Nicolás Maduro

Venezuela

Especial/ "As crianças não vão usar o 'Magalhães' no caixão"

Antonio Ledezma, um dos rostos da oposição a Maduro, esteve detido durante dois anos até conseguir fugir da Venezuela, há menos de um mês. O Observador entrevista-o no dia que recebe prémio Sakharov.
Venezuela

Partidos impedidos de participar nas presidenciais

Os três principais partidos da oposição não participaram nas eleições de domingo, alegando falta de confiança no Conselho Nacional Eleitoral.
Venezuela

Maduro anuncia criação de moeda virtual

239
O chefe de Estado da Venezuela anunciou este domingo a criação de uma moeda virtual: o petro. A oposição recebeu a notícia com algum desdém.
Venezuela

Maduro agradece à oposição pelo "diálogo nacional"

Governo venezuelano e a Mesa de Unidade Democrática chegaram sexta-feira a Santo Domingo, na República Dominicana, para iniciar o processo de retoma do diálogo.
Venezuela

Venezuela. Médicos falam em "holocausto" na saúde

345
A Federação Médica Venezuelana falou naquilo a que chama um "holocausto" na saúde do país. A organização culpabiliza Nicolás Maduro pela falta de medicamentos generalizada.
Venezuela

Nicolás Maduro é recandidato a presidente em 2018

161
Nicolás Maduro vai candidatar-se a um novo mandato em 2018. O atual presidente da Venezuela está no cargo desde 2013.
Venezuela

Venezuela. Oposição está pronta para negociar

A aliança Mesa de Unidade Democrática anunciou que está pronta para voltar a negociar com o Governo. As negociações com Nicolás Maduro estão agendadas para 1 e 2 de dezembro, na República Dominicana.
Venezuela

Venezuela. Maduro quer investimento estrangeiro

1.777
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apelou às empresas estrangeiras para que invistam no país, em matéria energética e petrolífera.
Igreja Católica

Mortes à fome e falta de medicamentos na Venezuela

1.340
A Igreja Católica instou no sábado os venezuelanos a serem solidários em tempos de crise e denunciou que há pessoas a morrer à fome e por falta de medicamentos na Venezuela.
Venezuela

Ex-PGR pede ordem de prisão contra Maduro

A ex-Procuradora-Geral da República da Venezuela Luisa Ortega Díaz pediu ao Tribunal Penal Internacional de Haia que emita uma ordem de captura para o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro.
Venezuela

Venezuela anuncia pagamento de juros

O ministério de Economia e Finanças da Venezuela anunciou que vai pagar os juros dos títulos de dívida do Estado. O valor chega aos 199,6 milhões de dólares.
Venezuela

Sanções da UE "são estúpidas", diz Nicolás Maduro

142
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, referiu-se no domingo às possíveis sanções da União Europeia a Caracas, classificando-as como "estúpidas".
Venezuela

Venezuela. 20 anos de prisão para intolerância

A Assembleia Constituinte venezuela aprovou a Lei Constitucional Contra o Ódio, que estabelece 20 anos de prisão para quem promova o ódio e a intolerância. Todos os deputados são apoiantes do regime.
Venezuela

Maduro anuncia Presidenciais para 2018

Nicolás Maduro anunciou que as forças afetas ao regime estão a preparar eleições presidenciais para 2018. O presidente venezuelano acredita que naquele país "reina a democracia participativa".
Venezuela

Venezuela. Reestruturação de dívida está acordada

A Venezuela e a Rússia chegaram a acordo para a reestruturação da dívida que Caracas mantém por conta do fornecimento de produtos industriais e outros.
Venezuela

Venezuela. Jornalista sequestrado após reportagem

Jesus Medina foi sequestrado durante 72 horas depois de publicar uma reportagem sobre uma prisão venezuelana. Quando foi encontrado, caminhava sozinho numa autoestrada apenas de roupa interior.
Venezuela

Venezuela. Chumbada reestruturação da dívida

A Assembleia Nacional venezuelana, onde a oposição detém a maioria, aprovou um acordo contra a reestruturação e refinanciamento da dívida externa anunciada a 2 de novembro passado por Nicolás Maduro.
Venezuela

Líder da oposição procura proteção do Chile

Freddy Guevara, um dos mais proeminentes líderes da oposição da Venezuela, procurou proteção na residência do embaixador do Chile. Supremo Tribunal de Justiça ordenou o levantamento da sua imunidade.
Venezuela

Fim da imunidade de vice-presidente do parlamento

Freddy Guevara, vice-presidente do parlamento da Venezuela e deputado da oposição, ficou sem imunidade e está proibido de sair do país. Guevara é um dos principais nomes de oposição a Maduro.
Venezuela

Maduro quer reestruturar a dívida venezuelana

O Presidente venezuelano ordenou o pagamento dos títulos de dívida de 2017 da empresa petrolífera estatal. Nicolás Maduro quer reestruturar e refinanciar a dívida externa venezuelana.
Venezuela

Maduro quer punir partidos que faltem às eleições

Nicolás Maduro pediu ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) para "inabilitar" os registos eleitorais dos partidos políticos que "se ausentem dos processos democráticos e eleitorais".
Nicolás Maduro

Maduro anuncia era de convivência com oposição

Nicolás Maduro anunciou que começou uma nova era de convivência com um setor da oposição. O presidente venezuelano diz que a política extremista não traz bons resultados para o país.
Venezuela

Membro da Assembleia pede investigação à oposição

O membro da Assembleia Constituinte venezuelana Ernesto Rodríguez anunciou que pediu ao Ministério Público que investigue os candidatos da oposição nas eleições regionais.
Nicolás Maduro

Maduro diz que Trump é o "novo Hitler"

140
O presidente venezuelano afirmou que o discurso de Donald Trump nas Nações Unidas foi uma ameaça de morte. Nicolás Maduro garante que o presidente norte-americano vai passar à história.
Nicolás Maduro

Maduro decreta novo estado de exeção e emergência

114
Nicolás Maduro, decretou um novo estado de exceção e emergência económica, que vigorará nos próximos 60 dias, prorrogáveis por igual período. O decreto justifica com "circunstâncias extraordinárias".
Venezuela

Nicolás Maduro disponível para falar com oposição

As conversações vão ser mediadas pelo presidente da República Dominicana e por José Luis Zapatero. Nicolás Maduro também anunciou um novo plano agrícola.
Venezuela

Venezuela. ONU fala em "crimes contra humanidade"

O alto comissário das Nações Unidas para os Direitos humanos afirmou que podem ter sido cometidos "crimes contra a humanidade" na Venezuela, no âmbito dos protestos antigovernamentais.
Venezuela

Venezuela impedida de comprar insulina e alimentos

O presidente da Venezuela acusou o "bloqueio económico" imposto pelos Estados Unidos de impedir o país de comprar insulina e alimentos para distribuir às camadas mais pobres da população.
Venezuela

Maduro anuncia novo sistema de fixação de preços

135
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou a entrada em vigor, a partir desta sexta-feira, de um "um novo sistema" para estabelecer os preços máximos de 50 produtos.
Nicolás Maduro

Maduro não vai ao Conselho da ONU

173
Nicolas Maduro já não vai participar na abertura do Conselho dos Direitos Humanos da ONU, na segunda-feira. O presidente venezuelano deveria discursar perante os representantes dos 47 Estados-membros.
Nicolás Maduro

Venezuela. "Traidores" da Pátria vão ser julgados

361
A Assembleia Constituinte venezuelana vai julgar o que considera os "traidores" da Pátria. Novo decreto diz que quem apoia as sanções contra o Estado vai de encontro aos interesses do país.
Venezuela

Maduro convida mundo para cimeira de solidariedade

249
Nicolás Maduro, convidou todos os movimentos políticos e sociais nacionais e internacionais para participarem na Cimeira Internacional de Solidariedade Mundial com a Venezuela.
Corrupção

Luisa Ortega, a chavista que pode tramar Maduro

115
Luisa Ortega Díaz tornou-se uma insuspeita opositora de Nicolás Maduro, dentro e fora da Venezuela. Era próxima de Chavéz mas diz ter provas que o atual Presidente está envolto numa teia de corrupção.
Venezuela

Ex-Procuradora da Venezuela fala ao Mercosul

A ex-procuradora geral da Venezuela, Luísa Ortega Díaz, deixou a Colômbia, onde se encontrava sob proteção e está em direção ao Brasil, para participar numa reunião de procuradores do Mercosul.
Venezuela

Venezuela pede detenção de ex-procuradora geral

A Venezuela vai solicitar à Interpol a detenção da ex-procuradora geral Luísa Ortega Díaz, anunciou o Presidente Nicolás Maduro. Alegadamente ela e o marido estão "fugidos" da justiça.
Venezuela

Panamá concede asilo a magistrado e cônsul

O Panamá concedeu asilo político a um magistrado do Supremo Tribunal e um ex-cônsul da Venezuela por considerar que "correm perigo no país de origem", indicou em comunicado.
Nicolás Maduro

Venezuela. Maduro entregou projeto de Constituição

Nicolás Maduro entregou na quinta-feira o seu novo projeto de Constituição à nova Assembleia Nacional Constituinte. O projeto vai ser discutido apenas por membros próximos do governo.
Diego Maradona

Maradona oferece-se como soldado a Maduro

1.567
"Estarei vestido de soldado". A garantia é do antigo jogador de futebol argentino Diego Maradona que enviou uma mensagem ao Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, através do Facebook.
Venezuela

A fortaleza onde vivem aliados de Maduro

863
O El Español falou com membros do partido de Maduro, que revelam detalhes do refúgio de luxo onde vivem figuras de topo do regime venezuelano. Segundo um colunista, há novas vivendas em construção.
Venezuela

Fiéis a Maduro acusados de arrombar parlamento

A Assembleia Nacional da Venezuela, dominada pela oposição, acusa quatro pessoas ligadas a Nicolás Maduro de invadirem o parlamento durante a madrugada. Uma delas é a presidente da Constituinte.
Venezuela

Oposição venezuelana adia manifestação

A oposição venezuelana decidiu esta quinta-feira adiar para sexta-feira a manifestação contra a Assembleia Constituinte, cuja sessão inaugural está prevista para o mesmo dia.
Venezuela

PCP, BE e Governo. Cada um vê a Venezuela que quer

788
BE fala em "ditadura de caudilho", Governo não reconhece Assembleia Constituinte mas não diz se é a favor de sanções. Só PCP aceita "ato democrático". Como é que a política portuguesa vê a Venezuela?
Nicolás Maduro

Venezuela. Forças Armadas apoiam Maduro

A Força Armada Nacional Bolivariana da Venezuela declarou o seu "incondicional apoio e lealdade" ao Presidente do país, Nicólas Maduro, na sequência das sanções dos EUA.
Venezuela

Venezuela: "nova prova de autoritarismo do regime"

Os Estados Unidos expressaram "profunda preocupação" após o encarceramento de dois líderes da oposição na Venezuela, considerada uma "nova prova de autoritarismo do regime".
Estados Unidos da América

Sanções. EUA congelam bens de Nicolás Maduro

602
As sanções reveladas esta segunda-feira congelam todos os ativos de Nicolás Maduro sob jurisdição americana e impedem os cidadãos norte-americanos de negociarem com o presidente venezuelano.
Venezuela

Cartoons e ilustrações em reação a Maduro

Desde um Nicolás Maduro armado com uma espingarda, à repressão nas ruas e até a um voto submetido... numa sepultura. Nem Deus escapa. Foi assim que a internet reagiu às eleições na Venezuela.
Venezuela

Venezuela. Oposição pede novos protestos

266
Governo diz que votaram mais de oito milhões de pessoas, mas a oposição fala em fraude e pede novos protestos. A Assembleia Constituinte foi eleita mas, no processo, terão morrido 14 pessoas.
Venezuela

As fotos de um fim de semana violento na Venezuela

A Venezuela foi chamada a votar para eleger os 545 da nova Assembleia Constituinte. A oposição boicota o voto e está na rua a protestar. Estas são as fotos de um fim de semana intenso e violento.
Nicolás Maduro

Protestos na Venezuela. 14 mortos em 24h

143
Os venezuelanos votam este domingo para eleger os 545 de uma Assembleia que terá o poder de mudar a Constituição. Os protestos já fizeram 14 vítimas, dizem jornais locais.
Venezuela

Assembleia Constituinte. Nicolás Maduro já votou

O Presidente venezuelano foi o primeiro a votar para as eleições da Assembleia Nacional Constituinte, declarando que quis ser o primeiro a dar o voto pela paz, soberania e independência da Venezuela.
Venezuela

Venezuela. Comando do Governo ajuda eleitores

O Comando Zamora 200, controlado pelo Governo venezuelano, vai receber, através de mensagens de texto, denúncias de pessoas que se afirmem impedidas de votar para a Assembleia Constituinte.
Venezuela

Venezuela. Parlamento pede apoio internacional

129
O parlamento venezuelano, com maioria da oposição, pediu à comunidade internacional que não reconheça o resultado da eleição da Assembleia Constituinte, que decorre domingo.
Pedro Passos Coelho

Venezuela. Passos elogia postura do Governo

O presidente do PSD considera a situação na Venezuela "é muito preocupante", mas sublinhou que as autoridades portuguesas têm vindo a acompanhar "de forma correta e adequada" a comunidade portuguesa.
Nicolás Maduro

Venezuela. Procuradora teme "sistema totalitário"

247
A procuradora-geral da Venezuela alerta para o risco de a Assembleia Nacional Constituinte representar "um sistema personalista e totalitário", numa entrevista ao jornal digital local Crónica Uno.
Venezuela

Venezuelanos param Caracas em 2.º dia de greve

A capital da Venezuela estava, esta manhã, praticamente paralisada no segundo dia de uma greve geral em que confrontos, no primeiro dia, entre forças de segurança e opositores do Presidente.
Venezuela

Três mortos no primeiro dia de greve na Venezuela

Líder da oposição, em prisão domiciliária, publicou vídeo a dar força aos manifestantes, horas antes do início da greve de dois dias. Confrontos levaram à morte de três pessoas. Veja as imagens.
Nicolás Maduro

Autores de 'Despacito' contra Nicolás Maduro

140
Foi num comício político que Nicolás Maduro se aproveitou do fenómeno 'Despacito' para se promover. Os autores deste não gostaram e acusaram o presidente da Venezuela de um uso "ilegal" do tema.
Venezuela

Maduro diz que está pronto para negociar, mas...

320
... impõe como condição que a oposição "retifique" a sua posição e promete prender todos os magistrados que compõem o Supremo Tribunal que foi nomeado à revelia do Governo.
Venezuela

Greve geral na Venezuela desafia Nicolás Maduro

A greve geral convocada para esta quinta-feira pela oposição venezuelana constitui uma nova ação de protesto pelo projeto de Assembleia Constituinte promovido pelo Presidente.
Venezuela

Venezuela. Mais de 7 milhões desafiam Maduro

269
Mais de 7 milhões de eleitores votaram na consulta simbólica contra o projeto de Assembleia Constituinte promovido pelo Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
Venezuela

Especial/ Plebiscito a Maduro. Em Portugal também se vota

131
A oposição a Nicólas Maduro organizou um voto "não-oficial" para este domingo. Em Portugal também se vota. As mesas estarão instaladas em restaurantes de tapas e clínicas dentárias.
Venezuela

ONU defende acordo entre Governo e oposição

As Nações Unidas estão preocupadas com a crise na Venezuela, onde, desde abril, cerca de 1.500 pessoas ficaram feridas e pelo menos 93 morreram, no âmbito de protestos contra o Governo de Maduro.
Venezuela

O atirador de Maduro voltou e prometeu novo ataque

152
Óscar Pérez, o militar que disparou sobre o Ministério do Interior e a sede do Supremo Tribunal venezuelano, voltou. Num vídeo publicado nas redes sociais, prometeu novo ataque ao governo de Maduro.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site