Adolf Hitler

Livros

Especial/ As drogas influenciaram a Segunda Guerra Mundial?

370
Norman Ohler escreveu o primeiro livro sobre o consumo de drogas na Alemanha nazi. "Delírio Total" fala de Hitler, mas a personagem principal é outra: Pervitin, a primeira metanfetamina alemã.
Adolf Hitler

As cuecas de Hitler foram a leilão por milhares

574
Um par de boxers de Hitler foi a leilão e rendeu mais de 5.668 euros. A peça tem as iniciais "AH" gravadas e terá sido esquecida num hotel de luxo em 1938.
Coreia do Norte

Que tem Donald Trump e Adolf Hitler em comum?

156
Depois da morte do estudante norte-americano libertado pela Coreia do Norte, a tensão entre os dois países continua a aumentar. Agora, a Coreia do Norte acusa Trump de seguir as políticas de Hitler.
Adolf Hitler

Relato de chantagem a Hitler vai a leilão

127
“Porque odeio o meu tio” é o artigo que William Patrick Hitler escreveu sobre o seu tio, Adolf Hitler. Este relato, que saiu em 1939, relata uma chantagem feita a Hitler e vai agora a leilão.
Adolf Hitler

19 fotos inéditas de Hitler no quarto da mulher

170
Fotografias íntimas de Hitler e dos seus funcionários foram encontrados no quarto da mulher, Eva Braun, no bunker onde viveram os últimos tempos. Agora estão à venda em leilão. Veja-as aqui.
Adolf Hitler

Telefone de Hitler vendido por 239 mil euros

125
O telefone vermelho de Adolf Hitler, anunciado como a "arma mais destrutiva" da história, foi este domingo vendido por 243 mil dólares (239 mil euros), anunciou a empresa que organizou o leilão.
Terrorismo

Evitaram atentado, mas não recebem medalhas

658
Os 2 polícias italianos que mataram o autor do atentado de Berlim iam ser condecorados na Alemanha pelo ato "heróico". No entanto, a simpatia assumida de ambos pelo fascismo anulou a homenagem.
Adolf Hitler

Alemanha. "Mein Kampf" de Hitler vai ter 6ª edição

112
A primeira reedição do "Mein Kampf" de Adolf Hitler na Alemanha desde a Segunda Guerra Mundial revelou-se um "best-seller" e vai ter uma sexta edição.
Áustria

Áustria aprova expropriação da casa de Hitler

A Comissão do Interior do parlamento da Áustria aprovou, esta quarta-feira, a expropriação da casa natal do ditador nazi Adolf Hitler na localidade de Braunau am Inn, no estado da Alta Áustria.
Literatura

Especial/ Um professor de literatura lê o "Mein Kampf"

Albrecht Koschorke propõe-se aplicar a "Mein Kampf" as ferramentas analíticas dos estudos literários, de forma a explicar o poder exercido por esta obra maldita.
Adolf Hitler

Casa de Hitler vai ser remodelada e não demolida

274
A casa onde Adolf Hitler nasceu irá ser remodelada e não demolida, para que não seja passada a imagem de que se quer apagar um marco importante da história austríaca.
Nazismo

Nazis invadiram França à força de anfetaminas

174
Norman Ohler escreve, no livro "Der Totale Rausch", que a invasão da França pela Alemanha só foi possível devido às drogas. E que Hitler era também viciado em cocaína e outras drogas pesadas.
Nazismo

A "mãe-modelo" do regime nazi afinal era judia

1.239
A suspeita já era antiga, e a descoberta de um pequeno cartão de registo nos arquivos de Berlim veio confirmá-la. Magda Goebbels, a mulher de um dos mais influentes líderes nazis, era judia.
Holocausto

Conheça a história do judeu vizinho de Hitler

247
Edgar Feuchtwanger é judeu e foi vizinho de Hitler em Munique. Mais: era sobrinho de um escritor que Hitler odiava particularmente. Agora lançou um livro onde conta a sua história.
Adolf Hitler

Casaco militar de Hitler vendido por 275.000 euros

A leilão foram levados mais de 169 objetos da coleção privada de um médico. Entre objetos vendidos estavam peças de vestuário e utensílios utilizados pelas altas patentes do partido nazi.
Nazismo

Hitler tinha um pénis deformado e só um testículo

2.395
Uma malformação chamada hipospádia terá sido um dos grandes problemas de Adolf Hitler. É que esta deficiência faz com o que o pénis se torne muito mais pequeno do que o normal.
Holocausto

O horror de Auschwitz por quem o viveu e escreveu

1.914
O mais sangrento dos campos de concentração foi libertado há 71 anos. É hoje o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto. E poucos como Primo Levi escreveram sobre ele. Viveu-o. Sobreviveu-lhe.
Turquia

Um modelo para a Turquia de Erdogan? Hitler

Não é novidade que Erdogan quer que a Turquia se transforme num sistema presidencialista. Novidade é o exemplo que escolheu para reforçar a sua tese. Agora, diz que as suas palavras foram distorcidas.
História

Especial/ "Mein Kampf". Quem tem medo deste best seller?

516
O livro escrito por Hitler acaba de ser reeditado em Portugal e entrou no domínio público a 1 de janeiro de 2016. Que veneno resta nele, 90 anos depois de publicado? José Carlos Fernandes responde.
Adolf Hitler

"Mein Kampf" regressa às livrarias portuguesas

135
"A minha luta", de Adolf Hiltler, regressa ao mercado português pela E-Primatur, 40 anos após a primeira edição em Portugal, pelas Edições Afrodite/Fernando Ribeiro de Mello. Agora em versão integral.
Estado Islâmico

O desafio que fez tremer o Labour: "São fascistas"

Hilary Benn, ministro-sombra dos Negócios Estrangeiros, defendeu os ataques aéreos à Síria - dizendo que o ISIS não é diferente de Hitler. O discurso desafiou o líder do Labour, mas foi mais que isso.
Mundo

70 anos depois "Mein Kampf" volta às bancas

130
O livro que foi bíblia do nazismo, escrito por Hitler em 1924, vai voltar a ser publicado na Alemanha 70 anos depois de ter sido proibido. A nova versão conta com quase 4 mil anotações académicas.
História

Especial/ A bomba que quase matou Hitler & outras histórias

José Carlos Fernandes avisa que nem tudo são mistérios em "Mistérios inexplicados da II Guerra Mundial". Mas o livro não deixa de ser interessante para quem gosta do lado rocambolesco da História.
Nazismo

EUA. O bairro nazi e que agora só aceita arianos

Yaphank era uma localidade onde vivia uma comunidade de apoiantes do regime nazi antes e durante a II Guerra Mundial. Hoje, essa ideologia parece estar longe. Ou nem tanto.
Conflito Israelo-palestiniano

Netanyahu diz que nunca quis absolver Hitler

Depois de ter alegado que Al-Husseini teria convencido Hitler a recorrer à "Solução Final", Netanyahu explica, agora, que nunca quis absolver o alemão. Mas não esquece o papel do Mufti no Holocausto.
The New York Times

Se pudesse recuar no tempo, mataria o bebé Hitler?

283
O New York Times fez a pergunta na sexta-feira e as respostas continuam a chegar às redes sociais. Há quem não tenha achado piada, há quem tenha feito piadas e há trocas sérias de argumentação.
II Guerra Mundial

Prova dos factos: Netanyahu não tem razão

487
Benjamin Netanyahu disse que o Grande Mufti convenceu Hitler a avançar para o Holocausto. A transcrição da conversa, de 1941, responde a esta e a muitas outras questões. Eis a prova dos factos.
História

As casas que Hitler usava

Uma casa em Berghof, outra em Munique e a Chancelaria Alemã em Berlim. Estes são os locais onde se desenrolava a vida pessoal de Hitler.
II Guerra Mundial

A "lista negra" de Hitler tinha quase 3 mil alvos

138
Durante a tentativa de invasão da Grã-Bretanha pelos nazis, Adolf Hitler elaborou uma lista de personalidades inglesas que deveriam ser eliminadas. A lista tem alguns nomes curiosos.
História

Dois túneis nazis descobertos na Polónia

Dois túneis nazis foram encontrados no sudoeste da Polónia. A descoberta foi de um investigador amador polaco, que afirma que dentro dos túneis existem ainda equipamentos militares dos alemães.
História

As quatro armas secretas que Hitler quis usar

Já se sabia que o ditador alemão Adolf Hitler era um entusiasta da utilização da mais alta tecnologia em cenários de guerra. Mas há quatro armas "secretas" de que ainda pouco se sabia.
História

As imagens que Hitler queria ver destruídas

484
A capacidade de discurso do líder nazi era conhecida, mas Hitler sabia que a linguagem corporal também podia ser persuasiva. Por isso tirou fotografias para as treinar. Mas não gostou do resultado.
Crítica de Livros

O monstro, a família e os amigos

247
"Os segredos do III Reich", de Guido Knopp, não traz revelações sensacionais, mas aborda aspectos que costumam ficar de fora dos livros de história mais “sérios".
II Guerra Mundial

Lendo estes nove livros saberá tudo sobre Hitler

No dia em que passam 70 anos sobre a morte do homem que provocou a II Guerra Mundial, o Observador reuniu livros históricos e de ficção sobre o ditador que merecem ser lidos.
Nazismo

O sobrinho de Hitler que se virou contra ele

Durante a II Guerra Mundial, a família de Hitler estava dividida: o líder nazi destruía a Europa, enquanto o sobrinho entrava nas forças de defesa americanas para combater o nazismo.
Literatura

O Evangelho segundo Hitler, segundo Marcos Peres

139
Assume-se obcecado por Jorge Luís Borges e foi ao ler um conto do argentino que nasceu "O Evangelho Segundo Hitler". Polémica à parte, Marcos Peres quer mostrar que teorias da conspiração há muitas.
Nazismo

Hitler, pactos com o diabo e uma morte tardia

309
O ditador alemão morreu em 1945. Será? Um escritor e jornalista argentino tem uma tese que contraria a história. Hitler pode ter morrido no Paraguai em 1971. E, em vida, esteve ligado ao ocultismo.
II Guerra Mundial

A fraude da fotografia que marcou a II Guerra Mundial

1.145
A fotografia que retrata a queda dos nazis aos pés da União Soviética traz segredos atrás de si. É que afinal foi fabricada e aperfeiçoada alguns dias depois do final do Combate de Berlim.
Alemanha

O perfil de Adolf Hitler que a CIA traçou. Em 1943

863
Ditador nazi tinha um aperto de mão frouxo e era frequentemente assaltado por pesadelos horríveis. Hitler sofria de "Complexo de Édipo", pelo que ficou traumatizado por apanhar os pais a fazer sexo.
Adolf Hitler

Hitler atacou cidades alemãs. Quis testar mísseis 

242
Aconteceu em 1944: o ditador Adolf Hitler lançou bombas para o solo germânico para testá-las de perto. Os documentos que relatam este feito vão ser postos à venda no próximo dia 18.
CIA

Putin autista. Fidel egoísta e Hitler masoquista

173
A CIA tem uma equipa que faz os perfis psicológicos dos chefes de estado de outros países. O de Vladimir Putin foi feito em 2008 e agora divulgado.
Mundo

Coca-Cola cai numa armadilha e cita Hitler

A mais recente campanha da marca de bebidas norte-americana, "Make it Happy", foi sabotada. Em vez de partilhar mensagens de felicidade, como era suposta, a Coca-Cola publicou citações de Hitler.
François Hollande

Hollande retratado como Hitler em Marrocos

A manchete do jornal marroquino é provocadora só por si:"Será que os franceses vão fazer renascer os campos de concentração hitlerianos para exterminar os muçulmanos?"
Nazismo

Conhece a história de "Scarface"?

Otto Skorzeny, aquele que foi considerado "o homem mais perigoso da Europa", rendeu-se à agricultura irlandesa, em 1959. Homem de confiança de Hitler, foi guarda-costas de "Evita" Peron, na Argentina.
Áustria

Áustria não sabe o que fazer com casa de Hitler

254
Governo austríaco paga renda mensal de quase 5 mil euros para impedir que organizações neo-nazis ocupem a casa onde Hitler nasceu e viveu três anos. Casa está desocupada desde 2011.
Mundo

Manter ou não manter o resort turístico de Hitler?

135
O que está a perturbar a sociedade alemã não é só o aproveitar financeiramente um marco nazi. Alguns argumentam que esta reconstrução é, de alguma forma, o cumprir das ambições iniciais de Hitler.
Mundo

Dez mistérios não resolvidos da II Guerra

731
O site Listverse preparou uma lista com os dez maiores mistérios da II Guerra Mundial. Quem traiu Anne Frank? O que é feito da Bandeira do Sangue nazi?
Mundo

Helmut Schmidt foi um nazi "impecável"?

Neto de um banqueiro judeu, Helmut Schmidt, ex-chanceler da RFA, é um dos homens mais queridos da Alemanha. Agora, um livro acusa-o de ter tido um comportamento nacional-socialista "impecável".
II Guerra Mundial

Invasão nazi: Putin culpa França e Reino Unido

147
As cláusulas secretas do Pacto Germano-soviético foram negadas pelo Kremlin até 1989. Agora, Putin sugere que a história do acordo não está bem contada.
II Guerra Mundial

Wölk, a mulher que provava a comida de Hitler

239
Margot Wölk foi obrigada a provar as refeições de Adolf Hitler durante dois anos e meio. "Chorávamos como cães porque estávamos tão felizes por termos sobrevivido", lembrou.
Alemanha

Fotos: Foi há 80 anos que Hitler chegou ao poder

Há 80 anos, a 2 de agosto de 1934, Hitler chegava à posição de Führer - líder supremo da Alemanha. Começava o Terceiro Reich, que viria a acabar 11 anos depois e com mais de 50 milhões de mortes.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site