Barcelona

Catalunha

Milhares em protesto pró-referendo na Catalunha 

347
Foram detidas 14 pessoas envolvidas na organização do referendo da Catalunha. Rajoy diz que referendo é ilegal e "radicalmente antidemocrático". Há nova manifestação marcada para quinta-feira.
Futebol

Futebol. Dembelé é operado terça-feira

O jogador de 20 anos fez uma rotura num tendão e vai parar durante três a quatro meses. Dembelé chegou esta época ao Barcelona, vindo do Borussia Dortmund, e custou 105 milhões de euros.
Barcelona

A falsa vítima de Barcelona que pede dinheiro

146
Uns dias depois do atentado de Barcelona, surgiu um emocionado pedido de ajuda nas redes sociais, em que um mulher pedia dinheiro para a filha e o neto. Era tudo mentira mas ninguém sabe quem ela é.
Terrorismo

Espanha. Mentor dos atentados pode estar na Europa

Os terroristas dos ataques a Barcelona podem ter recebido ordens de líder islâmico escondido pela Europa. O mais recente cenário procura saber se os terroristas contactaram algum "cérebro" do Daesh.
Barcelona

O medo e a coragem

799
Faz sentido, aqui e agora, temer os assassinos que, em nome da sua religião, semeiam o terror por toda a Europa e não só.
Terrorismo

Barcelona. EUA confirmam alerta de atentado

Autoridades catalãs confirmaram o que antes negaram: o aviso da CIA para um eventual ataque nas Ramblas dois meses antes do atentado em Barcelona. O documento da CIA com o alerta foi divulgado.
Terrorismo

Autoridades catalãs desmentem aviso da CIA

As autoridades da Catalunha negaram que os serviços norte-americanos tenham avisado em maio sobre um atentado planeado para Barcelona. Mas admitiram ter recebido dicas.
Terrorismo

Catalunha. Feridos "críticos" descem para dois

Os 18 feridos que permanecem hospitalizados na sequência dos atentados na Catalunha, Espanha, estão a evoluir favoravelmente, e apenas dois se mantêm em estado crítico.
Terrorismo

Equipas à paisana reforçam policiamento em Madrid

A Operação Madrid visa intensificar a segurança na capital espanhola. As ruas de Madrid têm mais forças policiais, incluindo patrulhas descaracterizadas para reagir prontamente a qualquer ataque.
Terrorismo

Rajoy diz que não ouviu as vaias em Barcelona

O Presidente de Governo de Espanha, Mariano Rajoy, desvalorizou as vaias de que foi alvo juntamente com o Rei Filipe VI na manifestação contra o terrorismo em Barcelona. "Não as escutámos", disse.
Terrorismo

Mais um morto nos ataques na Catalunha

Sobe para 16 o número total dos mortos resultantes do ataque terroristas. Uma mulher alemã, de 51 anos, que tinha ficado ferida, acabou por morrer no hospital, nas últimas horas.
Barcelona

As imagens da marcha pela paz em Barcelona

A manifestação pela paz juntou 500 mil de pessoas nas ruas da Barcelona, mas ficou marcada pelas vaias a Rajoy e ao Rei Filipe VI. "As vossas políticas, os nossos mortos", lia-se em vários cartazes.
Terrorismo

Psicólogos. "Os terroristas não são psicopatas"

328
Apesar de serem objeto de lavagens cerebrais que os impelem a cometer atos terroristas, especialistas em psicologia acreditam que os autores dos atentados não são psicopatas.
Terrorismo

Vídeo inédito mostra pânico no ataque de Barcelona

O El País publicou no seu site um vídeo inédito onde ficam bem visíveis os momentos de pânico durante o atentado terrorista em Barcelona. O vídeo mostra como várias pessoas fugiram à carrinha.
Terrorismo

Barcelona sem medo, mas com vaias ao rei e a Rajoy

312
Manifestação convocada sob o lema "não temos medo" após os atentados em Barcelona juntou meio milhão de pessoas. Filipe VI participou. Um gesto inédito do rei que não foi poupado a assobios.
Barcelona

Polícia investiga cúmplices do ataque de Barcelona

Informações sobre a presença de membros da célula responsável pelos ataques na Catalunha em Zurique e em Viena levaram a polícia espanhola a investigar apoio de cúmplices noutros países europeus.
Barcelona

Barcelona. Rajoy quer todos em manifestação

Mariano Rajoy apelou à participação dos espanhóis na manifestação contra o terrorismo que se realiza este sábado em Barcelona. O primeiro-ministro espanhol deixou ainda elogios à polícia catalã.
Terrorismo

Rever código penal para combater terrorismo? "Sí"

346
Mariano Rajoy admitiu rever o código penal espanhol para combater o terrorismo, depois dos ataques em Barcelona. Além disso, afastou rumores de atrito entre Madrid e Catalunha na investigação.
Terrorismo

Catalunha. 27 feridos continuam hospitalizados

O estado de saúde de um dos feridos críticos no atentado das Ramblas está a evoluir favoravelmente, permanecendo cinco feridos em estado crítico, entre os 27 hospitalizados neste momento.
Terrorismo

Polícia belga tinha alertado Espanha para imã

Um polícia belga alertou um colega espanhol, que tinha conhecido num congresso internacional de luta contra o terrorismo, para o imã terrorista de Barcelona. Es Satty tinha fugido da Bélgica.
Barcelona

A emoção dos números e o sucesso dos terroristas

1.043
Onde os terroristas começam a ganhar por goleada é quando o Rei de Espanha e os nossos PR e PM colocam dois Estados a participar numa missa, católica, em protesto contra os atos de uma fração do Islão
Terrorismo

Barcelona. Polícia presta homenagem a pequeno Xavi

247
Xavi tinha apenas três anos. Foi uma das vítimas do atropelamento nas Ramblas, na quinta-feira. O seu pai prestou tributo à polícia catalã e as autoridades prestaram uma homenagem emotiva à criança.
Charlie Hebdo

Barcelona. Charlie Hebdo faz capa provocadora

1.018
A nova capa do jornal satírico Charlie Hebdo retrata o atentado de Barcelona, que matou 15 pessoas. A imagem e mensagem associada, "Islão, religião de paz... eterna", estão a gerar controvérsia.
Barcelona

Barcelona. Libertado segundo suspeito do atentado

385
Juiz concluiu que indícios contra Salh El Karib "não permitem estabelecer a existência de provas suficientemente sólidas para adotar uma medida mais grave excecional, como a prisão preventiva".
Barcelona

Barcelona. Reforço de agentes e obstáculos móveis

As autoridades decidiram aumentar a presença policial em Barcelona e a utilização de obstáculos móveis em zonas de grande concentração na cidade.
Barcelona

Barcelona. Um dos terroristas presos pede "perdão"

748
Mohamed Houli Chemlal ficou em prisão preventiva. Foi o único dos 4 detidos que fez revelações sobre a intenção da célula terrorista que planeou os ataques. Diante do juiz, mostrou-se arrependido.
Terrorismo

Barcelona. Sete feridos ainda em estado crítico

Dos 45 feridos hospitalizados na sequência dos atentados de Barcelona, sete ainda continuam em estado crítico. Destes feridos, 40 são vítimas do atropelamento nas Ramblas.
Barcelona

A história do nadador do minuto de silêncio

543
Fernando Álvarez diz que passou a ser um Ronaldo a nível de solicitações após o minuto de silêncio no Mundial de Masters de natação. Mas a história deste "super avô" é muito maior do que esse gesto.
Óbito

Barcelona. Marcelo e Costa assistem a funerais

382
O Presidente da República e o primeiro-ministro participaram cerimónia fúnebre da jovem portuguesa que morreu no ataque terrorista em Barcelona, e estarão presentes no funeral da avó da jovem.
Barcelona

Bélgica já alertara Espanha sobre imã

278
A comunidade muçulmana de Vilvoorde, na região flamenga junto a Bruxelas, já tinha expulsado o imã de Ripol da sua mesquita. Bélgica alertou Espanha no início de 2016 sobre aqueles receios.
Terrorismo

Descansa em paz, Ocidente

3.118
Vender princípios tem sempre um preço, como o terrorismo mostra. Vender os direitos das mulheres na Europa para agradar aos islâmicos tem um preço claro – e começa a ser pago em vidas de mulheres.
Terrorismo

Não podemos ter medo de combater o fanatismo

441
José Manuel Fernandes explica por que não podemos ter medo de combater o fanatismo e porque "só uma política de tolerância zero pode ter algum sucesso".
Barcelona

Barcelona. Um dos quatro detidos saiu em liberdade - como aconteceu

338
A Procuradoria pediu prisão para todos. A decisão do juiz foi outra: dois ficaram em prisão preventiva, um saiu em liberdade condicional e o outro continuará detido por 72 horas.
Terrorismo

Se Mandela fosse do PSD, o BE chamava-lhe racista

4.499
A novidade nos últimos tempos foi a adopção pela esquerda democrática do método comunista de difamar os adversários, primeiro com o apodo de “neo-liberais”, agora com o labéu de “racistas”.
Terrorismo

Especial/ As 100 horas da fuga de Younes Abouyaaquob

141
O principal suspeito do atentado nas Ramblas foi abatido. Esteve desaparecido três dias e matou um homem pelo caminho, enquanto os seus cúmplices faziam outro atentado. Este é o relato dessa fuga.
Barcelona

Oficial: autor do atentado foi abatido - como aconteceu

141
Younes Abouyaaquob foi abatido esta segunda nos arredores de Barcelona. Tinha um cinto de explosivos falso e gritou "Alá é Grande". A polícia procura agora um possível cúmplice.
Terrorismo

Identificada 15ª vítima mortal dos atentados

412
Pau Pérez pode ter sido raptado e esfaqueado mortalmente pelo alegado autor dos atropelamentos em La Rambla, Younes Abouyaaqoub, sendo o seu veículo utilizado por Abouyaaqoub para escapar do local.
Barcelona

Mochila na Praça da Catalunha é "falso alarme"

199
As autoridades evacuaram a Praça da Catalunha e as Ramblas, em Barcelona, por causa de uma mochila suspeita encontra na rua Pelais. Estação de metro da Praça da Catalunha também foi encerrada.
Terrorismo

"Peço perdão". A carta de despedida do jihadista

774
Em Ripol, Said era tido como "muito trabalhador" e "educado". Na quinta-feira almoçou, recebeu um telefonema de um amigo e saiu da casa onde vivia com os pais. "Disse que iria dar uma volta."
Barcelona

Barcelona. Busca por atacante alargada à Europa

156
O Governo catalão anunciou que a busca por Younes Abouyaaqoub, o homem que se acredita ser responsável pelo atropelamento de mais de 140 pessoas em Barcelona, foi alargada a toda a Europa. 
Barcelona

Coreia do Norte envia condolências a Espanha

A Coreia do Norte enviou uma mensagem de condolências ao Governo espanhol devido aos ataques ocorrido na semana passada na Catalunha.
Terrorismo

Barcelona: o terror desceu às Ramblas

A explicação para o sucedido em Barcelona está na certeza terrorista de que com um fraco investimento existe elevada probabilidade de sucesso desde que se reunam algumas condições fáceis de alcançar.
Barcelona

Barcelona. "Não o podia deixar ali no meio da rua"

10.121
Turista britânico de 44 anos está a ser apelidado de "herói" por ter ficado junto do corpo do menino australiano de 7 anos que morreu atropelado nas Ramblas, mesmo quando a polícia dizia para fugir.
Barcelona

Barcelona. Menino australiano morreu no ataque

1.460
Australiano Julian Cadman estava com a mãe nas Ramblas quando o terrorista alegadamente ainda em fuga atingiu mais de uma centena de pessoas. O governo catalão confirmou a sua morte este domingo.
Barcelona

Marcelo e Costa homenageiam vítimas nas Ramblas

1.323
Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa estiveram esta manhã em Barcelona a participar na celebração em memória das vítimas e aproveitaram para passar no local do atentado em nome do "cosmopolitismo".
Barcelona

Terroristas teriam mais de 120 botijas de gás

255
A polícia da Catalunha encontrou mais de 120 botijas de gás na residência de Alcanar que serviria de base para o planeamento dos ataques. Um suspeito ainda em fuga, mas a polícia procura três nomes.
Barcelona

O nadador que fez um minuto de silêncio sozinho

97.016
Fernando Álvarez pediu à organização da competição um minuto de silêncio pelas vítimas de Barcelona, mas o pedido foi recusado. Então, o nadador fez a homenagem sozinho, acabando por perder a prova.
Barcelona

Polícia continua à procura de principal suspeito

Polícia não confirma número de mortos em Alcanar e garante que continua à procura de Younes Abouyaaqoub, 22 anos, considerado o principal suspeito do ataque em Barcelona.
Barcelona

Representantes de mesquitas concentrados em Madrid

383
Representantes de diferentes mesquitas da Comunidade de Madrid vão assistir a uma concentração nas Portas do Sol para expressar a sua "condenação e repulsa" pelos atentados em Barcelona e Cambrils.
Barcelona

Marcelo em Barcelona para a missa pela paz

371
O Presidente viajou para Barcelona para participar numa missa pela paz, na basílica da Sagrada Família, onde irão também estar presentes os primeiros-ministros português e espanhol.
Terrorismo

O imã que pode ser o líder da célula de Barcelona

215
Abdelbaki Es Satty, que poderá ter morrido em Alcanar, é um dos elementos centrais da investigação. Terá ligações ao 11 de março e será o líder da célula terrorista e o cérebro por trás dos atentados.
Barcelona

Quem são os suspeitos dos ataques da Catalunha

Célula desmantelada ou não? Governo da Catalunha insiste que enquanto o suspeito estiver à solta não se pode falar em desmantelamento. Quem e quantos são os homens envolvidos nos ataques desta semana.
Barcelona

Barcelona. Avó e neta eram de Sintra

1.304
"Chegaram, instalaram-se, contactaram com a família e foram dar um pequeno passeio. E foram colhidas neste acidente trágico", revelou o secretário de Estado das Comunidades aos jornalistas.
Barcelona

Revelada a identidade de todos os suspeitos - como aconteceu

533
O jornal El País revelou a lista de todos os suspeitos e diz que os três fugitivos poderão, afinal, ter morrido. Jovem de 20 anos é a segunda vítima mortal portuguesa confirmada.
Terrorismo

Especial/ E se fosse cá? Mulher aos comandos e fé no SIRESP

1.404
Se houvesse um atentado em Portugal, na teoria, todos saberiam o que fazer. O comando ficaria a cargo de Helena Fazenda, com supervisão do primeiro-ministro. As comunicações seriam através do SIRESP.
Barcelona

Manifestações causam tensão em Barcelona

130
Uma manifestação de extrema-direita e uma contramanifestação de extrema-esquerda no local onde quinta-feira terminou o atentado terrorista de Barcelona obrigou à intervenção da polícia antimotim.
Terrorismo

Em caso de ataque: "Fuja, proteja-se, telefone"

599
Em Portugal, a PSP é clara: em caso de ataque, o lema é "fugir, proteger-se, telefonar". No Reino Unido também. Nos EUA, a recomendação das autoridades é outra: "fuja, proteja-se, lute".
Barcelona

Alcanar. Explosão na origem do ataque de Barcelona

118
Uma explosão por acumulação de gás em Alcanar, Catalunha, está no centro das investigações ao atentado em Barcelona. Era lá que a célula terrorista preparava um ataque de maior dimensão.
Barcelona

Barcelona. Três suspeitos abatidos, um em fuga

120
Apenas um suspeito continua em fuga, depois de fontes da investigação terem confirmado que três dos terroristas envolvidos no ataque de Barcelona foram abatidos em Cambrils.
Barcelona

Um só agente abateu quatro suspeitos em Cambrils

Terá sido um só agente da polícia catalã a abater quatro suspeitos. Está a receber apoio psicológico. A rapariga portuguesa de 20 anos desaparecida poderá estar entre as vítimas mortais
Terrorismo

Australiana sobreviveu a três atentados este verão

969
Uma jovem australiana, que diz ter sobrevivido ao ataque de Las Ramblas, em Barcelona, escapou também ilesa dos atentados da London Bridge e de Paris, de acordo com o La Vanguardia.
Barcelona

Um só agente matou quatro terroristas

16.287
O agente da polícia catalã disparou a sua arma contra os atacantes quando estes saíram do carro em Cambrils e se dirigiram a ele empunhando facas, machados, machetes, cutelos e sacholas.
Barcelona

A solução para terrorismo está no sangue de porco

2.897
Para Trump, o terrorismo de inspiração muçulmana tem uma solução: executar terroristas com balas molhadas em sangue de porco. Só há um problema: Trump baseia-se num mito que já foi rebatido.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site