Ocidente

Politicamente Correto

A lógica civilizacional do politicamente correcto

1.957
O politicamente correcto é um sinal do que pode vir a ser um Ocidente em declínio: uma aglomeração paroquial de pequenos lóbis identitários, a discutir minúcias, sob a vigilância de um poder despótico
Terrorismo

Descansa em paz, Ocidente

3.118
Vender princípios tem sempre um preço, como o terrorismo mostra. Vender os direitos das mulheres na Europa para agradar aos islâmicos tem um preço claro – e começa a ser pago em vidas de mulheres.
Minorias

Todos contra todos

415
Não perceber que a fragmentação social está a ser alimentada pela direita e pela esquerda, através de políticas de identidade, é não entender o problema. E, claro, para ele não poder encontrar solução
Presidente Trump

Já não se pode defender o Ocidente?

649
Se não podemos defender a liberdade como valor universal, e se não podemos defender a liberdade como valor ocidental, seremos ainda autorizados a defender a liberdade?
Ocidente

A tradição ocidental da liberdade sob a lei

A velha ideia de Universidade é uma das ideias centrais da Tradição Ocidental da Liberdade sob a Lei. Ambas serão celebradas entre hoje e quarta feira no Estoril Political Forum.
Europa

O Ocidente em questão

Se as vitórias de Macron e do seu novo partido fizerem esquecer os sérios problemas que a França, a Europa e o Ocidente enfrentam, esses mesmos problemas irão reaparecer em breve com maior intensidade
Terrorismo

O Ocidente e o Islão

1.168
… hopes expire of a low dishonest decade…
Vladimir Putin

Putin acusa Ocidente de "russofobia"

Vladimir Putin criticou esta quinta-feira uma "russofobia contraproducente" que é suscitada pela defesa russa dos seus "interesses legítimos", mas considerou que ela "não vai durar para sempre".
Ocidente

O triunvirato liberal

O triunvirato liberal é frágil. Mas ainda assim, prefiro uma Europa transatlântica que quer defender ativamente os seus valores que uma Europa submissa a uns Estados Unidos que já ninguém reconhece.
Islamismo

O Ocidente e o mundo muçulmano

365
…hopes expire of a low dishonest decade… (A. H. Auden)
Conversas à Quinta

Ainda faz sentido falar do Ocidente? Ainda existe?

141
A América com Trump. O Brexit. A União Europeia em crise. A China em ascensão. A Rússia de Putin e a Turquia de Erdogan. O que sobra daquilo a que chamámos Ocidente? E das referências do liberalismo?
Ocidente

O fim da História, nem com 12 super porta-aviões

Os mísseis nucleares russos de curto alcance instalados em Kalinegrado, à porta de entrada da Europa de leste, assustam. Tal como os mísseis terra-ar S-400 instalados na Síria são aviso sério aos EUA.
Mundo

O Mundo Pós-Ocidental

235
Com a aproximação do dia em que a China ultrapassará os Estados Unidos como a maior economia mundial, o Ocidente está lentamente perdendo a notável capacidade de determinar a agenda global.
Liberdade de Expressão

Por uma conversação livre e civilizada

Timothy Garton Ash assume um “ponto de vista firme” que se orgulha de chamar liberal e que, assentando na tradição ocidental, dirige-se a todas a culturas e é aberto ao diálogo com visões diferentes.
Mundo

O que difere o Ocidente do Oriente?

1.250
O tom de voz num restaurante, as estratégias de liderança numa empresa, a forma como se tratam os mais velhos. Uma ilustradora chinesa em Berlim desenhou as diferenças entre o ocidente e o oriente.
Terrorismo

Estado Islâmico. Alvos, mortos e organização

109
Quem são os inimigos, quantos mortos já fizeram, que ligação têm com outros grupos terroristas e como se organiza no Ocidente o Estado Islâmico. Os dados de dois relatórios antiterrorismo.
Atentados de Paris

O terrorismo e o suicídio da Europa

522
Uma Europa onde impera uma cultura de repúdio pelos pilares da civilização ocidental dificilmente se poderá defender de ameaças externas. Aliás essa cultura de repúdio é — a prazo — uma ameaça maior.
Islão

A cotovelada islâmica

2.327
Cada vez mais desconfio do contrário. Que o Islão é uma religião amante da violência e dos maus tratos aos mais fracos, enquanto a maioria dos muçulmanos é, essa sim, gente pacífica.
David Cameron

Um discurso de Páscoa realmente diferente

1.262
Somos certamente filhos do cristianismo, o que transforma o discurso do primeiro-ministro britânico num claro apelo a todo o mundo Ocidental para se unir na ajuda aos cristãos do Médio Oriente.
Religião

Cidade chinesa proíbe celebrações de Natal 

A cidade de Wenzhou, na província oriental chinesa de Zhejiang, proibiu qualquer celebração de Natal nos seus colégios e jardins-de-infância.
Síria

Braço sírio da Al-Qaeda ameaça atacar o Ocidente

"Os vossos dirigentes não pagarão sozinhos o preço da guerra, vocês vão pagar um preço elevado", disse o líder da Frente al-Nusra, numa gravação difundida este domingo na internet.
Estado Islâmico

Sr jihadista, posso ter a Grã-Bretanha de volta?

693
A UE decidiu tolerar o barbarismo e a opressão como sinal de (imagine-se) liberdade. O barbarismo pagou-nos com redobradas atenções.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site