Globalização

Global Shapers

Talvez o voluntariado seja um monte de tretas

3.534
Apenas um em cada dez portugueses faz voluntariado. Assim, é urgente questionarmo-nos: será que o voluntariado realmente importa? Sete lições aprendidas em dez anos ajudam a responder.
Web Summit

“Construir muros só vai dar força ao populismo"

320
Num debate com George Papandreou e Philip J. Jennings, na Web Summit, António Costa defendeu que só um aprofundamento da União Europeia pode dar resposta aos desafios que a globalização coloca.
Global Shapers

Já ouviram falar do Dia Global da Dignidade?

191
Se tivessem de escrever num papel que atitude mudariam para garantir que os princípios da dignidade são cumpridos e ajudar a garantir a dignidade dos outros à vossa volta, qual seria a vossa promessa?
Global Shapers

Pela liberdade de uma alimentação mais saudável

684
Para quando um sistema único, obrigatório, como o semáforo nutricional de que todos já ouvimos falar, definido pela Direcção-Geral da Saúde, para todos os alimentos disponíveis no país?
Global Shapers

Agora é o momento

191
A verdadeira questão é como preparar os futuros líderes. Cerca de 50% da população mundial tem menos de 30 anos e esta é a geração que tem de ser mais envolvida como parte da solução para os problemas
Globalização

BRICS querem "globalização mais aberta e inclusiva

Os líderes do grupo de potências emergentes apelaram a uma globalização "mais aberta e inclusiva" que beneficie as nações em desenvolvimento, sublinhando a sua "firme oposição ao protecionismo".
NOVA SBE: Management Hot Topics

Voltamos aos Caramelos de Badajoz?

O bom senso manda e custa a alguns. Mas a pouco-e-pouco a geometria de mundo aberto – entrecortada pelos também inevitáveis assomos da ira (e era) terrorista – vai sendo reposta.
Globalização

E se pagar 50% de IVA fosse uma boa ideia?

1.286
Com a globalização, a esquerda tem de entender que a competitividade não é uma questão fútil e a direita tem de compreender que políticas de redistribuição são uma necessidade e não uma escolha.
Global Shapers

O poke mental e as redes sociais

731
Há quem diga que no amor e na guerra não há limites nem regras. E nas redes sociais? Estamos a tornar-nos mais empáticos ou mais violentos? Emocionalmente mais inteligentes? Tenho as minhas dúvidas.
Global Shapers

A privacidade morreu! Viva a privacidade!

110
Somos, em grande medida, aquilo que fazemos quando achamos que ninguém está a ver. Que pessoas nos tornaremos se sentirmos que nunca estamos realmente fora do alcance dos outros?
Global Shapers

Global Shapers: o futuro está nas mãos dos jovens

253
O país não tem dado tanto quanto poderia. Faz falta um Portugal jovem, polido, dinâmico, na frente. Arrojado sem ser ridículo. Moderno e consciente da sua história. Cosmopolita e solidário.
Donald Trump

É a revolução, estúpido!

218
O que torna Trump interessante é ele representar a primeira tentativa de ouvir os deserdados do progresso e de repor os equilíbrios capitalistas, devolvendo relevo ao Estado-nação.
Conversas à Quinta

As fronteiras são tão antigas como as civilizações

Fronteiras, muros, vedações. Liberdade de circulação, segurança, migrações, invasões. Estados e nações, soberania e globalização. As coisas são sempre mais antigas e mais complicadas do que parecem.
Presidente Trump

Trump, Brexit: o mito dos vencidos da globalização

164
Ao contrário da narrativa dominante, a relação causal entre globalização e apoio a políticas proteccionistas e nacionalistas não é a que nos querem fazer crer. Não deu a vitória a Trump nem ao Brexit.
Conversas à Quinta

Estaremos já num mundo pós-americano e pró-chinês?

233
Há 26 anos a economia chinesa valia 1/16 da americana. Agora estão a par. Xi Jiping foi a Davos defender a globalização contra o proteccionismo de Trump. Quais as ambições desta China grande potência?
Presidente Trump

Qual o maior perigo: Trump ou os seus inimigos?

1.949
Trump é considerado um perigo para a democracia. Mas os anti-trumpistas não parecem menos perigosos. Entre a mentira e o assédio, os anti-trumpistas vão fazendo o que dizem que Trump fez ou vai fazer.
Comércio

Quando a China é o farol da globalização

152
O mundo está a mudar e não sabemos bem como. Ver a China como grande defensora da globalização enquanto os seus pais, Estados Unidos e Reino Unido, a querem destruir é apenas um alerta vermelho.
Globalização

O que mais temem os gestores das grandes empresas?

Inquérito da PwC revela que líderes de grandes empresas estão preocupados com o protecionismo após a eleição de Trump. Mas 44% admitem que a globalização não reduziu desigualdade entre ricos e pobres.
Globalização

Contra um mundo infestado de Trumps

396
Sou totalmente desfavorável a qualquer travão à globalização e ao progresso técnico. Todos temos a ganhar com isso. É, no entanto, necessário assegurar que todos ganhamos.
Casa Branca 2016

Tenham medo: Trump pode acabar com a austeridade

371
O pior que Trump nos pode fazer para já é acabar com a austeridade na América. A inflação e o dinheiro caro provocarão o agravamento da austeridade em Portugal.
Casa Branca 2016

A globalização e o populismo: o caso de Trump

294
A globalização não parece ser, pelo menos directamente, o factor na base do ressurgimento do populismo nos EUA. Este populismo surge antes num clima de disputas raciais e distributivas domésticas.
Europa

Aliança Atlântica, comércio livre e União Europeia

O que importa neste momento é encontrar um terreno comum entre todos aqueles que querem resistir à onda crescente de proteccionismo e populismo autoritários que ameaça a Europa e os EUA.
Liberdades

A globalização do autoritarismo

Se as democracias continuarem a optar por uma política reactiva que permita aos autoritários manterem a iniciativa, podemos contar com a sombria perspectiva de ainda mais erosão do espaço democrático.
Globalização

A revolta contra a globalização

296
Por debaixo da espuma noticiosa, há uma grande história que une a candidatura de Trump, o Brexit e a anti-austeridade: a da revolta contra a globalização. É isso que define o tempo presente.
Economia

A ‘Nova Globalização’ exige uma nova esquerda

356
O grande desafio que a esquerda enfrenta é encontrar as políticas adequadas a esta nova globalização. Sendo que aumentos de salário mínimo (muito) acima da produtividade são passos no sentido errado.
Orçamento do Estado

O caminho para mais uma geração perdida

796
Este Governo não apresenta medidas concretas que nos permitam competir num mundo global, mas esforça-se imenso para afastar os investidores, voltando atrás com compromissos do Estado.
Reforma do Estado

Funções do Estado para o êxito na globalização

102
Os países estão em competição global pelo bem estar das suas populações. É uma competição sem trégua nem fim à vista, em que Estado, empresas e cidadãos estão do mesmo lado, na mesma equipa.
Corrupção

Especial/ África, Angola e os crimes das elites do offshore

1.779
A venda dos recursos naturais africanos criou uma elite de corrupção que lava o dinheiro na Europa e nos EUA, enquanto as populações definham em miséria. Entrevista ao autor de "A Pilhagem de África".
Mercado de Trabalho

As empresas onde a Geração Y quer trabalhar

A Google está em primeiro lugar, mas as empresas de saúde estão no top das preferências dos estudantes entre os 15 e os 29 anos. Depois, vêm as empresas de segurança e tecnologia.
Internet

A internet corre o risco de se fragmentar

Um dos fundadores da internet, Vint Cerf, alertou para o risco de fragmentação da internet com as medidas que se anunciam.
Democracia

Especial/ A internet vai ser privatizada

1.449
Faltam menos de seis meses para encontrar uma solução que resolva a liderança da rede global. O caminho passa pela privatização, mas há muito por esclarecer. Afinal, quem vai mandar na internet?
Comida

Há um fungo que está a matar o café

675
Um fungo e a seca prolongada estão a atacar a produção global de café. O preço está a subir, mas a situação é tão dramática que há quem afirme que pode deixar de haver café para beber.
Reforma do Estado

Tudo adiado.


A vida será - já é - cada vez mais mudança e movimento. Lutar contra a globalização é como pretender anular as ondas do oceano. Cumpre ao governo proteger os excluídos do Progresso e do Futuro.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site