Jerusalém

Conflito Israelo-palestiniano

Palestina. Países árabes querem Jerusalem capital

Os chefes da diplomacia de seis países árabes anunciaram uma iniciativa para convencer a comunidade internacional a reconhecer um Estado palestiniano com Jerusalém como capital.
Presidente Trump

Palestina diz que Cidade Santa "não está à venda"

Depois de Donald Trump ter ameaçado cortar a ajuda financeira à Palestina, esta responde que a Cidade Santa "não está à venda por ouro ou mil milhões".
Arqueologia

Selo com 2700 anos revela governador de Jerusalém

939
Um pequeno selo de barro com 2700 anos foi descoberto esta segunda-feira, na Cidade Velha de Jerusalém, e menciona a figura que todos achavam nunca ter existido.
Jerusalém

Jerusalém. Ministro propõe estação "Donald Trump"

243
O ministro dos Transportes israelita quer estender a linha ferroviária de alta velocidade e construir uma estação com o nome "Donald Trump". O projeto está avaliado em mais de 700 milhões de dólares.
Nações Unidas

EUA cortam orçamento da ONU em 240 milhões

1.628
O corte orçamental do país que mais contribui para a ONU surge menos de uma semana depois de a maioria dos países das Nações Unidas terem condenado a decisão norte-americana sobre Jerusalém.
Jerusalém

Os próximos países a mudar a embaixada em Israel

228
Depois dos EUA e da Guatemala, as Honduras podem ser o próximo país na lista. Governo israelita diz que está a negociar com dez países para que reconheçam Jerusalém como a capital de Israel.
Jerusalém

Decisão da Guatemala é um "ato vergonhoso"

Palestinianos classificaram a decisão da Guatemala de transferir a sua embaixada de Telavive para Jerusalém, como os Estados Unidos, como um "ato vergonhoso e ilegal".
Conflito Israelo-palestiniano

Papa pede paz em Jerusalém e em toda a terra santa

O papa Francisco apelou hoje à "paz para Jerusalém e para toda a Terra Santa" na sua tradicional mensagem de Natal na Praça de São Pedro, no Vaticano, antes da bênção 'urbi et orbi'.
Jerusalém

Israel agradece à Guatemala por mudar embaixada

278
O governo israelita agradeceu a "verdadeira amizade" que existe entre Israel e a Guatemala, depois de aquele país anunciar a intenção de transferir a sua embaixada de Telavive para Jerusalém.
Jerusalém

Guatemala também muda embaixada para Jerusalém

323
Presidente Jimmy Morales falou com o primeiro-ministro de Israel e anunciou numa curta mensagem no Facebook que vai seguir a decisão de Donald Trump e mudar embaixada de Tel-Aviv para Jerusalém.
Faixa de Gaza

Palestiniano alvejado por israelitas morre

122
Um palestiniano morreu nove dias depois de ter sido ferido durante uma manifestação na Faixa de Gaza contra o reconhecimento norte-americano de Jerusalém como a capital de Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

Palestina retira EUA das negociações de paz

A decisão de Donald Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel e de mudar para lá a embaixada dos EUA continua a ter repercussões. Abbas quer que UE assuma mediação do processo de paz.
Jerusalém

Dois palestinianos mortos em manifestações

Novos protestos contra o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel causaram esta sexta-feira dois mortos e vários feridos nos territórios palestinianos.
Conflito Israelo-palestiniano

Gaza. Palestiniano morto por soldados israelitas

Um palestiniano foi morto a tiro por soldados israelitas na Faixa de Gaza. O homicídio foi durante manifestações de protesto contra o reconhecimento pelos EUA de Jerusalém como capital de Israel.
Nações Unidas

ONU condena decisão americana sobre Jerusalém

825
Numa sessão que os EUA prometeram não esquecer, a ONU votou uma resolução de condenação à decisão de Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel. Só 9 países apoiaram os americanos.
Jerusalém

ONU vota condenação ao reconhecimento de Jerusalém

365
Os 193 países-membros da Assembleia-geral das Nações Unidas vão votar uma resolução contra o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel por parte dos Estados Unidos da América.
Jerusalém

Trump vai cortar ajuda a quem votar contra na ONU

747
Os países árabes e muçulmanos convocaram uma reunião da assembleia-geral de emergência para discutir mudança da embaixada dos EUA para Jerusalém. Donald Trump ameaça quem votar contra a sua decisão.
Jerusalém

Jerusalém. EUA deixam aviso na ONU

870
"O presidente e os Estados Unidos levam este voto pessoalmente", disse Nikki Haley numa carta enviada aos membros da ONU antes do voto sobre o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel.
Jerusalém

Jerusalém. Países árabes levam resolução à ONU

Os países árabes vão levar o projeto de resolução sobre Jerusalém, vetado pelos EUA no Conselho de Segurança, à Assembleia Geral das Nações Unidas.
Estados Unidos da América

Jerusalém. EUA vetam resolução da ONU

Os EUA foram o único país a votar contra uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas que condenava o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel.
Turquia

Turquia quer abrir embaixada em Jerusalém Oriental

Erdogan quer abrir uma embaixada em Jerusalém Oriental como capital de um futuro Estado palestiniano. Algo que ainda não aconteceu, segundo o presidente turco, porque a cidade "está ocupada".
Indonésia

Religiosos pedem boicote a produtos dos EUA

Clérigos muçulmanos apelaram ao boicote de produtos norte-americanos no maior protesto na Indonésia contra o reconhecimento pelo Presidente dos EUA de Jerusalém como a capital de Israel.
Jerusalém

Palestinianos em Lisboa apelam aos portugueses

965
Cerca de 50 palestinianos manifestaram-se em Lisboa. O grupo pediu solidariedade dos portugueses contra a decisão de Donald Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.
Jerusalém

Jerusalém. ONU prepara projeto

A ONU está a preparar um projeto contra o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel pelos Estados Unidos. O objetivo é mostrar o isolamento do norte-americanos no Conselho de Segurança.
Jerusalém

Países islâmicos: Jerusalém é capital palestiniana

Depois de Donald Trump ter reconhecido Jerusalém como capital israelita, chega a resposta dos países muçulmanos. Consideram Jerusalém Leste capital palestiniana.
Jerusalém

Acordo de Oslo já não está em vigor, diz Abbas

O presidente da Autoridade Palestiniana considera que os Acordos de Oslo deixaram de estar em vigor devido à posição dos EUA, que reconheceu Jerusalém como capital de Israel.
Jerusalém

Irão apoia intifada palestiniana contra Israel

O Presidente do Irão, Hassan Rohani, apoia a "resistência" da Palestina "contra o inimigo (sionista) Israel". Região continua a viver clima de forte tensão.
António Guterres

Guterres sobre a Coreia, Trump e Jerusalém

162
O secretário-geral da ONU deu uma longa entrevista à CNN, onde falou sobre a Coreia do Norte, Donald Trump e Jerusalém. António Guterres garante que "alguém vai ocupar o vazio deixado pelos EUA".
Jerusalém

Hezbollah mobiliza manifestantes em Beirute

Milhares de pessoas responderam a um apelo do Hezbollah e concentraram-se no sul de Beirute em protesto contra a decisão dos EUA de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.
Jerusalém

Santos Silva esteve reunido com Netanyahu

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que Portugal transferirá a embaixada em Israel para Jerusalém no "exato dia" em que transferir também para esta cidade a representação na Palestina.
Jerusalém

Rússia, China e Índia apelam a respeito de acordos

China, Índia e Rússia defenderam que a solução do conflito israelo-palestiniano passa pelo respeito das resoluções das Nações Unidas e das "fronteiras mutuamente reconhecidas".
Israel

Reconhecimento de Jerusalém "torna a paz possível"

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, considera que a decisão de Donald Trump de considerar Jerusalém capital de Israel pode trazer a paz no Médio Oriente.
Jerusalém

Macron pede a Israel "gestos corajosos"

O Presidente francês pediu hoje ao primeiro-ministro israelita "gestos corajosos em relação aos palestinianos", citando nomeadamente "o congelamento da colonização" para sair do atual impasse.
Jerusalém

Israel diz que destruiu túnel do Hamas

O exército israelita disse que destruiu um túnel construído pelo grupo militar Hamas entre Gaza e o seu território, e que entrava algumas centenas de metros em Israel.
Jerusalém

Irão: "Povos islâmicos libertarão a cidade santa"

203
O presidente iraniano disse que os Estados Unidos e o sionismo "não terão êxito" no que classificou de conspiração, advertindo que os povos islâmicos "libertarão" a cidade santa.
Jerusalém

Confrontos junto à embaixada dos EUA no Líbano

A polícia libanesa lançou gás lacrimogéneo contra os manifestantes que protestavam em frente à embaixada dos EUA, contra a decisão de Trump reconhecer Jerusalém como capital de Israel.
Jerusalém

Abbas apela a manifestações de palestinianos

O Presidente da Autoridade Nacional Palestiniana, Mahmud Abbas, pediu que seja dada continuidade às manifestações contra a decisão de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.
Jerusalém

Liga Árabe reunida; Abas recusa receber Pence

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Liga Árabe reúnem-se de emergência no Cairo para discutir a decisão de Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel. Abas recusa receber Mike Pence.
Jerusalém

Exército israelita faz dois mortos em Gaza

Pelo menos dois palestinianos morreram nos bombeamentos do exército israelita contra o Hamas na Faixa de Gaza, num total já de quatro vítimas mortais nos confrontos.
Jerusalém

Muçulmanos nos EUA rezam à frente à Casa Branca

123
Centenas de fiéis reuniram-se perante a Casa Branca para orar. A iniciativa foi feita como forma de protesto contra a decisão de Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel
Jerusalém

Bombas israelitas fazem 14 feridos em Gaza

Catorze pessoas ficaram feridas, segundo o Ministério da Saúde palestiniano em Gaza. Responsáveis da segurança do enclave palestiniano disseram que foram atingidos alvos no norte do território.
Jerusalém

Al Qaeda pede ataques aos EUA e aliados 

302
Numa declaração divulgada esta sexta-feira, Ayman al-Zawahiri afirma que a única forma de "confrontar a agressividade" dos "faraós dos tempos modernos" é através da jihad.
Médio Oriente

Jerusalem. Marcelo partilha preocupação da Europa

O Presidente da República manifestou "preocupação" com a situação israelo-árabe, no seguimento do anúncio da mudança da embaixada norte-americana de Telavive para Jerusalém.
Jerusalém

EUA dizem que ONU deve aceitar "o óbvio"

195
Na reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, Nikki Haley garantiu que os EUA querem a paz e incitou a organização a aceitar "o óbvio". Confrontos na Palestina fizeram um morto.
Jerusalém

Somália: EUA tomaram "decisão perigosa"

"Estamos a instar o Governo dos EUA a reconsiderar os riscos que esta decisão pode ter no futuro do Médio Oriente e no mundo em geral", referiu o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Somália.
Jerusalém

Parlamento condena decisão de Trump

398
O documento foi aprovado por PSD, PS, PCP, BE, PEV, PAN e teve também votos a favor do CDS-PP, mas a bancada centrista dividiu-se, com cinco deputados a absterem-se e dois a votarem contra.
Conflito Israelo-palestiniano

Jerusalém. Erdogan critica decisão de Trump

Erdogan diz que não compreende por que razão Donald Trump trouxe o assunto de Jerusalém outra vez para a ordem do dia. acrescentando que é "lançar a região para um círculo de fogo".
Jerusalém

Dois rockets lançados em direção a Israel

1.152
O Estado Islâmico e a Al-Qaeda ameaçaram o estado israelita. Protestos já causaram oito feridos. Dois rockets foram disparados em direção a Israel a partir da Faixa de Gaza.
Jerusalém

Israel destaca reforços militares na Cisjordânia

Os israelitas vão enviar os batalhões adicionais para a Cisjordânia, território palestiniano ocupado, depois de o controverso anúncio de Donald Trump ter criado receios de uma onda de violência.
Jerusalém

Jerusalém. Talibãs condenam decisão de Trump

Os talibãs afegãos consideram que o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel "vai avivar as chamas do conflito em todo o mundo, especialmente no Médio Oriente".
Presidente Trump

Jerusalém: Conselho da ONU vai reunir 

Donald Trump considerou, na terça-feira, Jerusalém como capital de Israel. Há oito países que estão contra esta decisão e por isso o Conselho de Segurança da ONU vai reunir de urgência na sexta-feira.
Euro

Euro cai face ao dólar após declarações de Trump

149
O euro estava a cair face ao dólar, ficando abaixo dos 1,18 dólares, pouco depois de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter reconhecido Jerusalém como capital de Israel.
Jerusalém

"Uma bonita prenda" ou "uma decisão lamentável"?

125
As primeiras reações à decisão do Presidente norte-americano de reconhecer Jerusalém como capital de Israel não tardaram. Os israelitas estão felizes, Macron desagradado e Guterres deixa alertas.
Presidente Trump

Trump reconhece Jerusalém como capital de Israel

786
Presidente norte-americano considera que decisão é um reconhecimento do "óbvio". Trump promete que não fraquejará no compromisso de mediar um "grande acordo" para israelitas e palestinianos.
Jerusalém

Jerusalém. Marcelo mostra-se preocupado

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que Portugal está preocupado com a possibilidade de os Estados Unidos reconhecerem Jerusalém como capital de Israel. O Governo já havia manifestado a mesma posição.
Jerusalém

Jerusalém. Liga Árabe tem reunião de emergência

A Liga Árabe convocou reunião de emergência para debater a intenção dos Estados Unidos de reconhecer Jerusalém como capital de Israel. A reunião foi solicitada pela Jordânia, a pedido da Palestina.
Papa Francisco

Papa defende manutenção do estatuto de Jerusalém

394
O papa Francisco defendeu a manutenção do estatuto atual de Jerusalém. Sem nunca mencionar diretamente Donald Trump, o pontífice pediu "sabedoria e prudência".
Conflito Israelo-palestiniano

Jerusalém. MNE espera que não haja mais conflitos

O Ministro dos Negócios Estrangeiros considera que todos os queiram uma solução de paz para Israel e Palestina devem abster-se de tomar decisões que só vão afastar os dois Estados.
Presidente Trump

Trump reconhece Jerusalém como capital de Israel 

988
Donald Trump já desfez o tabu e vai mesmo mudar a embaixada dos EUA para Jerusalém, reconhecendo a cidade como capital de Israel. A tensão na região aumenta e os líderes mundiais estão em alerta.
Mundo

Embaixada dos EUA em Jerusalém preocupa Macron

O Presidente francês expressou a sua preocupação perante a possibilidade de Donald Trump mudar a embaixada dos EUA de Telavive para Jerusalém.
Israel

Giro renuncia à designação Jerusalém Ocidental

A organização da Volta à Itália em bicicleta satisfez as exigências do governo israelita e renunciou à designação Jerusalém Ocidental. Israel exigiu que a região fosse chamada apenas Jerusalém.
Jerusalém

96 feridos nos confrontos em Jerusalém

O número de feridos nos confrontos entre palestinianos e forças de segurança israelitas na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém, aumentou para 96.
Israel

Sete mortos em confrontos entre Israel e Palestina

Os confrontos surgiram após um reforço das medidas de segurança por parte dos israelitas na Esplanada das Mesquitas. Até ao momento morreram quatro palestinianos e três israelitas.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site