Eurostat

Economia

Eurostat confirma défice de 2% do PIB em 2016

O Eurostat confirmou esta segunda-feira que o défice orçamental de Portugal ficou, em 2016, em 2% do PIB, enquanto a dívida pública (130,1% do PIB) continua a ser a terceira maior da União Europeia.
União Europeia

Produção no setor da construção subiu na zona euro

A produção no setor da construção aumentou, em agosto e face ao mês homólogo de 2016, 1,6% na zona euro e 3,1% na União Europeia, segundo o Eurostat.
Economia

Taxa de inflação anual estável na zona euro

A taxa de inflação anual estabilizou nos 1,5%, em setembro, na zona euro e subiu para os 1,8% na União Europeia, face a agosto, divulga esta terça-feira o Eurostat.
Eurostat

Taxa de poupança na zona euro fixa-se nos 12,1%

A taxa de poupança das famílias na zona euro fixou-se, no segundo trimestre do ano, nos 12,1%, abaixo dos 12,3% homólogos, mas acima dos 12,0% do trimestre anterior, segundo estimativa do Eurostat.
Zona Euro

Inflação anual estável nos 1,5% em setembro

A taxa de inflação anual manteve-se estável nos 1,5%, em setembro e face a agosto, na zona euro, segundo uma estimativa rápida divulgada esta sexta-feira pelo Eurostat.
Emprego

UE. Portugal com 2º maior crescimento do emprego

A taxa de emprego aumentou, no segundo trimestre e em termos homólogos, 1,6% na zona euro e 1,5% na União Europeia, com Portugal a registar a segunda maior subida (3,6%) entre os 28.
Economia

UE. Crescimento acelera no 2º trimestre

O crescimento da economia acelerou quer na zona euro quer na União Europeia entre abril e junho, em termos homólogos e face ao primeiro trimestre, com Portugal a registar a menor subida mensal.
Zona Euro

PIB da zona euro cresce no segundo trimestre

O PIB da zona euro cresceu 2,1% no segundo trimestre relativamente ao mesmo período do ano passado, segundo uma estimativa rápida da Eurostat.
Eurostat

Taxa de desemprego volta a recuar na Europa

Desemprego voltou a baixar, em junho, nas médias da zona euro e da União Europeia, segundo o Eurostat. O país a registar menor taxa de desemprego entre as pessoas com menos de 25 anos foi a Alemanha.
Eurostat

Portugal com 3.ª maior dívida pública da UE

A dívida pública recuou, em termos homólogos, na zona euro e na União Europeia, no primeiro trimestre, tendo Portugal registado a terceira maior dos 28.
Eurostat

Eurostat decide em setembro sobre impacto da Caixa

O Eurostat só vai decidir em setembro se exclui a recapitalização da CGD do cálculo do défice para Portugal. No primeiro trimestre, esse valor ficou nos 0,5% do PIB.
Eurostat

Preços das casas sobem acima da média da UE

Os preços das casas aumentaram 4% na zona euro e 4,5% na União Europeia no primeiro trimestre deste ano, face ao homólogo, com Portugal a registar uma subida acima de ambas as médias.
Eurostat

Excedente da balança comercial da UE recua

O excedente da balança comercial externa de bens na zona euro recuou, em maio, para os 21,4 mil milhões de euros, face aos 23,4 mil milhões homólogos.
Eurostat

Portugal com 2.ª natalidade mais baixa da UE

Portugal registou no ano passado a segunda taxa de natalidade mais baixa entre os 28 Estados-membros da União Europeia e foi um dos países cuja população diminuiu.
Eurostat

Taxa de emprego sobe na zona euro

A taxa de emprego aumentou, no primeiro trimestre e face ao homólogo, 1,5% na zona euro e 1,4% na União Europeia, com Portugal a registar a quarta maior subida (3,3%) entre os Estados-membros.
Eurostat

Eurostat. Portugal com terceira maior subida na UE

As vendas a retalho na zona euro aumentaram, em abril, 0,1% face a março, e 2,5% em termos homólogos, com Portugal a registar a terceira subida em cadeia da União Europeia (UE), divulga o Eurostat.
Produção Industrial

Produção industrial com subidas de mais de 4%

Os preços na produção industrial aumentaram 4,3% na zona euro e 4,8% na União Europeia em março e na comparação homóloga, segundo divulga esta sexta-feira o Eurostat.
Eurostat

UE. Produção industrial cresce em março

A produção industrial cresceu em março 1,9% na zona euro e 2,4% na União Europeia, divulga o Eurostat num boletim em que os dados para Portugal estão referidos como "confidenciais".
Crise dos Refugiados

Menos pedidos de asilo de menores na UE em 2016

O número de menores não acompanhados que apresentaram pedidos de asilo na União Europeia reduziu-se em quase um terço, para os 63.290, de 2015 para 2016, divulga o Eurostat.
Eurostat

Retalho. Portugal com maior queda da UE nas vendas

As vendas do comércio de retalho aumentaram, em março, 0,3% na zona euro e recuaram 0,2% na União Europeia (UE), face a fevereiro, com Portugal a registar a maior quebra, segundo o Eurostat.
Eurostat

Emissões CO2. Portugal teve terceira maior redução

Portugal registou a terceira maior descida das emissões de dióxido de carbono (CO2) provenientes da combustão de combustíveis fósseis, acima da média da União Europeia.
Economia

Zona euro. Economia cresce 1,7% no 1º trimestre

As economias da zona euro e da União Europeia cresceram, respetivamente, 1,7% e 1,9% no primeiro trimestre do ano face ao mesmo período de 2016, segundo uma estimativa divulgada pelo Eurostat.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo otimista com descida da taxa de desemprego

Marcelo Rebelo de Sousa reage com otimismo à descida da taxa de desemprego, divulgada pelo Eurostat. Para Marcelo, "parece confirmar-se o crescimento económico" e a criação de emprego em Portugal.
União Europeia

Menos Eurostat e mais filosofia política

Rui Ramos discute a necessidade de a União Europeia recuperar o seu sentido político. E dá a receita: menos Eurostat e mais filosofia política.
Eurostat

Portugal com 2ª maior queda da taxa de desemprego

1.197
Só em Espanha o desemprego caiu mais entre fevereiro de 2016 e fevereiro de 2017. Taxa em Portugal desceu de 12,2% para 10%, segundo o Eurostat. Ainda assim, é a quarta maior taxa da zona euro.
Eurostat

UE. Pedidos de asilo recuaram em 2016

Em 2016, o número de pedidos de asilo apresentados pela primeira vez na União Europeia (UE) foi de 1.204.280, um recuo de 4% face a 2015 (1.257.030), divulgou esta quinta-feira o Eurostat.
Casas

Portugal regista 4ª maior subida no preço de casas

O preço das habitações aumentou 3,5% na zona euro e 4,3% na União Europeia no terceiro trimestre de 2016, em relação ao mesmo período de 2015, com Portugal a registar a maior subida.
Eurostat

Poupança das famílias na zona euro sobe

A taxa de poupança das famílias na zona euro subiu para os 12,6% no terceiro trimestre, face ao mesmo período do ano anterior, divulgou o Eurostat.
Eurostat

Desemprego caiu para 9,8% na Zona Euro

A taxa de desemprego na zona euro em novembro foi de 9,8%, um valor estável face a outubro, mas abaixo dos 10,5% homólogos, divulgou o Eurostat.
Eurostat

Excedente da zona euro sobe para 28,4 mil milhões

O excedente da zona euro subiu em outubro para os 28,4 mil milhões de euros, em comparação aos 24 mil milhões registados no mesmo mês de 2015.
Eurostat

Zona Euro. Produção no setor da construção cresce

A produção no setor da construção na zona euro aumentou 2,2% em outubro face ao mesmo mês de 2015 e 0,8% na comparação com setembro, divulgou o Eurostat.
Eurostat

Portugal com menor taxa de empregos disponíveis

A taxa de empregos disponíveis na zona euro estabeleceu-se nos 1,6% no terceiro trimestre, abaixo do anterior mas acima do período homólogo de 2015, tendo Portugal registado a mais baixa (0,7%).
Eurostat

Produção industrial cresce em outubro na zona euro

A produção industrial aumentou em outubro 0,6% face ao mesmo mês de 2015 mas recuou 0,1% na comparação com setembro, segundo o Eurostat.
Emprego

Portugal com maior subida em cadeia do emprego

305
A taxa de emprego na zona euro cresceu, no terceiro trimestre, 1,2% face ao homólogo e 0,2% na comparação com o trimestre anterior, com Portugal a registar a maior subida em cadeia (1,3%).
Salários

Portugal tem maior disparidade entre salários

246
Portugal é o Estado-membro da União Europeia com maior disparidade entre os salários brutos mais altos e o salário médio (2,8), segundo dados de 2014 divulgados pelo Eurostat.
Eurostat

Desemprego recua na zona euro para novo mínimo

A taxa de desemprego na zona euro baixou para os 9,8% em outubro, registando um novo mínimo desde julho de 2009, segundo o Eurostat. Em Portugal, a taxa de desemprego foi de 10,8%.
Construção

Produção na construção recua em setembro

Portugal registou a terceira maior descida (-2,2%) da produção no setor da construção em setembro, face a agosto, indicador que recuou também na zona euro (-0,9%).
Eurostat

Preços sobem 0,5% na zona euro em outubro

A taxa de inflação homóloga foi, em outubro, de 0,5% na zona euro, valor que compara com os 1.0% do mesmo mês de 2015 e com os 0,4% de setembro, divulgou esta quinta-feira o Eurostat.
Eurostat

Dívida cresce e mantém-se a 3.ª maior da UE

A dívida pública de Portugal agravou-se para 131,7% do PIB no segundo trimestre do ano, continuando a ser a terceira maior da União Europeia (UE), depois da Grécia e de Itália, revela o Eurostat.
Eurostat

Quase um em cinco em risco de privação material

Quase um em cada cinco portugueses estava, em 2015, em risco de privação material. Os rendimentos anuais das famílias em risco aumentaram para os 8.435.
Eurostat

Vendas a retalho sobem na zona euro e na UE

O volume das vendas a retalho aumentou, em agosto, na zona euro e na União Europeia face ao mesmo mês do ano passado mas recuou na comparação com julho, segundo o Eurostat.
Zona Euro

Produção no setor da construção cresce 3,1%

A produção no setor da construção aumentou 3,1% na zona euro em julho face ao mesmo mês de 2015 e 1,8% na comparação com junho, divulga hoje o Eurostat.
Zona Euro

Zona Euro. Excedente comercial desce

O comércio internacional de bens na zona euro registou um excedente de 25,3 mil milhões de euros em julho, contra os 31,1 mil milhões de euros registados no período homólogo de 2015.
Eurostat

Desemprego na zona euro e UE regista novos mínimos

A taxa de desemprego na zona euro baixou, em julho, para 10,1% e a da União Europeia para 8,6%, a mais baixa desde março de 2009. Grécia e Espanha têm as taxas mais altas dos 28 Estados-membros.
Eurostat

Um em cada cinco desempregados voltou a trabalhar

Em Portugal, 20,2% das pessoas que estavam sem emprego no quarto trimestre de 2015 reentraram no mercado de trabalho entre janeiro e março, acima da média europeia (15,4%), segundo dados do Eurostat.
Desemprego

Desemprego na zona euro estabiliza acima de 10%

A taxa de desemprego na zona euro manteve-se estável em junho face ao mês anterior, nos 10,1%, respetivamente, permanecendo assim nos valores mais baixos dos últimos anos.
Eurostat

Zona euro abranda. Economia cresceu 0,3% até junho

Primeira estimativa do Eurostat para o crescimento na zona euro no segundo trimestre: O PIB do bloco desacelerou para um crescimento de 0,3%, metade do crescimento de 0,6% no trimestre anterior.
Construção

Produção na construção cai na zona euro

A produção no setor da construção em maio baixou 9,8% na comparação com abril. Nos estados-membros da União Europeia, o recuo foi 1,1%, na comparação homóloga.
Produção Industrial

Produção industrial portuguesa em queda

Portugal registou a segunda maior queda na produção industrial da UE, em maio,relativamente ao mês de abril, e a terceira maior em relação a maio de 2015, de acordo com dados do Eurostat.
Eurostat

Preços voltam a subir na zona euro, diz o Eurostat

A taxa de inflação homóloga da zona euro regressou em junho a valores positivos, de 0,1%, depois de dois meses de queda de preços, segundo uma estimativa rápida do Eurostat.
Eurostat

Portugal é 3º produtor de tomate na União Europeia

Portugal foi o terceiro maior produtor de tomate na União Europeia em 2015, depois de Itália e Espanha.
Economia

Emprego sobe na Europa mas estagna em Portugal

739
Boas notícias para a criação de emprego na zona euro, com uma subida de 0,3% no primeiro trimestre. Contudo, as notícias não são tão positivas para Portugal -- a criação de emprego foi nula.
Economia

Zona euro cresceu três vezes mais do que Portugal

1.222
Economia da zona euro cresceu 0,6% no primeiro trimestre, um valor que compara com a taxa de crescimento de 0,2% em Portugal no mesmo período. Investimento está a acelerar (na zona euro).
Eurostat

Portugal com maior quebra nas vendas a retalho

214
As vendas a retalho cresceram, em março, na zona euro na comparação homóloga, mas caíram face a fevereiro, com Portugal a liderar as quebras na variação em cadeia, segundo o Eurostat.
Eurostat

Preços caem 0,2% na zona euro em abril

A taxa de inflação homóloga na zona euro situou-se nos -0,2% em abril, face aos 0,0% de março, segundo uma estimativa hoje divulgada pelo Eurostat.
Eurostat

Economia da zona euro cresce 1,6% no 1.º trimestre

A economia da zona euro cresceu 1,6% e a da União Europeia (UE) 1,7% no primeiro trimestre do ano, face ao período homólogo de 2015, segundo uma estimativa do Eurostat.
Execução Orçamental

Défices para todos os gostos. Com e sem Banif

Muito. Pouco. Mais ou menos. É a questão fundamental para se perceber o ponto de partida da execução orçamental deste ano. Os socialistas dizem que foi mais de 3%, a direita garante que foi menos.
Europa

Taxa de emprego na UE sobe para 70,1%

A taxa de emprego na população entre os 20 e os 64 anos na UE estabeleceu-se nos 70,1% em 2015, acima dos 69,2% do ano anterior, estando Portugal ligeiramente abaixo da média europeia (69,1%), segundo o Eurostat.
Finanças Públicas

Eurostat publica dados finais do défice de 2015

Gabinete oficial de estatísticas divulga hoje os dados orçamentais finais e validados para 2015, um dos elementos que a Comissão Europeia aguarda para tomar uma decisão sobre o PDE a Portugal.
Eurostat

Produção na construção sobe 6% na zona euro

A produção no setor da construção aumentou, em janeiro, 6,0% na zona euro e 4,4% no conjunto da União Europeia (UE), face ao mesmo mês de 2015, divulga hoje o Eurostat.
Saúde da Mulher

Portugal: o país que menos consegue fazer bebés

Portugal foi o país da União Europeia (UE) com a taxa de fertilidade mais baixa em 2014, de 1,23 bebés por mulher, e foi também o Estado-membro que registou a maior queda de nascimentos desde 2001 e 2014, revela o Eurostat.
Eurostat

Zona euro cresce 1,6% no último trimestre de 2015

A economia da zona euro cresceu 1,6% e a da União Europeia 1,8% no quarto trimestre de 2015, face ao período homólogo de 2014, segundo uma estimativa do Eurostat.
Inflação

Preços sobem 0,3% na zona euro em janeiro

Taxa de inflação homóloga da zona euro fixou-se em 0,3% em janeiro, uma subida dos preços face aos -0,6% do mesmo mês do ano passado, segundo o Eurostat.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site