunha

Rajoy dá cinco dias a Puigdemont para responder - como aconteceu

Carta do primeiro-ministro estabelece prazos para governo catalão reagir. Se não forem cumpridos, Artigo 155 entra em marcha. No Parlamento discutiram-se os méritos de reformar Constituição.
Catalunha

"Golo fantasma"ou "gatillazo" de Puigdemont?

As colunas de opinião dos jornais espanhóis ficaram pejadas de exclamações polémicas sobre a declaração de independência. Há metáforas sexuais, futebolísticas e muitas críticas ao líder catalão.
Catalunha

Breves mas não leves

Puigdemont não baixou a guarda. Apenas “suspendeu” o processo, o que não pressupõe uma marcha atrás. Falou em “diálogo”, o que não envolve um compromisso.
Catalunha

Independência “suspensa” expõe divisões catalãs

239
Puigdemont optou por solução "eslovena". Unionistas carregaram nas críticas e a maior surpresa foi a divisão independentista: CUP assinou declaração de independência, mas sai do parlamento para já.
Catalunha

Catalunha: certezas e incertezas

Ninguém de boa-fé ignora que uma «declaração unilateral de independência» significaria automaticamente a saída da Catalunha da UE, apesar de os líderes do «procès» terem escamoteado o facto até agora.
Catalunha

O momento da declaração da independência catalã

Ainda estaremos longe do desfecho, mas 10 de Outubro de 2017 fica como o dia em que Carles Puidgemont declarou a independência da Catalunha - e a seguir suspendeu o processo à espera de diálogo.
Catalunha

Veja a sessão do Parlamento catalão

O presidente do Governo catalão declarou a independência mas suspendeu o processo para haver diálogos. A oposição contesta. Os partidos que o apoiam estão divididos. Veja as imagens.
Catalunha

Catalunha. Atletas e independência não se misturam

101
E se houver declaração de independência da Catalunha, como fica o desporto espanhol? Só existe uma ideia em comum: quase ninguém apoia publicamente porque tem mais a perder do que a ganhar.
Catalunha

Catalunha. Independência declarada e suspensa - como aconteceu

506
O presidente do Governo regional declarou a independência, mas suspendeu o processo para que possa haver diálogo. Madrid já reagiu: "O Estado não vai ceder à chantagem".
Catalunha

Independência: o líder catalão pode ser preso?

O que acontece se Puidgemont declarar a independência? Madrid pode proibir greves e manifestações em Barcelona? E o que prevê o artigo 155º da Constituição? Cenários para a crise catalã.
Catalunha

Especial/ E depois da independência? 3 saídas para a crise

Esta terça-feira pode haver uma declaração unilateral de independência da Catalunha. Se isso acontecer, palavras como "detenção", "eleições" e "cafeína" ajudam a explicar o que aí vem.
Catalunha

Puigdemont pode declarar independência esta terça

O presidente regional da Catalunhatem vai comparecer esta terça-feira no parlamento catalão, numa sessão que poderá resultar na declaração formal e unilateral de independência.
Espanha

Não foi para isto que inventámos a democracia

334
Com o caos instalado, a Europa entregar-se-á voluntariamente à voragem dos tempos, irremediavelmente subalternizada pelos novos poderes, económicos e políticos, que se erguem a Leste. Ou a Ocidente.
Catalunha

A Catalunha dos separatistas não é Portugal

935
Uma República Catalã dominada pelo esquerdismo revolucionário, com fronteiras incertas e abarcando milhões de espanhóis contrariados, nunca seria mais um pacato Portugal na Península Ibérica.
Catalunha

20 empresas já abandonaram a Catalunha

O referendo de independência da Catalunha já levou mais de 20 empresas a transferirem a sua sede para fora da região.
Catalunha

Rajoy fará "tudo" para impedir independência

O presidente do governo espanhol reiterou que o executivo em Madrid "fará tudo o que for preciso" para impedir a declaração da independência da Catalunha.
Catalunha

Sobre a hipotética independência da Catalunha

101
Se os catalães têm o direito de querer ser independentes (e não se sabe qual é a sua real expressão), o resto da Espanha também tem o direito a se lhes opor. Ou não será assim?
Catalunha

Que é feito dos polícias enviados à Catalunha?

Foram destacados pelo governo para impedir o referendo independentista e acabaram alvo de contestação catalã. Porém, na fronteira de Aragão com a Catalunha, os "300 de Pineda" são vistos como heróis.
Catalunha

Polícia Nacional reforça segurança na Catalunha

O presidente da mais alta instância judicial catalã ordenou que seja a Polícia Nacional espanhola, em substituição dos Mossos d'Esquadra, a liderar um dispositivo de segurança reforçado do tribunal.
Catalunha

Rajoy: arsenal de leis para travar independência

135
Além do artigo 155 da Constituição, Rajoy dispõe da lei da segurança nacional e o estado de alarme, de exceção ou de sítio. Eis os instrumentos legais que Espanha prepara para travar a Catalunha.
Catalunha

Europa pede investigação à atuação policial

O comissário dos Direitos Humanos instou o ministro do Interior espanhol a levar a cabo "uma investigação rápida, independente e eficaz" sobre as denúncias contra a atuação policial na Catalunha.
Catalunha

Declaração de independência: Puigdemont avança

421
O presidente catalão, Carles Puigdemont, insistiu que aplicará "o que diz a lei" catalã do referendo, que prevê a declaração da independência após o anúncio dos resultados oficiais.
Ralis

Rali da Catalunha, Ogier fica mais perto do penta

O francês Sébastien Ogier está mais próximo de conquistar um quinto título mundial consecutivo, ao ser segundo no Rali da Catalunha, ganho pelo britânico Kris Meeke (Citroen).
Catalunha

Saída de empresas é de "extrema gravidade"

801
Carles Puigdemont, presidente da "Generalitat" da Catalunha, garante que vai encontrar formas de ganhar tempo até à declaração unilateral de independência.
Catalunha

Quase um milhão nas ruas. Ou serão 350 mil?

1.563
950 mil manifestam-se este domingo em Barcelona, segundo a organização. Guardia Urbana fala em 350 mil. Escritor Mario Vargas Llosa diz que esta é uma "conspiração golpista de Puigdemont".
Catalunha

Barcelona acolhe manifestação contra independência

Grande manifestação contra independência da Catalunha realiza-se este domingo em Barcelona, depois dos protestos no sábado terem reunido dezenas de milhares de pessoas pró e contra a autodeterminação.
Catalunha

Aguas de Barcelona e Lleida.net mudam para Madrid

134
As administrações da Sociedade General de Aguas de Barcelona (SGAB) e da Lleida.net aprovaram a mudança das sedes sociais das empresas para Madrid, na sequência da crise política na Catalunha.
Catalunha

Rajoy: "Espanha vai continuar a ser Espanha"

Ao jornal El País, Mariano Rajoy diz que "o Governo vai impedir que qualquer declaração de independência se concretize" e apela aos catalães que se afastem de "extremistas, radicais e da CUP".
Espanha

Bascos propõem criação de República Confederal

312
O coordenador geral da coligação basca EH Bildu, Arnaldo Otegi, garantiu que o independentismo de esquerdas está preparado para liderar Euskadi até à sua soberania.
Catalunha

Milhares de espanhóis nas ruas a pedir "unidade"

A inquietação sentida em Espanha desde o referendo catalão de autodeterminação na Catalunha exprime-se este sábado nas ruas espanholas, por todo o país, com manifestações pela "unidade".
Catalunha

Mais catalães a abrir contas fora da Catalunha

202
Os pedidos de abertura de contas bancárias fora da Catalunha aumentaram nos últimos dias nesta região espanhola, segundo fontes financeiras, coincidindo com a tensão política.
Catalunha

Soberanias europeias em crise

Como deve a UE posicionar-se perante as exigências de autonomia dos povos que desafiam a integridade dos Estados-Membros nos quais ela se baseia, quando a União admite o seu próprio desmembramento?
Catalunha

Fuga de bancos coloca mais pressão na Catalunha

194
Alguns dos maiores grupos económicos da Catalunha estão a trocar a região por cidades espanholas. Saídas são justificadas com a segurança jurídica, mas colocam mais pressão sobre o Governo catalão.
Catalunha

Catalunha. 90,18% votaram no sim à independência

605
O Governo catalão anunciou que o "sim" à independência obteve 90,18% dos votos no referendo de autodeterminação realizado a 1 de outubro. O "sim" ganhou com 2,044 milhões de votos.
Catalunha

Puigdemont atrasa comparência no parlamento

O chefe do governo da Catalunha pediu para comparecer no parlamento regional a 10 de outubro, atrasando em um dia as explicações à assembleia sobre os passos que conta dar depois do referendo.
Catalunha

Espanha facilita saída de empresas da Catalunha

O Conselho de Ministros do Governo espanhol aprovou um decreto-lei que facilita e acelera a tarefa às empresas que queiram mudar a sua sede social da Catalunha para outras regiões do país.
Catalunha

Governo espanhol apela a eleições na Catalunha

O Governo espanhol apelou aos catalães a dissolverem o seu parlamento e convocarem eleições para ultrapassar a crise entre Madrid e Barcelona, que ameaça declarar unilateralmente a independência.
Empresas

ClP está "apreensiva" com a situação catalã

A Confederação Empresarial de Portugal disse estar "apreensiva" com o que vai acontecer na Catalunha por Espanha ser um dos principais mercados europeus de destino de exportações portuguesas.
Catalunha

Gas Natural confirma saída da sede da Catalunha

346
O êxodo de empresas da Catalunha continua. Agora é a gigante Gas Natural que confirma a passagem da sua sede de Barcelona para Madrid.
Catalunha

Catalunha. Chefe dos Mossos sai em liberdade

Josep Lluís Trapero saiu em liberdade depois de ser ouvido por uma juíza durante uma hora. Abandonou o tribunal debaixo de aplausos de alguns separatistas e assobios de outras pessoas.
FC Barcelona

Barcelona e Iniesta assinam contrato eterno

O clube catalão anunciou esta sexta-feira que assinou um vínculo vitalício com Andrés Iniesta. O jogador fez toda a sua carreira no Barcelona e tem 639 jogos e 55 golos com a camisola blaugrana.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site