Mariano Rajoy

Espanha

60% dos eleitores do PP querem saída de Rajoy

A vida não está fácil para Mariano Rajoy: segundo uma sondagem do El País, 85% dos espanhóis defendem a sua substituição, incluindo 62% dos eleitores do seu Partido Popular.
Catalunha

Rajoy pode aceitar eleição simbólica de Puigdemont

Se não houver "reconhecimento administrativo nem económico a cargo do erário público podem nomeá-lo e reconhecer-lhe quantos títulos e honras quiserem", dizem fontes governamentais ao El País.
António Costa

Costa e Rajoy num ambiente "excelente e amigável"

António Costa e Mariano Rajoy fizeram o ponto da situação das decisões tomadas na última cimeira. António Costa reiterou ainda o apoio de Portugal à candidatura de Luis de Guindos ao BCE.
Catalunha

Rajoy quer impedir investidura de Puigdemont

"Se a lei não for respeitada, então estamos na selva" e "na vida há mais coisas do que o senhor Puigdemont", disse Rajoy, que pediu ao parlamento para cumprir a lei e impedir a sua investidura.
Catalunha

Parlamento decide investidura de Puigdemont

O Parlamento da Catalunha decide esta terça-feira se mantém a investidura de Carles Puigdemont. Caso avance, desobedece ao Tribunal Constitucional espanhol.
Espanha

Ex-dirigente do PP assume financiamento ilegal

Ricardo Costa foi secretário-geral do Partido Popular em Valência e revelou em tribunal que o financiamento do partido envolvia "dinheiro negro". Também conta como funcionava o esquema de opacidade.
Espanha

Espanha não renova com três agências de rating

O governo espanhol não renovou os contratos com a Standard & Poor's, a Fitch e a Moody's. O executivo de Mariano Rajoy considera que "não é necessário trabalhar com todas".
Catalunha

Puigdemont mostra vídeo que mistura Rajoy e Hitler

155
Carles Puigdemont partilhou um vídeo onde intercala imagens Rajoy e do referendo pela independência da Catalunha com imagens de arquivo da segunda Guerra Mundial. Puigdemont nega comparação.
Catalunha

Puigdemont. Rajoy manterá intervenção na Catalunha

Mariano Rajoy fez um apelo ao “realismo e ao sentido comum” perante a tentativa de Puigdemont de voltar a ser investido como presidente do Governo catalão, quando se encontra em Bruxelas.
Espanha

"Efeito Arrimadas": Ciudadanos já é o mais votado

129
O Ciudadanos surge como o partido mais votado nas sondagens espanholas mais recentes. PP e PSOE podem ver-se obrigados a negociar com Albert Rivera para formar Governo. É o "efeito Arrimadas".
Catalunha

Madrid recorre se Puigdemont tentar investidura

108
O Governo espanhol avisou que vai recorrer caso Carles Puigdemont tentar ser investido à distancia. Madrid garante que há razões jurídicas que dizem que a investidura tem de ser presencial.
Catalunha

Novo parlamento catalão começa a 17 de janeiro

Rajoy marcou a sessão constitutiva do parlamento da Catalunha para 17 de janeiro. Primeira votação para aprovar o próximo governo acontece até dia 31. Para já, regresso de Puigdemont é incerto.
Espanha

Espanha. Rajoy vai acelerar Plano Nacional da Água

O primeiro-ministro espanhol comprometeu-se a acelerar o Plano Nacional da Água em Espanha. Mariano Rajoy quer reunir o consenso partidário nesta matéria.
Catalunha

Puigdemont desafia Rajoy a deixá-lo voltar

407
Carles Puigdemont desafiou este sábado o Governo espanhol a permitir que regresse ao país para tomar posse como presidente. Já terá acordo com o bloco independentista para liderar governo catalão.
Catalunha

UE vai "continuar a ajudar Rajoy neste golpe"?

670
O presidente do governo regional catalão destituído criticou a UE por apoiar o "golpe de Estado" tentado pelo primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, contra a sua região.
Mariano Rajoy

Rajoy com viagem a Angola prevista para 2018

O novo embaixador de Espanha em Angola disse, em Luanda, que está em preparação a deslocação a Luanda do primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, prevista para o próximo ano.
Catalunha

Puigdemont publica foto na sede do governo

Carles Puigdemont, destituído do cargo de presidente da autonomia espanhola da Catalunha, publicou no Instagram uma fotografia no interior da sede do governo, em Barcelona, com a mensagem "Bom dia".
Catalunha

Ministro. Violência na Catalunha são "fake news"

As imagens de violência no dia do referendo na Catalunha fizeram capas de jornais no mundo inteiro. Mas agora o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros diz que é tudo "fake news".
Catalunha

Artigo 155. Catalunha pede "desobediência civil"

164
A CUP quer reação rápida à bomba atómica de Mariano Rajoy e apelou esta manhã à "desobediência civil massiva" contra o artigo 155. Parlamento pode declarar independência na próxima quinta-feira.
Catalunha

Puigdemont chama parlamento para decidir resposta

243
Mariano Rajoy anunciou que irá aplicar o artigo 155 na Catalunha, destituindo o governo catalão e convocando eleições. Carles Puigdemont reagiu convocando o parlamento para decidir a resposta.
Catalunha

Catalunha. Governo e PSOE marcam eleições

O governo espanhol e o principal partido da oposição chegaram a acordo para convocar eleições na Catalunha em janeiro. O governo reúne-se no sábado em Conselho de Ministros extraordinário.
Catalunha

Rajoy fará "tudo" para impedir independência

O presidente do governo espanhol reiterou que o executivo em Madrid "fará tudo o que for preciso" para impedir a declaração da independência da Catalunha.
Catalunha

Rajoy: "Espanha vai continuar a ser Espanha"

Ao jornal El País, Mariano Rajoy diz que "o Governo vai impedir que qualquer declaração de independência se concretize" e apela aos catalães que se afastem de "extremistas, radicais e da CUP".
Catalunha

Rajoy deixa aviso para "evitar males maiores"

184
Mariano Rajoy voltou esta quinta-feira a abordar a crise da Catalunha e a possibilidade de declaração unilateral de independência. "A solução? O mais rápido regresso à legalidade", defende.
Catalunha

Rajoy recusa qualquer mediação com a Catalunha

158
Mariano Rajoy rejeita uma proposta do líder do Podemos, Pablo Iglesias, para iniciar uma mediação com o Governo da Catalunha. O presidente do Governo espanhol insiste que a condição é "inegociável".
Catalunha

Catalunha. Tudo o que já se sabe sobre o referendo

A Generalitat, o governo catalão, deu esta sexta-feira uma conferência de imprensa em que esclareceu muitas das dúvidas sobre o referendo do próximo domingo. E garantem: "os catalães vão poder votar".
Catalunha

Rajoy cancela participação em cimeira europeia

O chefe do Governo espanhol decidiu cancelar a sua participação esta semana na Cimeira Europeia de Tallin devido à situação que se vive na Catalunha.
Catalunha

Rajoy é "guardião do túmulo" de Franco

O presidente do governo autónomo catalão acusou o executivo de Madrid de ser o "guardião do túmulo" de Franco e apelou ao voto "sim" no referendo, para uma Constituição sem "militares franquistas".
Catalunha

Espanha. Interior planeia substituir os Mossos

145
O governo espanhol planeia aumentar o contingente de agentes da Policía Nacional e da Guardia Civil na Catalunha. O executivo de Rajoy tem receio de que os Mossos sejam passivos a 1 de outubro.
Mariano Rajoy

Rajoy avisa independentistas que estão a errar

O presidente do Governo espanhol acusou os independentistas catalães de estarem "a cometer um erro" e reiterou que não haverá um referendo pela independência da Catalunha a 1 de outubro.
Catalunha

"Diada". Dia da Catalunha ou da independência?

Na semana passada, a lei que aprovou o referendo no parlamento regional (onde os partidos separatistas têm maioria) foi suspensa como medida cautelar pelo Tribunal Constitucional espanhol.
Catalunha

Puigdemont volta à carga contra Rajoy e Espanha

Depois do silêncio causado pelos atentados de Barcelona, o presidente do governo regional volta a criticar o Governo de Mariano Rajoy, culpando-o pela falta de meios da polícia catalã.
Barcelona

Barcelona. Rajoy quer todos em manifestação

Mariano Rajoy apelou à participação dos espanhóis na manifestação contra o terrorismo que se realiza este sábado em Barcelona. O primeiro-ministro espanhol deixou ainda elogios à polícia catalã.
Terrorismo

Rever código penal para combater terrorismo? "Sí"

346
Mariano Rajoy admitiu rever o código penal espanhol para combater o terrorismo, depois dos ataques em Barcelona. Além disso, afastou rumores de atrito entre Madrid e Catalunha na investigação.
Espanha

“El fragmentador”

Madrid não percebeu que a união faz a força, mas não se mantém pela força, ou que o seu papel não é servir-se das autonomias, mas servi-las. Não percebeu a profundidade do problema da autonomia catalã
Espanha

Chumbada moção de censura ao Governo de Rajoy

O parlamento espanhol chumbou a moção de censura ao Governo de direita de Mariano Rajoy apresentada pela coligação de extrema-esquerda Unidos Podemos.
Espanha

Sondagem. PP vence eleições e PS volta ao 2º lugar

Mariano Rajoy perde terreno para o segundo classificado. Em plena campanha para a liderança, o PSOE recupera o segundo lugar das intenções de voto, atirando o Podemos para a terceira posição.
PSOE

Sánchez admite apresentar moção de censura a Rajoy

Ex-líder do PSOE admite apresentar uma moção de censura contra Rajoy, caso seja eleito nas primárias de 21 de maio. Garante, porém, que não o fará a curto prazo. Quer um PSOE "virado à esquerda".
Espanha

Vá lá PSOE, juntos Podemos

111
Pablo Iglésias, secretário-geral do Podemos, enviou uma carta a Javier Fernández, líder da Comissão de Gestão do PSOE, para tentar reunir forças para fazer avançar a moção de censura contra o PP.
Mariano Rajoy

Mariano Rajoy visita o Brasil em abril

Mariano Rajoy vai fazer uma visita oficial ao Brasil nos dias 24 e 25 de abril, anunciou o porta-voz do executivo brasileiro Alexandre Parola.
Mariano Rajoy

Rajoy critica Podemos, com alusão a touradas

Sem mencionar nomes, restam poucas dúvidas a quem se destinavam as ironias de Rajoy no congresso dos Populares espanhóis: ao Podemos, que também está reunido em congresso numa praça de touros.
Presidente Trump

Trump promete "cooperação estreita" com Rajoy

Donald Trump, durante uma conversa ao telefone com Rajoy, prometeu manter uma "cooperação estreita" com o Governo espanhol e pediu que Espanha partilhe "o fardo do gasto em defesa" da NATO.
António Guterres

Guterres em Madrid para receber "honoris causa"

António Guterres vai receber, em Madrid, o título de doutor "honoris causa" da Universidade Europeia pela forma como liderou durante 10 anos o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
Espanha

Rajoy convoca eleições se Orçamento for chumbado

Se o Congresso chumbar o Orçamento do Estado para 2017, Rajoy pode convocar novas eleições, avançam fontes do governo ao El Mundo. O PP quer garantir as metas do défice impostas por Bruxelas.
Mariano Rajoy

Governo espanhol. Rajoy aposta na continuidade

O primeiro-ministro espanhol já fechou o elenco ministerial. Rajoy leva para o Governo cinco mulheres e oito homens, num Governo minoritário de continuidade e com muito peso político.
Mariano Rajoy

Rajoy apresenta composição do Governo minoritário

Rajoy vai dar a conhecer, esta quinta-feira, a composição do seu executivo, que é apoiado apenas pelo grupo do PP. Admitiu ainda a possibilidade de colaboração com PSOE e centro (Cidadãos).
Espanha

Rajoy deverá ser eleito presidente do Governo hoje

Conservador Mariano Rajoy deverá ser eleito presidente do Governo espanhol este sábado com a abstenção dos deputados do PSOE, depois de ter perdido uma primeira votação.
PSOE

PSOE. Ex-líder não revela se irá abster-se

O ex-secretário-geral do PSOE indicou que irá votar "não" na primeira votação de investidura de Mariano Rajoy, mas não revelou se irá respeitar a disciplina de voto e abster-se na segunda votação.
Eleições Espanha 2016

Filipe VI anuncia ronda de consultas com partidos

Filipe VI vai ouvir os partidos a 24 e 25 de outubro, para escolher quem indigita para formar Governo. Depois, é preciso aprovação do parlamento. Em crise interna, socialistas ainda não se decidiram.
Mariano Rajoy

Mariano Rajoy estende a mão a socialistas do PSOE

"Não vou colocar qualquer condição para uma investidura". Mariano Rajoy descarta a especulação de que poderia querer terceiras eleições ou colocar condições ao PSOE.
Joan Miró

Costa e Rajoy na estreia da exposição de Miró

O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, estará com o primeiro-ministro, António Costa, na sexta-feira, na inauguração de uma exposição com obras do pintor catalão Joan Miró.
G20

Rajoy diz que populismo prejudica economia

107
O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, alertou na cimeira do G20 que os populismos são os grandes inimigos das reformas estruturais e do progresso.
Eleições Espanha 2016

Como Rajoy falhou investidura. Eleições no Natal?

114
Mariano Rajoy voltou a não passar na segunda votação no Congresso dos Deputados, confirmando o impasse político que Espanha vive desde as eleições de dezembro de 2015. Poderá haver eleições no Natal.
Eleições Espanha 2016

Mariano Rajoy acaba de ser chumbado - como aconteceu

Espanha continua sem governo, depois do chumbo de mais uma tentativa do PP em formar governo. Agora, se a oposição não conseguir fazer uma coligação, haverá novas eleições
Eleições Espanha 2016

Parlamento espanhol chumba Governo de Rajoy - como aconteceu

113
Mais de dois meses depois das eleições, Mariano Rajoy levou a sua solução de Governo a votos no parlamento, depois de ter discursado na véspera. Voto contra dos socialistas chumbaram-no.
Eleições Espanha 2016

Ao 255º dia, Rajoy disse que é a única alternativa

Mariano Rajoy fez a sua proposta de Governo esta terça-feira, sabendo de antemão que deverá ser chumbada. Defendeu um Governo "estável e duradouro", por oposição a solução de "radical e ineficaz".
Explicador

Explicador/ Porque é que Espanha ainda não tem governo?

O parlamento espanhol começa a debater hoje um novo Governo de Mariano Rajoy. As votações, na 4ª e na 6ª-feira, deverão chumbá-lo. Já se fala em terceiras eleições — que poderão ser no dia de Natal.
Política

PSOE garante que irá chumbar orçamentos de Rajoy

276
Mesmo sob a ameaça de um terceiro ato eleitoral para 25 de dezembro, dia de Natal, o PSOE não desarma. Pedro Sánchez garante que não irá viabilizar orçamentos de Mariano Rajoy.
Eleições Espanha 2016

Rivera define seis condições para dar "ok" a Rajoy

O líder do Ciudadanos admite apoiar um eventual Governo de Rajoy, assim o PP aceite dar um sinal inequívoco na luta contra a corrupção. "Sim" de Rivera e abstenção do PSOE desbloquearia a situação.
Eleições Espanha 2016

Rajoy ameaça com terceiras eleições

300
Pedro Sánchez recusou a proposta de Rajoy, que precisa do seu apoio e do de Alberto Rivera para formar governo. O atual líder do governo ameaça com novas eleições, se Sánchez recusar.
Espanha

Ana Pastor, do PP, eleita presidente do Parlamento

A ex-ministra de Mariano Rajoy foi esta terça-feira eleita presidente do Congresso de Deputados, superando o candidato socialista Patxi López graças ao apoio do partido Ciudadanos.
Eleições Espanha 2016

Rajoy pede acordo de mínimos para formar governo

O líder do PP defende um acordo rápido para um governo que assegure os mínimos: uma proposta de Orçamento do Estado para 2017 e o cumprimento dos compromissos europeus.
Eleições Espanha 2016

Rajoy quer negociar com PSOE mas tem outras opções

Segundo a número dois de Rajoy, o Presidente do Governo em funções está disposto a "falar com todos os grupos políticos" e quer que as negociações sejam feitas de forma "discreta".

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site