Observador

Passatempos

Passatempo "Concerto de Natal" Coliseu Porto

O Observador tem cinco convites duplos para o concerto "O Messias", que a Orquestra Metropolitana de Lisboa e o Coro Sinfónico Lisboa Cantat vão dar esta segunda-feira às 21h30.
Comic Con

O agente dos Vingadores que já gozou com Portugal

170
Antes do agente Coulson, Clark Gregg era Richard na série "As Novas Aventuras da Velha Christine". Em entrevista na Comic Con, recordou o episódio "português", falou sobre os Vingadores e a América.
Entrevista

Especial/ Ribeiro Cristóvão: "Olhavam-me de lado na RTP"

306
Podia ter sido padre, mas acabou a fazer relatos de futebol. Primeiro em Angola, para onde embarcou sozinho, aos 16 anos, depois em Portugal, onde criou o mítico Bola Branca.
António Costa

Costa diz que Raríssimas não foi favorecida

António Costa não comentou o caso da associação Raríssimas, dizendo que não reage porque não tem "nenhum indício" de favorecimento político. Afirmou ainda confiar no trabalho de Vieira da Silva.
Fact Check

Especial/ Fact Check. Verdade e mentira na novela Raríssimas

1.403
Vieira da Silva sabia dos problemas nas contas da Raríssimas? Paula Brito e Costa recebia o vencimento previsto na lei? Sónia Fertuzinhos desenvolveu trabalho sobre doenças raras? Veja as respostas.
Peru

Odebrecht: Peru pede para levantar sigilo bancário

Pedro Kuczynsk vai pedir levantamento do sigilo bancário "para que analisem tudo o que quiserem". As declarações surgem na sequência das acusações de pagamentos pela Odebrecht a uma das suas empresas.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Um presente de Natal às crianças: direito ao voto

Como explicar o posicionamento sistemático anti-natalista e a baixa prioridade das crianças nas políticas sociais? Uma explicação simples, mas talvez não simplista, é que as crianças não votam.
Álcool

Os copos de vinho estão sete vezes maiores

367
Um estudo mostra que os copos de vinho que utilizamos hoje são sete vezes maiores do que eram antigamente. Será que este facto influencia o aumento do consumo de álcool ao longo dos anos?
Fotogaleria

Londres. 13 fotos da nova embaixada dos EUA 

A nova embaixada dos Estados Unidos, em Londres, é diferente de todas as outras. O objetivo é criar a ideia de "transparência, abertura e igualdade".
Sporting

A noite mais fácil da vida de Doumbia

O Sporting derrotou o Vilaverdense (4-0) no terceiro escalão e está nos quartos-de-final da Taça de Portugal. Seydou Dombia fez três golos de "encostar" e Gelson não brincou em serviço.
ADN

China usa consultas grátis para guardar ADN

A Human Rights Watch acusa autoridades da província chinesa de Xinjiang de recolherem ADN da população em consultas médicas. A ONG refere risco de "vigilância" de minorias étnicas e religiosas.
Conversas

Especial/ Quanto maior, melhor

Testemunhos inspiradores sobre o papel dos filhos na nossa vida e uma reflexão acerca das políticas públicas de apoio à família foram os pontos altos da última “Conversa Solta” deste ano.
Crime

Operação "Vento Norte": polícia detém dez homens

290
A Polícia Judiciária deteve dez homens envolvidos numa rede organizada que se dedicaria ao exercício ilícito de segurança privada em espaços noturnos.
Conversas

A conversa Mais Família é para ver na integra

131
No dia 6 de dezembro Laurinda Alves conversou com João Miguel Tavares, Rita Mendes Correia, Vera Pereira, Raúl Galamba e Eduardo Sá sobre o tema Mais Família
Crónica

Stress à portuguesa

280
Parece que os portugueses normalmente são obrigados a conter as próprias emoções e acabam por canalizá-las em situações estranhas nas quais tornam-se assustadoramente agressivos ou nervosos.
PSD

Especial/ Defesa Europeia. "Uma verdadeira palhaçada"

420
Miguel Morgado, vice-presidente da bancada do PSD, acusa o Governo de ser "incompetente" na gestão do processo da Defesa europeia. Diz que em 2019 não haverá hipótese de entendimentos entre PS e PSD.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Performance e controlo de gestão: um tempo novo

Os executivos necessitam de uma sensibilidade acrescida para a importância da Performance e Controlo de Gestão no sucesso da organização moderna, num enquadramento caracterizado pela mudança acelerada
Debate Quinzenal

Crónica. Estrelinha na lapela e um caso de bigamia

Há meses que Costa não tinha uma vitória. Levou Centeno como troféu para calar a direita, o que acentuou as diferenças entre o noivado em Lisboa e o casamento com Bruxelas. Por Vítor Matos
Ministério da Defesa

Fact Check/ Defesa disse que divulgava plano secreto?

128
O ministro da Defesa comprometeu-se ou não a divulgar o Plano Nacional de Implementação da Defesa Europeia? Direita e BE dizem que sim; Governo defende-se. Quem tem razão?
Economia

Vídeo em direto/ Hoje Observamos Mais Família

Laurinda Alves e cinco convidados falam de Família. Assista aqui, a partir das 18H00, a esta conversa, uma iniciativa do Observador e do Banco Popular.
Presidente Trump

Dados de Trump não foram fornecidos, diz advogado

O advogado de Trump negou que o Deutsche Bank tenha dado informações sobre as suas contas bancárias. O porta-voz do banco disse apenas que está a "cooperar com as autoridades da investigação".
Fotogaleria

O fenómeno da super-Lua em 13 fotografias

174
O fenómeno da super-Lua aconteceu na noite de domingo. Poderá ver a "repetição" já nos próximos dias 1 e 31 de janeiro de 2018.
Conversas

Dia 6 de dezembro falamos de família

O Observador e o Banco Popular convidam-no para falar sobre família no próximo dia 6 de dezembro. Este é o tema escolhido para a última conversa do ano. A entrada é gratuita.
Entrevista

Especial/ César Mourão. "Nem sempre estou para 'macacadas'"

1.108
Podia ter sido desportista, mas repetiu o secundário para fazer o Chapitô. Não bebia, não fumava e era um "rato de biblioteca". Entrevista de vida a César Mourão, o homem sem medo do improviso.
Tive uma Ideia

O site de ração para cães que fez 500 mil euros

3.356
André teve duas startups na Alemanha, mas precisou de voltar para Portugal porque ia ser pai. Cá, quis melhorar como se vende ração para cães. Passado pouco mais de um ano, vende 8 toneladas por mês.
Escritores

"Não preciso investigar mais a ditadura no Chile"

214
Em entrevista ao Observador, Isabel Allende falou do novo romance, "Para Lá do Inverno", criticou Donald Trump e os "sentimentos negativos" que já existiam nos Estados Unidos antes dele.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

O efeito inebriante do poder

167
A capacidade de exercer poder sobre terceiros parece ter um efeito semelhante ao consumo de álcool, toldando a capacidade cognitiva de distinguir o que está certo ou errado.
Fotogaleria

Museu do Prado: viagem pelos arquivos secretos

O Museu do Prado, em Madrid, deu acesso a 12 mil arquivos históricos no seu site oficial. A iniciativa surge depois da recente comemoração do 198º aniversário do museu.
Tecnologia

Lisboa entre as melhores para começar um negócio

120
Lisboa está entre as melhores cidades para começar um negócio e, segundo Tom Wehmeier, é "um dos hubs mais atrativos na Europa".
Investigação

Especial/ Os números que ajudam a entender a polémica

Mais de 1.100 refeitórios e acima de 53 milhões de refeições por ano, só nas escolas do 5.º ao 12.º. O Estado paga entre 1,18 e 1,47 euros por cada uma. Veja os grandes números das cantinas escolares.
Investigação

Especial/ Investigação. O que está a falhar nas cantinas?

1.349
Há falta de pessoal, falta de formação, falta de fiscalização e falta de multas. Mais: é possível ter boas refeições nas escolas por menos de 1,5 euros? Os resultados de uma investigação do Observador
Investigação

Especial/ "Se a nós custa comer, o que fará às criancinhas?"

2.746
Alface estragada, peixe e carne de fraca qualidade e funcionários a menos? Ou tudo "uma maravilha"? Cinco funcionários de empresas que servem as escolas contam como é o dia a dia nas cantinas.
Investigação

Especial/ Alimentação escolar. Quanto vale este negócio?

113
A Uniself, que este ano ganhou a exploração de 602 refeitórios escolares de todo o país, existe desde 1981 e já celebrou contratos no valor de mais de 310 milhões de euros com o Estado.
Investigação

Especial/ O que é que o Estado exige às empresas?

211
A cantina do seu filho tem uma mesa de saladas? Devia ter. Há fritos mais do que uma vez em cada duas semanas? Não devia.
Incêndios

Estudo sobre incêndios de outubro

A Comissão Técnica Independente (CTI) que investigou o incêndio de Pedrógão Grande vai analisar os incêndios florestais de outubro, um estudo que vai começar já no primeiro mês do ano.
Nigéria

Nigéria. Amnistia pede investigação de petrolífera

A Amnistia Internacional pede que Nigéria, Reino Unido e Holanda investiguem o envolvimentos da petrolífera Shell em grandes atrocidades como assassínios, violações e tortura, cometidas em Ogoniland.
Fact Check

Fact Check/ Houve criação de 242 mil postos de trabalho?

No encontro com o grupo de pessoas escolhido para fazer perguntas ao Governo, António Costa garantiu ter criado 242 mil postos de trabalho e de existirem hoje menos 200 mil desempregados. Tem razão?
Fact Check

Fact Check/ Não houve reforço de meios depois dos incêndios?

146
Em Aveiro, António Costa disse não ter havido reforço de meios depois da tragédia de Pedrógão Grande. A frase contraria o que o próprio dissera um mês antes, em pleno Parlamento. Afinal, houve ou não?
Indonésia

Bali. 50 anos depois, eis a erupção do Angung

Desde terça-feira passada que o vulcão na ilha indonésia de Bali está a expulsar cinzas vulcânicas. Mas a subida do magma indica uma que uma erupção maior está para vir.
Conversas

Especial/ Fazer o bem, todos os dias

A responsabilidade social não tem época do ano e deve fazer parte integrante da nossa vivência em sociedade. Precisamos de a integrar como uma atitude fundamental nas nossas práticas do dia a dia.
Primeira Liga NOS

Sem Bas, podemos falar do Rodrigo e do Jérémy?

278
Jérémy Mathieu e Rodrigo Battaglia têm sempre dentes cerrados, olhos despertos e peito acelerado, sempre uma derradeira gota de suor para escorrer no rosto, um derradeiro corte.
Entrevista

Especial/ "Não faz sentido voltar a ser o Lecas"

556
A personagem Lecas, tantas décadas depois, continua-lhe "colada". Mas José Jorge orgulha-se dela. Como se orgulha de tudo o que fez, desde vender detergentes em Roma a funerais em Londres.
Agricultura

Governo rejeita subida de preços devido à seca

Em entrevista à Lusa, Capoulas Santos disse que "no imediato" não existem "razões que justifiquem o aumento do preço dos produtos". O ministro acredita que só haverá aumentos "pontualmente".
Crónica

Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas

53.823
É muito fácil taxar uma mulher de chata, de neurótica, de mal humorada. O difícil é assumir que ela tem uma razão para estar assim. E que os outros poderiam colaborar para que ela não estivesse assim.
Fact Check

Fact Check/ Mudar o Infarmed estava previsto há muito tempo?

687
O primeiro-ministro disse que a mudança do Infarmed para o Porto já estava prevista, até porque a proximidade à Agência Europeia do Medicamento era um dos critérios. Mas isso estava na candidatura?
Legionela

Veolia quer investigação a legionela alargada

A Veolia defende que investigação sobre a legionela deve ser alargada porque não detetou nada que pudesse ter causado um surto desta dimensão.
Cinema

Ruben Östlund: "Quais os limites da tolerância?"

Eurico de Barros falou sobre idealismo, tolerância, correcção política, irracionalidade e chimpanzés com o sueco Ruben Östlund, autor de "O Quadrado", Palma De Ouro em Cannes este ano e já nos cinemas
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Política fiscal ótima

Utilizar a segurança social para fazer redistribuição (sem que muitas vezes os mais beneficiados sejam os mais necessitados) torna um imposto não distorcionário em apenas mais um imposto.
Crime

GNR apreende mais de sete mil litros de aguardente

Mais de sete mil litros de aguardente produzida de forma ilegal em Vila Real. Um homem de 50 anos foi constituído arguido.
Angola

Angola: detenção por desvio de gasóleo

O diretor-adjunto do Serviço de Investigação Criminal (SIC), Abel Wayaha, foi detido na província da Huíla, em causa está o desvio de 132 camiões cisterna de gasóleo.
China

Campanha anticorrupção na China

Antigo chefe do regulador chinês para a Internet é suspeito de "graves violações da disciplina", estando a ser investigado no âmbito de uma campanha anticorrupção do Partido Comunista da China.
FC Porto

Felipe silenciou o ruído (e fê-lo regressar)

Ao minuto 29, Felipe fez o 0-1 e silenciou a ruidosa (130 decibéis entram na escala do "ensurdecedor") Vodafone Arena . Aos 41, foi driblado por Tosun e do drible resultou o empate final: 1-1.
Passatempos

Passatempo "Só para Bravos". Temos convites duplos

O Observador tem 30 convites duplos para a antestreia do drama de ação "Só para Bravos", em Lisboa e no Porto, esta quarta-feira. Para se habilitar a ganhar só tem de responder a uma pergunta.
União Europeia

Legislação para avaliar substâncias psicoativas

O Observatório Europeu vai realizar investigações científicas sobre qualquer nova substância que cause preocupação entre os estados-membros da União Europeia.
Ciência

A68, o iceberg que entrou mar adentro

227
Há fotografias inéditas do iceberg A68, que se desintegrou de Larsen C, na Península Antártica. A NASA divulgou fotografias que capturou durante a missão IceBridge.
Entrevista

Especial/ “Cantei o hino para um casal de amantes em Cabul"

325
Da infância em Évora aos corredores da diplomacia, José Cutileiro teve uma vida recheada. Aos 83 anos, numa entrevista de vida, o embaixador fala sobre política, fé e os amigos como Mário Soares.
Entrevista

Especial/ Cristina Vidal. "A profissão de ponto vai morrer"

131
No D. Maria II resistem ainda dois pontos, os dois últimos que há em Portugal. Cristina Vidal, 61 anos, é hoje mais do que isso e entra em cena para partilhar o palco com os atores em "Sopro".
Ciência

Há uma floresta fossilizada na Antártida

900
Foi descoberta uma floresta fossilizada na Antártida, um dos continentes mais frios e secos do planeta. A paisagem deste continente terá sido muito diferente daquilo que é hoje.
Francisca Van Dunem

Caso da mulher baleada não gerou alarme

A ministra da Justiça rejeitou esta sexta-feira a possibilidade de o caso da mulher baleada acidentalmente numa perseguição policial estar a gerar alarme social.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Quando o Homo sapiens já só atrapalha

197
Figuras de proa da revolução digital e tecnológica começam a ficar preocupados com as novas capacidades da inteligência artificial. Elon Musk afirmou que coloca maiores riscos do que o arsenal atómico
Entrevista

Especial/ "Santana é mais capaz de galvanizar e mobilizar"

1.354
Simão Ribeiro, líder da JSD, apoia Santana Lopes na corrida à liderança do PSD. Em entrevista ao Observador, explica que o partido precisa de alguém que mobilize as bases e transmita calor humano.
Conversas

É de Responsabilidade que falamos a 21 de novembro

O Observador e o Banco Popular convidam-no para falar sobre Responsabilidade Social no próximo dia 21 de novembro, o tema escolhido para as Conversas neste mês. A entrada é gratuita.
Entrevista

Especial/ Geringonça? "Dificilmente a história se repete"

751
Líder parlamentar do PCP deixa avisos à execução orçamental. "Não é adequado" deixar os professores sem resposta e chumbará o imposto batata frita. Também diz que apoio ao PS não se repetirá.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site