Paz

Moçambique

Moçambique. Presidente e líder da Renamo reunidos

Filipe Nyusi e Afonso Dhlakama, Presidente da República de Moçambique e líder da Renamo, encontraram-se para falar sobre as negociações de paz no país. A reunião decorreu na serra da Gorongosa.
Diplomacia

Colômbia. Marcelo expressa apoio de Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa, referiu-se esta segunda-feira ao Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, como "construtor da paz no mundo" e "exemplo de coragem", afirmando que Portugal o apoia.
Nações Unidas

Guterres visita República Centro-Africana

António Guterres começa esta terça-feira a sua primeira visita a uma missão de manutenção da paz da ONU, na República Centro-Africana. Portugal está presente naquele país com 160 militares.
Moçambique

Parlamento moçambicano retomou plenárias

A Assembleia da República de Moçambique retomou segunda-feira as sessões plenárias, com as três bancadas parlamentares a vincarem o compromisso com a promoção de uma paz duradoura no país.
Nações Unidas

ONU garante financiamento total das missões de paz

As Nações Unidas garantiram que todas as missões de manutenção de paz da ONU serão inteiramente financiadas, apesar do importante corte orçamental conhecido há já vários meses.
Colômbia

Antigas FARC inscrevem-se como partido

Depois do acordo de paz assinado em 2016 e a consequente desmilitarização, as FARC apresentam-se agora como partido político. A Força Alternativa Revolucionária Comum vai às eleições de 2018.
Paz

Kofi Annan pede resolução pacífica de conflitos

O ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan defendeu que a solução para os conflitos armados deve ser política, não militar, e que para consegui-lo é preciso nunca perder a esperança.
Nobel da Paz

"Escolha de Nobel da Paz é muito acertada"

O diretor-executivo da Amnistia Internacional Portugal reagiu à atribuição do Prémio Nobel da Paz e afirmou que está na altura de inverter a narrativa que incita ao ódio e ao medo.
Prémio Nobel

UE felicita Nobel da paz

A chefe da diplomacia da União Europeia considerou a atribuição do prémio Nobel da paz à campanha antinuclear ICAN uma defesa do desarmamento e da não-proliferação de armas nucleares.
Moçambique

Presidente diz estar perto de uma paz definitiva

O Presidente moçambicano disse que a comissão que congrega o Governo e a Renamo está a definir o roteiro para trazer ao público, considerando que há passos significativos para uma paz definitiva.
Cartoon

Tiras inesquecíveis de 53 anos de "Mafaldinha"

7.240
A Mafalda, a contestatária, obra do cartoonista argentino Quino, faz hoje 53 anos que foi lançada. Veja algumas das melhores tiras que retratam o quão a "Mafaldinha" marcou desde miúdos a graúdos
Moçambique

Presidente moçambicano focado na paz duradoura

O presidente Filipe Nyusi destacou as conversações com a Renamo como essenciais para a estabilidade do país. Moçambique tem sofrido surtos de violência devido a alegadas fraudes nas eleições.
Coreia do Norte

"Ameaça de guerra de Trump é erro de cálculo"

232
O parlamento coreano enviou uma carta aberta a vários deputados internacionais, em que apela à vigilância a Washington. Pyongyang considera que Trump tem feito várias ameaças à paz mundial.
Guiné-Bissau

Guiné. PM diz que vão ultrapassar impasse político

O primeiro-ministro guineense disse que o país está a evoluir, que não há violência nas ruas e que é necessário trabalhar com a ONU para atingir os restantes objetivos.
Defesa

Portugal assume o comando da EUROMARFOR

388
O vice-almirante Gouveia e Melo assumiu esta terça-feira o comando da EUROMARFOR. A força marítima europeia existe há 22 anos e faz resgates, missões humanitárias, de manutenção de paz ou de combate.
Haiti

Tropas brasileiras da ONU deixam o Haiti

13 anos depois, as tropas brasileiras da ONU deixam a missão de paz no Haiti. Nas ruas, um misto de incerteza, mas com a esperança de que o país melhorou: "Se tivermos de voltar, foi porque falhamos".
Moçambique

Presidente moçambicano reafirma compromisso de paz

Filipe Nyusi voltou a reafirmar o compromisso de levar a paz a Moçambique. O presidente moçambicano reforçou a tranquilidade e reconciliação nacional são vontades do povo.
Moçambique

Moçambique está a dar "passos" para "paz efetiva"

O antigo Presidente moçambicano considera que o encontro entre chefe de Estado e o líder da Renamo é um sinal de que estão a ser dados "passos em direção a uma paz efetiva" no país.
Ativismo

Liu Xiaobo em falência respiratória

O ativista chinês Liu Xiaobo, Nobel da Paz em 2010, sofre de falência respiratória e os médicos pediram para entubá-lo, mas a família rejeitou.
Colômbia

Colômbia concede amnistia a 7.696 ex-guerrilheiros

O Governo colombiano concedeu amnistias ou indultos a 7.696 ex-guerrilheiros. O decreto de amnistia ficou estabelecido no acordo de paz assinado entre o Governo e as FARC.
Paz

EUA pedem 'liberdade de movimentos' a Nobel da Paz

Os Estados Unidos pediram à China que conceda "liberdade de movimentos" ao Nobel da Paz chinês. Liu Xiao tinha sido condenado por subversão e está hospitalizado devido a um cancro em fase terminal.
FARC

FARC da Colômbia terminam entrega de armas à ONU

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia terminaram a entrega das armas à missão da ONU no país. O Governo colombiano e as FARC puseram fim a um conflito armado com mais de meio século.
Paz

Portugal é o 3º país mais pacífico do mundo

4.583
É o Global Peace Index que o confirma esta quinta-feira: Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo. À nossa frente só a Nova Zelândia e a Islândia. Em termos gerais, o nível de paz aumentou.
Presidente Marcelo

Marcelo aponta Portugal como exemplo de democracia

O Presidente da República defendeu esta quarta-feira que os portugueses são um exemplo de um povo que cultiva a tolerância e a paz, recusando fenómenos de xenofobia ou de populismos extremistas.
Nações Unidas

Mundo multipolar não garante paz nem prosperidade

239
António Guterres, afirmou, em Pequim, que a ascensão da China demonstra que já estamos num novo mundo multipolar, mas que este "não garante a paz nem a prosperidade" globais.
Papa em Fátima

A oração que o Papa vai rezar na Capelinha

1.052
O Vaticano divulgou esta segunda-feira o missal da peregrinação do papa Francisco a Fátima, incluindo a oração que fará na sexta-feira, na Capelinha das Aparições, em que vai orar pela paz.
Conflito na Síria

UE pede "esforços" a negociadores para a paz

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, pediu esta quarta-feira aos negociadores reunidos em Genebra "esforços" no sentido de se alcançar a paz na Síria.
Angola

Angola. Ganhos da paz ainda insuficientes

O ministro da Defesa de Angola disse que a paz e a reconciliação nacional permitiram ao Governo "trabalhar seriamente" para a melhoria da vida, contudo, "longe de satisfazer todas as necessidades".
MPLA

Paz em Angola completa 15 anos

O MPLA, partido no poder desde 1975, afirma que o processo de paz no país, que terça-feira assinala 15 anos, tornou-se numa "referência" internacional.
Arabia Saudita

Líderes árabes reafirmam apoio ao plano de paz

Os líderes árabes reafirmaram o apoio ao plano de paz de 2002 que prevê relações normalizadas com Israel no caso de cedência dos territórios capturados na "guerra dos seis dias", em 1967.
Nações Unidas

Síria. ONU prevê nova ronda de negociações de paz

A Organização das Nações Unidas anunciou que prevê colocar para 23 de março uma nova ronda de negociações de paz sobre a Síria em Genebra.
Moçambique

Moçambique. Presidente apela à paz na Quaresma

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, exortou os moçambicanos a guiarem-se pelos valores da paz e da reconciliação nacional, como forma de dignificarem o espírito do período da Quaresma.
Frelimo

Frelimo: solução interna é o caminho para a paz

A Frelimo, partido no poder em Moçambique, considera a aposta na solução interna como o caminho para a resolução do conflito militar no país.
Moçambique

Moçambique. Presidente reitera consolidação da paz

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, reiterou o seu compromisso com a consolidação da paz, avançando que o trabalho dos novos grupos de comunicação com a Remano vão arrancar em breve.
Moçambique

Moçambique. Fim da mediação nas negociações de paz

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou esta sexta-feira o encerramento da fase que envolve a mediação internacional nas negociações de paz.
Casa Branca

Casa Branca avalia impacto de novos colonatos

O porta-voz Sean Spicer avançou que a construção de novos colonatos israelitas ou a expansão de existentes pode não ajudar a assegurar a paz no Médio Oriente.
Conflito na Síria

Negociações de Genebra sobre a Síria mantêm-se

A ONU declarou esta sexta-feira que as negociações de Genebra sobre a Síria, em fevereiro, se mantêm, ao contrário do que foi anunciado por Moscovo, disse uma porta-voz.
Conflito Israelo-palestiniano

Netanyahu diz que conferência de paz é "fútil"

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que se opôs à conferência internacional de Paris para a paz no Médio Oriente, qualificou-a como "fútil".
Moçambique

Presidente moçambicano escreve ao Papa Francisco

Filipe Nyusi escreveu ao Papa, lembrando que Moçambique conheceu os efeitos da guerra e de 22 anos de paz, que agora precisa de resgatar.
Médio Oriente

Portugal participa na conferência sobre paz

O Governo português participa na conferência sobre o processo de paz no Médio Oriente, domingo em Paris, associando-se à posição "largamente partilhada pela comunidade internacional".
Negociações de Paz

Moçambique. Criticada bipolarização de negociações

Joaquim Chissano criticou a bipolarização das conversações de paz em Moçambique, considerando que a solução para o problema político passa por um debate inclusivo sobre a governação que o povo quer.
Moçambique

Moçambique. Negociações de paz acabam em silêncio

Os mediadores internacionais nas negociações de paz em Moçambique começaram a regressar aos seus países sem declarações no final de um ciclo de diálogo.
Moçambique

Moçambique. Alcançar a paz é prioridade do Governo

O primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, defendeu no parlamento que alcançar da paz constitui prioridade para o Governo.
Papa Francisco

Papa Francisco pede abolição das armas nucleares

283
Na mensagem para o Dia Mundial da Paz, Francisco apelou à não-violência como política de paz, e criticou a utilização excessiva de recursos para fins militares.
Colômbia

Colômbia. Ainda virão tempos difíceis antes da paz

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse este sábado que o seu país ainda viverá um momento difícil antes de a paz estar finalmente sólida.
Moçambique

Comissão das negociações de paz em silêncio

A comissão mista nas negociações de paz em Moçambique entre o Governo e a Renamo não conseguiu alcançar um consenso para falar à imprensa e a ronda negocial terminou com o silêncio habitual.
Moçambique

Moçambique. Governo adia negociações de paz

A sessão prevista para esta sexta-feira das negociações de paz em Moçambique foi adiada para a próxima semana a pedido do Governo.
Nações Unidas

Base da ONU atacada na República Centro-Africana

A força de manutenção da paz da ONU na República Centro-Africana (MINUSCA) disse que uma das suas bases ficou sob fogo durante confrontos entre grupos rebeldes rivais.
FARC

Novo acordo de paz com as FARC na Colômbia

Depois de os eleitores terem rejeitado em referendo o anterior acordo de paz a 2 de outubro, o líder da guerrilha e o presidente e Nobel da Paz, Juan Manuel Santos, voltaram a chegar a acordo.
Colômbia

Negociações de paz adiadas na Colômbia

O Presidente colombiano adiou a viagem ao Equador da equipa de negociação de paz com o Exército de Libertação Nacional, enquanto aguarda que a guerrilha liberte o Odín Sánchez Montes de Oca.
Moçambique

Moçambique. Negociações de paz com nova pausa

As negociações de paz em Moçambique terão uma nova pausa de uma semana a partir de sábado, informou esta terça-feira o coordenador da equipa de mediação internacional, Mario Raffaeli.
Renamo

Retomadas negociações de paz em Moçambique

As negociações de paz em Moçambique entre o Governo e a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido de oposição, foram retomadas esta terça-feira em Maputo.
Colômbia

FARC inicia conferência para acordos de paz

A guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia organiza uma Conferência nacional que deve ratificar os acordos de paz com o Governo e iniciar a transição para um movimento político legal.
FARC

Colômbia: Governo e FARC chegam a acordo de paz

O acordo, negociado em Havana, Cuba, marca o fim de 52 anos de guerra e quatro anos de negociações. Ambas as partes consideram que se trata do fim da guerra, mas há medidas polémicas no acordo.
Nobel da Paz

Capacetes Brancos nomeados para Nobel da Paz

1.939
Os Capacetes Brancos, voluntários que já salvaram mais de 60 mil vidas, foram nomeados esta quinta-feira para o Prémio Nobel da Paz.
Paz

Portugal é o quinto país mais pacífico do mundo

23.810
Portugal foi considerado o quinto país mais pacífico do mundo e o mais pacífico entre aqueles que têm o português como língua oficial. Na edição anterior, Portugal aparecia em 14.º lugar no 'ranking'.
UNESCO

Ano do Entendimento Global: Urge educar para a paz

A melhoria da Inteligência Emocional e a consequente melhor capacidade para compreender os outros, é essencial a um diálogo mais profícuo, e este é basilar para o entendimento e felicidade das pessoas
Moçambique

Marcelo, o "filho devotado", condena violência

O Presidente português uniu-se ao moçambicano na condenação da violência em Moçambique. Este foi também o dia em que Marcelo quase foi contagiado pelo ritmo africano e contagiou Nyusi com os "afetos".
Nações Unidas

ONU prolonga mandato da Comissão de Paz na Guiné

Conselho de Segurança das Nações Unidas estendeu por mais um ano o mandato da Comissão de Consolidação da Paz na Guiné-Bissau, para que esta possa ajudar o país a consolidar a paz e a estabilidade.
Atletismo

Estafeta pela paz internacional arranca quarta

163
A corrida de estafeta "Peace Run", evento humanitário mundial que percorrerá a Europa até outubro com uma tocha pela paz internacional que será apagada em Roma, Itália, arranca quarta-feira no Porto.
Conflito na Síria

"Cessar-fogo na Síria é indispensável"

O ministro dos Negócios Estrangeiros português considerou hoje que o acordo para um cessar-fogo na Síria "é uma boa notícia que deve ser encarada com cuidado", destacando que esta é uma condição indispensável para atingir uma "solução política".
Diplomacia

EUA e UE pretendem "cessar-fogo imediato" na Síria

Os Estados Unidos e a União Europeia pronunciaram-se por um "cessar-fogo imediato" na Síria após a Rússia ter avançado com uma "proposta concreta" para pôr termo a um devastador conflito que se prolonga há cinco anos.
Conflito na Síria

Síria. Diplomacia dos EUA e Rússia reúnem-se hoje

Serguei Lavrov, reúne-se esta quinta-feira em Munique com o seu homólogo norte-americano John Kerry, para abordarem os progressos nas conversações de paz sobre a Síria.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site