Iémen

Iémen

Iémen. 12 mortos em bombardeamento

Uma bomba atingiu um edifício situado na zona de Al Zahari, a norte do porto de Al Moja, costa do Mar Vermelho, provocando a morte de 12 pessoas, incluindo crianças.
Iémen

ONU inclui coligação saudita em "lista negra"

Há um ano, as Nações Unidas decidiram não incluir a coligação saudita no Iémen nesta lista. Agora, surge junto de outras partes do conflito iemenita, bem como grupos armados e terroristas.
Fome

Como está o menino faminto do Iémen um ano depois?

430
Em 2016, a história de Saleem chocou o mundo e alertou para o terror da guerra civil no Iémen e as suas consequências para a população. Agora, um ano depois, a BBC descobriu o menino.
Iémen

Iémen. Doze civis mortos em ataque aéreo

Veículo que transportava 12 civis, incluindo mulheres e crianças, foi atingido este sábado, a 70 km de Sanaa. Ataque aéreo foi alegadamente levado a cabo da coligação liderada pela Arábia Saudita.
Nações Unidas

Guterres quer condições para Iémen receber ajuda

O secretário-geral das Nações Unidas apelou hoje, durante uma visita ao Kuwait, que as partes envolvidas no conflito do Iémen facilitem a chegada da ajuda humanitária àquele país.
Nações Unidas

Mundo enfrenta maior crise humanitária em 70 anos

142
O diretor do Programa Alimentar Mundial alertou para a maior crise humanitária em 70 anos, com mais de 20 milhões de pessoas no Iémen, Somália, Sudão do Sul e Nigéria em risco de fome.
Organização Mundial de Saúde

Casos de cólera no Iémen ultrapassaram meio milhão

O número de casos de cólera já ultrapassou o meio milhão no Iémen, país onde a epidemia causou perto de 2.000 mortos desde o final de abril. Mais de um quarto dos mortos são crianças.
Crise dos Refugiados

180 migrantes alegadamente afogados de propósito

Mais de 180 pessoas podem ter sido afogadas deliberamente no Iémen, por traficantes de pessoas que, vendo as autoridades, se quiseram livrar das pessoas, disse a ONU.
Mísseis

Míssil lançado do Iémen intercetado perto de Meca

Um míssil balístico lançado pelos rebeldes xiitas do Iémen foi intercetado quinta-feira à noite perto de Meca. O anúncio foi feito através de um comunicado da coligação árabe que intervém no Iémen.
Organização Mundial de Saúde

Iémen. Número de mortos por cólera sobe para 1.500

A Organização Mundial de Saúde elevou este sábado para 1.500 o número de mortos por cólera no Iémen, entre 246.000 infetados, desde que se detetou o primeiro surto, a 27 de abril.
Organização Mundial de Saúde

Epidemia de cólera no Iémen é a pior do mundo

164
A epidemia de cólera no Iémen é a pior do mundo, com 5.000 novos doentes diários e um total que ultrapassa dos 200.000 casos em dois meses, referiu hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Iémen

25 mortos em bombardeamento num mercado no Iémen

Pelo menos 25 pessoas morreram e outra ficou ferida no norte do Iémen após um bombardeamento supostamente realizado por aviões da coligação árabe contra um mercado num povoado da província de Saada.
Qatar

MNE alemão: "Bloqueio ao Qatar é 'trumpização'"

109
O Ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Sigmar Gabriel, disse que a decisão de cinco Estados do Golfo em cortar relações com o Qatar é uma "trumpização" que pode afetar bastante uma zona em crise
Qatar

Qatar. Egito fecha espaço aéreo

O Egito fechou esta terça-feira todo o espaço aéreo a aviões do Qatar. É o mais recente desenvolvimento no corte diplomático com o Qatar, anunciado por seis países vizinhos esta segunda-feira.
Iémen

Míssil intercetado com Donald Trump na região

Um míssil balístico lançado pelos rebeldes xiitas huthi, em guerra contra as forças governamentais do Iémen, foi abatido a sudoeste de Riade, anunciou a coligação militar árabe sob comando saudita.
Iémen

Iémen. Estado de emergência por epidemia de cólera

O Governo dos rebeldes huthis do Iémen, declarou este domingo o estado de emergência sanitária na capital do país, Sana, devido à propagação da epidemia de cólera.
Iémen

Iémen. Rebeldes recrutam crianças para lutar

Os rebeldes huthis estão a recrutar crianças e também estão a usar as escolas religiosas para atrair adolescentes para as suas fileiras sem o conhecimento dos pais, divulgou a Amnistia Internacional.
Iémen

Rebeldes impedem entrada de representante da ONU

Os rebeldes huthis impediram o secretário-geral adjunto para os Assuntos Humanitários da ONU, Stephen O'Brien, de entrar na cidade de Taiz, no sudoeste do Iémen.
Nações Unidas

Sete milhões de pessoas no Iémen à beira da fome

Cerca de sete milhões de pessoas estão à beira da fome no Iémen, onde uma guerra civil dura há cerca de dois anos.
Iémen

Ataque dos EUA no Iémen pode ter morto civis

De acordo com o Comando Central do exército norte-americano, o ataque dos EUA no Iémen no fim-de-semana pode ter morto civis, entre os quais crianças.
Iémen

Filha do ex-líder da Al-Qaeda morta em ataque

Nawar Anwar Al-Awlaki, a filha de 8 anos do ex-líder da Al-Qaeda, Anwar al-Awlaki, que foi morto em 2011, terá morrido no ataque deste fim de semana dos Estados Unidos da América ao Iémen.
Iémen

Iémen. 25 mortos em dois dias de bombardeamentos

Pelo menos 11 civis e 14 combatentes Huthis morreram em dois dias de bombardeamentos no Iémen, país em guerra há quase dois anos.
Iémen

Pelo menos 22 mortos em confrontos no Iémen

Pelo menos 22 pessoas foram mortas em confrontos entre as forças do governo e rebeldes nos arredores da cidade de Taez, no sudoeste do Iémen.
Estados Unidos da América

EUA: acordo no Iémen deve proteger Arábia Saudita

O ainda chefe da diplomacia norte-americana, John Kerry, considera que qualquer iniciativa para promover a paz no Iémen terá também de ter em conta a proteção da segurança da Arábia Saudita.
Iémen

Atentado no Iémen faz 52 vítimas

Pelo menos 52 soldados morreram e outros 50 ficaram feridos em Aden, segunda cidade do Iémen, no mais recente atentado à bomba contra recrutas naquele país em guerra.
Terrorismo

Atentado mata 45 soldados no Iémen

Quarenta e cinco soldados foram mortos e cinquenta ficaram feridos num atentado suicida numa base militar em Aden, segundo fontes médicas. Há jihadistas a operar perto do local.
Iémen

Coligação árabe declara 48 horas de tréguas

A coligação liderada pela Arábia Saudita que apoia o governo iemenita contra os rebeldes apoiados pelo Irão declarou um cessar-fogo de 48 horas, a começar hoje no Iémen.
Iémen

Saida, de 18 anos, o rosto da fome no Iémen

961
O Iémen é um dos países menos desenvolvidos do mundo e a guerra que começou em 2015 está a deixar milhares de pessoas desnutridas. Saida Ahmad Baghili é um dos rostos dessa fome.
Iémen

Enviado da ONU ao Iémen prepara novo plano de paz 

O enviado da ONU ao Iémen disse que está a preparar um novo plano de paz para acabar com o conflito no país, depois de ter fracassado o cessar-fogo de 72 horas entre forças governamentais e rebeldes.
Iémen

Kerry congratula libertação de americanos no Iémen

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, congratulou-se com a libertação de dois cidadãos norte-americanos "retidos" pelos rebeldes Huthi no Iémen.
Iémen

Mais de 140 mortos no bombardeamento no Iémen

Mais de 140 pessoas foram mortas e pelo menos 525 feridas quando um bombardeamento aéreo atingiu uma cerimónia fúnebre no Iémen, referiu um responsável da ONU.
Iémen

Pelo menos 60 mortos em ataque suicida no Iémen

Um ataque suicida matou, pelo menos, 60 pessoas num campo de treino militar no Iémen. Um atacante conduziu um carro contra um grupo de novos recrutas, fazendo-o explodir.
Iémen

Ataque a hospital no Iémen provoca seis mortos

Ataques aéreos da coligação árabe aliada do poder atingiram hoje um hospital onde estão presentes os Médicos Sem Fronteiras, no Iémen, provocando seis mortos, 48 horas após outros ataques que deixaram 10 crianças mortas.
Iémen

Iémen. Dez crianças mortas em ataque em escola

Ataques aéreos da coligação liderada pela Arábia Saudita sobre uma escola no Iémen mataram dez crianças e feriram 28. A guerra civil no país continua. Os rebeldes Houthi acusam a aliança das mortes.
Iémen

Coligação árabe ataca al-Qaeda no Iémen

Dois aviões da coligação árabe liderada pela Arábia Saudita atacaram hoje posições da al-Qaeda no sul do Iémen, matando muitos jihadistas, segundo as autoridades militares.
Iémen

Mortos mais de 800 membros da Al-Qaeda

Mais de 800 membros da Al-Qaeda morreram numa ofensiva militar no sul do Iémen, anunciou hoje a coligação liderada pela Arábia Saudita que combate os extremistas no terreno.
Nações Unidas

Mediador da ONU no Iémen aplaude cessar-fogo

O mediador das Nações Unidas considerou o cessar-fogo entre o governo e os rebeldes do Iémen como "essencial, urgente e indispensável". Ismail Ould Cheikh Ahmed pede que as partes respeitem a trégua.
Iémen

Príncipe saudita diz que fim da guerra está perto

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita e ministro da Defesa daquele país diz que há "progressos significativos" nas negociações de paz no Iémen. Bombardeamentos sauditas já mataram 6 mil pessoas.
Terrorismo

Estado Islâmico reivindica atentados no Iémen

O grupo extremista autodenominado Estado Islâmico reivindicou a autoria dos três ataques suicidas que fizeram 22 mortos, no Iémen, afirmando que foi um "ataque contra uma base da coligação" árabe.
Terrorismo

Pelo menos nove mortos em ataque suicida no Iémen

Um atentado perpetrado por bombista suicida num campo militar em Áden, cidade do sul do Iémen, fez pelo menos nove mortos, indicaram à AFP fontes militares e médicas.
Mundo

Sete mortos em atentado no Iémen

Pelo menos 7 pessoas morreram esta quinta-feira num atentado junto ao palácio presidencial do Iémen e 15 ficaram feridas. O presidente e o primeiro-ministro estavam no palácio, mas escaparam ilesos.
Conflitos

Iémen. Hospital de Médicos Sem Fronteiras atacado

Do bombardeamento a um hospital apoiado pelos MSF no Iémen resultaram pelo menos quatro mortes, 10 feridos e a destruição de vários edifícios. Os MSF falam em violação de leis internacionais.
Guerra

20 monumentos que o terrorismo já destruiu

Alguns são centenários, outros milenares e muitos remontam ao período antes de Cristo. Quase todos foram destruídos pelo radicalismo islâmico. Outros há que foram pilhados. Sobrou pouco.
Iémen

Escolas no Iémen bombardeadas, denuncia Amnistia

A organização humanitária Amnistia Internacional acusa a coligação liderada pela Arábia Saudita que ataca huthis no Iémen de ter bombardeado várias escolas nos últimos meses.
Iémen

Médicos Sem Fronteiras sofrem ataque aéreo

As instalações foram atingidas por vários ataques aéreos da coligação liderada pela Arábia Saudita, com pacientes e funcionários no interior, revelou a organização.
Iémen

Iémen: ONU pede investigação a ataque em casamento

ONU pede investigação ao bombardeamento a um casamento no Iémen, que matou dezenas de pessoas e se suspeita ser da autoria da coligação liderada pela Arábia Saudita.
Iémen

Iémen: Hotel que alberga Governo atacado a míssil

Um hotel, na cidade de Aden no Iémen, que alberga vários membros do Governo do país, incluindo o Presidente e Primeiro-Ministro, foi atacado por um míssil. Há registo de, pelo menos, 12 mortos.
Iémen

Mais de 130 mortos em casamento no Iémen

Pelo menos 131 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas num bombardeamento da coligação militar liderada pela Arábia Saudita a um casamento na província de Taiz, sudoeste do Iémen.
Estado Islâmico

Estado Islâmico reivindica duplo atentado no Iémen

O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou o duplo atentado perpetrado contra uma mesquita xiita na capital iemenita, Sanaa, que fez pelo menos 28 mortos e 75 feridos.
Arabia Saudita

Tropas sauditas entram no Iémen

Tropas da Arábia Saudita entraram em território iemenita, na que é a primeira incursão terrestre saudita no país desde o início da intervenção militar contra os rebeldes xiitas huthis.
Terrorismo

Iémen: Al-Qaeda quer novos ataques contra os EUA

Ibrahim al-Asiri, um dos responsáveis pelo braço armado da Al-Qaeda no Iémen, escreveu mensagens aos membros da organização terrorista, instruíndo-os a organizarem novos ataques.
Guerra

55 mortos no Iémen em raide aéreo da coligação

Pelo menos 55 civis morreram e dezenas ficaram feridos num bombardeamento da coligação árabe-muçulmana, liderada pela Arábia Saudita, no noroeste do Iémen.
Terrorismo

21 mortos e 45 feridos em ataques no Iémen

Pelo menos 21 pessoas morreram esta madrugada e outras 45 ficaram feridas na sequência dos raides aéreos da coligação árabe num bairro residencial em Saná, capital do Iémen.
Terrorismo

Bombardeamentos no Iémen fazem mais de 100 mortos

Mais de 100 pessoas, na sua maioria civis, morreram e dezenas ficaram feridas num bombardeamento da coligação internacional, no norte e sul do Iémen.
Iémen

Património mundial destruído na capital do Iémen

Arábia Saudita nega autoria do bombardeamento. Diretora-geral da UNESCO ficou "profundamente perturbada" com os "danos causadas a uma das jóias mais antigas da paisagem urbana islâmica".
Al-Qaeda

Membro da Al Qaeda no Iémen tentou impedir ataque

Um membro da Al Qaeda no Iémen tentou ligar duas vezes para os serviços antiterrorista do país para tentar evitar um atentado em 2007. Contudo, os serviços nada fizeram. Morreram 8 turistas espanhóis.
Iémen

Militares americanos detidos por rebeldes xiitas

Os americanos foram feitos prisioneiros pela milícia Huthi e encontram-se numa prisão perto da capital do Iémen, Sanaa.
Iémen

Iémen. Rebeldes aceitam proposta de cessar-fogo

Militares iemenitas aliados dos rebeldes xiitas aceitaram o cessar-fogo humanitário proposto pela Arábia Saudita que lidera os ataques aéreos no país.
Iémen

Irão arma rebeldes xiitas iemenitas desde 2009

Irão está a armar os rebeldes xiitas do Iémen, os Houthis, pelo menos desde 2009, segundo um relatório confidencial entregue ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.
Diplomacia

Fim do cessar-fogo: Arábia Saudita faz novo ataque

Após ter declarado esta terça-feira que iria cessar os ataques aéreos no Iémen e iniciar conversações para encontrar uma solução política, a Arábia Saudita lançou novos ataques contra os rebeldes.
Explica-me

Conflito no Iémen

O país do médio oriente não conseguiu manter a coesão social desde a união norte-sul em 1990. Conheça as bases históricas deste conflito.
Terrorismo

Aeroporto no Iémen sob controlo da Al-Qaeda

Os militantes da Al-Qaeda conseguiram tomar o controlo do aeroporto no sul do Iémen, após confrontos com as autoridades. Depois seguiu-se o porto e o terminal petrolífero.
Iémen

Enviado especial da ONU para o Iémen pede demissão

Jamal Benomar apresentou a sua demissão, numa altura em que uma coligação liderada pela Arábia Saudita bombardeia posições dos rebeldes xiitas 'huthis' há mais de três semanas.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site