Fome

Igreja Católica

Angola. Bispos pedem "pluralidade" ao Governo

Os bispos angolanos exortaram o novo Governo angolano a "não ter medo do contraditório" e pediram pluralidade informativa". Os bispos dizem-se preocupados com a fome e a falta de medicamentos no país.
Guiné-Bissau

Guiné. PM diz que vão ultrapassar impasse político

O primeiro-ministro guineense disse que o país está a evoluir, que não há violência nas ruas e que é necessário trabalhar com a ONU para atingir os restantes objetivos.
Fome

ONU. Evitar a fome custa 1,5 mil milhões de euros

António Guterres diz que a ONU precisa de 1,5 mil milhões de euros para evitar fome em quatro países. O secretário-geral da ONU reconhece que "o financiamento não tem acompanhado as necessidades".
Fome

Como está o menino faminto do Iémen um ano depois?

430
Em 2016, a história de Saleem chocou o mundo e alertou para o terror da guerra civil no Iémen e as suas consequências para a população. Agora, um ano depois, a BBC descobriu o menino.
Moçambique

"É possível acabar com a fome em Moçambique"

134
Sete milhões de moçambicanos vivem com a fome à espreita, mas a diretora do Programa Mundial de Alimentação, em Moçambique, Karin Manente, acredita que é possível acabar com a fome no país até 2030.
Fome

ONU. Fome aumentou depois de dez anos a descer

Depois de mais de dez anos a descer, a ONU anunciou esta sexta-feira que a fome mundial voltou a aumentar. Os principais motivos são os conflitos violentos e os desastres climáticos.
Nações Unidas

Mundo enfrenta maior crise humanitária em 70 anos

142
O diretor do Programa Alimentar Mundial alertou para a maior crise humanitária em 70 anos, com mais de 20 milhões de pessoas no Iémen, Somália, Sudão do Sul e Nigéria em risco de fome.
Inovação

Cientistas criam proteína a partir de eletricidade

307
Eletricidade, água, dióxido de carbono e micróbios: esta é a nova receita para combater a fome mundial. Criada por investigadores finlandeses, a nova fórmula traz vantagens económicas e ambientais.
Venezuela

Venezuela. Oposição convoca "marcha contra a fome"

A oposição venezuelana convocou uma "marcha contra a fome" para este sábado. Henrique Capriles diz que a escassez de alimentos é um dos principais problemas do país.
Banco Alimentar Contra a Fome

Jonet apela a doação de alimentos pela internet

519
A presidente dos Bancos Alimentares Contra a Fome, Isabel Jonet, apelou aos portugueses para contribuírem na internet, caso não o possam fazer fisicamente, na recolha de alimentos.
Banco Alimentar Contra a Fome

Arranca Banco Alimentar com 40 mil voluntários

624
Mais de 40 mil voluntários do Banco Alimentar contra a Fome vão recolher alimentos em superfícies comerciais de todo o país este fim de semana. Destinam-se a apoiar 420 mil pessoas carenciadas.
Desperdício Alimentar

Denúncia contra supermercados que destroem comida

164
O especialista em redução do desperdício alimentar incentivou esta quinta-feira a denúncia dos supermercados que destroem comida que sobra, impedindo o seu aproveitamento.
Fome

Bielorrússia. Fome extrema denunciada em orfanatos

636
Imagens de crianças extremamente magras estão a chocar a Bielorrússia. Uma revista online refere que uma jovem de 20 anos pesava 11,5 quilos.
África

África. ONU alerta para risco de mortos "em massa"

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) alertou para o risco de mortos "em massa" devido à fome no Corno de África, na Nigéria e no Iémen.
Fome

Mais de 100 milhões de pessoas ameaçadas pela fome

Uma combinação de preços recorde, conflitos e condições climatéricas adversas em 2016 fez subir para 108 milhões o número de pessoas ameaçadas de fome no mundo.
Cruz Vermelha

Cruz Vermelha: 12,8 milhões contra fome na Etiópia

A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC) pediu 12,8 milhões de euros para ajudar nos próximos nove meses 320.000 pessoas em risco de fome devido à seca na Etiópia.
Venezuela

Venezuela. Famílias têm de procurar comida no lixo

139
A Fundação AIS alertou para a situação "cada vez mais difícil" na Venezuela, onde 82% da população vive na pobreza e algumas famílias têm de procurar comida no lixo para conseguirem sobreviver.
Somália

Fome na Somália mata 110 pessoas nos últimos dias

199
O primeiro-ministro da Somália, Hassan Ali Khaire, revelou que 110 pessoas morreram de fome nas últimas 48 horas numa única região do país, onde uma grave seca afeta milhões de pessoas.
Fome

Fome ameaça 37 países no Mundo

A fome ameaça 37 países que dependem da ajuda alimentar externa devido aos conflitos e à seca, apesar de abundarem as colheitas a nível mundial, indica relatório da ONU.
Fome

Projeto brasileiro com "êxitos" no combate à fome

Iniciativa brasileira Fome Zero inspirou várias agências da ONU e outros países no combate à fome. "Foi uma fonte de inspiração muito importante", disse representante das Nações Unidas em Portugal.
Pobreza

O factor humano

391
Se o bater de asas de uma borboleta pode desencadear um tufão a milhares de quilómetros de distância, imagine, caro leitor, o que um gesto de boa vontade seu pode fazer em prol da Humanidade.
Nações Unidas

75 mil crianças podem morrer de fome na Nigéria

A ONU estima que cerca de 400 mil crianças precisam de assistência e 75 mil crianças possam morrer de fome nos próximos meses, à medida que a crise humanitária na Nigéria se alastra.
Iémen

Saida, de 18 anos, o rosto da fome no Iémen

961
O Iémen é um dos países menos desenvolvidos do mundo e a guerra que começou em 2015 está a deixar milhares de pessoas desnutridas. Saida Ahmad Baghili é um dos rostos dessa fome.
Timor-Leste

Combate à fome: Timor-Leste é segundo pior da Ásia

185
Timor-Leste é o segundo país da Ásia e o oitavo do planeta com mais problemas de fome, apesar de nos últimos três anos ter registado melhorias, segundo um relatório divulgado hoje.
Nicolás Maduro

Como Maduro quer resolver a fome na Venezuela

924
A Venezuela enfrenta uma grave crise económica e social e há cada vez mais pessoas a passarem fome. Face à situação trágica do país, Nicolás Maduro teve que tomar medidas. Veja quais.
Guerra

Fome afeta 56 milhões em 17 países em conflito

Mais de 56 milhões de pessoas de 17 países afetados por conflitos internos, como a Guiné-Bissau, estão numa situação de crise ou emergência alimentar, segundo duas agências das Nações Unidas.
Fome

Seca em África põe milhões em risco de fome

A África Austral vive atualmente a pior seca dos últimos 35 anos devido ao fenómeno climático El Niño. Em Angola, 1,25 milhões de pessoas estão em risco, mas está longe de ser o país mais afetado.
Justiça

"Tenho fome. Mas não tenho as minhas filhas"

487
Ana está em greve de fome há nove dias. A custódia das duas filhas foi entregue ao pai, condenado por violência doméstica, e a mulher de 34 anos culpa a juíza e a Segurança Social.
Bolívia

Bill Gates doa galinhas à Bolívia. País rejeita

170
Bill Gates está a oferecer 100.000 galinhas a diversos países com populações em situação de pobreza. Mas o donativo não foi bem recebido na Bolívia: o Governo rejeitou-o, considerando-o "ofensivo".
Banco Alimentar Contra a Fome

1.921 toneladas para o Banco Alimentar

O Banco Alimentar Contra a Fome recolheu 1.921 toneladas de géneros alimentares durante o fim de semana, numa campanha que envolveu 2.015 superfícies comerciais e mais de 40 mil voluntários.
UNICEF

Sobreviver ao El Niño

Perante as diversas situações derivadas dos os efeitos intensos do El Niño e que requerem simultaneamente ajuda de emergência, evitar uma tragédia na África Oriental e Austral deve ser uma prioridade.
Mundo

Especial/ Desperdício alimentar. Quando o lixo não é lixo

412
Em Portugal desperdiça-se cerca de um milhão de toneladas de alimentos por ano. O Observador foi saber quem anda a combater esta realidade pelo mundo, o que acontece por cá e o que cada um pode fazer.
UNICEF

África.Um milhão de crianças com desnutrição grave

Quase um milhão de crianças na África Oriental e Austral sofre de "desnutrição aguda grave" depois de dois anos de seca, alertou hoje a UNICEF.
Conflito na Síria

Síria aprova ajuda humanitária em 7 zonas sitiadas

O Governo sírio aprovou a entrada de ajuda humanitária em sete áreas sitiadas no país, anunciou a ONU, que já está a preparar a ajuda que deve ser distribuída às populações.
Mundo

40 000 pessoas deixadas a morrer à fome no Sudão 

Pelo menos 40 000 pessoas estão a ser deixadas a morrer à fome nas zonas de guerra do Sudão do Sul, alerta relatório das Nações Unidas, num apelo às forças rivais para que deixem entrar ajuda.
Conflito na Síria

A fome invade a cidade síria de Deir al-Zor

A cidade síria de Deir al-Zor vive atualmente cercada pelo Estado Islâmico. Um vídeo mostra como a fome começa a assolar a cidade (artigo com conteúdo sensível).
Conflito na Síria

Regime sírio autoriza acesso humanitário a Madaya

O regime sírio autorizou o envio de ajuda humanitária pela ONU para a cidade rebelde de Madaya, perto de Damasco, cercada pelo exército, onde 42.000 pessoas permanecem sem recursos alimentares.
Angola

UNITA pede estado de "calamidade nacional"

A UNITA defende que o Governo angolano deve decretar o "estado de emergência e calamidade nacional" no sul, face à seca e fome que atingem algumas províncias.
Solidariedade

Banco Alimentar: 2.270 toneladas de alimentos

O Banco Alimentar Contra a Fome recolheu 2.270 toneladas de alimentos durante a campanha realizada no fim de semana, valor abaixo das 2.650 toneladas angariadas na última campanha.
Fome

Fome no mundo em desenvolvimento diminuiu 27%

A luta contra a fome no mundo registou "progressos significativos" nos últimos 15 anos, com uma redução global de 27% e o Brasil a constituir-se como o que mais diminuiu a subnutrição entre os 128 países analisados num estudo.
Fome

Porque é que fica mal-humorado quando tem fome?

1.763
Gabriel o Pensador já cantava: “cara feia… pra mim é fome, e cara alegre é a cara de quem come”. E o cantor brasileiro não podia estar mais perto da verdade.
Fome

Erradicar a fome até 2030? 239 mil milhões por ano

Para erradicar a fome no mundo até 2030 é necessário um investimento de 239 mil milhões anuais durante os próximos 15 anos, indica a organização da ONU para a Alimentação e Agricultura.
São Tomé e Príncipe

Presos nas roças, presos na pobreza

515
As roças abandonadas e reutilizadas por muitas famílias em São Tomé e Príncipe ainda escondem ciclos de pobreza. Ex-colónia portuguesa celebra 40 anos de independência, a 12 de julho.
Organização Mundial de Saúde

Há mais jovens com fome em casa

340
O número de jovens que afirma sentir fome por não ter comida em casa aumentou em 2014, segundo um estudo que revela ainda que quase todos apresentam algum tipo de problema nutricional.
Pobreza

Se for às compras, leve um saco do Banco Alimentar

Mais de 42 mil voluntários participam hoje e domingo na campanha nacional de recolha de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome destinada a apoiar mais de 400 mil portugueses carenciados.
Bolívia

ONU procura parceiros contra a fome na Bolívia

Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA) enfrenta uma carência de fundos para financiar as suas estratégias de luta contra a fome na Bolívia, pelo que procura parceiros para cooperar.
Hollywood

Paltrow e o nada bem sucedido "turismo de pobreza"

A atriz tentou viver à base de senhas alimentares durante uma semana, como parte de um desafio proposto pelo Banco Alimentar de Nova Iorque. A iniciativa não correu bem e a Internet zangou-se.
Fome

ONU pede 111 milhões de ajuda para Coreia do Norte

As Nações Unidas lançaram quarta-feira um apelo para a recolha de fundos no valor de 111 milhões de dólares para ajudar 70% da população da Coreia do Norte, ameaçada de má nutrição.
Conflito na Ucrânia

Cinco milhões de pessoas precisam de ajuda

Cerca de cinco milhões de pessoas precisam de ajuda humanitária devido ao conflito no leste da Ucrânia, alertou a ONU, referindo que se trata de "uma situação muito sombria".
Fome

ONU pede 2 milhões para o Sudão do Sul

Nações Unidas apelaram a doações de 1,8 mil milhões de dólares (1,5 mil milhões de euros) para ajudar mais de 2,5 milhões de sul-sudaneses ameaçados pela fome no país.
Rússia

Deputado russo propõe que pessoas comam menos

O deputado Ilya Gaffner garantiu que a subida do preço dos alimentos na Rússia não é uma tragédia e que a solução é simples: comer menos.
Crime

Norte-coreanos matam, na China, por comida

O líder norte-coerano, Kim Jong-un, apertou o cerco à corrupção. O resultado foi fome e miséria entre os soldados, o que tem levado a ataques a algumas aldeias fronteiriças, do lado chinês.
Fome

Banco Alimentar recolheu menos 15% face a 2013

A presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome disse hoje que as 2.325 toneladas recolhidas na campanha do fim de semana representa um decréscimo de 15% face a 2013.
Fome

2.325 toneladas recolhidas pelo Banco Alimentar

Os Bancos Alimentares Contra a Fome recolheram este fim de semana 2.325 toneladas de alimentos, numa campanha realizada em 1.995 superfícies comerciais com a colaboração de 42 mil voluntários.
Pobreza

Banco Alimentar está de novo a recolher alimentos

Cerca de 42 mil voluntários iniciam sábado a tradicional campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome, que disponibiliza, pela primeira vez, sacos de papel em prol do ambiente.
Fome

Fome atinge centro de Moçambique

Fraca produção agrícola e conflito militar causam fome a centenas de pessoas no interior de Gorongosa, no centro de Moçambique.
Ébola

Países africanos à beira de grave crise alimentar

Hilal Elver, relatora especial da ONU para o Direito à Alimentação, garantiu que os países afetados pela epidemia de ébola podem estar à beira de uma grave crise alimentar.
Alimentação

Banco Alimentar tem 10 mil pessoas em espera

O Banco Alimentar Contra a Fome de Setúbal distribui alimentos para mais de 30.000 pessoas, mas há mais 10.000 em lista de espera e este número não para de aumentar, revelou à Lusa o presidente da instituição, António Alves.
Fome

"Fome invisível" afeta dois mil milhões de pessoas

"Fome invisível" - forma de subnutrição caracterizada pela falta de nutrientes essenciais- afeta cerca de dois mil milhões de pessoas no mundo, diz relatório.
Mundo

Menos 100 milhões de pessoas passam fome

110
A falta de alimentos ainda afeta 805 milhões, um em cada nove habitantes do planeta, segundo a ONU, mas o número de pessoas que passam fome diminui 100 milhões desde desde há dez anos.
Ébola

Ébola dificulta colheitas e faz disparar preços

Epidemia de Ébola, que impõe quarentenas às populações dos três países da África ocidental mais atingidos, dificulta as colheitas e faz disparar os preços dos alimentos, alertou a ONU.
Somália

"Desastre humanitário" devido à fome é iminente

Situação dos somalis agravou-se com o aparecimento de conflitos na Ucrânia, na Síria e no Sudão do Sul, uma vez que as ajudas internacionais passaram a estar canalizadas para esses locais.
Fome

ONU pede ajuda urgente para travar fome na Somália

A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu ajuda urgente no combate à fome na Somália e no Sudão do sul.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site