Al-Qaeda

Osama bin Laden

O que é que estava no computador de Bin Laden?

122
A CIA revelou novos ficheiros recolhidos da casa de Bin Laden, em 2011. E há de tudo: as primeiras imagens do filho Hamza em idade adulta, desenhos animados, decapitações... e tutoriais de croché.
Al-Qaeda

Genro de Bin Laden condenado por terrorismo

Um tribunal federal em Nova Iorque confirmou a condenação por terrorismo de Suleiman Abu Ghaith, genro de Osama Bin Laden, por conspiração destinada a matar cidadãos norte-americanos.
Osama bin Laden

Hamza Bin Laden: o herdeiro do terror

134
Durante muitos anos, foi dado como morto. Agora, regressou para cumprir o legado do pai e vingar-se de quem matou o seu maior ídolo. Hamza Bin Laden é o 15º filho de Osama Bin Laden.
Al-Qaeda

Al-Qaeda no Mali divulga vídeo com seis reféns

O presidente francês está de visita ao Estado do Mali para pedir apoio no combate ao terrorismo e a filial da Al-Qaeda no país divulgou um vídeo onde mostra seis estrangeiros reféns.
Terrorismo

Filho de Osama bin Laden apela à "jihad" global

103
"Nesta altura Hamza está a ser preparado para assumir a liderança da al Qaeda, para desempenhar um papel na unificação do movimento 'jihad' global", explica Ali Soufan, ex-agente do FBI.
Al-Qaeda

Três supostos membros da Al-Qaeda mortos

Três supostos membros da Al-Qaeda foram mortos este domingo num ataque de drone, atribuído aos Estados Unidos, contra o veículo onde viajavam no sul do Iémen.
Terrorismo

Londres.Não há prova de ligação ao Estado Islâmico

A polícia britânica esclarece que não encontrou qualquer ligação entre Khalid Masood e o Estado Islâmico ou a Al-Qaeda. Comunicações no serviço de mensagens WhatsApp ganha relevância.
Osama bin Laden

Filho de Bin Laden com vigilância apertada

Um dos vários filhos de Osama Bin Laden, Hamza, entrou para a lista de terroristas com vigilância apertada dos EUA, depois de alegadas ameaças terroristas contra o país.
Conflito na Síria

25 mortos em ataque aérea a ex-filial da Al-Qaeda

Pelo menos 25 membros da Fateh al-Sham (Frente da Conquista do Levante), incluindo diversos líderes desta antiga filial síria da Al-Qaeda, foram mortos num ataque aéreo.
Terrorismo

Atentado mata 45 soldados no Iémen

Quarenta e cinco soldados foram mortos e cinquenta ficaram feridos num atentado suicida numa base militar em Aden, segundo fontes médicas. Há jihadistas a operar perto do local.
Osama bin Laden

Paga milhões por escrever sobre morte de Bin Laden

Ex-fuzileiro norte-americano que esteve no grupo que levou a cabo o ataque que terminou com a morte de Bin Laden foi condenado a pagar milhões ao governo dos EUA por ter escrito livro sem autorização.
Iémen

Coligação árabe ataca al-Qaeda no Iémen

Dois aviões da coligação árabe liderada pela Arábia Saudita atacaram hoje posições da al-Qaeda no sul do Iémen, matando muitos jihadistas, segundo as autoridades militares.
Terrorismo

Filho de Bin Laden quer vingar o pai

Hamza, filho de Bin Laden, ameaçou novamente que quer vingar a morte do pai. A mensagem foi divulgada na internet e dirigida diretamente aos Estados Unidos da América.
Terrorismo

Al-Qaeda ameaça EUA por causa de Tsarnaev

Num vídeo divulgado esta sexta-feira, o líder da Al-Qaeda promete "consequências graves" para os EUA caso o bombista de Boston, Dzhokhar Tsarnaev, seja executado. Em 2015, foi condenado à morte.
11 de Setembro

Os últimos pensamentos de Bin Laden, segundo Obama

Barack Obama diz esperar que nos seus últimos momentos o terrorista Osama bin Laden tenha percebido que os norte-americanos não esqueceram os ataques de 11 de setembro de 2001.
Osama bin Laden

"Salvem a Humanidade" de "catástrofe" ambiental

Osama Bin Laden pediu aos americanos que protegessem o meio-ambiente, numa carta escrita aos americanos que foi escrita no esconderijo no Paquistão onde viria a ser encontrado.
Terrorismo

Guiné-Bissau: Três detidos por ligações à Al-Qaida

Três cidadãos da Guiné-Bissau estão detidos por suspeita de terem sido treinados pela Al-Qaida no Magrebe Islâmico (AQMI), naquele que é o primeiro caso do género no país, informaram fontes judiciais.
Terrorismo

97 jihadistas capturados no Paquistão

As Forças Armadas paquistanesas desmantelaram uma grande rede terrorista no Paquistão. Foram capturados 97 jihadistas, entre militantes da Al-Qaeda e do Lashkar-e-Jhangvi.
Terrorismo

Burkina Faso: Morte de 2º português por confirmar

O Ministério do Interior do Burkina Faso, Simon Compaore, avançou que morreu um segundo português no ataque terrorista na capital do Burkina Faso, segundo a AFP. Mas Governo português não confirma.
Terrorismo

Terrorista publica vídeo ameaçando Madrid

O vídeo, que começou a circular na internet ameaçando várias cidades europeias, está a ser analisado pelas autoridades espanholas.
Terrorismo

Arábia Saudita executou 47 pessoas num só dia

192
Ano Novo, as mesmas notícias. Num só dia, 47 pessoas condenadas por "terrorismo" foram executadas em 12 cidades diferentes da Arábia Saudita.
Estado Islâmico

Estado Islâmico tem campo de treino no Afeganistão

O grupo terrorista está a tomar antigas posições da Al Qaeda na região de Khorasan. Novas fotografias mostram dezenas de guerrilheiros num campo de treino, com armas e de cara tapada.
Terrorismo

Estado Islâmico. Alvos, mortos e organização

109
Quem são os inimigos, quantos mortos já fizeram, que ligação têm com outros grupos terroristas e como se organiza no Ocidente o Estado Islâmico. Os dados de dois relatórios antiterrorismo.
Estado Islâmico

Al Qaeda e Estado Islâmico. O que os distingue

203
A Al-Qaeda reivindicou o ataque ao hotel Radisson no Mali. O grupo não desapareceu. Mas foi substituído no protagonismo internacional pelo Estado Islâmico. Mas será que são iguais?
Atentados de Paris

Os ataques terroristas mais sangrentos na Europa

Antes do Estado Islâmico, também a Al-Qaeda tinha feito vítimas na Europa. O Hezbollah faz igualmente parte desta sangrenta lista do radicalismo islamista. Trazemos à memória cinco atentados.
Estados Unidos da América

Nova versão da morte de Bin Laden causa polémica

Dois dias depois da publicação de um artigo no New York Times, já apareceram vários textos noutros meios de comunicação a contrariar a nova versão. E até Joe Biden falou sobre o tema.
Estados Unidos da América

O que sabemos sobre a morte de Bin Laden?

A morte de Bin Laden voltou às páginas dos jornais norte-americanos e o debate sobre o episódio mostra que o consenso está longe de ser alcançado.
Terrorismo

Líder da Al-Qaeda morto em ataque aéreo na Síria

O líder mais graduado do grupo Khorasan, de operacionais veteranos da Al-Qaida, Mohsen Adballah Ibrahim al Charekh, foi morto num ataque aéreo, anunciou o Pentágono.
Pentágono

Sírios treinados nos EUA dão munições à Al-Qaeda

Depois de o ter negado, o Pentágono veio agora admitir que um grupo de rebeldes sírios, treinados nos EUA, entregou equipamento militar e munições a um grupo filiado na Al-Qaeda.
Al-Qaeda

Al-Qaeda declara guerra ao Estado Islâmico

1.198
No dia em que passam 14 anos dos ataques terroristas às Torres Gémeas em Nova Iorque, a Al-Qaeda declarou guerra ao Estado Islâmico. EUA desconfiam que os jihadistas utilizaram armas químicas.
Terrorismo

Filho de bin Laden incita ao terror no Ocidente

Hamza bin Laden, filho mais novo do antigo líder da Al-Qaeda, enviou uma mensagem para os guerrilheiros da organização terrorista em que pede que a luta saia de Cabul e passe para Londres ou Paris.
Terrorismo

Iémen: Al-Qaeda quer novos ataques contra os EUA

Ibrahim al-Asiri, um dos responsáveis pelo braço armado da Al-Qaeda no Iémen, escreveu mensagens aos membros da organização terrorista, instruíndo-os a organizarem novos ataques.
Al-Qaeda

Síria: 31 mortos e 60 feridos em bombardeamento

Pelo menos 31 pessoas morreram hoje, das quais dois menores, e mais de 60 ficaram feridas com gravidade nos bombardeamentos governamentais e na queda de um avião militar na cidade de Ariha.
Al-Qaeda

Familiares de Bin Laden morrem em queda de avião

Os membros da família do ex-líder da Al-Qaeda estão entre as vítimas da queda de um avião privado no Reino Unido, segundo a Embaixada da Arábia Saudita em Londres.
Morte

Oficial: Morreu o líder dos talibã

O governo do Afeganistão confirmou a morte de Mullah Mohammed Omar, o líder espiritual dos talibã e aliado de Osama Bin Laden. A morte ocorreu há 2 ou 3 anos e só agora foi conhecida.
Terrorismo

Pentágono anuncia morte de comandante da Al-Qaida

O Pentágono anunciou hoje a morte de um destacado comandante da rede terrorista Al-Qaida e dois militantes durante um bombardeamento da força aérea norte-americana no Afeganistão.
Estado Islâmico

O EI é já uma maior ameaça que a al Qaeda

Segundo referiu James Corney, o diretor do FBI, os ataques levados a cabo pelos Estados Unidos conseguiram diminuir uma ramificação da al Qaeda. O Estado Islâmico é agora uma maior ameaça para o país.
Síria

Líder da al-Qaeda na Síria morto durante ataque

Muhsin al-Fadhli, de 34 anos, foi morto durante um ataque aéreo no início de junho. Era líder do grupo Khorasan, uma rede de antigos membros da al-Qaeda formada durante a guerra civil síria.
Al-Qaeda

Membros da Al-Qaeda na Síria mortos em ataque

Sete membros do ramo da Al-Qaeda na Síria, incluindo comandantes, foram mortos no ataque das forças de coligação no noroeste da Síria.
Malala Yousafzaï

"Se eu tivesse pais normais, já teria dois filhos"

1.314
"He named me Malala" é o documentário sobre a adolescente de 17 anos que vive pelo direito das meninas à educação. "O meu pai só me deu o nome 'Malala', não fez de mim Malala'", diz.
Terrorismo

Norte-americanos matam importante líder jihadista

O ataque aéreo ocorreu no Leste da Líbia "após consulta ao Governo líbio de transição".
Terrorismo

Estado Islâmico está a anular a al-Qaeda

Sem dinheiro, sem homens, sem poder. A al-Qaeda está a ser derrotada pelo antigo braço-armado e agora autoproclamado Estado Islâmico, que usa os tentáculos da organização-mãe para crescer.
Al-Qaeda

Membro da Al Qaeda no Iémen tentou impedir ataque

Um membro da Al Qaeda no Iémen tentou ligar duas vezes para os serviços antiterrorista do país para tentar evitar um atentado em 2007. Contudo, os serviços nada fizeram. Morreram 8 turistas espanhóis.
Mundo

Bin Laden via porno e lia Noam Chomsky

1.330
Os 100 documentos desclassificados pelos EUA esta quarta-feira revelaram novos dados sobre Bin Laden: apreciava teorias da conspiração, lia Noam Chomsky e tinha uma (grande) coleção de pornografia.
Osama bin Laden

Bin Laden despede-se da "menina dos seus olhos"

Entre os cerca de 100 documentos desclassificados pelos EUA para esclarecer a detenção e morte do líder terrorista está uma carta de despedida a uma das suas três mulheres, datada de 2008.
Osama bin Laden

Quem revelou o esconderijo de Bin Laden aos EUA?

Imprensa Paquistanesa diz que foi um cidadão britânico, que pertencia ao exército paquistanês, a revelar a localização de Bin Laden, em troca de 25 milhões de f2dólares. Família de Usman Khalid nega.
Terrorismo

Al-Qaeda pode provocar queda de avião nos EUA

No seu novo livro, Michael Morell, antigo diretor interino da CIA, defende que a Al-Qaeda tem capacidade para provocar a queda de um avião comercial nos EUA.
Al-Qaeda

Drone americano mata líder da Al-Qaeda no Iémen

Nasser Al-Ansi, alto responsável que reivindicou o ataque da organização contra o Charlie Hebdo, foi morto por um drone norte-americano no Iémen.
Terrorismo

Célula terrorista italiana preparava ataque ao Papa

O Papa Bento XVI terá sido alvo de um plano de ataque que nunca se realizou. O grupo terrorista detido também está acusado de planear ataques ao Paquistão.
Terrorismo

Drone. Dois reféns da Al-Queda mortos por acidente

Dois reféns, um norte-americano e um italiano, morreram durante um ataque a um local que se acredita ser uma base da Al-Qaeda. A operação antiterrorista aconteceu em janeiro.
Terrorismo

Aeroporto no Iémen sob controlo da Al-Qaeda

Os militantes da Al-Qaeda conseguiram tomar o controlo do aeroporto no sul do Iémen, após confrontos com as autoridades. Depois seguiu-se o porto e o terminal petrolífero.
Al-Shabab

Autor do massacre no Quénia era recém-licenciado

Um dos autores do atentado à Universidade do Quénia já foi identificado. O jovem, de etnia somali, era etnia recém-licenciado pela Faculdade de Direito de Nairobi.
Terrorismo

Al Shabab ameaçam fazer novos ataques no Quénia

Depois do ataque à Universidade de Garissa onde morreram 147 pessoas, o grupo ameaça com novos ataques.
Jihadismo

Ataque a universidade no Quénia faz 148 mortos

Grupo somali com ligações à Al-Qaeda atacou uma universidade no Quénia a cerca de 150 quilómetros da fronteira com a Somália e fez 148 mortos.
Jihadismo

Iémen: Al-Qaeda ataca prisão e liberta 300 presos

A Al-Qaeda na Península arábica atacou hoje a prisão central de Moukalla, no sudeste do Iémen, e libertou perto de 300 detidos, incluindo um dos seus chefes, informou uma fonte de segurança.
Al-Qaeda

O falso casamento do pai da Al-Qaeda em Espanha

Conheca a história do falso casamento de Mustafa Setmarian, o fundador da Al-Qaeda em Espanha e o número quatro da organização até à morte de Osama Bin Laden.
Afeganistão

As fotos nunca vistas de Bin Laden

109
As imagens tornaram-se públicas há cerca de um mês durante o julgamento de Khaled al-Fawwaz, membro da Al-Qaeda. Foram tiradas em 1996 como parte do esforço de propaganda de Bin Laden.
Al-Qaeda

13 líderes de ramo sírio da Al-Qaeda mortos

Dois ataques aéreos na província de Idlib terão matado 13 líderes da Al-Nusra Front, um ramo da organização terrorista Al-Qaeda. Abu Mohammed al Jolani, principal líder, é um dos feridos.
Terrorismo

Síria anuncia ter matado 117 terroristas

O regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, disse hoje ter matado pelo menos 117 "terroristas", na sua maioria membros da Frente al-Nusra, o ramo da Al-Qaeda na Síria.
Síria

Extremistas islâmicos executam mulheres na Síria

1.449
O site de ativistas Raqqa Is Being Slaughtered tem relatado as condições de vida e os crimes praticados na Síria. Nos últimos dias publicou dois vídeos que mostram execuções brutais.
Médio Oriente

Explicador/ Afinal o que é que se passa no Iémen?

O Iémen voltou a aparecer nas notícias. O país está em desagregação e a crise humanitária agrava-se, pelo que vale a pena perceber o que está em causa.
Conflitos

Rebeldes tomam palácio presidencial no Iémen

Depois de dois dias de intensos confrontos, rebeldes xiitas tomaram palácio presidencial, de acordo com testemunhas no local. Secretário-geral da ONU apela à calma.
Atentados de Paris

Al-Qaeda do Iémen reivindica "batalha abençoada"

Nasr al-Ansi, um alto comando da al-Qaeda no Iémen, confirmou que o atentado contra o Charlie Hebdo foi uma "vingança pelo profeta" e prometeu mais "tragédias e terror".

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site