Migrações

Migrações

Organização das Migrações: Vitorino é candidato

A candidatura de António Vitorino ao cargo de diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações foi entregue esta segunda-feira em Genebra.
Migrações

Migrações. Guterres lamenta saída dos EUA

António Guterres lamentou a saída dos Estados Unidos das negociações para um pacto global sobre as migrações. O acordo defende que nenhum país pode gerir a migração internacional sozinho.
Migrações

ONU lamenta saída de Trump de pacto global

ONU diz que papel dos EUA é central. Na Declaração de Nova Iorque sobre Refugiados e Migrantes, os estados membro da ONU comprometeram-se a fortalecer as políticas globais de migração.
Migrações

Rohingya: pressão da ONU pode ser "prejudicial"

A líder do Governo birmanês alertou para a pressão que a ONU tem exercido devido à crise dos rohingyas, dizendo que se pode revelar "prejudicial" ao regresso de centenas de milhares de refugiados.
Myanmar

Reunião na ONU para abordar crise dos rohingyas

França e Reino Unido são os países organizadores e o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan vai estar presente. Mais de 500 mil rohingyas, metade da população, já fugiram para o Bangladesh.
Myanmar

Amnistia. Líderes falharam com os 'rohingyas'

Num comunicado, a organização alerta que o êxodo dos rohingyas de Myanmar superou o número de refugiados que chegaram à Europa em 2016. O secretário-geral da Amnistia acusa os líderes mundiais.
Presidente Marcelo

Estabilização de África resolve migrações, diz PR

O Presidente da República afirmou que para resolver o problema das migrações, é necessário estabilizar os países africanos. Marcelo falou no 13.º encontro do Grupo de Arraiolos, em Malta.
Myanmar

Êxodo Rohingya: explosões na fronteira da Birmânia

Explosões ocorreram na fronteira com o Bangladesh, por onde têm fugido quase 90 mil pessoas de minoria Rohingya, vítimas de violência. ONU já pediu a líder Aung San Suu Kyi que intervenha.
Migrações

Fisichella diz que não se pode olhar para o lado

O arcebispo Rino Fisichella, que preside à peregrinação do Migrante e do Refugiado, em Fátima, afirmou que não se pode olhar para o lado, em relação ao tema das migrações.
Migrações

Espanha pode ultrapassar Grécia em migrantes

O número de migrantes que se dirigem para Espanha por mar, utilizando diversos meios, poderá ultrapassar em 2017 as chegadas à Grécia. A previsão é da Organização Internacional para as Migrações.
Crise dos Refugiados

Pescadores tunisinos contra barco anti-migrantes

Um grupo de pescadores tunisinos uniu-se para impedir o barco do grupo anti-migração Génération Identitaire de atracar no porto de Zarzis e de reabastecer. Dizem que recusam ajuda a "racistas".
País

Norte perdeu mais de 135 mil habitantes em 10 anos

A região Norte de Portugal perdeu, entre 2006 e 2016, mais de 135 mil habitantes. O relatório Norte Estrutura mostra "um progressivo agravamento do declínio demográfico na região".
Migrações

Amnistia critica posição de UE em relação à Líbia

A Amnistia Internacional denunciou que a União Europeia está a fazer uma perigosa evolução na sua política mediterrânica, ao pedir a ajuda da Líbia para reduzir o número de migrantes.
Terrorismo

Polónia ataca políticas migratórias europeias

Ministro dos Negócios Estrangeiros polaco diz que alguns países terão dificuldades em lidar com o terrorismo, porque "aceitaram grandes populações de países islâmicos que não conseguiram integrar".
Mediterrâneo

A piada que está a colocar Macron debaixo de fogo

"As kwasa kwasa pescam pouco, servem para trazer comorianos". A piada falhada do presidente francês está a levantar uma onda de críticas por ter brincado com a situação dos migrantes no Mediterrâneo.
Migrações

Polícia Marítima deteta 20 migrantes na Grécia

Polícia Marítima em missão na Grécia detetou na costa deste país 20 migrantes, dez dos quais crianças, que tinham atravessado o mar Egeu provenientes da Turquia.
Grécia

Grécia. Desmantelada rede de tráfico de imigrantes

A polícia grega anunciou a detenção de 12 pessoas numa operação que desmantelou uma rede de tráfico de imigrantes que eram transportados da Grécia para outros países, principalmente da UE.
Governo

Migrações são condição para desenvolver a Europa

O ministro adjunto do primeiro-ministro, Eduardo Cabrita, defendeu que as migrações "não são um problema nem um desastre", mas antes "uma condição de desenvolvimento" para a Europa.
Conferências

Portugal, fórum do diálogo global

É cada vez mais importante criar pontes, ultrapassar o conflito, o medo, a insegurança e a intolerância. Sem um esforço intenso de promoção desse diálogo, está em risco um novo período de trevas
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Santos Silva defende mais atenção a África

O ministro dos Negócios Estrangeiros sustentou que a Europa tem "culpas a expiar" por "desatenção recente" com África, defendendo uma maior cooperação entre os dois continentes.
Médicos sem Fronteiras

Especial/ Síria. As histórias de duas médicas sem fronteiras

880
Lideraram equipas de socorro debaixo de fogo, viram vítimas de ataques químicos, assistiram partos a partir de um telefone. As histórias de duas médicas que viveram o cerco a Alepo, na Síria.
Migrações

Foram salvas 146 pessoas no Mediterrâneo

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) indicou que foram salvas por uma organização não-governamental alemã as 146 pessoas que se pensava que tinham morrido esta semana num naufrágio no Mediterrâneo.
Egito

Condenadas 56 pessoas por naufrágio de emigrantes

O Tribunal Penal de Rashid, no Egito, condenou 56 pessoas a penas de dois a 13 anos de prisão pelo naufrágio de um barco que provocou a morte de 203 emigrantes em setembro passado.
Terrorismo

O terrorismo é parte de viver numa grande cidade?

448
O crise dos refugiados em 2015 afectou mais a Europa do que a crise do Euro de 2010: a Grécia continua na UE, mas a Inglaterra vai sair. As migrações do Médio Oriente são a questão política decisiva
Donald Trump

Segundo bloqueio da ordem migratória de Trump

Mais um juiz federal, agora de Maryland, nos Estados Unidos, bloqueou temporariamente o novo decreto sobre migração do Presidente norte-americano, Donald Trump.
Holanda

A revolta da tolerância

460
Na Holanda, a história do populismo é mais complicada: o regime europeísta deixou a “extrema-direita” usurpar o papel de defensora da tradição nacional de liberdade e de tolerância.
Iraque

Mais de 57 mil civis abandonaram Mossul

Mais de 57.000 civis abandonaram a parte ocidental de Mossul (Iraque) desde o início da ofensiva das forças iraquianas a esta zona da cidade, informou hoje o Ministério das Migrações iraquiano.
Migrações

700 crianças morrem a caminho da Europa em 2016

343
Pelo menos 700 crianças morreram em 2016 na rota migratória do Mediterrâneo Central, que sai das costas da Líbia com destino à Europa, segundo um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância.
União Europeia

UE quer registo de entradas e saídas de europeus

O primeiro-ministro francês e o comissário europeu da Segurança defenderam como urgente a criação de um registo dos cidadãos europeus que cruzem uma fronteira externa da União Europeia.
António Costa

António Costa. UE não se esconde atrás de muros

O primeiro-ministro, António Costa, manifestou-se muito satisfeito com a declaração adotada em Malta pelos líderes europeus sobre as migrações, numa perspetiva de não "se esconder atrás de muros".
União Europeia

Costa recebe hoje Tispras, Hollande e Rajoy

O primeiro-ministro recebe hoje, em Lisboa, chefes de Estado de França, Espanha, Grécia, Itália, Chipre e Malta para procurar posições comuns sobre migrações, segurança e defesa e desenvolvimento.
Migrações

Embarcação com 110 pessoas naufraga na Líbia

Uma embarcação com 110 migrantes naufragou na costa líbia e apenas quatro sobreviventes foram resgatados, indicou a Organização Internacional para as Migrações.
Migrações

Rota do Mediterrâneo é a mais letal para migrantes

A rota do Mediterrâneo foi pelo terceiro ano consecutivo a mais letal do mundo para os imigrantes e refugiados que fugiram dos seus países em busca de uma vida melhor.
Frio

Os insetos também migram quando faz frio

Não são só os pássaros que fogem do frio e, em bando, migram para zonas mais quentes quando o frio chega. Os insetos também o fazem, segundo um estudo agora revelado.
Migrações

UE só consegue deportar um terço dos migrantes

A União Europeia só consegue deportar cerca de um terço dos migrantes que receberam ordem de expulsão. A principal causa é a falta de cooperação entre UE e países fora da Europa.
Migrantes

7.200 migrantes morreram ou desapareceram em 2016

Perto de 7.200 migrantes morreram ou desapareceram desde o início do ano, o maior número registado até agora pela Organização Internacional para as Migrações.
Migrações

Política migratória da UE não está a resultar

A política migratória restritiva da União Europeia não está a resultar, disse à Lusa a chefe da Organização Internacional para as Migrações (OIM) em Marrocos, Ana Fonseca, ao apontar que só neste país há 40 mil imigrantes irregulares.
Migrações

Criança encontra mãe em Itália por coincidência

Oumoh (4 anos), que foi levada de casa pela sua mãe devido à ameaça da família do seu pai de submeter a menina à mutilação genital, foi resgatada no mar e levada para a ilha italiana de Lampedusa.
Migrações

Migrações: ódio contra migrantes está a alastrar

O ódio contra migrantes e refugiados está a alastrar-se, alertou a Agência para os Direitos Fundamentais, apelando à "ação concertada" da União Europeia e dos Estados-membros para o impedir.
António Guterres

"É melhor perder eleições mas manter os valores"

1.237
Guterres esteve em Lisboa a falar de refugiados. Não está otimista: é preciso "soluções globais". Migrações vieram para ficar, mas se não forem valorizadas haverá mais "surpresas eleitorais".
Migrações

Controlos temporários de fronteiras prolongados

Os controlos temporários de algumas fronteiras internas do espaço Schengen vão ser prolongados por mais três meses para fazer face aos fluxos migratórios.
Crise dos Refugiados

Número de crianças que chegam sozinhas a Itália

O número de crianças que chegam sozinhas nos barcos sobrelotados de migrantes que dão à costa em Itália atinge número alarmante, este ano
Crise dos Refugiados

300 mil chegaram por mar à Europa em 2016

A Organização Internacional para as Migrações divulgou um novo balanço, reportando que, neste ano, 302.975 migrantes e refugiados entraram na Europa por via marítima e 3.502 pessoas morreram ao tentar.
Migrações

Países nórdicos apelam a medidas contra a Hungria

Os governos das nações nórdicas apelaram à União Europeia para que "tome medidas" contra a Hungria devido à relutância deste país em receber candidatos a asilo registados.
OCDE

Saldo migratório de Portugal continua negativo

Segundo a edição de 2016 do relatório "International Migration Outlook", o saldo -- que ronda as 30 mil pessoas -- tem melhorado ligeiramente, mas o impacto da crise económica ainda se sente.
Migrações

Um Muro de Caminha a Vila Real de Santo António

133
A Europa inventou os muros e acabou com eles, simbolicamente, em 1989. Poderia supor-se que a Europa não voltaria a edificá-los. Nada mais errado, bastaram alguns anos.
Migrações

Governo lança kit para informar refugiados

A ideia é aumentar o conhecimento do país junto dos refugiados com informações sobre "o dia-a-dia, direito à habitação, à saúde, à escola, a aprender português", segundo o ministro Adjunto.
Crise dos Refugiados

Migrantes vítimas de tortura sem apoio na Europa

Os migrantes e refugiados com incapacidade ou que foram vítimas de tortura não estão a receber o apoio necessário quando chegam à Europa, denunciou a Agência para os Direitos Fundamentais da UE.
Crise dos Refugiados

Migrações: Ministro grego pede "plano B"

O ministro grego Yannis Mouzalas reclamou hoje "um plano B" da União Europeia no caso de a Turquia denunciar o acordo que permitiu reduzir o fluxo de migrantes para a Europa.
Terrorismo

Esta é uma guerra que podemos perder

916
O terrorismo islâmico é uma tragédia para as suas vítimas. Mas os jihadistas não querem só matar pessoas, mas também sociedades. O jihadismo pode transformar Europa. Não deve ser subestimado. .
Migrações

Mais de 3 mil já morreram no Mediterrâneo este ano

Mais de três mil migrantes e refugiados morreram no Mediterrâneo este ano, com a travessia para a Europa a ser feita por quase 250 mil pessoas, anunciou a Organização Internacional para as Migrações.
Migrações

Polícia macedónia desmantela rede de traficantes

A polícia macedónia desmantelou uma rede de tráfico humano e prendeu 19 pessoas, incluindo cinco polícias, no âmbito de uma vasta operação em diversas cidades do país.
Crise dos Refugiados

Crianças sírias sem acesso à educação no Líbano

Um relatório da Human Rights Watch denuncia que não estão matriculadas no sistema educativo 500 mil crianças refugiadas no Líbano, incluindo mais de 250 mil crianças sírias.
Crise dos Refugiados

Polícia Marítima resgata 3.125 migrantes na Grécia

A equipa da Polícia Marítima resgatou 3.125 migrantes e refugiados, 823 dos quais bebés e crianças, em nove meses de missão na Grécia, no âmbito de uma operação da agência europeia Frontex.
Migrações

GNR em missão na Grécia resgata 54 migrantes

Os militares da Unidade de Controlo Costeiro da GNR destacados na Grécia resgataram 54 migrantes que se encontravam numa embarcação sobrelotada no mar Egeu
Calais

Confrontos entre migrantes e polícia em Calais

Confrontos entre centenas de migrantes e agentes da polícia francesa decorriam numa saída da autoestrada de Calais, no norte de França, junto ao campo conhecido como "a Selva".
Crise dos Refugiados

Migrações: Solução é abrir canais legais

"É preciso trabalhar nos canais legais" de migração, defende a chefe da Divisão da Relação com os Doadores, da Organização Internacional para as Migrações (OIM) em Genebra, Monica Goracci.
Migrações

Indonésia quer barco com migrantes de volta ao mar

As autoridades da Indonésia querem colocar um barco cheio de migrantes de volta ao mar, numa decisão que pode colocar a vida de dezenas de pessoas em perigo.
Força Aérea

Força Aérea resgatou mil migrantes em 3 dias

A Força Aérea Portuguesa anunciou que participou, em três dias, no resgate de cerca de mil migrantes no mar Mediterrâneo, aumentando para mais de 5600 o número de resgatados nestas missões.
Crise dos Refugiados

Especial/ Países em crise dão "lição" a acolher refugiados

Em exclusivo ao Observador, o comissário europeu das Migrações e Assuntos Internos afirmou que as fronteiras no espaço Schengen devem abrir até ao final do ano. Bruxelas quer imigração legal.
Migrações

Migrações: mil morreram na última semana

A Organização Internacional para as Migrações afirmou que na última semana "pelo menos 1.000" pessoas perderam a vida quando tentavam atravessar o mar Mediterrâneo e alcançar as costas europeias.
Migrações

Migrações. Mais 1.900 pessoas resgatadas

Mais de 1.900 pessoas foram esta sexta-feira resgatadas pela Guarda Costeira de Itália no mar Mediterrâneo quando navegavam à deriva junto da costa italiana.
Migrações

Mais de 3.000 pessoas socorridas ao largo da Líbia

Mais de três mil refugiados foram socorridos ao largo da Líbia, o que eleva para 5.600 o total destes migrantes nas últimas 48 horas, anunciou a Guarda Costeira italiana, que coordena este socorro.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site